Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Viver em Lisboa: dez dicas para sobreviver na cidade

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Miradouro de São Pedro de Alcântara
©Inês Félix

Viver em Lisboa: dez dicas para sobreviver na cidade

Viver em Lisboa não é pêra doce, mas descanse. Nós temos muitos truques e dicas para sobreviver na cidade

Por Luís Leal Miranda e Tiago Neto
Publicidade

Lisboa é menina e moça, sim senhor, mas também pode ser uma cidade madrasta – madrasta tipo filme da Disney, não tipo a mulher do pai. Felizmente, o alfacinha é adepto, perdão, campeão, dessa modalidade olímpica denominada de chico-espertismo. Que é como quem diz, óptimos no desenrasque, nem sempre ético, seja qual for a situação. E é natural que se viver em Lisboa já tenha pensado "será que o elevador de Santa Justa só tem esta entrada?" ou "e como é que chego daqui ao Castelo sem cuspir um pulmão?". Grandes questões que aqui vai ver respondidas. Nesta lista encontra nove dicas para sobreviver na cidade. E é, no fundo, um guia para guardar pertinho porque pode vir a salvá-lo de muito dissabor urbano.

Recomendado: Os segredos da calçada lisboeta

Viver em Lisboa: 10 dicas para sobreviver na cidade

museu da filigrana
museu da filigrana
©Manuel Manso

10. Vá a um museu à pelintra

Não é ao domingo de manhã, sábado à tarde ou segunda de madrugada. Estes museus são de entrada gratuita sempre que a porta está aberta ao público ou recebem-no a troco de nada, sob marcação, para uma visita: Museu da Filigrana, Museu da Saúde, Museu do Dinheiro, Museu Nacional do Desporto, Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos e Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA.

Acha que conhece bem a cidade?

Consegue reconhecer algumas das portas mais bonitas de Lisboa?

Coisas para fazer

Amantes de batentes, fanáticos por fechaduras, loucos por aldrabas, viciados em umbrais, ombreiras, portões e portadas. Este desafio é para vocês. Reconhece estas portas? Espreite em baixo. Sabe onde ficam? Ora, experimente lá responder. Vá, nem lhe dificultámos muito a vida, algumas respostas são dadas, apesar de outras exigirem que se esforce um bocadinho. Depois de jogar, corra para a banca – afinal estas são apenas 16 das 101 portas que abrimos para si na revista desta semana. 

Descubra onde é isto e teste se é um verdadeiro lisboeta

Coisas para fazer Jogos e passatempos

Considere isto um treino para não corar quando alguém de fora lhe fizer perguntas difíceis sobre a sua própria cidade. Este é o segundo teste que o pode validar como um verdadeiro alfacinha, o que só acontece se responder a pelo menos três dos cinco desafios propostos. As soluções estão a seguir à imagem nº5 (ou antes da imagem nº 1, como lhe der mais jeito) e, apesar das imagens terem sido retiradas do Google Maps, não vale ir copiar ao Google. Aceita o nosso desafio? 

Publicidade

Descubra onde é isto e teste se é um verdadeiro lisboeta (parte 2)

Coisas para fazer

Considere isto um treino para não corar quando alguém de fora lhe fizer perguntas difíceis sobre a sua própria cidade. Este é o segundo teste que o pode validar como um verdadeiro alfacinha, o que só acontece se responder a pelo menos três dos cinco desafios propostos. As soluções estão a seguir à imagem nº5 (ou antes da imagem nº 1, como lhe der mais jeito) e, apesar das imagens terem sido retiradas do Google Maps, não vale ir copiar ao Google. Aceita o nosso desafio? 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade