O melhor do Verão em Lisboa

35ºC lá fora? Não se esconda debaixo do ar condicionado. Passe o protector e descubra o melhor do Verão em Lisboa.

Fotografia: Arlindo Camacho

Este ano ele armou-se em difícil, não dando sinais de vida mesmo até ao fim da Primavera. Mas ei-lo. Chegou o Verão. E, com ele as esplanadas, os caracóis e a sardinha assada, os fatos-de-banho, os festivais e o cinema ao ar livre.

Não sabe o que vestir, onde ir ou o que fazer? Não se preocupe – nós damos uma ajuda. Renove o guarda-roupa, refresque-se com o que de melhor se faz nos bares e aproveite os espaços verdes para se estender e relaxar. Esqueça o escritório, vamos levá-lo a viajar dentro de uma Lisboa que está a escaldar. 

Para ficar

As melhores esplanadas em Lisboa
Restaurantes

As melhores esplanadas em Lisboa

Passamos o Inverno inteiro a sonhar com elas, ao primeiro raio de sol da Primavera voltamos ansiosos para elas e durante o Verão instalamo-nos confortavelmente, porque não queremos outra coisa: são as melhores esplanadas da cidade. Receitamos-lhe 62 doses para repor os níveis de vitamina D: das novidades do ano aos sítios para ver navios, ou para levar à letra o conceito de comer fora, ou para rebolar na relva. Um roteiro que inclui também os Quióscares do ano — os prémios para os melhores quiosques da cidade, que acabámos de inventar. 

Festivais de Verão: o que vem aí
Música

Festivais de Verão: o que vem aí

Os festivais de música estão para o Verão como a chuva está para o Inverno: sabe bem de vez em quando, e mesmo quem não gosta reconhece que faz falta. Ao contrário da chuva, no entanto, há cada vez mais e maiores festivais. E há para todos os gostos. Desde megaproduções como o Rock in Rio Lisboa ou o NOS Alive, a festivais um pouco mais pequenos mas ainda assim grandes, como o Super Bock Super Rock ou o Vodafone Paredes de Coura, e eventos mais especializados como o Jazz em Agosto ou o FMM Sines. É só escolher.

As melhores piscinas em Lisboa
Coisas para fazer

As melhores piscinas em Lisboa

Mostramos-lhe como esquecer filas, pôr-se a salvo das alforrecas, refrescar as ideias e apanhar o tão desejado sol sem fazer ondas – nas melhores piscinas de Lisboa. Muitas delas são verdadeiros oásis instalados em alguns dos melhores hotéis da cidade. Se se entusiasmar depois de uma tarde de descontracção, não perca o embalo. Aproveite e faça check-in. Espreite logo de seguida a lista aqui em baixo. Está à espera do quê para vestir o fato de banho, agarrar a toalha e dar um mergulho? Estas são as melhores piscinas em Lisboa. Divirta-se. 

Já tratou das actividades para as férias de Verão das crianças?
Miúdos

Já tratou das actividades para as férias de Verão das crianças?

Pode mandá-las passear (o que não falta em Lisboa são passeios para fazer com crianças), mas não convém. A partir do momento em que entram na escola, as férias deles são pelo menos o triplo das suas. Eis duas mãos cheias de sugestões de actividades para as ferias de Verão das crianças que vão fazer com que a estação quente passe a voar. Mas olhe que o que também voa são as vagas, por isso não deixe a inscrição para a última. Recomendado: 101 coisas para fazer em Lisboa com crianças  

Mostrar mais

Para ir à praia

Todas as praias da Arrábida
Coisas para fazer

Todas as praias da Arrábida

A menos de uma hora de Lisboa, a Arrábida é um postal encaixado entre a serra e o Atlântico, onde não faltam praias para todos: os que levam os miúdos a reboque e querem vida facilitada e os que não se importam de percorrer trilhos mais ou menos complicados para poder usufruir de areais paradisíacos. É por isso um dos destinos mais solicitados, e também um dos mais congestionados, verdade seja dita. Daí as medidas que vão vigorar entre 1 de Junho e o fim da época balnear: "Arrábida sem carros" é o lema da Câmara Municipal de Setúbal, para evitar aquelas filas de trânsito épicas. 

As melhores praias da linha de Cascais
Coisas para fazer

As melhores praias da linha de Cascais

Próxima paragem: praias da Linha. A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho. Agora que já abriu a época balnear, explore as melhores praias da linha de Cascais. 

As melhores praias na Costa da Caparica. Qual é a sua?
Coisas para fazer

As melhores praias na Costa da Caparica. Qual é a sua?

São 15 quilómetros de costa e muitas praias por onde escolher, sendo que a pré-época de veraneio é a altura perfeita para fintar as longas filas que costumam marcar a temporada estival. Mesmo que esse duro compasso de espera faça parte do programa, não desista de partir à descoberta da outra margem. Rume à Costa da Caparica e abanque no areal certo para si. Aqui estão as melhores praias da Costa da Caparica. 

As melhores praias na Comporta e em Tróia
Viagens

As melhores praias na Comporta e em Tróia

Meta-se no ferry, atravesse o Sado e percorra 30 quilómetros feitos de mar, peixe e marisco da zona, e muito mais para fazer depois de esturricar o dia inteiro.

As melhores praias de Sintra ao Oeste
Atracções

As melhores praias de Sintra ao Oeste

Não é novidade que o paraíso está à espreita, e que quando um banhista se entusiasma pode terminar em Moledo. Bem antes disso, muito antes disso, dê uma voltinha pelas praias de Sintra ao Oeste

As melhores praias a uma hora de Lisboa
Coisas para fazer

As melhores praias a uma hora de Lisboa

Costa da Caparica, Linha de Cascais, Sintra, Oeste, Arrábida, Tróia e Comporta: os melhores areais ficam mesmo aqui à beira. 

Para comer

As melhores cervejarias em Lisboa
Restaurantes

As melhores cervejarias em Lisboa

Olhe os néons à entrada, cumprimente o empregado de camisa irrepreensível, faça um adeus às lagostas de molho. É por aqui o caminho para as melhores cervejarias em Lisboa, para as antigas, as mais carismáticas e as mais recentes. E ainda lhe arranjamos uma que lhe serve um brunch todos os domingos. Preparámos-lhe um verdadeiro menu com tudo o que se espera de uma cervejaria ou marisqueira lisboeta: por aqui há saladinhas frias, pratões ornamentados de marisco nacional, travessas de alumínio com ameijoas à Bulhão Pato, um pratinho de salgados, tachinhos com açorda e um prego no final. Não se preocupe com as imperiais, são tiradas por profissionais. Recomendado: Os melhores restaurantes de peixe e marisco

Os melhores restaurantes de peixe e marisco
Restaurantes

Os melhores restaurantes de peixe e marisco

Fomos à pesca e descobrimos os melhores restaurantes de peixe e marisco em Lisboa. Do mar para o prato, sem espinhas, esta lista sabe a Verão o ano inteiro. 

Onde comer sardinha assada em Lisboa
Restaurantes

Onde comer sardinha assada em Lisboa

Cheiro a Lisboa é cheiro a sardinha assada. E não só quando faz frio, como diz a marcha popular – é especialmente, aliás, quando faz já algum calor. Chegado Junho já se instalou a necessidade de deitar a sardinha na brasa e logo depois no pão, deixá-la escorrer tudo o que pode, tirar a pele com a ponta dos dedos e limpar-lhe a espinha. Isto enquanto se ouve música pimba de qualidade e se põem manjericos ao luar. Se prefere o recato de um restaurante em vez do alarido de um arraial, escolha um destes cinco sítios para comer sardinha assada em Lisboa, bem perto dos festões para poder fazer seguir a noite. Recomendado: Os melhores restaurantes de peixe e marisco

Nos restaurantes com vista em Lisboa não olhe só para o prato
Restaurantes

Nos restaurantes com vista em Lisboa não olhe só para o prato

O prato é tudo, mas se vier acompanhado de uma vista para admirar nos intervalos entre garfadas melhor. E vistas são o que não falta a esta cidade das sete colinas — se formos ao mais alto edifício da Bica temos Cais do Sodré e muito Tejo, do alto do centro da Baixa temos o traçado ortogonal do Marquês e ao fundo as ruínas do Carmo. Da colina oposta vê-se Castelo, Sé e Senhora do Monte e se formos até Belém, há um imenso Ginjal na outra margem e uma ponte digna de filmes estrangeiros. Não faltam vistas a esta cidade e restaurantes também não. Recomendado: Os restaurantes mais bonitos em Lisboa

Sítios para comer caracóis em Lisboa
Restaurantes

Sítios para comer caracóis em Lisboa

A época do petisco rastejante começa oficialmente em Maio, o primeiro mês sem R – dizem os especialistas que, apesar de não ser regra absoluta, é nestes meses mais quentes e solarengos que o caracol é melhor, porque com o chuva o bicho começa a meter-se dentro da terra. Ainda assim, a maioria dos caracóis que se servem em Portugal vêm de Marrocos, onde é proibido usar pesticidas e a garantia da qualidade deste petisco é maior. Corremos a cidade à procura de cafés e cervejarias que já estão a servir caracoladas e dizemos-lhe oito sítios onde pode comer caracóis em Lisboa.  Recomendado: Novas esplanadas para esta Primavera

Três novos pratos para provar no Zazah este Verão
Restaurantes

Três novos pratos para provar no Zazah este Verão

Moisés Franco quis que a cozinha do Zazah, o restaurante que chefia deste Outubro no Príncipe Real, fosse essencialmente internacional e para partilhar – os croquetes de alheira de caça que se mantêm na nova carta de Verão, são aliás um best-seller e o crítico da Time Out Alfredo Lacerda ficou surpreendido com o recheio e o crocante do polme feito com queijo parmesão. Houve uns quantos upgrades a pratos que já existiram, caso do tachinho de cogumelos-ostra agora servido também com pão, mas a nova leva de pratos traz mais elementos do mar e da terra. Prove estes três novos pratos e não se esqueça de, no fim, pedir os gulosos cones de brigadeiro Três Marias, que ninguém se atreve a tirar da carta de sobremesas (leva brigadeiro de chocolate negro, branco e flor de sal). Recomendado: Onde comer bem no Príncipe Real

Três novos pratos para o calor no Café Príncipe Real
Restaurantes

Três novos pratos para o calor no Café Príncipe Real

A viagem pela lusofonia e pelos países em que os portugueses deixaram a sua influência continua a ser o foco na carta de jantar para o Verão no Café Príncipe Real. O restaurante do hotel Memmo Príncipe Real acrescentou alguns novos pratos de influência sul-americana, africana e asiática à sua carta, mantendo best sellers como o escabeche de perdiz ou o tártaro de salmão. Para além da renovada carta de jantar, o espaço do terraço tem agora carta própria, para poder sentar ao final da tarte, assistir a um jogo do Mundial e ir pedindo salgados como os que estão na carta do restaurante – há croquetes de pato, camarão ou chamuças –, hambúrgueres ou tábuas de queijos e enchidos. À noite, dentro do restaurante com vista sobre a casaria lisboeta pode pedir estes três novos pratos. Recomendado: Onde comer bem no Príncipe Real

Mesas da semana: Novidades tradicionais ou exóticas para celebrar o bom tempo
Restaurantes

Mesas da semana: Novidades tradicionais ou exóticas para celebrar o bom tempo

Baixelas novinhas em folha, para que o serviço esteja a preceito, e um all you can eat deluxe para quem não consegue imaginar a sua vida sem sushi. Mal seria se Junho não trouxesse também sardinhas no pão, aqui em versões modernas quanto baste. Ceviches de peixe branco, tártaros de atum e pratos de massa fresca completam a lista de novidades para os próximos dias, preparada para receber o bom tempo de braços abertos. Só tem que escolher uma destas mesas da semana, dentro do espírito tradicional ou com o devido toque de exotismo, para agradar a todos.   Recomendado: As melhores esplanadas em Lisboa

Mais restaurantes em Lisboa

Combata a sede

Os bares com melhor vista em Lisboa
Noite

Os bares com melhor vista em Lisboa

Este artigo não é recomendável a pessoas com vertigens. E também não é recomendável a quem não gosta de ver o pôr-do-sol com um cocktail na mão. Descanse os olhos do computador, do telemóvel e dos seus colegas de trabalho e lave as vistas num dos bares com melhor vista em Lisboa. De um bar de hotel com uma piscina épica ao parque de estacionamento mais trendy da cidade, a olhar para a ponte, a ver navios ou a olhar para o castelo, damos-lhe uma lista dos bares com a melhor vista em Lisboa.

Os melhores quiosques em Lisboa
Restaurantes

Os melhores quiosques em Lisboa

Os quiosques não exigem mesa marcada com três dias de antecedência e estão sempre de braços abertos para nos acolher no final de um dia de trabalho, quando a luz ainda não escasseia, seja para uma cerveja fresca ou uma bebida quente ou um petisco. Estes são os melhores quiosques em Lisboa. É só escolher.

Lixo que vale mojitos: Bar do Peixe recompensa quem ajudar a limpar a praia do Meco
Notícias

Lixo que vale mojitos: Bar do Peixe recompensa quem ajudar a limpar a praia do Meco

O Bar do Peixe, no Meco, declarou guerra ao lixo na praia. E vai recompensar quem aparecer com as melhores colheitas. Não parece, mas o Verão está mesmo à porta. Já sonhamos com mergulhos, com banhos de sol e com beber cocktails com os pés na areia. Pena é quando tropeçamos numa embalagem de plástico ou quando vemos uma beata de cigarro a decorar a torre do castelo que o pequeno fez na areia. O lixo nas praias continua a ameaçar a época balnear e, mais importante, o ecossistema, e o Bar do Peixe do Meco quer despir o areal. Por cada quilo de lixo apanhado na Praia do Meco, oferecem um gin, um mojito ou um sumo. E não vale fazer batota levando o saco do caixote lá de casa: um dos gerentes vai analisar o material entregue e quer ver plásticos, redes, beatas ou papéis, o lixo mais comum espalhado pelas praias. Bar do Peixe. Praia do Moinho de Baixo - Meco (Sesimbra). Qua-Sex 11.00-23.00 + As marcas sustentáveis que tem de conhecer + Lisboa poderá conquistar o título de Capital Verde da Europa 2020

Três sítios para beber cocktails lindos de morrer
Noite

Três sítios para beber cocktails lindos de morrer

Não vale beber sem tirar uma fotografia primeiro. Estes três bares capricham na apresentação e trazem à mesa (ou ao balcão) alguns dos cocktails mais bonitos da cidade.  A arte na criação dos cocktails é tão impressionante que dois destes bares fizeram parte dos nomeados para os Time Out Bar Awards Lisboa 2017. Vale a pena rever o vídeo: 

Os melhores bares de gin em Lisboa
Noite

Os melhores bares de gin em Lisboa

A febre do gin espalhou-se de tal maneira que até há um festival e um sarau de gin no Mercado de Campo de Ourique. Pela cidade, há espaços dedicados exclusivamente à bebida e outros que aos poucos vão aprimorando os seus cocktails de gin. Um deles até tem o nosso nome, Time Out. Sai um brinde aos melhores bares de gin em Lisboa. 

Os melhores bares em rooftops em Lisboa
Noite

Os melhores bares em rooftops em Lisboa

A palavra rooftop ainda não é reconhecida pelo dicionário Priberam (a alternativa é rotos ou rolitos), mas cada vez é mais usada no vocabulário alfacinha, com muitas sunset parties em rooftops por essa cidade fora, onde cocktails não faltam. Deixámos as vertigens no rés-do-chão e subimos aos terraços de hotéis, centros comerciais e parques de estacionamento para eleger os melhores bares em rooftops em Lisboa.

A entrar no armário

99 biquínis e fatos de banho para arrasar neste Verão
Compras

99 biquínis e fatos de banho para arrasar neste Verão

Este Verão tem espaço para tudo: para marcas portuguesas, para biquínis brasileiros, para fatos de banho recatados e para flores e frutas exóticas. Haja sol e calor para poder experimentá-los todos. Porque os preparativos para a época balnear tardaram mas já começaram, escolhemos os nossos 99 modelos favoritos, entre biquínis, triquínis e fatos de banho. Com folhos, com flores, às riscas, com frutos ou uns meros básicos, há para todos os gostos (e carteiras).  Prepare-se para ir a banhos na praia aqui bem perto, ora na Linha ora na outra margem, ou numa das melhores piscinas em Lisboa. Vale tudo se o kit estiver completo.  Recomendado: As melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho

As melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho
Compras

As melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho

As marcas já começaram a disparar em barda as novas colecções de fatos de banho e biquínis para o Verão que está quase à porta (21 de Junho é a data a assinalar nos calendários como dia oficial para começar a época balnear). Dos modelos mais arrojados aos mais discretos, dos mais decotados aos fatos de banho mais tapadinhos, escolha já aquele com que vai apanhar banhos de sol e de mar na praia. Na dúvida escolha já mais do que um e use como desculpa o facto das tiras, recortes e folhos ficarem logo marcados na pela na primeira ida para o sol. Fizemos um roteiro pelas melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho. Haja calor para ir desfilar o modelito para os areais. Recomendado: 99 fatos-de-banho e biquinis para arrasar neste Verão

Para ver e ouvir

Cabe muito cinema nos filmes de Verão
Filmes

Cabe muito cinema nos filmes de Verão

Quando pensamos em filmes de Verão pensamos em grandes sucessos de bilheteira, blockbusters ligeiros para refrescar dias de calor. Pensamos em The Rock (perdão, Dwayne Johnson) a saltar de um arranha-céus. E isso vai mesmo acontecer no apropriadamente chamado Arranha-Céus, de Rawson Marshall Thurber (estreia a 12 de Julho). mas há mais cinema para ver neste Verão. Desde sequelas de grandes êxitos como Ocean's 8, de Gary Ross, o filme de animação Incredibles 2 – Os Super-Heróis, de Brad Bird, ou Mamma Mia! Here We Go Again, o musical de Ol Parker, a filmes com mais substância, como BlacKkKlansman, de Spike Lee. Estas são as nossas escolhas. Recomendado: Filmes em cartaz esta semana

11 versões de “Summertime”
Música

11 versões de “Summertime”

“Summertime” é um objecto de difícil classificação. É uma ária de ópera – é ela que abre Porgy & Bess (1935) –, é uma canção de embalar – Clara canta-a para adormecer o seu bebé –, tem raízes nos espirituais negros e no blues, um musicólogo viu nela influências de Dvorák, Wayne Shorter filia-a no “acorde de Tristão, de Wagner, e foi entusiasticamente adoptada pelo jazz – embora não tenha despertado grande interesse até ao final da II Guerra Mundial, nas décadas de 1950 e 1960 foram gravadas cerca de 400 versões por músicos de jazz. A ópera tem libreto de DuBose Heyward, a partir de uma peça sua que adaptava o seu romance Porgy (1925), e a letra de “Summertime” inspirou-se na do espiritual negro “All My Trials”. No que toca à músca, há quem sugira que outro espiritual, “Sometimes I Feel Like a Motherless Child”, terá servido de inspiração a Gershwin. Porgy & Bess desenrola-se, por volta de 1930, em Catfish Row, uma antiga mansão convertida em habitação de várias famílias de negros, em Charleston, na Carolina do Sul. Clara canta assim para a sua criança: “É Verão e a vida é agradável, os peixes saltam e o algodão está crescido, o teu pai é rico e a tua mãe bem-parecida, por isso, bebé, não chores e dorme”. Um dia, a criança abrirá as asas e lançar-se-á no ar, mas até lá nada de mal lhe irá acontecer, pois o pai e a mãe estão ao seu lado.

Mostrar mais

Comentários

0 comments