Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores restaurantes clássicos no Algarve

Os melhores restaurantes clássicos no Algarve

Uma boa refeição é meio caminho andado para umas férias descansadas e estas 15 mesas são imperdíveis

Por Ágata Xavier |
Publicidade

Jogue pelo seguro: acordar tarde, ir dar um mergulho à praia, jantar num destes restaurantes (se houver lugar). Na costa, na serra, no barrocal, com vista de mar, de montanhas, piscina, ria ou de hotel, são 15 as sugestões que temos para umas férias de papo (cheio) para o ar.

Peixe com a marca da grelha, arroz fumegante com marisco, massada escorregadia com peixe do dia, aquele sabor a mar trazido pelas ostras ou percebes, as variedades de bivalves à Bulhão Pato, encontre espaço para tudo e saia confiante de casa em direcção a alguns dos melhores restaurantes do Algarve.

Recomendado: Os novos restaurantes no Algarve para o Verão de 2018

15 sítios para reservar mesa

1
Restaurantes

Tasca D’Arrifana

No estendal do terraço não se pendura apenas roupa: é lá que encontramos moreia a secar ao sol como se fosse um papagaio de papel. A tasca serve também, entre outros, arroz de marisco, caldeirada de peixe e feijoada de búzios.

2
Sardinha, praia Arrifes
Restaurantes

Sardinha

Aqui pede-se peixe fresco grelhado no carvão ou marisco, enquanto se deita o olho ao que se passa no areal dos Arrifes – uma praia pequena e com rochas que, na maré vazia, desvenda uma série de  pequenas piscinas naturais, boas para pôr em prática a arte de chapinhar. O preço é para carteiras que aguentem o peso de algumas notas ou um cartão de crédito reluzente.

Publicidade
3
Restaurantes

Taberna da Maré

Na parede há fotografias a preto e branco tiradas por Júlio Bernardo que mostram as antigas fábricas de conservas que existiam em Portimão. Pelo meio, também sem cor, está o retrato de um miúdo nervoso por ir para a escola primária. É Zeca Pinhota, o carismático dono da Taberna da Maré, um dos melhores segredos de Portimão e lugar onde se podem comer carapaus alimados, amêijoas gordinhas do Alvor ou uma deliciosa, e muito generosa, sopa de conquilhas.

4
Restaurantes

Fábrica do Costa

Poucos pores-do-sol são mais bonitos do que os que acontecem à beira da Fábrica do Costa, em Cacela, com a Praia da Fábrica no horizonte. Com um prato de conquilhas à frente, melhor (e um bom vinho branco a acompanhar, melhor ainda). Ah, e a companhia certa – também ajuda.

Publicidade
5
Filipe Farinha
Restaurantes

Café Calcinha

Era neste café, o primeiro de Loulé, que António Aleixo escrevia os seus poemas. Reabriu como uma diva de cinema dos anos 50: cara nova, o glamour de antigamente. Serve feijoada à algarvia e papas de milho com sardinha e berbigão, entre outros.

6
Restaurantes

Bocaxeia

O grelhador está à entrada, ao pé da esplanada deste restaurante que já foi a sede do Motoclube de Faro. É um local honesto onde se serve mista de peixe em modo rodízio, com sardinhas, cavalas, besugos, douradas e tudo o que vier do mar naquele dia, por €10. A acompanhar, chega à mesa a salada montanheira, batata doce cozida, migas e xerém.

Publicidade
7
Restaurantes

Noélia & Jerónimo

Provavelmente, é o melhor restaurante do Algarve e leva o nome da brilhante cozinheira que está sempre muito atarefada atrás do balcão. Chef de mão cheia, Noélia brinda-nos, entre outros, com um trio de arrozes que dificulta o pedido:  arroz de limão com corvina e amêijoas, arroz de carabineiro com espargos e arroz negro de choco. Se der, peça para vir um de cada.

8
Restaurantes

A Boneca

Parece um cartão postal: um restaurante no meio das arribas e com o mar ao fundo. O nome deve-se a uma formação rochosa que, vista de longe e com alguma imaginação, lembra uma boneca. Os camarões tigre grelhados rivalizam com o pôr-do-sol.

Publicidade
9
Restaurantes

Jorge do Peixe

É o próprio dono, o Jorge, que por vezes pesca o que se  come neste restaurante que eleva a gastronomia tradicional. Ensopado de garoupa com amêijoas e hortelã, raia alhada à pescador ou ovas de choco fritas à pescador são alguns dos pratos que pode provar no espaço que, em Agosto, só aceita reservas até às 19.30.

10
D.R.
Restaurantes

2 Passos

Dizem que os melhores camarões do Algarve estão aqui, entre o Parque Natural da Ria Formosa e as dunas. O 2 Passos, na praia do Ancão, conta já com mais de 30 voltas ao Sol.

Publicidade
11
Restaurantes

A Tia Bia

Aquela tia que não puxa pela bochecha do sobrinho para dizer que está grande, mas pela do porco preto assado no forno. Aqui prova-se que há uma grande cozinha algarvia de serra. Serve-se ainda galo guisado em vinho tinto e grandes pratos de caça, como javali estufado.

12
Restaurantes

Café Correia

Tem café no nome, parece uma casa, mas é um restaurante que tem na ementa pratos que aquecem o estômago como a tomatada de polvo, a massada de peixe, a cabidela de galinha ou o coelho à Correia. Aqui a comida é de tacho, à Correia, e sempre em doses generosas. Os percebes são um dos cartões-de-visita da casa e são frescos e bons para começar o repasto de Verão.

Publicidade
13
tasca do petrol
Fotografia: Ana Luzia
Restaurantes

Tasca do Petrol

Se a Tasca do Petrol não andasse em dúzia e meia de guias, é provável que não desse por ela. É o melhor desvio que poderá fazer, tanto na estrada como na dieta ligeira. Aqui come-se bem e muito, com alguns dos pratos a virem do forno (aquele electrodoméstico que tem tendência a estar apagado durante o Verão), como é o caso do pernil e do cabrito.

14
Restaurantes, Português

Veneza

Tem nome de cidade italiana, mas tirando o facto de também estar perto de água, pouco mais há em comum. Este Veneza fica em Paderne e dedica-se à gastronomia local ou, como gosta de a apelidar, “aos cozinhados da avó”. Sobretudo a carne – o que pode ser bom para alternar com o monopólio do peixe na dieta estival –, com as finíssimas iscas de porco de cebolada, o lombo de vitela na frigideira, que pode levar um ovo no topo, ou os lombinhos de porco fritos com alho, a encabeçar os pedidos. Para finalizar, há doces tipicamente algarvios, com figo, alfarroba, laranja e amêndoa.

Publicidade
15
Restaurantes

O Sargo

Come praticamente com os pés na areia neste restaurante e bar que fica na praia de Monte Clérigo (uma das onze do Algarve com o selo de zero poluição). Na carta há ceviche de corvina, espetada de atum com arroz de limão, arroz negro de vieiras e, para sobremesa, torta de batata doce, o tubérculo estrela de Aljezur. Este ano passaram a contar com um menu de almoço ao invés das anteriores “refeições ligeiras”.

O que fazer no Algarve

Incógnito
Fotografia: Ana Luzia
Noite

Discotecas em Lisboa. Quando cai a madrugada na cidade

Quando cai a noite na cidade e a jornada nocturna se arrasta como manda o figurino, a peregrinação de foliões passa necessariamente por aqui. E é por isso que não o queremos por aí à deriva, inquieto sobre onde deve rumar. Fique a conhecer algumas das melhores discotecas em Lisboa.

Pavilhão Chinês
©Inês Félix
Noite, Cafés/bares

Os melhores bares históricos em Lisboa

Os bares históricos de Lisboa carregam um misticismo que serve de cápsula do tempo, mesmo que a data de fundação possa não corresponder à decoração, e há neles uma vertente quase-secreta que continua a entusiasmar quem os escolhe. E é por isso que deve uma visita aos melhores bares históricos em Lisboa.

Publicidade
Leblon
©Manuel Manso
Noite

Sítios para beber um copo na Margem Sul

Muitos lisboetas acham que fazer a travessia do Tejo é quase uma odisseia à lá Homero. Mas se desatarmos a fazer contas percebemos que em dez minutos de barco estamos em Cacilhas (ou no Cais do Sodré, claro). Dito isto, a escolha é sua. O que aqui lhe sugerimos é que se perca por um destes bares além-rio.

Publicidade