Latitid 2024
DR

Marcas portuguesas de roupa e acessórios de praia para o Verão

Toalhas, chinelos, chapéus, bóias ou saídas de praia. Não deixe nada em casa na hora de ir para o areal. Temos várias sugestões de acessórios de praia, sempre em português.

Vera Moura
Publicidade

Antes de se deitar no areal e de dar aquele mergulho doce ou salgado, prepare o kit de praia com mais pinta – nós estamos cá para ajudar. O primeiro pensamento claro que vai para os biquínis, fatos de banho e calções (de preferência, tudo made in Portugal) mas não se esqueça da toalha de praia, da lancheira, da camisa de linho, do vestidinho, da t-shirt da moda, do chinelo, da alpercata e da bolsinha para isto e aquilo. Prepare-se para o Verão sem se esquecer dos essenciais em casa. O melhor de tudo é que as marcas que aqui estão têm todas selo português. De qualidade, portanto. Bom Verão!

Recomendado: 🦄 As bóias de praia (e piscina) para flutuar este Verão

Marcas portuguesas de roupa e acessórios de praia

1. Cluoh

Conhecida principalmente pelas malas (perfeitas para a praia – confortáveis, espaçosas e, essencial!, giras), a Cluoh juntou ao cardápio outros acessórios de Verão, dos bonés aos porta-óculos, passando pelas almofadas. Depois de experimentar apanhar banhos de sol com a cabeça pousada numa, não vai querer outra coisa. 

2. Futah

O caminho para a praia passa pela Rua da Misericórdia, no Chiado, onde fica a casa das toalhas que conjugam a arte da produção tradicional árabe com o design português, sempre de olhos postos na sustentabilidade. As toalhas são, claro, a chave de ouro da marca, feitas com fibras de algodão 100% naturais. Mas a Futah, que nasceu em 2012, já é muito mais que isso. Tem ponchos, mochilas, sacos e camisas de homem, sempre com os padrões das toalhas. 

Publicidade

3. FORA

A marca de óculos FORA já era uma referência para o Verão dos lisboetas (e sempre que o sol brilha), mas em 2024 o bom tempo trouxe duas novidades: uma nova morada em Campo de Ourique (para juntar às da Baixa e do Chiado) e uma colaboração com a influencer Mafalda Patrício. 

4. Rust&May

Habituou-nos a t-shirts personalizáveis, mas há muito que a Rust&May tem mais para oferecer: como os bonés, muitos deles também personalizáveis, para um Verão sem sol na cabeça mas com muito estilo. 

Publicidade

5. Sombra & Co

Damos tudo nos fatos de banho, nas cestas da praia, na toalha para estender no areal e nas alpercatas. Até já apostamos em lancheiras jeitosas para trocar pelas geleiras foleiras e pesadas de antigamente. Onde é que está a faltar estilo para o Verão? No guarda-sol. E foi esse pormenor que a portuguesa Sombra & Co veio resolver. Mas a marca vai muito além desta falha estética: também responde a quem sente falta de chapéus maiores e mais fortes, com Sombras (assim foram baptizados) grandes (dois metros de altura por 1,90 de diâmetro) e muito resistentes (com uma haste de 33 milímetros e 8 varetas em fibra de vidro para garantir estabilidade). A pinta é vintage, com franjas de algodão orgânico a lembrar os chapéus do tempo dos avós. 

6. Lemon Jelly

São vegan e existem noutras cores e modelos além deste menta – todas a chamar os dias quentes e os caminhos até ao mar. Para fazer pendant, a portuguesa Lemon Jelly também desenvolveu um saco de praia, nas mesmas cores e material. 

Publicidade

7. Torres Novas

Inspirando-se no farol de Belém, em Lisboa, com as suas riscas largas, a Torres Novas já lançou a colecção de toalhas de praia deste Verão. Existem dez cores disponíveis: verde, encarnado, azul céu, bege, terracota, lavanda, preto, cor-de-rosa e branco. A colecção Belém junta-se à família de toalhas de praia inspiradas noutros faróis: o da Barra e o da Boa-Nova. Feitas em 100% algodão de alta qualidade, com uma gramagem de 400g/m², as toalhas da marca são feitas de turco de um lado e de fouta do outro, o que as torna ideais para longos dias de praia ou de piscina.

8. HEAD-Ji

Não há cabeça desprotegida, no que depender da Head-Ji, mestre na arte dos chapéus e outros acessórios para o cabelo. Em 2024, a novidade são os Pana Head-Ji Bia, chapéus de palha personalizáveis com diferentes lenços (lisos ou com padrões – e que também estão à venda sem o chapéu). 

Publicidade

9. Raquetes Unna Wood

Não vale ficar aborrecido. Dê umas raquetadas e a coisa fica tratada: as raquetes de madeira da Unna Wood prometem entretenimento entre mergulhos e banhos de sol – e exercício físico para compensar as bolas de Berlim e caipirinhas.

10. Paez

As alpercatas tornaram-se num obrigatório do Verão. E as da Paez são um clássico incontornável para toda a família. A marca portuguesa está cada vez mais sustentável e nesta estação apostou tudo no minimalismo, com cores neutras e padrões simples. 

Publicidade

11. Triipi

Levar um pouf para a praia, porque não? Se for leve e facilmente transportável, promete umas belas horas com todo o conforto, sem as ondinhas da areia a incomodar nem falta de posição para ler um livro ao som das ondas. A portuguesa Triipi tem almofadas grandes com vários padrões, além de muitas outras originais e úteis, como mini almofadas para pousar o telemóvel ou o livro.  

12. +351

A marca portuguesa minimalista prolonga o espírito do Verão pelo ano inteiro. As peças mais icónicas da +351 continuam a ser as t-shirts em algodão orgânico, quase todas lisas. Quase, leu bem. Este ano arrojaram em alguns modelos de padrões e noutros em turco. 

 

Publicidade

13. Latitid

E se, desta vez, em vez de seguir para os charriots de fatos de banho, parar nos acessórios de praia da Latitid? Vai encontrar o mesmo espírito carioca da nova colecção A Favorita mas desta vez em cangas, toalhas, vestidos, tops, calções, sacos e mochilas XL, onde cabe a toalha, o protector e mais um par de botas (ou de chinelos...). 

Onde desfilar tanto estilo?

  • Coisas para fazer

A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de uma belíssima viagem de comboio, primeiro ao longo do rio, depois à beira-mar – não faltam praias para estender a toalha na areia e dar um mergulho em Cascais.

  • Atracções
  • Praias

Já se sabe que Sintra guarda os seus caprichos, portanto não estranhe se estiver um calor intenso em Lisboa e precisar de uma malha por estas bandas. É um clássico, na verdade. Nunca sabemos muito bem como estará o tempo, mas seja qual for o cenário, os índices de beleza prometem compensar todos os banhistas sem excepção, tanto os que se aventuram nas águas frias como os que não arredam pé do conforto da esplanada. Adraga? Praia Grande? Parta connosco à descoberta das melhores praias em Sintra.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Dos destinos mais clássicos às paragens menos óbvias, há areais e marés para todos os gostos na Costa da Caparica. São 15 quilómetros de extensão, com muitas praias por onde escolher. A partir do momento em que o calor se começa a sentir, começam também os lisboetas a atravessar a ponte e os sítios onde estender a toalha a escassear. Ainda assim, não desista de partir à descoberta da outra margem. Rume à Costa da Caparica e abanque no areal certo para si. Mas, atenção, não se esqueça do protector solar.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade