Descubra onde é isto e teste se é um verdadeiro lisboeta

Conhece bem Lisboa vista de cima? Não basta saber onde se vende a melhor ginja, bifana, pastel de nata ou caracóis.

Considere isto um treino para não corar quando alguém de fora lhe fizer perguntas difíceis sobre a sua própria cidade. Este é o segundo teste que o pode validar como um verdadeiro alfacinha, o que só acontece se responder a pelo menos três dos cinco desafios propostos. As soluções estão a seguir à imagem nº5 (ou antes da imagem nº 1, como lhe der mais jeito) e, apesar das imagens terem sido retiradas do Google Maps, não vale ir copiar ao Google. Aceita o nosso desafio?

Recomendado: Descubra onde é isto e teste se é um verdadeiro lisboeta (parte 2)

Descubra onde é isto e teste se é um verdadeiro lisboeta

Imagem 1
1/6

Imagem 1

Pista: Começamos com uma imagem de dificuldade baixa. O que começou por ser um espaço de passeio, chamado precisamente Passeio Público, foi transformado em finais do século XIX naquela que é hoje a artéria mais poluída de Lisboa.

Imagem 2
2/6

Imagem 2

Pista: É um dos bairros mais simétricos da cidade e foi projectado na década de 30 pelo arquitecto Paulino Montez. Começou por se chamar Bairro Doutor Oliveira Salazar e adopta o modelo de cidade-jardim concebido pelo urbanista britânico Ebenezer Howard em finais do século XIX. Inserido no projecto municipal Novos Bairros, foi o primeiro exemplo em Lisboa de bairro para as classes operárias.

Imagem 3
3/6

Imagem 3

Pista: Este terreno que parece dividido em 18 parcelas pertence à EPAL e fica por cima de um dos seus reservatórios de água. Houve um projecto milionário para a construção de um campo de golfe, que chegou a arrancar em finais dos anos 90, mas que foi inviabilizado na sequência de falta de licenças e de queixas de moradores que ao verem torres de 35 metros e uma rede a toda a volta lhe chamaram "a capoeira". De momento não está previsto nenhum projecto para este espaço.

Imagem 4
4/6

Imagem 4

Pista: Nesta zona está agora a ser erguido um empreendimento desenhado pelo famoso arquitecto Renzo Piano e que viu a primeira pedra lançada em 1998. E, mesmo em frente, arrancam em Fevereiro arrancam as obras de um jardim à beira rio plantado com 38 950m2.

Imagem 5
5/6

Imagem 5

Pista: Já foi uma zona rural com grandes quintas, como é o caso da Quinta dos Apóstolos que apareceria no Google Maps se este tivesse sido inventado antes do século XIX. Entre ciprestes, eucaliptos, alfarrobeiras e jacarandás, alguns dos reis desta parada são Machado dos Santos, Cândido dos Reis, Miguel Bombarda ou José Elias Garcia.

Soluções

Imagem 1 - Avenida da Liberdade
Imagem 2 - Bairro Económico do Alvito
Imagem 3 - Terreno da EPAL em frente ao Amoreiras Shopping Center
Imagem 4 - Projecto dos Jardins Braço de Prata (que agora se chama Prata Living Concept)
Imagem 5 - Alto de São João

Trabalho de casa

Ciclovias em Lisboa. Só precisa de pedalada para percorrer a cidade

Até 2018 a cidade de Lisboa deverá atingir os 200 quilómetros de vias cicláveis. Enquanto nos ficamos pelos cerca de 60 já disponíveis não faltam opções para recorrer à bicicleta como meio de transporte, para que cada vez mais as duas rodas não sejam apenas um plano B. Venha daí pedalar.     

Ler mais
Por Maria Ramos Silva
Publicidade

Comentários

0 comments