Os novos restaurantes no Algarve para o Verão de 2018

Tachos e panelas polidos, guardanapos imaculados, cadeiras de estofos impecáveis: são nove os restaurantes novos ou renovados na nossa lista
Luzzo Tavira
Luzzo Tavira
Por Ágata Xavier |
Publicidade

Andámos pelo sotavento e pelo barlavento – por vezes com muito vento – à procura de tudo o que cheira a novo. Não podiam faltar restaurantes — novos ou renovados — nesta nossa listagem. Peixe fresco, marisco, refeições ligeiras ou a exigir um digestivo no final, são várias as ofertas que prometem aconchegar o seu estômago neste Verão de 2018. 

Tachos e panelas polidos, guardanapos imaculados, cadeiras de estofos impecáveis: são nove os restaurantes novos ou renovados na nossa lista.

Recomendado: Dez hotéis novos e renovados no Algarve para o Verão de 2018

Garfo e faca ao alto

1
Restaurantes

Hápetite

Qual é a calinada mais frequente na escrita portuguesa? Trocar uma contracção (de um pronome e um artigo, o à) por uma descontracção existencial (o há de haver). Aqui no Hápetite pega-se no há com agá porque há um chef conhecido a tratar da carta, o italiano Augusto Gemelli, e há todo um Algarve na mesa com arroz de conquilhas, lulinha estufada à Monchique ou cataplana de choco. Aos jantares há ainda bacalhau no forno com crosta de sapateira, ou polvo no carvão com molho de tomate algarvio e há petiscos a qualquer hora, como chouriço do Algarve e as clássicas cataplanas. E também há história: já foi o antigo celeiro do Colégio Patriarcal e guardava a fruta do Bispado do Algarve.

2
Restaurantes

Luzzo

É a primeira vez que a Luzzo desce da Conde Valbom, em Lisboa, rumo a uma morada mais a sul.  E são 301 os quilómetros que separam a pizzaria lisboeta da de Tavira. Na prática pode experimentar almoçar numa e jantar na outra e usar a paisagem alentejana como digestão.

Publicidade
3
Faina
Ágata Xavier
Restaurantes

Faina

“Reunimos com algumas das velhotas que trabalharam cá na fábrica e fomos ao Alvor, à Mexilhoeira e a Portimão ver quais eram os seus hábitos alimentares. No fundo, comiam quase todas papas de milho”, diz Emídio que, com Ana, abriu o Faina no Museu de Portimão, um lugar que já foi uma antiga fábrica conserveira. “Convidámos algumas para experimentarem os pratos e chumbaram quase todos”, ri. A dupla quis trazer a imagem industrial para a decoração deste espaço que fica em cima do rio Arade: paredes em tijolo, estantes metálicas e muitas latas de conservas a colorir o ambiente. “Se tivéssemos dinheiro fazíamos algo steampunk”, brinca Emídio. São eles que estão na cozinha a preparar as tibornas ou o choco frito. Vendem alguns vinhos algarvios e tentam trabalhar com produtores da região que é tida como o parente pobre da viticultura nacional.

4
Restaurantes

Lalitana

Abriu em Maio  e é um restaurante essencialmente vegetariano que fica numa guesthouse com sete quartos. Embora a carta tenha dado mais espaço aos ingredientes que compõem a maior fatia da roda dos alimentos, também serve peixe.

Publicidade
5
Restaurantes

Papaya

Há quem vá de férias para comer de tudo e quem vá de férias a querer manter a linha que conquistou com algum esforço, dedicação, muita devoção e glória. Para todos há o Papaya, uma nova casa de comida saudável que vende sopas, saladas e sumos naturais.

6
Restaurantes

Love n’Roll

Da Tailândia não vêm apenas heróis e milagres, também nos chegam uns gelados enrolados em tubinhos – uma tendência que começou a cavalgar o mundo em 2016. Com algumas investidas mais tímidas em Lisboa e no Porto, chega agora ao Algarve, pela mão do casal Carla Pereira e André Maia. E chega bem:  em duas rodas e com vários sabores inusitados, como bola de Berlim, morango e suspiro ou bolacha maria.

Publicidade
7
Restaurantes

Mediterraneamente

Um clássico das pizzarias que usam os ingredientes da estação é o “há quando houver”. Um dos mais esperados é o figo e nada mais certo do que comer uma pizza com este fruto bem meloso no Algarve,  região que, há alguns séculos, recebeu bem a árvore originária do Afeganistão. Com uma decoração em azul que cheira a mar, além de pizzas, serve saladas e massas.

8
Restaurantes

Só Verão

Petiscos e peixe grelhado fazem a carta do novo restaurante da Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, que inaugurou mesmo a tempo de receber o Verão. Fica aberto até Outubro, mês que, de acordo com as escrituras, equivale a um Julho dos antigos.

Publicidade
9
Restaurantes

Titanic

Adivinhou: não se trata de um restaurante dedicado à aviação. O meio em destaque é o aquático, sobretudo um ilustre navio que embateu num iceberg em Abril de 1912. Neste renovado Titanic há peixe e marisco, tal como referências à estética vintage dos anos 20. Da decoração ao crepe Suzette, o rigor histórico vem à tona.

Outras coisas no Algarve

praia de Benagil
Fotografia: Francisco Santos
Viagens, Escapadas

As melhores praias no Algarve para este Verão

De Odeceixe a Vila Real de Santo António, só não encontra uma praia a seu gosto se não quiser. Percorremos a costa algarvia toda e damos-lhe as coordenadas para mergulhar nas águas mais límpidas e pisar os areais mais dourados. Sem tropeçar em ninguém.  

Compras

Cinco novas lojas que abriram no Algarve

Ir de férias para o Algarve nem sempre combina com idas às compras além do jantar, uma visita a um mercado ou a compra de um bilhete de barco. Para aumentar o expectro de coisas para fazer, sugerimos um ginásio e quatro lojas que combinam a tradição com o design moderno e contemporâneo. Ficam em Tavira, Loulé e Faro e merecem uma visita. Por cada janela que se abre sobre um laranjal algarvio, há a porta de uma loja que se abre para uma wishlist. Estes são os cinco espaço que cheiram a novo no Algarve.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com