Uma livraria em Carnide onde a solidariedade é um livro aberto – e outros projectos solidários

Abriu em Carnide e vem servir a comunidade com livros a preços muito acessíveis.

Fotografia: Manuel Manso

Tirar o pó dos livros já foi uma tarefa mais difícil. Pôr de lado a ideia de os deitar fora e mentalizar-se que há mais sítios onde os levar — como é o caso da nova livraria solidária da freguesia de Carnide, um projecto levado a cabo pela Boutique da Cultura, uma associação sem fins lucrativos.

É num edifício da Santa Casa da Misericórdia, mesmo em frente ao da Junta de Freguesia de Carnide que se ergue esta nova livraria de apoio a toda a comunidade e aos que se quiserem juntar — isto porque tudo funciona a título voluntário. “Tudo foi feito com trabalho voluntário, desde a recuperação do espaço à catalogação de todos os livros”, conta Paulo Quaresma, responsável da Boutique da Cultura, que se juntou a mais duas associações, a Azimute Radical e a Crescer a Cores, para o projecto. O financiamento inicial surgiu através do programa BIP-ZIP (Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária) da Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido um dos projectos apoiados na edição de 2017.

A livraria solidária arranca com um catálogo de quase sete mil livros, vindos de particulares e doações de muitas bibliotecas, livros esses que vão estar à venda por valores simbólicos de 1€ a 5€, divididos entre dois espaços dentro do edíficio. Qualquer pessoa, independentemente da sua área de residência, pode visitar a livraria, assim como doar os livros que pretender. “As pessoas têm dois benefícios: o pessoal, para quem compra livros a preços muito acessíveis, e o benefício solidário em que 100% das receitas desta livraria revertem para alimentar projectos neste território”, explica.

Mas o projecto não se fica pelas prateleiras, nem dentro destas quatro paredes. A Boutique da Cultura quer arrancar com as Leituras ao Domicílio, que é isso mesmo que está a pensar — uma catrefada de voluntários (há mais de 70 já inscritos) vai levar leituras a casa de pessoas com algum tipo de limitação, quer ao nível da mobilidade ou de literacia.

“Queremos estar perto da comunidade, evitar o isolamento e envolver toda a gente no projecto”, explica. Paulo Quaresma conta que querem ir mais além, tornando algumas paragens de autocarro da freguesia em postos de troca de livros. “A ideia é tornar as esperas menos aborrecidas, promovendo a leitura. As pessoas levam um livro e deixam outro, acaba por ser tudo uma troca.”

E os livros que não estão em bom estado para venda? A Boutique está também a desenvolver um projecto de reciclagem de papel que desafia pessoas desempregadas ou que queiram ter outra ocupação a transformar o papel num produto que possa ser vendido, sendo que a receita reverte para a pessoa em questão.

Quanto ao pequeno terraço que a livraria dispõe, Francisco Camilo, um dos street artists que deu cor ao bairro Padre Cruz, fez o que sabe de melhor nas paredes exteriores pintando prateleiras repletas de livros. "Aqui neste espaço, quando o tempo bom chegar, vamos dinamizar leituras ao ar livre e workshops", conclui Paulo. 

General Henriques Carvalho, 3. Seg-Sex 14.30-19.30 e ao primeiro sábado de cada mês.

Mais projectos solidários

1

Dona Ajuda

A Dona Ajuda é uma loja social, do projecto Boa Vizinhança, e fica no Mercado do Rato, escondido nas traseiras de um quarteirão da Rua Alexandre Herculano. Aqui pode doar roupa, decoração, brinquedos e livros, tudo para depois ser vendido a preços simbólicos, redireccionando as verbas a actividades de apoio social da Boa Vizinhança.  

Mercado do Rato. R. Alexandre Herculano, 54.Seg-Sex 11.00-18.00 e Sáb 10.30-13.30

 

2

Frigo comunitário

Frutas, legumes, ovos, iogurtes e tudo o que precisar de baixas temperaturas tem lugar no primeiro frigorífico comunitário. A ideia veio do Brasil e foi implementada, em 2016, na Fábrica Alcântara Mar como forma de responder às carências dos moradores do bairro do Alvito Velho e da Cascalheira. No espaço está um mediador para garantir que tudo corre nos conformes, e quem vai ao frigorífico fica no anonimato — qualquer pessoa pode tirar o que quiser ou deixar o que tem a mais.

Fábrica Alcântara Mar. Rua da Cascalheira, 9.  

Publicidade
3

Corações Com Coroa Café

O Corações Com Coroa Café é um negócio social implementado pela Associação Corações Com Coroa, que oferece a quem o visita a oportunidade de apoiar a associação. Como? Com o consumo normal que faria num estabelecimento destes, que neste caso até tem sugestões gastronómicas escolhidas pelo Chef Kiko.

Biblioteca de Belém. R. da Junqueira, 295. Ter-Sáb 10.00-19.00.




4

Mercado Social de Santo António

Foi no início de 2016, que a junta de freguesia de Santo António abriu, no seu edifício-sede, o primeiro mercado social com direito a moeda própria e tudo, os Santos Antónios. Os produtos do espaço têm origem em doações particulares e da própria Junta e um dos principais objectivos é dignificar a ajuda e aliar a dignidade à solidariedade.

Calçada Moinho de Vento, 3. Seg-Sex 10.00-18.00. 

Publicidade

Outras leituras

Roteiro de livrarias independentes em Lisboa

Sítios onde é pouco provável que encontre um exemplar de “Maria Vieira no País do Facebook” mas de certeza que tropeça numa obra de Konsalik. Já agora, por que raio há tantos livros de Konsalik à venda em Lisboa? Não sabemos a resposta a essa pergunta, mas sabemos bem quais são as nossas livrarias independentes preferidas. Nota: uma livraria independente é uma loja de venda de livros que não está presa a uma cadeia, um franchising, um conglomerado ou qualquer tipo de substantivo colectivo usado para designar agremiações do género. A nossa lista também não inclui alfarrabismos de qualquer espécie.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa

Livrarias para crianças em Lisboa que tem mesmo de visitar

Um-dó-li-tá: o difícil é escolher onde comprar. Em Lisboa já existem algumas livrarias dedicadas aos mais pequenos, onde a literatura infanto-juvenil é o foco, os livros de editoras independentes têm lugar de destaque e o mundo da ilustração é a chave de ouro. Ora veja estas sugestões de livrarias para crianças em Lisboa, para não perder o fio à meada e deixar que elas tenham as prateleiras do quarto recheadas de letrinhas.  

Ler mais
Por Francisca Dias Real
Publicidade

Estas livrarias em Lisboa dão-lhe mais que fazer

Nem só de livros vivem estas livrarias em Lisboa. Eles estão lá, mas logo ao lado há também cartas de vinhos e gins. Outro tipo de literatura, portanto. Estas são livrarias especiais, onde uma visita significa muito mais mais do que virar umas páginas e ler meia dúzia de prefácios na diagonal. Têm exposições de arte, conferências, ciclos de leitura, workshops e até jogos de tabuleiro, para não falar no cafezinho da praxe. Parta à descoberta e boas leituras (ou não). Descubra ainda os melhores clubes de leitura e tertúlias em Lisboa.

Ler mais
Por Mauro Gonçalves

Comentários

0 comments