A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
lisboa google maps

Descubra onde é isto e teste se é um verdadeiro lisboeta

Conhece bem Lisboa vista de cima? Não basta saber onde se vende a melhor ginja, bifana, pastel de nata ou caracóis.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Considere isto um treino para não corar quando alguém de fora lhe fizer perguntas difíceis sobre a sua própria cidade. Este é o segundo teste que o pode validar como um verdadeiro alfacinha, o que só acontece se responder a pelo menos três dos cinco desafios propostos. As soluções estão a seguir à imagem nº5 (ou antes da imagem nº 1, como lhe der mais jeito) e, apesar das imagens terem sido retiradas do Google Maps, não vale ir copiar ao Google. Aceita o nosso desafio?

Recomendado: Descubra onde é isto e teste se é um verdadeiro lisboeta (parte 2)

Descubra onde é isto e teste se é um verdadeiro lisboeta

Imagem 1

Pista: Começamos com uma imagem de dificuldade baixa. O que começou por ser um espaço de passeio, chamado precisamente Passeio Público, foi transformado em finais do século XIX naquela que é hoje a artéria mais poluída de Lisboa.

Imagem 2

Pista: É um dos bairros mais simétricos da cidade e foi projectado na década de 30 pelo arquitecto Paulino Montez. Começou por se chamar Bairro Doutor Oliveira Salazar e adopta o modelo de cidade-jardim concebido pelo urbanista britânico Ebenezer Howard em finais do século XIX. Inserido no projecto municipal Novos Bairros, foi o primeiro exemplo em Lisboa de bairro para as classes operárias.

Publicidade

Imagem 3

Pista: Este terreno que parece dividido em 18 parcelas pertence à EPAL e fica por cima de um dos seus reservatórios de água. Houve um projecto milionário para a construção de um campo de golfe, que chegou a arrancar em finais dos anos 90, mas que foi inviabilizado na sequência de falta de licenças e de queixas de moradores que ao verem torres de 35 metros e uma rede a toda a volta lhe chamaram "a capoeira".

Imagem 4

Pista: Nesta zona foi erguido um empreendimento desenhado pelo famoso arquitecto Renzo Piano e que viu a primeira pedra lançada em 1998. E, mesmo em frente, existe um jardim à beira rio plantado com 38 950m2.

Publicidade

Imagem 5

Pista: Já foi uma zona rural com grandes quintas, como é o caso da Quinta dos Apóstolos que apareceria no Google Maps se este tivesse sido inventado antes do século XIX. Entre ciprestes, eucaliptos, alfarrobeiras e jacarandás, alguns dos reis desta parada são Machado dos Santos, Cândido dos Reis, Miguel Bombarda ou José Elias Garcia.

Soluções

Imagem 1 - Avenida da Liberdade
Imagem 2 - Bairro Económico do Alvito
Imagem 3 - Terreno da EPAL em frente ao Amoreiras Shopping Center
Imagem 4 - Projecto dos Jardins Braço de Prata (que agora se chama Prata Living Concept)
Imagem 5 - Alto de São João

Trabalho de casa

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade