As melhores lojas para comprar utensílios de cozinha

Aspirantes a chefs de cozinha, este artigo é para vocês. Das facas aos electrodomésticos, dos tachos às formas de bolos, nestas sete lojas encontra de tudo.

Nas melhores lojas de utensílios de cozinha em Lisboa encontra desde básicos que não podem faltar entre tachos e panelas a gadgets sofisticados, dignos de chef de jaleca. 

 

As melhores lojas para comprar utensílios de cozinha

Pollux

3 /5 estrelas

Começou por vender malhas, tecidos e quinquilharias na Rua da Palma, em 1936, mas foi-se expandindo ao longo dos anos para outras áreas de negócio – à medida que também crescia o negócio, a loja da Rua dos Fanqueiros era inaugurada e o império subia em andares. Hoje é dos primeiros sítios que qualquer lisboeta se lembra para comprar aquela forma especial para bolos, aquela frigideira de qualidade que vai durar uma vida ou o kit completo de facas para cortar toda a variedade de alimentos que cabe no frigorífico. A disposição de produtos pelos andares mudou recentemente, mas uma volta pelos vários pisos é sempre enriquecedora. E tentadora.

Rua dos Fanqueiros, 276 (Baixa). 21 881 1200. Seg-Sáb 10.00-20.00

 

Ler mais
Baixa Pombalina
César Castro

César Castro

A César Castro está para cozinheiros amadores como a IKEA para a maioria das mulheres: apetece levar tudo, mesmo que não se precise de nada. A marca que nasceu no Porto e desceu à capital em 2013 é o paraíso dos utensílios de cozinha, o sítio ideal para encontrar aquele cortador de legumes xpto, o kit inteiro para preparar gins em casa, panelas e frigideiras de todos os tamanhos e feitios. Tem ainda uma série de máquinas industriais, artigos de pastelaria, instrumentos e produtos para cozinha molecular, produtos de cutelaria e até algumas peças de design.

Av. 5 de Outubro, 26B (Saldanha). 21 010 5840. Seg-Sáb 10.00-19.00

Publicidade

El Corte Inglés

5 /5 estrelas

É verdade que se demora mais tempo a ler a distribuição de secções no elevador do El Corte Inglés do que à espera dele (ou será o contrário?), mas no caso dos utensílios de cozinha não há nada que enganar: piso 5. Há outros artigos fora da área à mistura, muitas loiças, copos e faqueiros, mas a nível de frigideiras, máquinas, gadgets, facas, ui, há um sem fim de produtos para comprar. Uma pinça para finalizar pratos? Um pimenteiro da Peugeot? Uma faca para cortar presunto? Aqui encontra tudo, para todos os preços.

Av. António Augusto Aguiar, 31. 21 371 1700. Dom-Qui 10.00-22.00, Sex e Sáb 10.00-23.30

Ler mais
São Sebastião
Pra Mesa

Pra Mesa

Abriu em 2012 perto do Campo Pequeno e, como o nome indica, tem tudo aquilo que serve para compor a mesa – vidraria da Marinha Grande incluída – e isso contempla todos os utensílios necessários para preparar a comida. Não tem loja online, mas a página de Facebook está sempre a ser carregada com novidades e é lá que pode ver os espiralizadores de legumes (um bestseller) as máquinas para fazer pasta fresca, os afiadores de facas eléctricos, os doseadores de ingredientes, as formas para bolos e bolachas, tudo.

Av. Defensores de Chaves, 89 (Campo Pequeno). 21 603 3353. Seg-Sáb 10.00-19.00

Publicidade
A Loja dos Cozinheiros

A Loja dos Cozinheiros

É tanto uma loja dos cozinheiros como para cozinheiros, já que aqui há uma cozinha onde muitos chefs costumam aparecer para fazer workshops. Fica em Algés, na rua dos bombeiros, e tem todo o tipo de produtos, “desde grandes equipamentos à pequena pinça”, dizem. Traduzido por miúdos, desde placas de indução a processadores de alimentos, desde máquinas de vácuo a sifões, desde facas importadas a facas com selo nacional, por aí fora. O sítio certo para presentear quem sempre sonhou ter um restaurante e quer começar a fazer umas experiências em casa.

Av. Margarida Palla, 25A (Algés). 21 418 0480. 09.30-13.00/ 14.30-20.00

Le Creuset

Le Creuset

Popular marca francesa dos anos 20, as peças da Le Creuset são o sonho de qualquer aspirante a cozinheiro amador. Os tachos coloridos, de ferro fundido, de aço inoxidável ou de alumínio antiaderente (entre outros materiais) são presença constante em qualquer cenário de estrela de culinária da TV, mas não é essa a razão pela qual está no top de escolhas de muita gente. A durabilidade, a boa distribuição e conservação de calor, a facilidade de limpeza e a estética são alguns dos seus pontos fortes. A loja das Amoreiras tem uma oferta grande e recebe encomendas feitas através do site da marca. Recentemente, o Cascaisshopping também ganhou uma Le Creuset. 

 Amoreiras Shopping Center. 21 580 6776. Seg-Dom 10.00-23.00

Publicidade

Queijaria Cheese Shop

A loja de Pedro Cardoso, um entendido em queijos que está sempre disposto a dois dedos de conversa e explicações sobre os vários produtos que serve, não se esgota nas (perfumadas) prateleiras de queijos. Tem um recanto de peças ligadas à iguaria, com facas, máquinas e outros artigos que dão bons presentes para aquele tio/amigo/colega que adora queijos. Da marca holandesa Boska vem uma panóplia de facas para queijos de pasta mole ou queijos curados; há máquinas de raclettes caseiras, panelas para fondue de queijos, algumas tábuas e ainda azeites para completar a petiscada.

Rua do Monte Olivete, 40 (Príncipe Real). 21 346 0474. Ter-Sex 11.00-21.00, Sáb 10.00-21.00, Dom 10.00-16.00

Ler mais
Princípe Real

Mais cozinha

Cinco cores e cinco receitas da cozinha saudável

Os pratos querem-se coloridos e não é só porque fica melhor na fotografia para o Instagram. Diz quem sabe que um prato cheio de frutas e vegetais de todas as cores e feitios é nutricionalmente mais rico e faz melhor à saúde (do que os alimentos processados e prontos a consumir onde a única parte multicolorida é a embalagem). A naturopata Vânia Ribeiro, autora do blogue Made by Choices, quer dar "o devido destaque às frutas e aos vegetais", que deviam ser a base da nossa alimentação, e lançou um livro para explicar esta história toda da cor dos alimentos. Melhor ainda: junta-lhe receitas coloridas. A post shared by by Vânia (@madebychoices) on Apr 14, 2017 at 1:32am PDT Mas que história é essa das cores? Vânia explica: “As cores transmitem estímulos, vibrações e informações importantes acerca do alimento. Cada cor ou pigmento de um alimento é dado pela presença de fitonutrientes que desempenham funções importantes no nosso organismo, tal como protecção, defesa, regeneração e eliminação de toxinas.” Aqui há cinco cores – verde, vermelho, laranja, castanho e roxo –, cada uma correlacionada com um órgão do nosso corpo. No livro isto está tudo explicadinho e organizado por capítulos. Nós seleccionámos os benefícios e uma receita de cada cor.

Ler mais
Por Inês Garcia

Os pratos que demoram mais tempo a cozinhar em Lisboa

96 horas para preparar uma sopa? Um dia inteiro para cozinhar um prato de porco? Um empadão que precisa de 30 horas para ficar pronto? Sim, sim e sim. Estes são os pratos que demoram mais tempo a cozinhar em Lisboa – e aqueles pelos quais não nos importávamos de esperar a vida inteira. 

Ler mais
Por Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

A próxima ceia: os jovens chefs que queremos continuar a acompanhar

Uns chegaram há menos tempo à cozinha, outros parece que já têm uma vida disto. Já mostraram bom trabalho e por isso queremos continuar acompanhá-los. Metemos as mãos no josper por estes chefs que ainda têm muito para dar às cozinhas de Lisboa. Conheça melhor os sete chefs que vão preparar as próximas ceias.

Ler mais
Por Catarina Moura

Comentários

0 comments