Setembro: um mês, tantos festivais

Fado, cinema, teatro, cerveja... Os festivais em Lisboa multiplicam-se em Setembro e animam o regresso à cidade.
Lumina Cascais
©DR
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

O regresso das férias pode ser um pouco menos doloroso graças aos festivais que animam Lisboa ao longo do mês de Setembro, isto tudo depois do marasmo que é habitualmente o mês de Agosto no que toca a estas lides festivaleiras. Lisboa Soa, Queer, Lumina, Chapéus na Rua: todos acontecem este mês. É uma verdadeira rentrée de festivais, com direito a tudo o que a cidade precisa para voltar a entrar no ritmo frenético: cinema, fado, teatro, cerveja, dança ou gastronomia. Não perca o fio à meada e siga as nossas sugestões.

Recomendado: Coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Setembro: um mês, tantos festivais

1
Lisboa Soa
Coisas para fazer

Lisboa Soa

icon-location-pin Avenida da Liberdade/Príncipe Real
icon-calendar

A água é o elemento chave desta edição do Lisboa Soa, não decorresse o evento nas grandes instituições que fazem jus ao elemento, como é o caso da Mãe d’Água das Amoreiras ou da Galeria do Loreto. O Lisboa Soa junta residências artísticas, concertos aquáticos, passeios sonoros e até workshops para aprender a construir microfones. Ponha-se à escuta e não se molhe.

2
festival iminente
©Nashdoeswork/Iminente
Coisas para fazer

Festival Iminente

icon-location-pin Benfica/Monsanto
icon-calendar

Está na iminência de acontecer. O Iminente, festival de música e arte urbana, está de volta e muda de casa nesta edição – deixa o Jardim Municipal de Oeiras para aterrar no Panorâmico de Monsanto. E vai acontecer o mesmo de sempre: os concertos vão casar com as intervenções artísticas. O festival surgiu em 2016 com Vhils a comandar as tropas e assim continua, agora com co-organização da Câmara Municipal, da Galeria Underdogs, da Enchufada, da Príncipe e da Versus. E é com a ajuda destas editoras que a magia nos palcos acontece: há Conan Osiris, Dengue Dengue Dengue, Omar Souleyman, Valete, Fogo Fogo, Marta Ren & The Groovelvets, Norberto Lobo ou Gisela João. Quanto à arte, ela vai continuar a ocupar espaço, ou melhor, a integrar-se entre arvoredos e penedos de Monsanto. Vhils, André Saraiva,  a dupla Pichiavo, Ricardo Jacinto, Sónia Balacó, João Louro, Boris Chimp 504, Francisco Vidal ou ±maismenos± são alguns dos nomes que vão marcar presença no festival.

Publicidade
3
PAUS
Música, Festivais de música

FNAC Live

icon-location-pin Avenida da Liberdade
icon-calendar

O festival Fnac Live regressa nos dias 21 e 22 de Setembro. Da Chick é o maior nome avançado para o primeiro dia. Além dela, actuam Benjamim e Barnaby Keen, Madrepaz, Enes, Beni Mizrahi e DJ Glue. Será também exibido o filme Hip to da Hop, de António Freitas e Fábio Silva. Os PAUS, que este ano editaram o álbum Madeira, são os cabeças de cartaz do segundo dia. Estão ainda confirmados os Feromona, Filipe Sambado, Sardinhas Com Bigodes, Mazarin, Mystic Fyah, Haema e DJ Carlos Manaça.

4
lisbon beer week
©DR
Coisas para fazer

Lisbon Beer Week

icon-location-pin Lisboa
icon-calendar

De copo cheio e a par das melhores cervejas artesanais que se fazem por terras lusas, o Lisbon Beer Week aterra na cidade a partir de dia 15 e decorre até dia 23 de Setembro. O bilhete equivale a um copo reutilizável que pode usar durante todos os dias do festival, sendo que o restante consumo fica por sua conta. O programa do Lisbon Beer Week inclui a Rota das Cervejas, menus especiais em restaurantes da cidade e a Beer Mile (dia 22), uma prova que acontece no Campo Pequeno onde os participantes percorrem uma milha e fazem pausas para beber. A programação com as cervejeiras participantes será anunciada em breve no site do festival. 

Publicidade
5
Lumina
Coisas para fazer

Lumina'18

icon-location-pin Cascais
icon-calendar

Se quer ver Cascais todo iluminado guarde espaço na agenda nestes dias. O Lumina Festival da Luz está de regresso às ruas cascaenses que se vão encher de instalações de luz artísticas, projectos interactivos e vídeo mappings imersivos. Este ano, o festival tem a Polónia como país convidado e faz-se sob o mote Cores e Formas, celebradas por reconhecidos artistas nacionais e internacionais que guiam o público ao longo de um percurso dinâmico de experiências sensoriais. Pela primeira vez, o Lumina terá um palco na Marina de Cascais dedicado a obras de carácter experimental, o Lumina X.

6
Paulo de Carvalho
©Gonçalo Claro
Música, Festivais de música

Santa Casa Alfama

icon-location-pin Alfama
icon-calendar

O festival de fado de Alfama agora chama-se Santa Casa Alfama e este ano acontece um pouco mais tarde, mas de resto continua tudo mais ou menos na mesma. Com dezenas de fadistas encartados e um ou outro nome que transcende o género (ou existe completamente à parte), casos de Dulce Pontes, Paulo de Carvalho ou João Pedro Pais.

Publicidade
7
 Bixa Travesty , queer
Gay

Queer Lisboa 2018

icon-location-pin Avenida da Liberdade
icon-calendar

A edição do Festival Internacional de Cinema Queer acontece entre 14 e 22 de Setembro e saltita entre o Cinema São Jorge e a Cinemateca, com um programa multidisciplinar dedicado à temática do VIH/sida. A 22.ª edição do festival tem sessão de abertura com um filme do português Gabriel Abrantes, Diamantino, premiado em Cannes e fecha com documentário Bixa Travesty sobre Linn da Quebrada, activista queer, realizado por por Claudia Priscilla e Kiko Goifman, e que venceu o prémio de Melhor Documentário do Teddy Award da Berlinale. Pode ainda contar com a estreia nacional do documentário George Michael: Freedom - Director’s Cut, de George Michael e David Austin.

Aproveitar o fim do Verão em Lisboa

Coisas para fazer

25 eventos que não pode perder no Lisboa na Rua

Mais de duas dezenas de propostas, quase todas elas ao ar livre, quase todas de entrada livre. Um extenso cartaz que o convida a saltitar entre praças, jardins e diferentes bairros da cidade. É assim o Lisboa na Rua, uma iniciativa da EGEAC, que chega esta quinta-feira com mais uma edição farta em música, teatro, cinema, dança, magia e passeios. O conselho que lhe damos é que antecipe a habitual compra de uma nova agenda e comece a tirar notas e a organizar-se, porque a escolha é muita. 

Coisas para fazer

O melhor do Verão em Lisboa

Este ano ele armou-se em difícil, não dando sinais de vida mesmo até ao fim da Primavera. Mas ei-lo. Chegou o Verão. E, com ele as esplanadas, os caracóis e a sardinha assada, os fatos-de-banho, os festivais e o cinema ao ar livre. Não sabe o que vestir, onde ir ou o que fazer? Não se preocupe – nós damos uma ajuda. Renove o guarda-roupa, refresque-se com o que de melhor se faz nos bares e aproveite os espaços verdes para se estender e relaxar. Esqueça o escritório, vamos levá-lo a viajar dentro de uma Lisboa que está a escaldar. 

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com