A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Praia, Mar, Praia da Torre, Oeiras
©Manuel MansoPraia da Torre

As melhores praias em Oeiras

De Algés a Oeiras, de comboio, a pé ou de bicicleta, pomos-lhe tudo em linha e traçamos-lhe um roteiro das melhores praias em Oeiras.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Para os que dizem que estamos na Califórnia da Europa, a Linha é um belo postal. Surf, banhos de sol e bons restaurantes em frente ao mar. A meia hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e ir a banhos, no Verão, nem quilómetros de areia para correr ou passear o cão, no Inverno. De Algés a Oeiras, dizemos-lhe as melhores praias da Linha onde ir. É isso mesmo, são as melhores praias em Oeiras, só tem de escolher, e quando a fome apertar não se esqueça: bons restaurantes na orla não faltam.

 Recomendado: As melhores praias naturistas em Portugal

As melhores praias em Oeiras

  • Atracções
  • Praias

Abrigada pela Fortaleza de São Julião da Barra, é bastante procurada nas tardes de vento da zona – regra geral, as manhãs são sempre de calmaria. Do lado oposto, fica o Porto de Recreio de Oeiras, onde não falta animação, e nas costas tem o clássico Luar da Barra, uma antiga carruagem de comboio transformada num restaurante-bar, a servir boas caipirinhas.

Ver as vistas
Podemos chamar-lhe um miradouro. Fica na Praia da Torre, está marcado com uma cauda de baleia, que assinala esta espécie de rotunda pedestre, e tem alguns bancos para quem se quer sentar a mirar a praia e o oceano – é também bastante usado para os alongamentos pós-exercício físico.

  • Atracções
  • Praias
  • Oeiras

É a maior praia do concelho de Oeiras e, como tal, uma das mais procuradas. Situada entre a Ribeira da Laje e o Forte de São Julião das Maias, tem areia de sobra para receber todos os que a procuram em dias de sol, tem passeio suficiente para os que a procuram em alturas de fazer desporto, e ainda um jardim, do outro lado da marginal, para quem segue os horários da exposição solar à risca e se abriga às horas de mais calor.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Oeiras

Uma explicação: a Praia de Paço de Arcos compreende duas praias, a Velha, de areal bastante reduzido e hoje quase destinada ao uso dos pescadores; a Nova, de areal grande, com o Passeio Marítimo de Oeiras nas costas, e rochas onde muitos aproveitam para estender a toalha em dias de enchente. Uma ou outra são garantia de um dia bem passado ao sol.

Luar da Barra
A carruagem-bar, instalada em duas antigas carruagens da Linha do Tua, vale a pena pelo interior, onde se pode beber um copo – mojitos, gins e caipirinhas.

  • Atracções
  • Praias
  • Oeiras

É a primeira praia de quem sai de Lisboa em direcção a Oeiras onde se pode tomar banho em segurança, isto é, tem Bandeira Azul. Bastante abrigada do vento em relação às suas vizinhas, é protegida pelo Forte de São Bruno – o que também ajuda a garantir aquelas fotografias-postal – e tem, desde 2020, um novo restaurante-bar cheio de onda, o Bahia Beach Club.

Praia Secreta do Forte de São Bruno
Aqui usamos os critérios dos croatas, por exemplo, para apelidar de praia: qualquer pedaço de areia e rocha dá para estender uma toalha e apanhar sol. No caso, trata-se de uma entrada directa para o mar, com uns dois metros quadrados de areia e rochas que dão para entrar e sair do mar sem problemas. Para chegar, basta entrar para o forte pelo lado direito (de quem olha para o oceano), contorná-lo por esse mesmo lado e entrar numa janela que fica à esquerda.

Também poderá gostar de...

  • Coisas para fazer

A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de uma belíssima viagem de comboio, primeiro ao longo do rio, depois à beira-mar – não faltam praias para estender a toalha na areia e dar um mergulho em Cascais. E com toda a segurança – a câmara municipal antecipou a época balnear para o final de Abril e já há apoio nas 11 praias balneares da linha. De Carcavelos ao Guincho, partilhamos várias sugestões de praias: só tem de escolher onde ir fazer fotossíntese e molhar o corpinho. E quando a fome começar a apertar não se fique pela clássica bola de Berlim: não faltam restaurantes e bares abertos ao longo de todo o paredão, bem como nas redondezas dos melhores areais.

  • Coisas para fazer

Os dias são quentes e longos, e as noites não arrefecem. Bebe-se um copo (e outro e outro) e acabamos a jantar. Se é verdade que Lisboa tem mais de 230 dias de sol por ano, é igualmente verdade que o verbo esplanadar (inventado por nós há muito tempo) se conjuga melhor nesta época do ano. Não por acaso, há muitas e boas novidades. Seja para comer ou apenas para beber um copo, estas são as novas esplanadas em Lisboa que prometem animar o Verão. Tome nota porque a vida é demasiado curta para os desperdiçar numa esplanada má. 

Publicidade
  • Coisas para fazer

Custa admitir, mas tem de ser: é raro darmos conta da paisagem lá em cima, a não ser quando as notícias sobre fenómenos astronómicos pontuais – como chuvas de meteoros, eclipses e super luas – invadem as redes sociais. De repente, não há ninguém que não queira olhar para o céu, mas a beleza celestial está disponível o ano inteiro, com as suas estrelas, planetas, galáxias e cometas.

 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade