A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Floats of Fun
DR - Floats of Fun

Marcas portuguesas de roupa e acessórios de praia para o Verão

Toalhas, chinelos, chapéus, bóias ou saídas de praia. Não deixe nada em casa na hora de ir para o areal. Temos várias sugestões de acessórios de praia, sempre em português

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

Antes de se estender no areal, de dar aquele mergulho doce ou salgado, prepare o kit de praia com mais pinta – nós estamos cá para ajudar. Não se esqueça da toalha de praia, é importante para não ficar tipo croquete, da lancheira, da camisa de linho, da t-shirt da moda, do chinelo, da alpercata, da bolsinha para isto e aquilo. Prepare-se para o Verão sem se esquecer dos essenciais em casa. Oriente-se com esta lista de acessórios. O melhor de tudo é que as marcas que aqui estão têm todas selo português, de qualidade, portanto. 

Recomendado: As melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho

Marcas portuguesas de roupa e acessórios de praia

Floats of Fun
DR - Floats of Fun

1. Floats of Fun

Dois amigos de infância, uma esplanada, dois copos de vinho, uma ideia: há coisa mais divertida do que flutuar sobre a água? Com o mote “Viver bem é a melhor vingança”, nasceu a Floats of Fun, uma marca portuguesa de insufláveis, feitos de materiais recicláveis, “divertidamente responsável”: todos os anos doará uma parte dos lucros a uma associação. O primeiro é para a Kiva, uma empresa de microcrédito. Além de colchões em forma de concha ou cisne e de enormes bóias tradicionais, com um buraco no meio e padrões cheios de glitter para ficar estendido sobre as ondas (ou as águas paradas do rio, do lago ou da piscina), há sacos, chapéus e pousa-cabeças. 

Sombra & Co
DR - Sombra & Co

2. Sombra & Co

Damos tudo nos fatos de banho, nas cestas da praia, na toalha para estender no areal e nas alpercatas. Até já apostamos em lancheiras jeitosas para trocar pelas geleiras foleiras e pesadas de antigamente. Onde é que está a faltar estilo para o Verão? No guarda-sol. E foi esse pormenor que a portuguesa Sombra & Co veio resolver. Mas a marca vai muito além desta falha estética: também responde a quem sente falta de chapéus maiores e mais fortes, com cinco Sombras (assim foram baptizados) grandes (dois metros de altura por 1,90 de diâmetro) e muito resistentes (com uma haste de 33 milímetros e 8 varetas em fibra de vidro para garantir estabilidade). A pinta de todas – Azarujinha, Comporta, Costa Nova, Guincho e Porto Covo – é vintage, com franjas de algodão orgânico a lembrar os chapéus do tempo dos nossos avós. 

Publicidade
Banana Split Atelier
DR - Banana Split Atelier

3. Banana Split Atelier

Verão é alegria, cores garridas e frutas frescas: tudo o que o novíssimo Banana Split Atelier junta nos seus produtos, que têm tanto de divertidos como de práticos. As bolsinhas para guardar o protector solar e os sacos a fazer pandan com os chapéus cozidos à mão são os acessórios disponíveis, mas o que salta à vista são os pufes. Para levar para a praia, abancar à beira da piscina ou relaxar num piquenique no parque, são impermeáveis e têm alças, para serem ainda mais portáteis. Joana Banana (como é tratada entre amigos) é a faz-tudo: desenha os padrões, escolhe os materiais, cose e até pinta as caixas que reutiliza para expedir e entregar esta salada de frutas. 

Roberta
DR - Roberta

4. Roberta

Deixe-nos tratar das apresentações. A Roberta, nascida e criada em Portugal, é doida pelo Verão e gosta de moda de praia prática o suficiente para estar de pé na areia, e sofisticada o bastante para dançar no bar. Não tem uma, nem duas, mas sim três mães: a Adriana, a Bárbara e a Madalena, todas empresárias, todas com 42 anos e todas com vontade de transformar o swimwear em beachwear e de acrescentar aos fatos de banho e biquínis, macacões, vestidos, túnicas e outras peças com muita pinta, para fazer conjunto… ou não. O design é simples, os materiais de qualidade e as colecções limitadas. 

Publicidade
The Isolette
DR - The Isolette

5. The Isolette

É subtileza que procura? Passe ao próximo e não ao mesmo. É que esta nova marca de joalharia avisa logo na homepage: “not made to be subtle”. Maria Leonor Martins cedo descobriu e se fascinou pelas jóias da avó Isolete. “Fui, secretamente, aprendendo a beleza e a força de um pormenor”, conta. No início de 2021, criou a The Isolette, que é não só uma homenagem à avó, mas também uma explosão de cor, com missangas, pedras e pérolas que dão alma a qualquer modelito de Verão.  

Quinlana
© DR

6. Quinlana

Foi depois de ver um documentário sobre a exploração maciça de ouro nos países em guerra e as más condições de trabalho dos mineiros que Inês Sousa decidiu criar a Quinlana, uma marca de joalharia sustentável, que utiliza ouro e prata reciclados. A fundadora aproveitou a licenciatura em Gestão de Marketing para estudar o mercado e organizar ideias e, depois de muitos meses de preparação, lançou finalmente a marca, totalmente produzida na fábrica Ouronor, na Póvoa de Lanhoso. A colecção Âme Soeur foi o primeiro lançamento e conta com brincos, pulseiras, colares e anéis, todos feitos com desperdício de fundições e processos de fabrico e alguns com aplicação de zircões, madrepérola e pérolas de água doce. ​​

Publicidade
 E Legend
DR - E Legend

7.  E Legend

O caminho para um futuro mais amigo do ambiente pode ser fascinante. Quem poderia imaginar há poucos anos peças de roupa feitas com tecidos reciclados a partir de garrafas de plástico ou resgatados de fábricas onde estavam abandonados? A E Legend pode não conseguir salvar o mundo sozinha mas, a partir do Porto, luta por uma indústria da moda mais ética e sustentável. A colecção de Verão tem lenços de cetim para usar como der na gana (um dia uma echarpe, no dia seguinte um lenço para o cabelo, no outro ainda uma saia para usar por cima do fato de banho), chapéus e tote bags.

FORA
DR

8. FORA

A marca de óculos FORA já era uma referência para o Verão dos alfacinhas, mas ainda não se tinha metido com pequenos humanos, ao contrário da Jangada, que produz roupa para esta sub-espécie desde 2020. Este Verão, juntaram-se as duas à esquina, não para tocar concertina, mas para fazer o só-li-dó com óculos (versão óptica e de sol) para miúdos dos 7 aos 12 anos. A identidade, a pinta e o know-how de uma e outra marca concentram-se assim em modelos coloridos – mel, azul, verde e lilás – dos dois bestsellers da FORA: os Goldlovers e os Rounder (cucu, há por aí pais que gostam de fazer pandan com os filhos?). 

Publicidade
Lemon Jelly
DR - Lemon Jelly

9. Lemon Jelly

Já lá vai a Primavera, mas as flores são muito bem-vindas na estação quente, desde que se aguentem às altas temperaturas. As que a ilustradora Leonor Violeta desenhou para as sandálias de plataforma da Lemon Jelly não parecem ter qualquer incompatibilidade com o Verão – pelo contrário, estão mesmo a pedir idas à praia e à piscina com um cheirinho de jardim.



Torres Novas
DR - Torres Novas

10. Torres Novas

Inspirando-se nos dois maiores faróis portugueses, da Barra e da Boa Nova, a Torres Novas lançou este ano a sua primeira colecção de praia. Feitas em 100% algodão de alta qualidade, com uma gramagem de 400g/m², as toalhas da marca são feitas de turco de um lado e de fouta do outro, o que as torna ideais para longos dias de praia ou de piscina.

Publicidade
Raquetes Unna Wood
©DR

11. Raquetes Unna Wood

Não vale ficar aborrecido nas estadias no areal. Dê umas raquetadas e a coisa fica tratada: as raquetes de madeira da Unna Wood prometem entretenimento entre mergulhos – e exercício físico para compensar as bolas de Berlim e caipirinhas.

Futah
Futah

12. Futah

O caminho para a praia passa pela Rua da Misericórdia, onde fica a casa das toalhas que conjugam a arte da produção tradicional árabe com o design português, sempre de olhos postos na sustentabilidade. As toalhas são, claro, a chave d’ouro da marca, feitas com fibras de algodão 100% naturais. Mas a Futah, que nasceu em 2012, já é muito mais que isso. Tem ponchos atoalhados, mochilas, clutches, sacos, t-shirts e camisas de homem, sempre com os padrões das toalhas. 

Publicidade
Latitid
DR - Latitid

13. Latitid

Latitid é biquinis e fatos de banho, é sim senhora. Mas não só: é também roupa de praia (kimonos, calções, camisas, vestidos...), chapéus, sacos e toalhas, para um look completo .  

HEAD-Ji
©DR

14. HEAD-Ji

Não há cabeça desprotegida, se depender da Head-Ji, mestre na arte dos chapéus e outros acessórios para o cabelo. Os panamás, super tendência do Verão 2021, existem em dezenas de padrões, para adultos e crianças. 

Publicidade
Paez
DR - Paez

15. Paez

As alpercatas são o sapato oficial do Verão. E as da Paez são um clássico incontornável para toda a família. A marca portuguesa está cada vez mais sustentável e os padrões para esta estação são uma perdição para levar para o areal. 

Cantê
Filipe Neto/Cantê

16. Cantê

Mais uma marca portuguesa de swimwear que, com o crescimento, aumentou a oferta e se estendeu ao beachwear: a Cantê não quer só saber dos fatos de banho e biquinis para os mergulhos, tendo também roupa (vestidos, camisas e calções) e acessórios (bolsas, fios de óculos e scrunchies – aqueles elásticos fofinhos para o cabelo) para idas à praias sempre com estilo.Este Verão, a marca vai percorrer o país de norte a sul com uma loja pop-up, em formato de caravana, recheada com artigos de praia. Nesta loja improvisada, vai poder comprar alguns dos bestsellers das colecções Alma e Basics, mas também artigos das outras submarcas da Cantê, nomeadamente a My First Cantê (para crianças) e a Molkot (para homem). A iniciativa estreou-se no Porto, mas promete parar noutros pontos do país. Fique atento à próxima paragem na conta de Instagram da Cantê.

Publicidade
Le Mot
DR - Le Mot

17. Le Mot

As t-shirts da Le Mot cabem em qualquer mala de férias de Verão, mas a marca portuguesa com pinta francesa vai ainda mais longe: tem uma tote-bag lilás onde só apetece enfiar a toalha, o protector e levar para a praia, e um boné perfeito para mulheres imperfeitas. 

Mais Verão em Lisboa

  • Compras

Bóias de flamingo, bóias de unicórnio, uma salada de frutas completa e até daquelas para pousar o copo enquanto vive a sua melhor vida. Bóias de praia ou bóias para a piscina, ou até mesmo se quiser fazer delas uma espécie de espreguiçadeira de jardim. Bóias, bóias e mais bóias, tudo para ficar à tona com este calor sem, certamente, passar despercebido.  Porque nunca são de mais, junte novas aquisições às que já fizeram sucesso no Verão passado. Passámos várias lojas a pente fino e chegámos a esta lista com as nossas favoritas. 

  • Compras

Dos modelos mais arrojados aos mais discretos, dos mais decotados aos fatos de banho mais tapadinhos, basta escolher aquele com que vai apanhar banhos de sol e de água salgada, ou doce se for o caso. Na dúvida escolha já mais do que um e use como desculpa o facto das tiras, recortes e folhos ficarem logo marcados na pele na primeira ida para o sol. Fizemos um roteiro pelas melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade