O que não pode perder no Lisboa na Rua

Mergulhámos na programação e dizemos-lhe tudo o que não pode perder
musica no cinema
©José Frade/EGEAC
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

Mais de duas dezenas de propostas, quase todas elas ao ar livre, quase todas de entrada livre. Um extenso cartaz que o convida a saltitar entre praças, jardins e diferentes bairros da cidade. É assim o Lisboa na Rua, uma iniciativa da EGEAC, que chega esta quinta-feira com mais uma edição farta em música, teatro, cinema, dança, magia e passeios.

O conselho que lhe damos é que antecipe a habitual compra de uma nova agenda e comece a tirar notas e a organizar-se, porque a escolha é muita. Damos-lhe boas razões para sair de casa. 

Recomendado: Coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Mais em Lisboa

Joana Carneiro
@Rodrigo César
Música

Concertos gratuitos de Jazz & Clássica em Setembro

Após o merecido repouso estival – ou após digressões por outras paragens –, muitas orquestras começam a aquecer os motores para a temporada de 2018/19 e algumas das primeiras aparições fazem-se em concertos gratuitos associados ao Festival Cantabile, ao Lisboa na Rua e ao Festival de Sintra. Enquanto as folhas outonais não começam a cobrir a calçada, esta lista de sugestões permite-lhe ouvir música ao vivo, sem gastar um cêntimo, um pouco por toda a cidade – de Belém às Avenidas Novas, passando pelo Bairro Alto e pela Avenida da Liberdade. 

Lumina Cascais
©DR
Coisas para fazer, Festivais

Setembro: um mês, tantos festivais

O regresso das férias pode ser um pouco menos doloroso graças aos festivais que animam Lisboa ao longo do mês de Setembro, isto tudo depois do marasmo que é habitualmente o mês de Agosto no que toca a estas lides festivaleiras. Lisboa Soa, Queer, Lumina, Chapéus na Rua: todos acontecem este mês. É uma verdadeira rentrée de festivais, com direito a tudo o que a cidade precisa para voltar a entrar no ritmo frenético: cinema, fado, teatro, cerveja, dança ou gastronomia. Não perca o fio à meada e siga as nossas sugestões. 

Publicidade
Timão de Atenas
@Jose Caldeira
Teatro

Teatro em Setembro: 12 peças a não perder

Shakespeare não falta à chamada, assim como não faltam Beckett, Strindberg, Claudio Tolcachir, Duncan Macmillan, Nuno Cardoso e a misteriosa Odete, entre outros. Autores de categoria, uns mais, outros menos reconhecidos, postos em cena por encenadores e intérpretes, na maior parte dos casos com provas dadas, noutros ansiosos por as prestarem perante o público. Este mês há peças de diferentes géneros, nascidas em diferentes épocas com diferentes intenções. Há umas que é só rir. Mas há também aquelas em que, rindo ou não, é preciso pensar e não apenas ficar ali sentado a fruir. Fruir é, aliás, a palavra-chave. Por isso tenham todo o prazer possível com esta dúzia de peças propostas.

Música

Concertos em Lisboa em Setembro

Setembro é um mês muito peculiar. Por um lado, queimam-se os últimos cartuchos do Verão. Por outro, é a altura da rentrée, do regresso à rotina que é também o regresso dos concertos em Lisboa. Para além de festivais como o Lisb-On, a Festa do Avante! e o Santa Casa Alfama, há uns quantos concertos que valem mesmo a pena, como os de Feist, Beach House, Mercury Rev ou Low. Mas nada que chegue aos calcanhares das duas datas, esgotadíssimas, dos U2 na Altice Arena. A mais institucional banda rock do mundo vem apresentar o álbum do ano passado, Songs of Experience. 

Publicidade