Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores hotéis na Ericeira para dormir com o mar à vista
AKTION Ericeira Surf Hostel
©Hostels HUB Group AKTION Ericeira Surf Hostel

Os melhores hotéis na Ericeira para dormir com o mar à vista

Quer fazer-se à estrada e não sabe onde dormir na vila? Estes são os hotéis na Ericeira que pode reservar.

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Desde que se tornou reserva mundial de surf, a Ericeira ganhou nova vida, florescendo em gentes um pouco por toda a parte e recebendo cada vez mais entusiastas das ondas. Com eles, foi necessário criar espaço de alojamento, e assim começou uma transformação ainda em curso que fez da vila um lugar apetecível não só a cadeias internacionais de hostels como a projectos mais pequenos mas igualmente importantes. Uma coisa é certa: a proximidade ao mar faz da experiência uma recomendação imediata, mais não seja porque adormecer ao som das ondas é um privilégio. E aqui, nos sítios para ficar na Ericeira que lhe damos, pode contar irremediavelmente com isso.

Recomendado: As praias que precisa de conhecer na Ericeira

Sítios para ficar na Ericeira

AKTION Ericeira Surf Hostel
AKTION Ericeira Surf Hostel
©Hostels HUB Group

AKTION Ericeira Surf Hostel

Hotéis Mafra/Ericeira

Faz parte do maior grupo de hostels em Portugal, o Hostels HUB Group, com unidades em Faro, Peniche, Parede, duas no centro de Lisboa e esta na Ericeira. E não só têm o famoso Selo Clean & Safe 2020 como são, em Portugal, os primeiros portadores do selo Safe Travels, atribuído por World Travel & Tourism Council (WTTC). Mas umas férias descansadas não passam apenas por uma dupla certificação. Outra grande novidade nos hostels do grupo é a possibilidade de se hospedar na companhia do cão ou gato do seu agregado familiar por apenas mais 5€ por noite, independentemente do tamanho do amigo. Os patudos têm direito a uma cama/tapete, um bebedouro de inox e saquinhos para os cocós.
Mas voltando à bonita Ericeira. No AKTION Ericeira Surf Hostel foram criados novos quartos duplos, ideais para espacadinhas à beira-mar e também um novo espaço de cowork, perfeito para quem tem de trabalhar e não dispensa passeios de bicicleta ou umas horas de surf antes, depois ou entre tarefas.
Situado no topo da Rua das Lombas, bastam quatro minutos a pé para chegar ao areal. Mas se preferir ficam no AKTION, continua muito bem servido. Há uns inovadores PODS para quem prefere dormir ao ar livre, uma piscina, uma rampa de skate, uma cozinha totalmente equipada, actividades como o yoga e privacidade, coisa rara num hostel. Tanto os dormitórios como os quartos duplos têm casa-de-banho privativa e se quiser marcar férias com a família ou um grupo de amigos, pode sempre optar por um dos apartamentos disponíveis, totalmente equipados. Até ao final do Verão de 2020 as crianças até aos 12 anos não pagam, por isso não espere muito tempo para apanhar esta onda.

Chill In Surf House
Chill In Surf House
©Duarte Drago

Chill In Surf House

Hotéis Mafra/Ericeira

O Chill In foi a aventura que Joana Rocha, Daniela Machado e Edoardo Cavarretta fizeram nascer, transformando duas casas da década de 1960 numa existência livre, acolhedora, onde o amor pelo Atlântico e pela vila foram premissas. O espaço, que em 2018 teve um novo acrescento, uma terceira casa, conta com 15 quartos e dois dormitórios, um dos quais com casa de banho privada, num total de 40 camas e onde estão incluídos dois apartamentos na vila. Nas actividades inerentes há aulas de surf (40€ por pessoa por aula em época alta com material e transporte incluído) com Miguel Ruivo, ex-campeão nacional, surfaris, passeios a cavalo, yoga, pilates, massagens e golfe.

Publicidade
Ericeira Soul Guest House
Ericeira Soul Guest House
©Duarte Drago

Ericeira Soul Guest House

Hotéis Mafra/Ericeira

André Caré viu na estância de carpintaria que pertenceu ao bisavô uma oportunidade única. No espaço que outrora serviu de oficina de construção para material de apoio à pesca da sardinha, as ferramentas permaneceram, as portadas das janelas deram forma ao balcão de atendimento e à zona de refeições, e assim a casa ganhou nova vida em 2017. Ao todo são nove quartos – entre duplos, twin e triplos, dos 9 aos 26 m2 – todos com casa de banho e aquecimento central, seis deles com ar condicionado. No pátio interior a piscina é a cereja no topo do bolo e tem, se preferir, a Praia dos Pescadores a um passinho.

La Point Surf Camp
La Point Surf Camp
©Duarte Drago

La Point Surf Camp

Hotéis Mafra/Ericeira

Onde agora as pranchas são uma constante, a piscina um retiro, o skate bowl um altar e o terraço um miradouro sobre a Foz do Lizandro, existiu uma discoteca. Tudo mudou em Julho de 2018 quando Alexandre Grilo trouxe o La Point para a Quinta do Lizandro e ali reuniu as gentes sob o credo do surf. No surfcamp a agenda é eléctrica: há escola própria de surf, passeios a Lisboa, festas e jantares para hóspedes, yoga, aulas de skate, ginásio, provas de vinho, rentals, crossfit e a lista continua a estender-se. Se escolher ficar, e se tudo o que lhe demos em cima não lhe encher as medidas, saiba que todas as semanas são organizados jogos de vólei, futebol e pingue-pongue. Aos sábados é dia de barbecue com vista para o mar num fim de tarde perfeito.

Publicidade
Quinta dos Raposeiros
Quinta dos Raposeiros
DR

Quinta dos Raposeiros

Hotéis Mafra/Ericeira

Esta é a história de um casal lisboeta que deixou a cidade para dar vida a um espaço de turismo rural e agricultura biológica em 11 hectares com vista para o mar. A Quinta dos Raposeiros fica a 7 quilómetros da Ericeira, no vale da Praia de São Lourenço. São quatro apartamentos e seis quartos duplos preparados tanto para férias em família ou com amigos como para escapadinhas a dois. O pequeno-almoço está incluído e reúne uma colecção impressionante de compotas feitas a partir de fruta biológica da casa. Junto à piscina exterior, a Sala do Telheiro tem sofás, jogos de tabuleiro, vista panorâmica e um quentinho perfeito para o final do dia. Se viajar com filhos, vai gostar de saber que existe um half pipe no terreno, uma rampa simpática e relativamente moderada para umas voltas de skate ou patins.

Selina Boavista Ericeira
Selina Boavista Ericeira
©Duarte Drago

Selina Boavista Ericeira

Hotéis Mafra/Ericeira

No Selina Ericeira, que abriu no Verão de 2019 a dois passos do centro da vila, assume-se orgulhosamente o surf como linha mestra, mas isso não significa que seja um hotel para surfistas. Também é, como é para famílias, casais apaixonados e nómadas modernos que só precisam de wifi para trabalhar. No fundo é para toda a gente. Há 58 camas, divididas por dormitórios e quartos para dois, três ou quatro. Também não falta piscina e um espaço co-work. E têm, neste momento, um pop-up de comida do Médio Oriente do Balagan Ericeira a funcionar aos almoços e jantares, para hóspedes e não hóspedes.

Publicidade
vila gale ericeira
vila gale ericeira
©Tiago de Paula Carvalho

Vila Galé Ericeira

Hotéis Mafra/Ericeira

Um sítio pitoresco e repleto de comida boa tão perto de Lisboa é coisa para se apreciar. Começou por ser um chalet de família e nos anos 1950 foi transformado em hotel, o mais luxuoso do país, com 50 suítes, court de ténis, praia privada e um bar-dançante (ou discoteca, como se diz nos nossos dias). Hoje, é o hotel mais ocidental da Europa. Os terraços e jardins dão para a Praia do Sul, uma das maiores da vila e com a água menos revolta, pois é abraçada por uma baía natural formada pelas rochas. As duas piscinas de água salgada no piso inferior da área exterior permitem desfrutar da vista para o Atlântico de um ponto privilegiado. Fixar os olhos no oceano é, por si só, suficiente para relaxar, mas aqui encontra ainda sauna, jacuzzi, banho turco, ginásio e sala de massagens e de tratamentos estéticos.

Outras paragens

Caminhando entre lagoas de Sintra
©Caminhando

Cinco lagoas para visitar perto de Lisboa

Coisas para fazer

A distinção técnica entre uma lagoa e um lago ainda não foi padronizada universalmente. Mas, se olhar para uma, é fácil dizer “não, isto não é um lago, é uma lagoa, não se percebe logo?”. Nomenclatura à parte, todos sabemos como uma lagoa é um paraíso aquático, por vezes com o seu próprio ecossistema e um ambiente de conto de fadas a toda a volta. A pensar nisso, fomos à procura das lagoas mais bonitas perto de Lisboa, perfeitas para dar umas braçadas, montar um piquenique nas bordas ou namorar ao luar. De Sintra a Sesimbra, passando por Óbidos, descubra estas lagoas para visitar perto de Lisboa. 

praia
Fotografia: Mariana Valle Lima

Qualidade de Ouro: as melhores praias para ir a banhos perto de Lisboa

Coisas para fazer

A do CDS, em Almada, a das Avencas, em Cascais, a do Algodio, na Ericeira, e a da Adraga, em Sintra, são apenas quatro das 39 praias da Área Metropolitana de Lisboa com águas balneares premiadas pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. O galardão Qualidade de Ouro é atribuído todos os anos mediante a qualidade da água nas quatro últimas épocas balneares. Em 2020, há 386 praias com esta classificação: 322 são costeiras, 54 são interiores e seis são de transição. A maior parte localiza-se na região Tejo e Oeste, que registou a maior subida de zonas balneares premiadas. Se quiser, pode consultar a lista completa. Mas, se bater a preguiça, aproveite esta lista e descubra dez praias perfeitas para ir a banhos perto de Lisboa. Nunca foi tão fácil mergulhar sem medo de engolir pirolitos. 

Publicidade
Quinta da Comporta Wellness - Boutique Resort
©Manolo Yllera

Os melhores sítios para ficar na Comporta

Hotéis

Convencionais, quartos, suites, cabanas, villas ou apartamentos. Confira o roteiro com os melhores hotéis em Tróia e na Comporta e escolha a modalidade ideal neste paraíso com praias de mar azul turquesa. São perfeitos para quem não dispensa luxo e conforto ou para quem tem mais espírito aventureiro, embora saibamos que a zona não é a que fica mais em conta. Mas se é para a Comporta ou Tróia que está apontar, então é aqui que deve ficar. Ultra contemporâneos ou sustentáveis, conheça os melhores sítios para ficar em Tróia e na Comporta, todos com as medidas de segurança que os tempos agora exigem- De uma coisa pode ter a certeza, terá uns dias bem passados. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade