A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Os melhores restaurantes clássicos no Algarve

Uma boa refeição é meio caminho andado para umas férias descansadas e estas 15 mesas são imperdíveis

Escrito por
Ágata Xavier
Publicidade

Jogue pelo seguro: acordar tarde, ir dar um mergulho à praia, jantar num destes restaurantes (se houver lugar). Na costa, na serra, no barrocal, com vista de mar, de montanhas, piscina, ria ou de hotel, são 15 as sugestões que temos para umas férias de papo (cheio) para o ar.

Peixe com a marca da grelha, arroz fumegante com marisco, massada escorregadia com peixe do dia, aquele sabor a mar trazido pelas ostras ou percebes, as variedades de bivalves à Bulhão Pato, encontre espaço para tudo e saia confiante de casa em direcção a alguns dos melhores restaurantes do Algarve.

Recomendado: Os novos restaurantes no Algarve para o Verão de 2018

15 sítios para reservar mesa

Tasca D’Arrifana
  • Restaurantes
No estendal do terraço não se pendura apenas roupa: é lá que encontramos moreia a secar ao sol como se fosse um papagaio de papel. A tasca serve também, entre outros, arroz de marisco, caldeirada de peixe e feijoada de búzios.
Sardinha
  • Restaurantes
Aqui pede-se peixe fresco grelhado no carvão ou marisco, enquanto se deita o olho ao que se passa no areal dos Arrifes – uma praia pequena e com rochas que, na maré vazia, desvenda uma série de  pequenas piscinas naturais, boas para pôr em prática a arte de chapinhar. O preço é para carteiras que aguentem o peso de algumas notas ou um cartão de crédito reluzente.
Publicidade
Taberna da Maré
  • Restaurantes
Na parede há fotografias a preto e branco tiradas por Júlio Bernardo que mostram as antigas fábricas de conservas que existiam em Portimão. Pelo meio, também sem cor, está o retrato de um miúdo nervoso por ir para a escola primária. É Zeca Pinhota, o carismático dono da Taberna da Maré, um dos melhores segredos de Portimão e lugar onde se podem comer carapaus alimados, amêijoas gordinhas do Alvor ou uma deliciosa, e muito generosa, sopa de conquilhas.
Fábrica do Costa
  • Restaurantes
Poucos pores-do-sol são mais bonitos do que os que acontecem à beira da Fábrica do Costa, em Cacela, com a Praia da Fábrica no horizonte. Com um prato de conquilhas à frente, melhor (e um bom vinho branco a acompanhar, melhor ainda). Ah, e a companhia certa – também ajuda.
Publicidade
  • Restaurantes
Era neste café, o primeiro de Loulé, que António Aleixo escrevia os seus poemas. Reabriu como uma diva de cinema dos anos 50: cara nova, o glamour de antigamente. Serve feijoada à algarvia e papas de milho com sardinha e berbigão, entre outros.
  • Restaurantes
O grelhador está à entrada, ao pé da esplanada deste restaurante que já foi a sede do Motoclube de Faro. É um local honesto onde se serve mista de peixe em modo rodízio, com sardinhas, cavalas, besugos, douradas e tudo o que vier do mar naquele dia, por €10. A acompanhar, chega à mesa a salada montanheira, batata doce cozida, migas e xerém.
Publicidade
  • Restaurantes
Provavelmente, é o melhor restaurante do Algarve e leva o nome da brilhante cozinheira que está sempre muito atarefada atrás do balcão. Chef de mão cheia, Noélia brinda-nos, entre outros, com um trio de arrozes que dificulta o pedido:  arroz de limão com corvina e amêijoas, arroz de carabineiro com espargos e arroz negro de choco. Se der, peça para vir um de cada.
A Boneca
  • Restaurantes
Parece um cartão postal: um restaurante no meio das arribas e com o mar ao fundo. O nome deve-se a uma formação rochosa que, vista de longe e com alguma imaginação, lembra uma boneca. Os camarões tigre grelhados rivalizam com o pôr-do-sol.
Publicidade
  • Restaurantes

É o próprio dono, o Jorge, que por vezes pesca o que se  come neste restaurante que eleva a gastronomia tradicional. Ensopado de garoupa com amêijoas e hortelã, raia alhada à pescador ou ovas de choco fritas à pescador são alguns dos pratos que pode provar no espaço que, em Agosto, só aceita reservas até às 19.30.

  • Restaurantes
Dizem que os melhores camarões do Algarve estão aqui, entre o Parque Natural da Ria Formosa e as dunas. O 2 Passos, na praia do Ancão, conta já com mais de 30 voltas ao Sol.
Publicidade
A Tia Bia
  • Restaurantes
Aquela tia que não puxa pela bochecha do sobrinho para dizer que está grande, mas pela do porco preto assado no forno. Aqui prova-se que há uma grande cozinha algarvia de serra. Serve-se ainda galo guisado em vinho tinto e grandes pratos de caça, como javali estufado.
  • Restaurantes
Tem café no nome, parece uma casa, mas é um restaurante que tem na ementa pratos que aquecem o estômago como a tomatada de polvo, a massada de peixe, a cabidela de galinha ou o coelho à Correia. Aqui a comida é de tacho, à Correia, e sempre em doses generosas. Os percebes são um dos cartões-de-visita da casa e são frescos e bons para começar o repasto de Verão.
Publicidade
  • Restaurantes
Se a Tasca do Petrol não andasse em dúzia e meia de guias, é provável que não desse por ela. É o melhor desvio que poderá fazer, tanto na estrada como na dieta ligeira. Aqui come-se bem e muito, com alguns dos pratos a virem do forno (aquele electrodoméstico que tem tendência a estar apagado durante o Verão), como é o caso do pernil e do cabrito.
Veneza
  • Restaurantes
  • Português
Tem nome de cidade italiana, mas tirando o facto de também estar perto de água, pouco mais há em comum. Este Veneza fica em Paderne e dedica-se à gastronomia local ou, como gosta de a apelidar, “aos cozinhados da avó”. Sobretudo a carne – o que pode ser bom para alternar com o monopólio do peixe na dieta estival –, com as finíssimas iscas de porco de cebolada, o lombo de vitela na frigideira, que pode levar um ovo no topo, ou os lombinhos de porco fritos com alho, a encabeçar os pedidos. Para finalizar, há doces tipicamente algarvios, com figo, alfarroba, laranja e amêndoa.
Publicidade
O Sargo
  • Restaurantes

Come praticamente com os pés na areia neste restaurante e bar que fica na praia de Monte Clérigo (uma das onze do Algarve com o selo de zero poluição). Na carta há ceviche de corvina, espetada de atum com arroz de limão, arroz negro de vieiras e, para sobremesa, torta de batata doce, o tubérculo estrela de Aljezur. Este ano passaram a contar com um menu de almoço ao invés das anteriores “refeições ligeiras”.

O que fazer no Algarve

  • Coisas para fazer

A distinção técnica entre uma lagoa e um lago ainda não foi padronizada universalmente. Mas, se olhar para uma, é fácil dizer “não, isto não é um lago, é uma lagoa, não se percebe logo?”. Nomenclatura à parte, todos sabemos como uma lagoa é um paraíso aquático. A pensar nisso, fomos à procura das lagoas mais bonitas perto de Lisboa, perfeitas para dar umas braçadas, montar um piquenique nas bordas ou namorar ao luar. 

Publicidade
  • Coisas para fazer

As praias fluviais, menos conhecidas ou de difícil acesso, são uma boa alternativa a ponderar e de certo com menos ajuntamentos. Basta estar disposto a fazer uma viagem de carro para uma destas 12 praias fluviais perto de Lisboa. Não se preocupe, que só há uma ou duas a mais de uma hora. Sim, é um esticão, mas vale a pena.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade