Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right 12 praias fluviais perto de Lisboa
praias fluviais
DR Praia do Rosário

12 praias fluviais perto de Lisboa

Está farto das praias da capital? Experimente estas 12 praias fluviais perto de Lisboa.

Por Raquel Dias da Silva
Publicidade

No Verão, é certo e sabido que os areais ficam cheios de veraneantes sedentos de mergulhos no mar e banhos de sol. Este ano, tal como em todos os outros aspectos da vida quotidiana com que nos deparamos agora, será diferente, haverá mais cuidados, mais vigilância, mais essenciais a levar na mala, como a máscara e o álcool gel. As praias fluviais, menos conhecidas ou de difícil acesso, são uma boa alternativa a ponderar e de certo com menos ajutnamentos. Basta estar disposto a fazer uma viagem de carro para uma destas 12 praias fluviais perto de Lisboa. Não se preocupe, que só há uma ou duas a mais de uma hora. Sim, é um esticão, mas vale a pena.

Recomendado: Cinco lagoas para visitar perto de Lisboa

Praias fluviais perto de Lisboa

Praia do Clube Naval
Praia do Clube Naval
DR

1. Praia do Clube Naval

Atracções Praias Grande Lisboa

No século XIX e até à primeira década do século XX, a Praia do Clube Naval, também conhecida como Praia do Bico Mexilhoeiro ou “a praia do Barreiro”, era uma das mais concorridas a sul de Lisboa. Parte do chamado Circuito Ribeirinho do Barreiro, composto por mais duas praias fluviais, ainda que não reconhecidas oficialmente (a autarquia diz que está para breve), continua a ser um espaço de quietude e beleza que convida a apreciar a paisagem do rio. Com Lisboa em pano de fundo, é para aproveitar sentado no areal ou na esplanada do restaurante.

2. Praia de Alburrica

Atracções Praias Grande Lisboa

Banhada pelas águas do rio Tejo, esta praia fluvial, formada por uma pequena península, foi em tempos um importante centro moageiro, razão por que ainda conserva um notável conjunto de três moinhos de vento: construídos em 1852, o Gigante, o Nascente e o Poente são testemunho da antiga e próspera actividade de moagem e descasque dos cereais que vinham das planícies do Sul. Mas vamos ao que interessa. Com um extenso areal, a praia dispõe ainda de um bar com esplanada e de um parque de estacionamento mesmo ao lado.

Publicidade

3. Praia da Ponta dos Corvos

Atracções Praias Grande Lisboa

Perto de Corroios, no concelho do Seixal, esta praia fluvial, conhecida localmente como Praia dos Tesos ou Ponta de Mato, foi a primeira praia classificada do estuário do Tejo. Através do projecto Portugal 2020, a autarquia do Seixal vai proceder ainda a uma requalificação que irá “transformar a praia dos seixalenses, num espaço inovador que incluirá a praia natural e uma pequena ilha artificial, que poderá alocar uma pequena unidade hoteleira, uma doca ou espaços de restauração”, lê-se em comunicado de imprensa. Apesar do acesso por estrada batida, há infraestruturas de apoio, como um parque de merendas com grelhadores, chuveiros exteriores e sanitários e até um posto de socorro dos bombeiros.

praias fluviais
praias fluviais
Junta de Freguesia do Samouco

4. Praia do Samouco

Atracções Praias Grande Lisboa

À saída de Samouco, encontra esta praia fluvial, com um parque de merendas, coladinho ao areal, com mesas de piquenique, fogareiros e churrasqueiras, uma zona de relva e até um campo de jogos. Mas antes, ao longo do circuito pedonal, existe ainda um conjunto de equipamentos desportivos para usufruto público, assim como um miniparque de skate. Perfeito para se cansar antes de ir dar um mergulho.

Publicidade
praias fluviais
praias fluviais
praiafluvial.pt

5. Praia dos Moinhos

Atracções Praias Grande Lisboa

A Praia dos Moinhos, também conhecida como a Praia de Alcochete, é conhecida pelos seus três moinhos de vento, actualmente desactivados, mas também pela água tranquila, quente e de baixa profundidade, com excelentes condições para a prática de desportos de vento, como o kitesurf e o paddlesurf. Os menos aventureiros podem sempre dedicar-se ao lançamento de papagaios de papel. Existe ainda uma zona com vários equipamentos de exercício físico, como remo, bicicleta, passadeira e um arco de suspensão. Se quiser refrescar-se, aproveite a esplanada do Pikolé, o bar da praia.

6. Praia da Saúde

Atracções Praias Grande Lisboa

Esta praia fluvial é na verdade um dois em um. Além de apanhar o rio Sado, como já fica na foz, também recebe água do oceano Atlântico, marés incluídas. Junto ao sopé da Serra da Arrábida, mesmo no centro da cidade de Setúbal, é muito frequentada, mas não peca por falta de espaço. Depois, além de estar perto do Parque Urbano da Albarquel e do Jardim da Saúde, também tem um café/bar com esplanada, o Rockalot, com refeições rápidas e um vasto menu de cafetaria a preços acessíveis. Mas, atenção, é preciso ter cuidado com as rochas na maré baixa.

Publicidade

7. Praia do Rosário

Atracções Praias Grande Lisboa

A Praia do Rosário, no concelho da Moita, é a última praia fluvial do rio Tejo e é a que tem o areal mais extenso, cerca de um quilómetro salpicado por conchas de ostras. Destacam-se as infraestruturas de apoio, como o parque de estacionamento e para bicicletas, a marisqueira Baía Tejo, com esplanada à beira-rio e os dois parques de merendas com grelhador, onde poderá piquenicar à sombra. Não deixe também de apreciar a particular luminosidade de final de tarde no adro da capela manuelina alcandorada sobre o Mar da Palha.

praias fluviais
praias fluviais
DR

8. Praia da Foz do Lizandro

Atracções Praias Mafra/Ericeira

Esta praia fluvial – semi-abrigada dos ventos do Oeste graças ao Lizandro, rio com nome de cantor romântico brasileiro que escavou um vale naqueles montes – é um dois em um: de um lado tem rio, do outro há mar. Mas desaconselhamos os banhos no rio. Se quer fazer degustação de pirolitos, faça-o no mar. Quanto ao areal, não há falta de espaço e como é perto da Ericeira costuma ser frequentado sobretudo por famílias e os omnipresentes surfistas. Vai gostar ainda de saber que tem Bandeira Azul e todos os apoios necessários a um veraneante habituado ao melhor dos confortos. Passadiço para passear, parque de estacionamento amplo, mobiliário urbano e nadador salvador.

Publicidade
praias fluviais
praias fluviais
Valter Russo

9. Praia de Valada

Atracções Praias Grande Lisboa

Nos fins-de-semana em que o calor aperta, em vez de ir até às praias da marginal de Lisboa, esforce-se um pouco e vá até à vila de Valada, no Cartaxo. Nesta praia fluvial, com parque de merendas, pode banhar-se no rio Tejo (atenção: a qualidade da água não é conhecida); do outro lado vê-se a Aldeia de Escaroupim, com as suas tradicionais casas de avieiros (pescadores nómadas originários de Vieira de Leiria). Para o respectivo apoio à praia fluvial e ao cais, há apenas um bar com esplanada e um cais de embarque, que se destina a desportos naúticos. Mas o parque de merendas já mencionado vale bem a pena. Tem várias churrasqueiras e três pontos de água, com muita sombra para fazer a sesta depois da comezaina.

praias fluviais
praias fluviais
itinari.com

10. Praia Doce

Atracções Praias Grande Lisboa

Requalificada em 2005 e posteriormente em 2015, a Praia Doce, como é conhecida em Salvaterra de Magos, tem actualmente e em permanência uma equipa de vigilância dos Bombeiros Voluntários durante os fins-de-semana, quando tem mais afluência. O município costuma ainda fazer todos os anos a reposição da areia na margem do rio. Com um extenso areal, é uma excelente opção para banhos com crianças, uma vez que não vai deixar de ter pé, mesmo com maré cheia. Sim, pode deixar os miúdos banharem-se à vontade, enquanto os vigia debaixo dos salgueiros. Além disso, há instalações sanitárias e um parque de merendas, perfeito local de descanso e lazer. 

Publicidade
piscinas naturais em portugal
piscinas naturais em portugal
Aldeias do Xisto

11. Praia Penedo Furado

Coisas para fazer Grande Lisboa

São quase duas horas de carro, mas vale a pena o esticão. Perto de Milreu, quase no centro do país, este é um dos locais mais conhecidos do concelho de Vila de Rei, talvez por ter sido uma das três finalistas do concurso Maravilhas de Portugal, na categoria de Praias de Rios, em 2012. Destaca-se desde logo pela passagem natural na rocha e pela ribeira a dividir o maciço rochoso. Às quedas de água que formam as piscinas naturais de Penedo Furado dá-se o nome de “bufareiras”. Com pouca profundidade, é ideal para programas em família, embora a praia também seja bastante procurada por campistas. No ponto mais alto, existe um rochedo imponente com uma enorme abertura de feitio afunilado, que dá nome à praia e onde foi criado o Miradouro do Penedo Furado. Daí poderá admirar a paisagem de serras e montes revestidos de pinhais, a ribeira do Codes, a albufeira da Barragem do Castelo de Bode e as casinhas das povoações envolventes.

Praia Fluvial do Patacão
Praia Fluvial do Patacão
Alpiarça

12. Praia do Patacão

Atracções Praias Grande Lisboa

É em terras ribatejanas, nas margens do rio Tejo, que se encontra esta praia fluvial, junto a uma antiga vila piscatória já abandonada. As edificações palafíticas em madeira, construídas a pensar nas cheias de Inverno, continuam a ter o seu encanto, apesar da degradação, e o local, incrivelmente sossegado, tem espaço de sobra, mas muito mais. A começar pelo ar puro e a sombra generosa, graças a frondosos salgueiros. Para ir a banhos ou para estacionar o carro e piquenicar, a escolha é sua.

Mais praias

Ribeira D'Ilhas
©Duarte Drago

Ficar de molho: as praias na Ericeira para aproveitar o Verão

Coisas para fazer

A água é fresca, as ondas podem ser intimidantes e a areia é grossa o suficiente para uma esfoliação inadvertida. Ainda assim, há qualquer coisa de magnético na linha de praias que se estende da Foz do Lizandro, a sul, até à praia da Calada, a norte. Se rumar à vila, tudo o que tem a fazer é levar consigo este guia.

Publicidade
Praia do Meco
Manuel Manso

As melhores praias naturistas em Portugal

Coisas para fazer

Fomos à procura das melhores praias naturistas em Portugal para poder andar como veio ao mundo, sem vergonha nem receio, e conhecer pessoas frescas que não têm medo de aragens. Dispa-se de preconceitos. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade