Restaurantes com estrela Michelin no Algarve

Aproveite o subsídio de férias para jantar num dos oito restaurantes algarvios galardoados com estrela Michelin
Publicidade

Há muito que o Algarve se emancipou enquanto região nacional com maior número de estrelas Michelin e as razões são simples: cozinheiros de excelência, ingredientes vindos directamente da costa (ou da Ria formosa), muita criatividade e uma dose q.b. de genialidade. 

E a notoriedade não pára de aumentar. Para o Verão de 2018 tem oito restaurantes premiados pelo famoso guia de pneus à sua espera, dois deles em estreia: o Gusto by Heinz Beck, que fica no Conrad Hotel, e o Vista, plantado na Praia da Rocha, dentro do Bela Vista Hotel & Spa. 

Recomendado: As melhores praias no Algarve para este Verão

Estrelas à mesa

1
Conrad Culinary Week
Vasco Célio
Restaurantes

Gusto by Heinz Beck

Há seis anos que o Gusto está de portas – e cozinha – abertas no Conrad, em Almancil. À frente da carta está Heinz Beck, o chef alemão que comanda o La Pergola, em Roma, conhecido por ser o único restaurante da capital italiana a ostentar três estrelas Michelin. Mas à frente da cozinha está Daniele Pirillo, o chef residente, que chegou em 2014 ao Gusto, fazendo desta a sua primeira experiência gastronómica fora de Itália. 2018 marca a estreia de uma estrela Michelin no cardápio deste fine dining que trabalha os produtos locais com influências italianas.à Conrad Algarve.

2
Menu Chef João Oliveira, Restaurante Vista no Hotel Bela Vista na Praia da Rocha, Algarve.
Foto- Paulo Barata 2015
paulo barata
Restaurantes

Vista

oão Oliveira passou pelo Vila Joya, Largo do Paço e The Yeatman até aterrar no Vista, o restaurante do Bela Vista Hotel & Spa, em plena praia da Rocha, Portimão – também passou pelo futebol e chegou a ser árbitro até enveredar pela cozinha. Consigo trouxe a experiência e os ingredientes que foi encontrando pelo caminho, de norte a sul do país, sem esquecer as influências mediterrânicas. Do Algarve, usa as amêijoas, os crustáceos e a laranja; as lulas são dos Açores; o leitão vem da Bairrada: 95% da carta usa produtos nacionais. O Vista integra a edição de 2018 do Guia Michelin com o seu primeiro astro.

Publicidade
3
Restaurantes

Ocean

Desde 2011 que carrega não uma mas duas estrelas Michelin. Na cozinha está o austríaco Hans Neuner, que comanda a brigada do restaurante de fine dining do Vila Vita Parc Resort & Spa há mais de 10 anos.

4
Restaurantes

São Gabriel

Tem como líder um dos chefs mais inventivos e desinquietos do país, Leonel Pereira – que há muito devia ter uma dupla de astros a figurar no cobiçado guia de pneus. Aqui come-se Portugal, em geral, e o Algarve, em particular. Depois de ganhar notoriedade no Panorama, o restaurante do Hotel Sheraton, em Lisboa, o chef Leonel Pereira foi apanhar sol para o Algarve e decidiu montar mesa lá. Situado em Vale do Lobo, o São Gabriel deu-lhe todas as condições para fazer uma carta com muita coisa vinda directamente da Ria Formosa e do mar. Há brincadeiras inspiradas na cozinha molecular, mas também matéria-prima no seu estado mais fresco e puro.   

Publicidade
5
Restaurantes

Willie's

O alemão Wilhelm Wurger, que todos conhecem como chef Willie, é um veterano no Algarve e um mestre a misturar peixes e legumes portugueses com molhos e técnicas e internacionais.  Chegou ao Algarve em 1985 e quatro anos depois conquistava a primeira estrela Michelin algarvia, ao serviço do La Reserve. Passou depois pelo São Gabriel até abrir, com a mulher, um restaurante em nome próprio, o Willie’s, em Vilamoura. Desde 2006 que é coroado com uma estrela.

6
Restaurantes

Vila Joya

Quando toda a gente andava preocupada com o bug do milénio, o Vila Joya ganhava a sua segunda estrela – que mantém desde então, 1999 – por causa de Dieter Koschina, um dos mais consagrados chefs a trabalhar em Portugal. Aviso: a 20 e 21 de Outubro, o Vila Joya recebe o Rota da Estrelas, um encontro de galácticos que não jogam no Real Madrid.  

Publicidade
7
Restaurantes

Henrique Leis

A estrela de Henrique Leis atingiu este ano a maioridade: 18 anos. O chef que nasceu no Maranhão, no Brasil, abriu o restaurante homónimo em Almancil em 1993 e conjuga ingredientes locais com a técnica francesa. Aqui, não é preciso ter óculos para ver as doses, nem paladar de foodie para perceber o sabor. A espetada de vieiras, os brigadeiros de foie gras, o carré de porco preto: tudo o que sai da cozinha do brasileiro Henrique Leis vale a pena. E a um preço justo, para o universo das estrelas Michelin.  

8
Restaurantes

Bon Bon

O restaurante que fica no Carvoeiro dá início à temporada com uma novidade: a entrada do chef Louis Anjos, que passou pelo Macdonald Monchique Resort & Spa. É das suas mãos que sai o Essência, um menu que conjuga "a terra, o mar e o vento". Foi a grande surpresa do Guia Michelin 2016: o restaurante, que na altura estava nas mãos do chef Rui Silvestre, de apenas 29 anos, ganhou uma estrelinha. 

O que visitar no Algarve

Compras

Cinco novas lojas que abriram no Algarve

Ir de férias para o Algarve nem sempre combina com idas às compras além do jantar, uma visita a um mercado ou a compra de um bilhete de barco. Para aumentar o expectro de coisas para fazer, sugerimos um ginásio e quatro lojas que combinam a tradição com o design moderno e contemporâneo. Ficam em Tavira, Loulé e Faro e merecem uma visita. Por cada janela que se abre sobre um laranjal algarvio, há a porta de uma loja que se abre para uma wishlist. Estes são os cinco espaço que cheiram a novo no Algarve. 

Restaurantes

Os novos restaurantes no Algarve para o Verão de 2018

Andámos pelo sotavento e pelo barlavento – por vezes com muito vento – à procura de tudo o que cheira a novo. Não podiam faltar restaurantes — novos ou renovados — nesta nossa listagem. Peixe fresco, marisco, refeições ligeiras ou a exigir um digestivo no final, são várias as ofertas que prometem aconchegar o seu estômago neste Verão de 2018.  Tachos e panelas polidos, guardanapos imaculados, cadeiras de estofos impecáveis: são nove os restaurantes novos ou renovados na nossa lista. 

Publicidade
Hotéis

Dez hotéis novos e renovados no Algarve para o Verão de 2018

Verão rima com passar os dias fora de casa sem preocupações com o tempo, as arrumações e as limpezas — ou sequer em fazer a cama.  Todos os anos surgem novos exemplares de hotelaria na paisagem algarvia, quer seja para satisfazer viajantes mais citadinos, quer seja para criar uma bolha de isolamento difícil de rebentar. Entre resorts, turismos rurais, casas de sonho ou boutique-hotéis, com vista de mar, serra ou piscina, temos dez sugestões de sítios que cheiram a novo — ou que foram alterados para melhor— onde pode pernoitar nos dias mais quentes do ano. Eis dez hotéis novos e renovados no Algarve para este Verão.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com