A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Praia, Mar, Praia da Torre, Oeiras
©Manuel MansoPraia da Torre

As melhores praias em Oeiras

De Algés a Oeiras, de comboio, a pé ou de bicicleta, pomos-lhe tudo em linha e traçamos-lhe um roteiro das melhores praias em Oeiras.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Para os que dizem que estamos na Califórnia da Europa, a Linha é um belo postal. Surf, banhos de sol e bons restaurantes em frente ao mar. A menos de meia hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e ir a banhos, no Verão, nem quilómetros de areia para correr ou passear o cão, no Inverno. De Algés a Oeiras, dizemos-lhe as melhores praias da Linha onde ir. É isso mesmo, são as melhores praias em Oeiras, só tem de escolher, e quando a fome apertar não se esqueça, bons restaurantes na orla não faltam.

 Recomendado: As melhores praias da linha de Cascais

As melhores praias em Oeiras

  • Atracções
  • Praias

Abrigada pela Fortaleza de São Julião da Barra, é bastante procurada nas tardes de vento da zona – regra geral, as manhãs são sempre de calmaria. Do lado oposto, fica o Porto de Recreio de Oeiras, onde não falta animação, e nas costas tem o clássico Luar da Barra, uma antiga carruagem de comboio transformada num restaurante-bar, a servir boas caipirinhas.

Ver as vistas
Podemos chamar-lhe um miradouro. Fica na Praia da Torre, está marcado com uma cauda de baleia, que assinala esta espécie de rotunda pedestre, e tem alguns bancos para quem se quer sentar a mirar a praia e o oceano – é também bastante usado para os alongamentos pós-exercício físico.

  • Atracções
  • Praias
  • Oeiras

É a maior praia do concelho de Oeiras e, como tal, uma das mais procuradas. Situada entre a Ribeira da Laje e o Forte de São Julião das Maias, tem areia de sobra para receber todos os que a procuram em dias de sol, tem passeio suficiente para os que a procuram em alturas de fazer desporto, e ainda um jardim, do outro lado da Marginal, para quem segue os horários da exposição solar à risca e se abriga às horas de mais calor.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Oeiras

Uma explicação: a Praia de Paço de Arcos compreende duas praias, a Velha, de areal bastante reduzido e hoje quase destinada ao uso dos pescadores; a Nova, de areal grande, com o Passeio Marítimo de Oeiras nas costas, e rochas onde muitos aproveitam para estender a toalha em dias de enchente. Uma ou outra são garantia de um dia bem passado ao sol.

Luar da Barra
A carruagem-bar, instalada em duas antigas carruagens da Linha do Tua, vale a pena pelo interior, onde se pode beber um copo – mojitos, gins e caipirinhas, por exemplo, ou cocktails com nomes mais sugestivos como Viagra ou Beijo Drácula – com a sensação de estar dentro do Expresso do Oriente. Sendo mais um bar de Inverno, no Verão, a esplanada com espreguiçadeiras e baloiços com vista para o mar é onde se está melhor.

Parque da Torre, Passeio Marítimo de Oeiras. Seg-Dom 10.30-22.30. 21 441 1371.

  • Atracções
  • Praias
  • Oeiras

É a primeira praia de quem sai de Lisboa em direcção a Oeiras onde se pode tomar banho em segurança, isto é, tem Bandeira Azul. Bastante abrigada do vento em relação às suas vizinhas, é protegida pelo Forte de São Bruno – o que também ajuda a garantir aquelas fotografias-postal – e tem, desde 2020, um novo restaurante-bar cheio de onda, o Bahia Beach Club.

Praia Secreta do Forte de São Bruno
Aqui usamos os critérios dos croatas, por exemplo, para apelidar de praia: qualquer pedaço de areia e rocha dá para estender uma toalha e apanhar sol. No caso, trata-se de uma entrada directa para o mar, com uns dois metros quadrados de areia e rochas que dão para entrar e sair do mar sem problemas. Para chegar, basta entrar para o forte pelo lado direito (de quem olha para o oceano), contorná-lo por esse mesmo lado e entrar numa janela que fica à esquerda.

Também poderá gostar de...

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Qualquer passeio deve começar com um plano. Não pode ser só sair de casa à toa e esperar que tudo corra pelo melhor. E se for passear para Oeiras, por exemplo, nós fazemos os planos por si. Há viagens de barco e de helicóptero, mas também a pé – e frequentemente com os olhos no mar. Só tem de juntar a família ou os amigos, vestir roupa e sapatos confortáveis e fazer-se à aventura. Pelo Passeio Marítimo de Oeiras e pela Marina, ou ainda pelo Núcleo Museológico dos Faróis, estes são alguns dos melhores passeios em Oeiras.

  • Coisas para fazer

Ouve, vamos ver o mar? Victor Espadinha inquiriu, nós respondemos: sim! Podemos vê-lo sentados na areia ou a bordo de uma embarcação desportiva, conhecê-lo melhor num museu ou – razão de ser desta lista – contemplá-lo a partir dos fortes que o impedem de entrar marginal dentro. 

A orla ribeirinha de Oeiras, que se estende pelo Tejo até Lisboa, serviu de escudo marítimo da capital entre meados do século XVI e o século XX. Daí resultaram várias fortificações, construídas entre o Renascimento e a II Guerra Mundial, e que merecem a sua atenção no próximo passeio pela marginal.

Publicidade
  • Compras

Um passeio por Oeiras não fica completo sem uma ida às compras. E, nesse caso, opte pelo comércio tradicional e de bairro que continua a dar cartas no concelho. De farmácias e mercearias a lojas de roupa e cabeleireiros de bairro, descubra os sítios em Oeiras onde é muito tentador abrir a carteira e passar o cartão. Contamos-lhe a história dos negócios locais de Oeiras, e dos seus protagonistas, e provamos que o comércio de bairro continua vivo.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade