Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O melhor do Verão em Lisboa

O melhor do Verão em Lisboa

35ºC lá fora? Não se esconda debaixo do ar condicionado. Passe o protector e descubra o melhor do Verão em Lisboa.

Este ano ele armou-se em difícil, mas qualquer dia temos o Verão aí à porta. E, com ele as esplanadas, os caracóis e a sardinha assada, os festivais e o cinema ao ar livre.

Não sabe o que vestir, onde ir ou o que fazer? Não se preocupe – nós damos uma ajuda. Renove o guarda-roupa, refresque-se com o que de melhor se faz nos bares e aproveite os espaços verdes para se estender e relaxar. Esqueça o escritório, vamos levá-lo a viajar dentro de uma Lisboa que está a escaldar.

Recomendado: Guia de Praias de Portugal

Para ficar

Os melhores sítios para beber um copo ao fim do dia em Lisboa
Coisas para fazer

Os melhores sítios para beber um copo ao fim do dia em Lisboa

Os dias grandes, as filas pequenas, o trânsito mais manso e as principais vias desimpedidas de Agosto transmitem um sinal a todos os lisboetas: não faz qualquer sentido ir directo do trabalho para casa. Se não foi de férias nem anda a aproveitar uma das melhores praias de Portugal, damos-lhe 42 razões para adiar o jantar e aproveitar o Verão na cidade, ao ar livre e sempre com um copo cheio à frente. Nesta lista, vai encontrar dez novidades, seis cocktails, quatro restaurantes, 13 clássicos, quatro sítios fora do radar e cinco ideias para fugir da cidade. Quem não gosta desta matemática?  Recomendado: O melhor do Verão em Lisboa

Os melhores ciclos de cinema ao ar livre em Lisboa
Filmes

Os melhores ciclos de cinema ao ar livre em Lisboa

É Verão, os dias são quentes e as noites agradáveis demais para serem passadas frente à televisão. Vá arejar para um cinema ao ar livre em Lisboa, com vista para as estrelas no ecrã e no céu, mesmo que às vezes seja aconselhável uma mantinha. Estenda a manta na relva, vista um casaco se a noite ficar fresquinha e olhe para o céu. É Verão e os ciclos de cinema ao ar livre em Lisboa (e arredores) multiplicam-se. De clássicos do cinema a filmes acabadinhos de sair dos Óscares (até pode ver – ou rever – o grande vencedor do ano, A Forma da Água), em bares com vista ou nos melhores parques e jardins da cidade, este ano volta a valer a pena trocar o escurinho do cinema pelo céu estrelado para assistir a grandes filmes ao ar livre. Recomendado: O melhor do Verão em Lisboa

Dê um mergulho nestas piscinas oceânicas em Lisboa
Coisas para fazer

Dê um mergulho nestas piscinas oceânicas em Lisboa

O Verão chegou tardio, mas chegou. Está na hora de se banhar de creme protector, estender a toalha na espreguiçadeira – ou onde se sentir mais confortável – e deixar que o sol e o calor façam o seu trabalho, com intervalos marcados por mergulhos aquáticos, mas não são uns mergulhos quaisquer. Estas são piscinas de água salgada, é essa, aliás, a maravilha das piscinas oceânicas – um fingimento de que estamos no mar, mas num ambiente controlado, sem areia (que é uma chatice para muitos) e sem a agitação marítima das ondas. Tome nota destas piscinas oceânicas onde pode mergulhar sem grandes preocupações e onde a vida é mais salgada. 

As novas esplanadas em Lisboa
Restaurantes

As novas esplanadas em Lisboa

Esplanadas frescas no duplo sentido do adjectivo, percebe? São estes nomes que vão circular pelos grupos de WhatsApp, agora que os dias quentes voltaram (por muito tempo, esperamos). Comece já a dinamizar esses chats e a marcar um copo ao final do dia numa destas oito novas esplanadas em Lisboa. Da reabertura do Clube Ferroviário, com uma esplanada tropical, ao lounge da nova cervejaria do Rato, instalada num miradouro quase secreto, há novidades fresquinhas e muitas razões para pôr protector e reclamar o seu lugar ao sol. 

As melhores piscinas em Lisboa
Coisas para fazer

As melhores piscinas em Lisboa

Mostramos-lhe como esquecer filas, pôr-se a salvo das alforrecas, refrescar as ideias e apanhar o tão desejado sol sem fazer ondas – nas melhores piscinas de Lisboa. Muitas delas são verdadeiros oásis instalados em alguns dos melhores hotéis da cidade. Se se entusiasmar depois de uma tarde de descontracção, não perca o embalo. Aproveite e faça check-in. Espreite logo de seguida a lista aqui em baixo. Está à espera do quê para vestir o fato de banho, agarrar a toalha e dar um mergulho? Estas são as melhores piscinas em Lisboa. Divirta-se. 

Os 14 melhores hotéis com piscina em Lisboa
Hotéis

Os 14 melhores hotéis com piscina em Lisboa

Meter água é das expressões mais cobiçadas durante as semanas e meses que se seguem. No fundo, sempre que o sol aparece e o tempo aquece. A cidade está cheia de fabulosos tanques, para se banhar em grande estilo e espreguiçar à vontade. Há muito para aproveitar nos hotéis de Lisboa sem precisar para isso de fazer check-in. Um mergulho nas piscinas, é só uma delas. Estes são os melhores hotéis com piscina em Lisboa. Seja para um, dois ou três mergulhos. Tudo o que quiser. Acredite que nem se vai lembrar que a praia existe.

Mergulhos low cost: as melhores piscinas até 20 euros em Lisboa
Coisas para fazer

Mergulhos low cost: as melhores piscinas até 20 euros em Lisboa

Gosta de dar um bom mergulho na piscina, mas recusa-se a esvaziar a carteira para o fazer? Depois de explorar as melhores piscinas em Lisboa, partimos em busca das que refrescam as ideias e o corpinho sem dar cabo da conta bancária.  Se pensa que no centro da cidade não há piscinas onde possa mergulhar, afaste essa ideia. De Carnide às Olaias, dando um salto até Oeiras ou ao Estoril, sempre com o seu kit Verão pronto a sair de casa.  Aqui tem as melhores piscinas até 20 euros em Lisboa.

Os melhores passeios em Lisboa
Coisas para fazer

Os melhores passeios em Lisboa

A pé ou de burro, de barco ou helicóptero, do centro da cidade a Sintra, de Cascais a Arrábida. Fomos à procura das melhores experiências em Lisboa. Para gente crescida e miudagem cheia de estaleca, aqui segue um roteiro de experiências únicas para ocupar os tempos livres. Confira alguns dos melhores passeios em Lisboa e arredores, para partir à descoberta em família ou sozinho.  

Os melhores terraços em Lisboa
Coisas para fazer

Os melhores terraços em Lisboa

Subimos aos melhores terraços de Lisboa e, entre ver as vistas, beber um copo e dançar, ainda tivemos tempo para escrever este artigo, com 30 destinos para quando a temperatura sobe na cidade. O que pode depender do termostato de cada um, que tanto pode estar avariado como sincronizado com outra zona do país ou do mundo. E Lisboa está bem decorada a terraços com vista, graças às sete colinas que abençoam Lisboa (menos quando temos de as galgar). Seja em hotéis, restaurantes ou bares, Lisboa é mesmo linda vista de qualquer perspectiva. Estas são as nossas escolhas para lavar as vistas como manda a lei.

Os 21 melhores parques e jardins em Lisboa
Coisas para fazer

Os 21 melhores parques e jardins em Lisboa

Em Lisboa há parques para todos os gostos e nós escolhemos os melhores para brincar com os miúdos, ler um livro ou fazer um piquenique, independentemente da altura do ano. Afinal todos os dias são bons para uma pausa num destes parques e jardins de Lisboa.

Os melhores sítios para fazer piqueniques na cidade
Coisas para fazer

Os melhores sítios para fazer piqueniques na cidade

Sabe onde piquenicar em Lisboa? É a forma ideal de fugir da cidade sem chegar a sair dela. É pegar, meter na cesta e estender a toalha nesses hectares relvados jardins fora. Há verdadeiros tesourinhos que vai querer conhecer, ainda para mais está oficialmente aberta a época do bom tempo, os raios de sol já queimam e a vontade de sair de casa é mais que muita. Se não é adepto de esplanadas cheias de gente, pode optar pelos espaços verdes e atirar-se a um lanchinho com a família ou entre amigos.

Já tratou das actividades para as férias de Verão das crianças?
Miúdos

Já tratou das actividades para as férias de Verão das crianças?

Pode mandá-las passear (o que não falta em Lisboa são passeios para fazer com crianças), mas não convém. A partir do momento em que entram na escola, as férias deles são pelo menos o triplo das suas. Eis duas mãos cheias de sugestões de actividades para as ferias de Verão das crianças que vão fazer com que a estação quente passe a voar. Mas olhe que o que também voa são as vagas, por isso não deixe a inscrição para a última.

Bons motivos para passar o Verão em Lisboa
Coisas para fazer

Bons motivos para passar o Verão em Lisboa

O tempo andou a passar uma fase confusa, é verdade, mas o mercúrio ameaça trepar termómetro acima. Se não tem planos para sair de Lisboa, não desanime porque o Verão na cidade também pode ser bem passado. Renove o guarda-roupa, refresque-se com o que de melhor se faz nos bares e aproveite os espaços verdes para se estender e relaxar. Esqueça o escritório, vamos levá-lo a viajar dentro de uma Lisboa que está a escaldar. Há piscinas low cost, praias naturistas no outro lado do Tejo e muitos sítios para piquenicar. Pelo meio, não faltam eventos para lhe encher a agenda. Esta lista é mesmo para não perder pitada.  Recomendado: O melhor das Festas de Lisboa 2019

Para ir à praia

Praias pet friendly perto de Lisboa para brincadeiras dentro e fora de água
Coisas para fazer

Praias pet friendly perto de Lisboa para brincadeiras dentro e fora de água

Se quer ir à praia com o seu cão, não se preocupe: as regras são simples. Nas praias concessionadas, com nadador salvador e infra-estruturas de apoio, só o pode fazer fora da época balnear, que costuma iniciar a 1 de Junho e terminar a 30 de Setembro. Nas praias não-concessionadas, pode fazê-lo durante todo o ano, a não ser que haja sinalética devidamente homologada, com um número de série, a restringir o acesso aos animais e um edital legitimando tal proibição. Quando é proibido, a coima pode chegar aos 2500 euros. Mas não se esqueça: nada disto se aplica no caso de cães de assistência, que podem acompanhar o seu dono em qualquer circunstância. Depois há as outras regras, as da etiqueta, para proporcionar conforto ao seu cãopanheiro e não incomodar os outros veraneantes. Deve levar um chapéu-de-sol, um bebedouro com água fresca, brinquedos para o entreter e sacos para apanhar as suas necessidades. O resto é brincadeira. Aproveite estas praias pet friendly perto de Lisboa. Recomendado: Sítios para adoptar cães em Lisboa e ganhar um amigo para a vida

As melhores praias com Bandeira Azul perto de Lisboa
Coisas para fazer

As melhores praias com Bandeira Azul perto de Lisboa

É verdade que perto de Lisboa ainda não há muitas praias com Bandeira Azul, pelo menos este ano que os concelhos de Cascais e de Sintra optaram por não apresentar qualquer candidatura. Mas se andar mais um pouco há vários areais onde pode estender a toalha com a certeza de que está num sítio galardoado. E o que significa ter Bandeira Azul? Para conseguir este título é preciso que as praias cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto, além informação e sensibilização ambiental. Em 2018 são 332 as praias premiadas e nós dizemos-lhe 21 onde pode mergulhar mesmo aqui perto de Lisboa. Recomendado: Guia de Praias 2018 já chegou às bancas    

As melhores praias na Costa da Caparica
Coisas para fazer

As melhores praias na Costa da Caparica

Há areais e marés para todos os gostos, destinos clássicos e paragens menos óbvias na Costa da Caparica. São 15 quilómetros de costa e muitas praias por onde escolher, sendo que a pré-época de veraneio é a altura perfeita para fintar as longas filas que costumam marcar a temporada estival. Mesmo que esse duro compasso de espera faça parte do programa, não desista de partir à descoberta da outra margem. Rume à Costa da Caparica e abanque no areal certo para si. Aqui estão as melhores praias da Costa da Caparica e Meco. Recomendado: As melhores praias a uma hora de Lisboa

As melhores praias naturistas em Portugal
Coisas para fazer

As melhores praias naturistas em Portugal

O naturismo surgiu na Alemanha, no final do século XIX, como uma filosofia de vida, que defende a harmonia com a natureza, uma alimentação natural e a nudez. Em Portugal, a Federação Portuguesa de Naturismo promove a prática da nudez social desde 1977, “com o propósito de favorecer a auto-estima e o respeito pelos outros e pelo meio ambiente”. Mas não é a única instituição a fazê-lo: existem quatro clubes federados, entre os quais o Clube Naturista do Algarve e o Clube Naturista do Centro, o mais antigo em Portugal, que conta com uma agenda de actividades preenchida, entre sessões de piscina e yoga naturista, cujas aulas costumam decorrer em praias. Fomos por isso à procura das melhores praias naturistas em Portugal para poder andar como veio ao mundo, sem vergonha nem receio, e conhecer pessoas frescas que não têm medo de aragens. Dispa-se de preconceitos. Recomendado: Guia de Praias de Portugal

As melhores praias da linha de Cascais
Coisas para fazer

As melhores praias da linha de Cascais

Próxima paragem: praias da Linha. A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho. As praias são, diga-se sem rodeios, o grande atractivo de quem procura Cascais no Verão. De Carcavelos ao Guincho, damos-lhe dez sugestões de praias em Cascais. No final, é só escolher onde estender a toalha. E quando a fome começar a apertar não se fique pela bola da praia: procure os melhores restaurantes e bares à beira-mar. Siga o nosso roteiro. Recomendado: 32 coisas para fazer em Cascais

As melhores praias em Sintra
Atracções

As melhores praias em Sintra

Já se sabe que Sintra guarda os seus caprichos, portanto não estranhe se estiver um calor intenso em Lisboa e precisar de uma malhinha por estas bandas. É um clássico, na verdade. Nunca sabemos muito bem como estará o tempo em Sintra, mas seja qual for o cenário, os índices de beleza prometem compensar todos os banhistas sem excepção, tanto os que se aventuram nas águas frias como os que não arredam pé do conforto da esplanada. Adraga? Praia Grande? Parta connosco à descoberta das melhores praias de Sintra. O paraíso está à espreita nestes recantos feitos de areia e mar. Recomendado: As melhores coisas para fazer em Sintra  

Todas as praias da Arrábida
Coisas para fazer

Todas as praias da Arrábida

De Setúbal ao Cabo Espichel, há várias nesgas de paraíso. Para alcançar algumas das praias da Arrábida, é preciso vencer um purgatório ou apanhar boleia do barqueiro. Corra connosco este 40 kms. A menos de uma hora de Lisboa, a Arrábida é um postal encaixado entre a serra e o Atlântico, onde não faltam praias para todos: os que levam os miúdos a reboque e querem vida facilitada e os que não se importam de percorrer trilhos mais ou menos complicados para poder usufruir de areais paradisíacos. É por isso um dos destinos mais solicitados, e também um dos mais congestionados, verdade seja dita. Daí as medidas que vigoram durante a época balnear: "Arrábida sem carros" é o lema da Câmara Municipal de Setúbal, para evitar aquelas filas de trânsito épicas. Mas por agora relaxe e navegue connosco. No final, decida em que praia vai estender a toalha. Recomendado: Os melhores restaurantes e bares de praia

Para comer

Restaurantes de praia: comer bem a desfrutar do sol, da areia e do mar
Restaurantes

Restaurantes de praia: comer bem a desfrutar do sol, da areia e do mar

Restaurante onde dá para ir ao banho é, muitas vezes, sinónimo de banhada, porque quem serve com boas vistas acha por vezes que o resto é paisagem, toma o cliente por garantido e pouco cuida do que serve e da qualidade do serviço. Partimos então da Ericeira a Sintra, de Cascais a Carcavelos e da Costa da Caparica à Comporta, para chegar a este roteiro de restaurantes, bares e esplanadas de praia. Sempre à beira-mar, a comer e beber o melhor que há junto à costa. Uns já se tornaram clássicos nos areais, outros são novidades frescas deste Verão. Felizmente, percebemos que são cada vez mais as excepções que contrariam esta regra. Recomendado: Cinco novos sabores de gelado para este Verão  

Os melhores petiscos baratos em Lisboa
Restaurantes

Os melhores petiscos baratos em Lisboa

Faça do petisco refeição em almoçaradas de amigos, lanches ajantarados ou finais de tarde pós-praia, em restaurantes específicos para quem gosta de partilhar pratos e pratinhos ou noutros, mais carotes, onde normalmente nem passa perto com medo de gastar nota preta. Nesta selecção encontra todo o tipo de petiscos baratos, dos mais tradicionais aos mais modernos, como as espetadas de corações de galinha ou os ovos com espargos aos pedaços de frango frito servidos em cone de gelado, em restaurantes clássicos ou novidades. Faça a gestão do seu orçamento: todos estes petiscos têm o preço máximo de 10€, para lamber os dedos e não a carteira.  Recomendado: Os melhores restaurantes de petiscos em Lisboa

As melhores esplanadas em Lisboa
Restaurantes

As melhores esplanadas em Lisboa

Passamos o Inverno a sonhar com elas. Ao primeiro raio de sol primaveril voltamos a corrê-las, ansiosos, e durante o Verão instalamo-nos confortavelmente, porque não queremos outra coisa: são as esplanadas. Receitamos-lhe inúmeras doses para repor os níveis de vitamina D: das novidades do ano aos sítios para ver navios, para comer fora ou para rebolar na relva. Quiosques, rooftops, esplanadas de rua, interiores, enfim, as opções abundam consoante a vontade e também pode contar com sítios para abanar o corpo nestas que são as melhores esplanadas em Lisboa (e não só). Recomendado: Os bares com melhor vista em Lisboa

Os melhores restaurantes de petiscos em Lisboa
Restaurantes

Os melhores restaurantes de petiscos em Lisboa

Este é o roteiro perfeito para quem não é egoísta à mesa e gosta mesmo é de partilhar tudo, das amêijoas aos petiscos mais internacionais. Para almoçaradas de amigos, finais da tarde depois da praia, para melhorar dias de chuva, para lanches ajantarados ou até para jantares fora de horas. A arte de picar é bem típica portuguesa e calha bem a qualquer hora do dia ou qualquer refeição. Descubra aqui os melhores restaurantes de petiscos em Lisboa, peça uma série de pratinhos em vez de um prato principal só para si e partilhe sem vergonha.  Recomendado: Os melhores restaurantes em Lisboa

Nos restaurantes com vista em Lisboa não olhe só para o prato
Restaurantes

Nos restaurantes com vista em Lisboa não olhe só para o prato

O prato é tudo, mas se vier acompanhado de uma vista para admirar nos intervalos entre garfadas melhor. E vistas são o que não falta a esta cidade das sete colinas — se formos ao mais alto edifício da Bica temos Cais do Sodré e muito Tejo, do alto do centro da Baixa temos o traçado ortogonal do Marquês e ao fundo as ruínas do Carmo. Da colina oposta vê-se Castelo, Sé e Senhora do Monte e se formos até Belém, há um imenso Ginjal na outra margem e uma ponte digna de filmes estrangeiros. Não faltam vistas a esta cidade e restaurantes também não. Recomendado: Os restaurantes mais bonitos em Lisboa

Sítios para comer caracóis em Lisboa
Restaurantes

Sítios para comer caracóis em Lisboa

A época do petisco rastejante começa oficialmente em Maio, o primeiro mês sem R – dizem os especialistas que, apesar de não ser regra absoluta, é nestes meses mais quentes e solarengos que o caracol é melhor, porque com o chuva o bicho começa a meter-se dentro da terra. Ainda assim, a maioria dos caracóis que se servem em Portugal vêm de Marrocos, onde é proibido usar pesticidas e a garantia da qualidade deste petisco é maior. Corremos a cidade à procura de cafés e cervejarias que já estão a servir caracoladas e dizemos-lhe oito sítios onde pode comer caracóis em Lisboa.  Recomendado: Novas esplanadas para esta Primavera

Sardinhas alternativas: sete sítios para as comer fora da brasa
Restaurantes

Sardinhas alternativas: sete sítios para as comer fora da brasa

A sardinha já começa a ficar gorda e já pinga nas grelhas espalhadas pela cidade e em vários restaurantes tradicionais (ou não estivéssemos em Junho, esse querido mês de Festas e arraiais em Lisboa). Ainda assim é peixe que não agrada a toda a gente, alguns porque implicam mesmo com o sabor, outros porque preferem o primo carapau ou porque não se querem ralar com espinhas pequenas. Em lombinho e braseada numa pequena bolinha de arroz ou no pão com funcho e pimento, ou num prato tipicamente havaiano, há sete espaços em Lisboa que se dedicaram a arranjar alternativas de edição limitada, sem espinhas, em homenagem ao peixe da época. Recomendado: Onde comer sardinha assada em Lisboa

Onde comer sardinha assada em Lisboa
Restaurantes

Onde comer sardinha assada em Lisboa

Cheiro a Lisboa é cheiro a sardinha assada. E não só quando faz frio, como diz a marcha popular – é especialmente, aliás, quando faz já algum calor. Chegado Junho já se instalou a necessidade de deitar a sardinha na brasa e logo depois no pão, deixá-la escorrer tudo o que pode, tirar a pele com a ponta dos dedos e limpar-lhe a espinha. Isto enquanto se ouve música pimba de qualidade e se põem manjericos ao luar. Se prefere o recato de um restaurante em vez do alarido de um arraial, escolha um destes cinco sítios para comer sardinha assada em Lisboa, bem perto dos festões para poder fazer seguir a noite. Recomendado: Os melhores restaurantes de peixe e marisco

Dez sítios para ir buscar a papinha toda feita para o piquenique
Coisas para fazer

Dez sítios para ir buscar a papinha toda feita para o piquenique

Sabemos (e já lhe dissémos) quais são os melhores sítios para fazer piqueniques em Lisboa. Mas se é daqueles que não gosta ou não tem tempo para a logística de preparar o cestinho de verga recheado de iguarias, pode sempre optar por ir buscar a papinha toda feita. A pensar em si, seleccionámos dez ofertas de piqueniques na cidade que vão desde os piqueniques tradicionais a exemplares de luxo, sejam para saídas em família, para namorar a dois ou para pequenas escapadinhas que consiga fazer em dias de trabalho. Assim, é só pegar no cesto, estender a toalha e praticar o ócio deitado na relva e ao sol, sem ter de se preocupar com o farnel.  Recomendado: Os melhores parques e jardins em Lisboa

Os melhores piqueniques de luxo em Lisboa
Restaurantes

Os melhores piqueniques de luxo em Lisboa

Há piqueniques e piqueniques. Para quem tem padrões elevados e não se importa de abrir os cordões à bolsa para ter um piquenique digno de família real, em Lisboa há uns quantos sítios que o ajudam a preparar uma destas refeições de luxo. Todas elas vêm de hotéis da cidade e já preparadas com kit completo para poder estender a toalha e disfrutar de uma manhã ou tarde de ócio num jardim da cidade ou nos próprios espaços verdes do hotel – que isto é serviço personalizado e as atenções estão todas em si. Recomendado: Sítios para ir buscar a papinha toda feita para o piquenique

Mais restaurantes em Lisboa

Para beber

Os melhores quiosques em Lisboa
Coisas para fazer

Os melhores quiosques em Lisboa

Os quiosques não exigem mesa marcada com três dias de antecedência e estão sempre de braços abertos para nos acolher no final de um dia de trabalho, quando a luz ainda não escasseia, seja para uma cerveja fresca ou uma bebida quente ou um petisco. Estes são os melhores quiosques em Lisboa. É só escolher.

Os bares com melhor vista em Lisboa
Noite

Os bares com melhor vista em Lisboa

Este artigo não é recomendável a pessoas com vertigens. E também não é recomendável a quem não gosta de ver o pôr-do-sol com um cocktail na mão. Descanse os olhos do computador, do telemóvel e dos seus colegas de trabalho e lave as vistas num dos bares com melhor vista em Lisboa. De um bar de hotel com uma piscina épica ao parque de estacionamento mais trendy da cidade, a olhar para a ponte, a ver navios ou a olhar para o castelo, damos-lhe uma lista dos bares com a melhor vista em Lisboa.

Os melhores bares de gin em Lisboa
Noite

Os melhores bares de gin em Lisboa

A febre do gin espalhou-se de tal maneira que até há um festival e um sarau de gin no Mercado de Campo de Ourique. Pela cidade, há espaços dedicados exclusivamente à bebida e outros que aos poucos vão aprimorando os seus cocktails de gin. Um deles até tem o nosso nome, Time Out. Sai um brinde aos melhores bares de gin em Lisboa. 

Os melhores bares de cerveja em Lisboa
Bares

Os melhores bares de cerveja em Lisboa

A cevada alimenta e uma pesquisa rápida no Google vai levá-lo a sites (alguns mais duvidosos que outros) que lhe apontam alguns benefícios: é bom para a pele, para os intestinos e até para os ossos, imagine-se. Mas se pensa que o consumo deste néctar é uma actividade demasiado banal, desengane-se. Aqui dispensamos os copos de plástico, as imperais mal tiradas e todos os parentes pobres do consumo rápido e sem grandes preceitos.  Não estamos a arranjar-lhe desculpas para beber cerveja, mas deixamos aqui vários sítios para o fazer: são os melhores bares de cerveja em Lisboa. Do Delirium Café, no Chiado, com um número recorde de torneiras na cidade, ao tap room das Dois Corvos, com cerveja feita ali mesmo, em Marvila, é escolher um sítio para beber uma cerveja ao final do dia. Recomendado: Os 14 melhores sítios para beber cerveja artesanal em Lisboa

Os melhores sítios para beber chá de bolhas
Restaurantes

Os melhores sítios para beber chá de bolhas

O chá de bolhas é uma invenção que já vem de 1980, altura em que apareceu pela primeira vez em Taiwan. Existem imensas variedades disponíveis, dos chás de fruta aos chás de leite, servidos gelados ou quentes, com pequenas bolhas feitas de tapioca, com uma textura tipo goma, que são depois sugadas com palhinhas largas. A receita original asiática é precisamente um chá de leite, menos doce e feita com leite, chá preto e pérolas de tapioca, que acabam por dar mais textura do que propriamente sabor. Depois há outra versão, com bolinhas mais frágeis, que são esferificações que rebentam na boca, de vários sabores, como lichia, maracujá ou caramelo. A equipa Time Out sorveu a receita original de chá de bolhas e indica-lhe os seis sítios onde pode ir perceber do que estamos a falar. Recomendado: Os melhores sítios para comer gelados de rolinho

Onde beber os melhores sumos naturais em Lisboa
Restaurantes

Onde beber os melhores sumos naturais em Lisboa

Bebidas frescas casam bem com tempo quente, mas nem só de calor vivem os sumos naturais. Na verdade, já fazem parte da mobília da casa, ou da ementa de qualquer tribo urbana, em tempo de Primavera, Verão, Outono ou Inverno. Sim, a caminhar a passos largos para o clássico dos clássicos. Estamos cá para orientá-lo, seja para lhe tratar da saúde ou simplesmente para melhorar o seu dia: há muitos carregadinhos de super alimentos, todos com fruta fresca e sempre prontos para pegar e levar. Estes são os melhores sítios para beber sumos naturais em Lisboa.  Recomendado: Bons motivos para passar o Verão em Lisboa

Para ir às compras

Tudo o que precisa para um piquenique cheio de pinta
Compras

Tudo o que precisa para um piquenique cheio de pinta

Chegar a um dos melhores jardins da cidade para montar um piquenique não é assim tão simples – aliás, pode ser, mas certamente não terá tanta pinta se pegar simplesmente no que tem na dispensa. Vá, esforce-se um bocadinho mais para assentar arraiais por esses relvados fora com aquela toalha aos quadradinhos – um clássico –, uns pratos catitas, jarros com torneira para evitar desastres, cestos de verga à moda antiga, guardanapos de pano e até palhinhas de massa, que estamos aqui para evitar o plástico descartável, claro, que isso já não se usa. Recomendado: Os melhores sítios para fazer piqueniques em Lisboa

As bóias de praia para usar este Verão
Compras

As bóias de praia para usar este Verão

Bóias de flamingo, bóias de unicórnio, uma salada de frutas completa e até daquelas para pousar o copo enquanto vive a sua melhor vida. Bóias de praia ou bóias para a piscina, ou até mesmo se quiser fazer delas uma espécie de espreguiçadeira de jardim. Bóias, bóias e mais bóias, tudo para ficar à tona com este calor sem, certamente, passar despercebido.  Porque nunca são de mais, junte novas aquisições às que já fizeram sucesso no Verão passado. Passámos várias lojas a pente fino e chegámos a esta lista com as nossas favoritas. Divirta-se, mas sempre a flutuar. Recomendado: Mergulhos low cost – as melhores piscinas até 20 euros em Lisboa  

As melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho
Compras

As melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho

Dos modelos mais arrojados aos mais discretos, dos mais decotados aos fatos de banho mais tapadinhos, basta escolher aquele com que vai apanhar banhos de sol e de água salgada, ou doce se for o caso. Na dúvida escolha já mais do que um e use como desculpa o facto das tiras, recortes e folhos ficarem logo marcados na pele na primeira ida para o sol. Fizemos um roteiro pelas melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho. Haja calor para ir desfilar o modelito para os areais. Recomendado: As melhores piscinas em Lisboa para mergulhar de cabeça na cidade

Para estas marcas infantis portuguesas, o Verão já chegou
Miúdos

Para estas marcas infantis portuguesas, o Verão já chegou

São 100% portuguesas e estão prontas para os mergulhos: algumas marcas infantis não quiseram esperar pelo arranque oficial do Verão, a 21 de Junho, para apresentar as suas colecções de praia e já mostraram de que modelos e padrões se vão fazer os meses quentes de 2019. Na hora de os levar a comer areia e brincar com as ondas, pode arriscar em desenhos coloridos e tropicais, em padrões cheios de animais selvagens e até em guloseimas como gelados e roscas. É começar a comprar e a pensar no destino das férias de Verão. Recomendado: As melhores lojas para crianças em Lisboa  

Para fugir

Viver devagar na Farmhouse of the Palms
Viagens

Viver devagar na Farmhouse of the Palms

Em São Brás de Alportel há uma casa com 200 anos transformada num refúgio de férias de onde não apetece sair. Tem vista para a serra, uma piscina que muda de cor com a luz do sol e vários recantos para preguiçar à sombra. Estivemos lá e descobrimos um Algarve alheio à azáfama turística. Recomendado: Descobrir a Ria Formosa - guia essencial para um dia de passeio

Monte do Freixo Poente: era uma vez uma casa de sonho
Viagens

Monte do Freixo Poente: era uma vez uma casa de sonho

Os 30 anos costumam coincidir com uma certa inquietação com a vida que, para nós que vivemos na cidade, nos começa a morder os calcanhares e a espicaçar a vontade de largar tudo e ir para o campo. Aos 20 não sentíamos nada disto. Aos 20 estávamos mais preocupados em arranjar sustento fixo e a encaixar a ideia de que afinal não nascemos para mudar o mundo e a sobreviver à desilusão. Aos 40, se tudo correr bem, já estaremos em paz com a rotina dos dias e, na melhor das hipóteses, já seremos felizes arrendatários de meia centena de metros quadrados em Lisboa e orgulhosos proprietários de uma casinha na planície que fomos vendo nascer da ruína. Existe também a hipótese de sermos péssimos em futurologia e de esta antecipação cronológica ser só um daqueles devaneios que fica por concretizar. Como tantos ao longo dos anos. Não obstante, podem tirar-nos o sonho mas nunca tirar o sonho de nós. E este de ter uma casa no Alentejo embora não nos comande, pode muito bem ser uma constante da vida e é por ele que suspiramos quando abrimos a porta do Monte do Freixo Poente. Recomendado: O melhor de Vila Nova de Milfontes

Descobrir a Ria Formosa: guia essencial para um dia de passeio
Viagens

Descobrir a Ria Formosa: guia essencial para um dia de passeio

A Quinta dos Perfumes, um agroturismo de luxo em Cabanas de Tavira, foi o ponto de partida para uma visita à cidade. Em apenas 10 minutos de bicicleta chegámos ao porto de recreio com destino marcado para o centro da cidade. Por lá, vimos Tavira com olhos de ver, descobrimos a arquitectura do centro histórico, sentámo-nos a comer o peixe mais fresco da região e ainda embarcamos num tuk tuk que nos levou pelas salinas e por uma visita guiada pela pesca de atum. Recomendado: Quinta dos perfumes: na paz das laranjeiras

Lago Azul: à descoberta da Albufeira de Castelo do Bode
Viagens

Lago Azul: à descoberta da Albufeira de Castelo do Bode

A Albufeira de Castelo do Bode continua a ser um dos locais mais surpreendentes do Centro do país. Esconde praias fluviais secretas, uma estância de wakeboard e o Lago Azul, que podia perfeitamente ser cenário de um filme. Este texto podia contar a história da barragem que mudou para sempre a paisagem e o curso do rio Zêzere, mas quem não conhece a Albufeira de Castelo do Bode só vai acreditar na existência de um lago paradisíaco mais azul do que o céu quando lá for confirmar. E é exactamente isso que queremos, que suba até ao distrito de Santarém para ter uma das melhores revelações da vida: o imenso Lago Azul e as suas magníficas praias fluviais. Estamos em Ferreira do Zêzere, numa localização central, entre Lisboa e Coimbra, mas pouco conhecida por quem não é de lá. Nos últimos anos passou a fazer parte do mapa estival não só graças ao wakeboard (já vamos explicar tudo direitinho) mas também pelo aumento da procura por uma minoria saudável de pessoas que prefere a calma do rio à agitação do mar.Recomendado: Três passeios na natureza para ir em família

Três passeios na natureza para ir com a família
Viagens

Três passeios na natureza para ir com a família

A Primavera anda a brincar às escondidas e agora que chegámos àquela fase transitória em que é perfeitamente aceitável sair de casa de camisola de gola alta e sandálias, é também altura de começar a pensar em programas ao ar livre. Haverá sempre esplanadas para ocupar, pedaços de relva para se sentar e zonas ribeirinhas para ficar a ver as vistas e apanhar um solinho mas para quem, como nós, sofre de bicho-carpinteirite, é preciso muito mais para sentir que se aproveitou bem o tempo. Podíamos sugerir que subisse até ao Gerês para se maravilhar com o Parque Nacional mais bonito de que há memória mas os 405 km que separam Lisboa do destino não são especialmente motivadores para escapadinhas rápidas. Bem mais perto da capital há muito verde para explorar e muitas actividades para o entreter a si e à sua família – pensava que nos tínhamos esquecido dos miúdos, não era? Pois que não. Nestes parques que sugerimos encontra entretém para todas as idades e programação para um dia inteiro de passeio. Há programas de aventura, passeios de bicicleta por paisagens intocadas e até visitas culturais ao ar livre. Agarre na mochila, calce os ténis, prepare as pernas e venha daí.Recomendado: Três quartos de hotel onde tem de dormir uma vez na vida

O melhor de Vila Nova de Milfontes
Viagens

O melhor de Vila Nova de Milfontes

Duas horas. Não demorará muito mais a chegar a Vila Nova de Milfontes e uma coisa conseguimos garantir: demorará menos ainda a esquecer-se que há vida em Lisboa. Praias, restaurantes, lojas. Não se fala do melhor da Costa Alentejana sem mencionar Vila Nova de Milfontes, seja pela praia ou pelo rio, como pela gastronomia – e que bem que se come aqui. A verdade é que não faltam coisas para fazer em Vila Nova de Milfontes, mesmo que o sol teime em não aparecer. Siga o nosso roteiro e não se preocupe com mais nada.  Recomendado: O melhor da Costa Alentejana

Para ver e ouvir

Guia completo dos festivais de Verão
Música

Guia completo dos festivais de Verão

Os festivais de música estão para o Verão como a chuva está para o Inverno: sabe bem de vez em quando, e mesmo quem não gosta reconhece que faz falta. Ao contrário da chuva, no entanto, há cada vez mais e maiores festivais. E há para todos os gostos. Desde megaproduções como o Rock in Rio e o NOS Alive, a festivais um pouco mais pequenos mas ainda assim grandes, como o Super Bock Super Rock ou o Vodafone Paredes de Coura, e eventos mais especializados como o Jazz em Agosto ou o FMM Sines. É só escolher. Recomendado: Concertos em Lisboa

Os melhores ciclos de cinema ao ar livre em Lisboa
Filmes

Os melhores ciclos de cinema ao ar livre em Lisboa

Ainda não é Verão, mas os dias já estão mais quentes e as noites começam a ficar agradáveis demais para serem passadas em frente à televisão. Vá arejar para um cinema ao ar livre em Lisboa, com vista para as estrelas no ecrã e no céu – é um programa perfeito quer esteja sozinho ou acompanhado, mesmo que às vezes seja aconselhável uma manta. Por isso, não hesite: arranje o melhor lugar e vista um casaco se a noite ficar fresquinha. De clássicos do cinema a filmes acabadinhos de sair dos Óscares, em bares com vista ou nos melhores parques e jardins da cidade, este ano volta a valer a pena trocar o escurinho do cinema pelo céu estrelado para assistir a grandes filmes ao ar livre. Recomendado: O melhor do Verão em Lisboa

Concertos em Lisboa em Julho
Música

Concertos em Lisboa em Julho

É difícil falar em concertos em Lisboa durante o mês de Julho e não falar nos festivais de Verão. É lá que tocam os maiores e mais populares artistas: dos Vampire Weekend no NOS Alive, aos Kraftwerk no EDPCOOLJAZZ, passando pelos históricos Slayer no VOA ou Lana Del Rey no Super Bock Super Rock, entre muitos (tantos) outros. É difícil mas não é impossível, porque há vida e grandes concertos para além dos festivais: dos Muse no Passeio Marítimo de Algés a Rod Stewart e os Tool na Altice Arena. Recomendado: Concertos em Lisboa – Os melhores concertos mês a mês

Os melhores filmes para ver ao ar livre este Verão
Filmes

Os melhores filmes para ver ao ar livre este Verão

À procura de um programa romântico a dois, sob as estrelas, ou de uma noite alternativa em família? O cinema ar ar livre anima, como já é habitual, o Verão alfacinha e há dezenas de filmes para ver. Comece com o Cine Society (entre o Topo Chiado e o Blue Bar, no Hotel Baía em Cascais) e o Cineconchas (Quinta das Conchas), que oferecem filmes como Bohemian Rhapsody (2018) e Green Book – Um Guia Para a Vida (2018). Já para não falar que nem os miúdos foram esquecidos, podendo ver (ou rever) alguns dos seus filmes de animação preferidos, sempre ao ar livre, como Força Ralph: Ralph vs Internet ou Como Treinares o Teu Dragão: O Mundo Secreto. Recomendado: O melhor das festas de Lisboa

Concertos em Lisboa em Agosto
Música

Concertos em Lisboa em Agosto

Entra Agosto e escasseiam os concertos em Lisboa. Mas nem tudo está perdido. Nunca está tudo perdido. Podemos sempre contar com festivais como o sempre recomendável Jazz em Agosto, entre os dias 1 e 11 na Fundação Calouste Gulbenkian, ou o Sol da Caparica, de 15 a 18 no Parque Urbano da Costa da Caparica. Além disso, a uns quilómetros de Lisboa realiza-se mais uma edição do MEO Sudoeste. Post Malone, Anitta, Rita Ora, Russ e 6blak são alguns dos nomes que já se conhecem do cartaz deste ano. Recomendado: Concertos em Lisboa – Os melhores concertos mês a mês

Concertos em Lisboa em Setembro
Música

Concertos em Lisboa em Setembro

Setembro é um mês muito peculiar. Por um lado, queimam-se os últimos cartuchos do Verão. Por outro, é a altura da rentrée, do regresso à rotina que é também o regresso dos concertos em Lisboa. Ao nível dos festivais, em princípio, vamos poder contar pelo menos com o VillaMix, a Festa do Avante! e o Lisb-On. Em termos de concertos, destacam-se o canadiano Michael Bublé na Altice Arena, o brasileiro Tim Bernardes no Centro Cultural de Belém e o espanhol Patxi Andión na Aula Magna da Universidade de Lisboa. Recomendado: Concertos em Lisboa – Os melhores concertos mês a mês