A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
vestidos de noiva
Joana Montez

Está de casamento marcado? Conheça 15 marcas portuguesas para noivas

Dos vestidos às flores, sem esquecer os sapatos e as jóias. Casar é um caso sério, sobretudo quando se é a noiva. Espreite estas 15 marcas portuguesas.

https://media.timeout.com/images/105796494/image.jpg
Escrito por
Mauro Gonçalves
e
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Há mais de uma dezena de marcas portuguesas com uma palavra a dizer na hora de compor a noiva. Mas nem tudo são vestidos brancos. O visual é para ser cuidado da cabeça aos pés e há muito que decidir, desde o penteado (complexo, daqueles para durar metade de um dia a fazer, ou mais simples, com recurso a toucados) até ao calçado, desde os clássicos de saltos altos às propostas mais práticas, como as sabrinas e as sapatilhas brancas, para noivas precavidas que não sabem se vão querer fugir a sete pés antes do apito final. Se não for para este ano, ficam já de olho para o próximo. Conheça estas 15 marcas portuguesas para noivas, todas em Lisboa ou online. 

Recomendado: As melhores marcas e lojas de vestidos para casamentos

Quinze marcas portuguesas para noivas

  • Compras
  • Artigos para noivas
  • Lisboa

Ana Coelho Duarte, a wedding planner por detrás da novidade, ajuda noivos a planear o casamento. No seu espaço, no centro de Lisboa, recebe os noivos e apresenta-lhes soluções à medida, desde fotógrafos a designers de bolos. E claro, há ainda um showroom com vestidos de noiva, que podem ser personalizados ao gosto de cada cliente. Quanto à escolha do local da boda, também tem uma palavra a dizer. Para visitar o espaço, basta fazer uma marcação online ou por telefone, não lhe é cobrado qualquer valor por isso e pode, desde logo, ficar a conhecer outros serviços: cabelo, maquilhagem, acessórios, flores, cerimónia e lua de mel.

  • Compras
  • Artigos para noivas
  • Sintra
  • preço 2 de 4

Catarina Vassalo criou uma marca a pensar apenas nos acessórios para o cabelo, da pedraria pesada à vegetação mais exuberante. É aproveitar a moda dos penteados simples, para carregar nos toucados. Além das peças expostas na loja, dá sempre para fazer ao gosto de cada cliente. Se a noiva pede, é uma ordem. Há desde arranjos florais a coroas, como o Toucado Núbia, feito de peças de metal vintage, pedras semi-preciosas, cristais e pérolas.

Publicidade
  • Compras
  • Avenidas Novas

A inspiração de Raquel d’Orey, criadora e artesã, está lá atrás, no charme retro dos toucados, chapéus e tiaras de outros tempos. Mas o toque final é bem actual e complementa na perfeição o vestido. Pedras, flores, metais, penas e tecidos – não há limites para os materiais que são usados no ateliê da Chapeauxik, apesar do gosto das noivas nem sempre acompanhar os modelos mais excêntricos. É melhor deixá-los para as convidadas, aquelas que não têm pudores em ofuscar quem quer que seja.

Em 2021, Catarina Durães decidiu apostar todas as fichas no seu sonho. Mesmo perante a instabilidade do sector, abriu um atelier de vestidos de noiva e montou um showroom no Estoril. Nasceu a Constance, pautada por silhuetas românticas e minimais. O serviço está disponível por marcação.

Publicidade
  • Compras

Já que casar é pensar no visual da cabeça aos pés, os sapatos são dos complementos mais importantes. O problema é encontrar uns que façam sentido. Sem caviar mas com o creme como uma das cores à escolha, esta marca portuguesa nascida no fim de 2016 convida noivas e convidadas para uma sessão de personalização. Com ou sem laço? Seis ou 12 centímetros? Com ou sem glitter? Só tem mesmo de se preocupar com as escolhas. Mas, quando achar que a missão está cumprida, lembre-se que as solas e palmilhas também podem ser feitas para a ocasião.

Não há volta a dar. Se há coisa que não pode faltar num casamento é uma boa dose de botânica, sejam as rosas mais farfalhudas do mundo ou um capim básico, numa onda campestre-bucólica, claro. E há quem já tenha alguns anos disto, como é o caso de Graça O’Neill. A matéria-prima são as flores. A partir daí, Graça faz delas o que quer e o que os noivos querem, convenhamos. Das famosas tiaras de flores aos arranjos de mesas, passando pelo indispensável bouquet, este jardim não se esgota.

Publicidade
  • Compras
  • Cascais

Joana Montez formou-se na Escola de Moda de Lisboa, completando a sua formação com a pós-graduação em tendências de moda, em Paris. Em 1998 abriu o seu atelier em Cascais, que começou por se dedicar sobretudo aos vestidos de noiva, mas entretanto alargou a oferta para vestidos de festa, porque as convidadas também têm direito a ir aperaltadas. O estilo é moderno, boho e muito feminino. Mas todos os vestidos são feitos por medida, incluindo os de colecção, adaptados sempre ao corpo da sortuda. A cereja no topo do bolo é o serviço de styling, para ajudar com o cabelo, a maquilhagem, os sapatos e os adereços. Trocado por miúdos, não vai precisar de sair do mesmo sítio.

As Josefinas são um caso de sucesso e até têm uma colecção para noivas, com três modelos de sabrinas, umas sapatilhas e uns sapatos baptizados "Marie Antoinette" (na imagem). As Meghan (563€) têm um bordado manual que demora 23 horas a ser executado, inspirado em Meghan Markle, e foram criadas para o casamento real britânico de 2018.

Publicidade
  • Compras
  • Avenidas Novas

A Oh, Maria é o verdadeiro rebento de quarentena que deixou de existir só no ecrã para florir nas Avenidas Novas com casa própria. Entre ramos de flores frescas e arranjos de espécies secas, há uma secção reservada a casamentos, com alguns bouquets predefinidos. Mas como o dia se quer especial e com ele todos os elementos que dele fazem parte, é sempre possível personalizar ao gosto de cada noiva.

  • Compras
  • Artigos para noivas
  • Lisboa

Simplicidade e sofisticação são os elementos de assinatura do atelier criado por Madalena Braga e Inês Freitas. As duas criativas passaram os últimos anos a explorar a moda nupcial, com um foco especial nos vestidos de noiva, embora também se aventurem de vez em quando pelo universo dos vestidos de festa. O traço e a atenção aos materiais é uma constante, seja qual for o modelito.

Publicidade
  • Compras
  • Artigos para noivas
  • Areeiro/Alameda
  • preço 3 de 4

Na hora de falar de tendências de moda para noivas, Pureza é a melhor conselheira. Volta e meia, lá voa ela para Paris, Milão e até para paragens mais longínquas, de onde nunca imaginámos que viriam bons tecidos para casar. Pois bem, já nada é o que era, só o gosto de algumas portuguesas é que continua a pender um bocado para o clássico vestido rodado e para o véu de dez metros. Passando essas à frente, entrar na igreja a usar duas peças é que está a dar e as rendas não só não passam de moda, como se querem aos molhos, todas diferentes.

No começo de 2020, Rita Patrocínio abriu portas ao seu próprio atelier. Os vestidos brancos não são as únicas obras-primas que lhe saem das mãos, embora sejam as noivas o principal alvo da sua criatividade. Silhuetas clássicas com detalhes contemporâneos fazem parte do manual de estilo deste estúdio lisboeta.

Publicidade

Quando nos cruzámos com este ateliê, encontrámos sobretudo acessórios (uns importados, outros feitos na casa) e outros complementos que nenhuma noiva dispensa no grande dia: cabelo e maquilhagem. Mas estavam prometidos mais vestidos e a promessa foi cumprida. Margarida Alvim lançou em 2017 a primeira colecção do Stoa Atelier, feita à base de silhuetas clássicas com laivos de sofisticação. Os modelos já desenhados são só uma inspiração. O forte continuam a ser os modelitos por medida e, normalmente, quem vem para o vestido aproveita para sair com o pacote completo.

  • Compras
  • Artigos para noivas
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

As mãos responsáveis pelos vestidos do atelier Uhma são de mulheres, mães, avós e filhas, que se guiam pelas histórias que lhes contam e pelo que os sorrisos lhes dizem sem querer. O objectivo é que cada vestido, desenhado por medida e à medida de cada noiva para o dia mais especial de todos, seja o reflexo bonito da mulher que o usa, sem a ofuscar.

Publicidade
  • Compras
  • Sapatos
  • São Sebastião

É uma etiqueta de referência no que toca ao calçado feminino, quer para o dia-a-dia, quer para as ocasiões mais especiais. A Zilian tem ainda um serviço específico para as mais exigentes das clientes: exclusiva da loja da Avenida António Augusto de Aguiar, a colecção de noivas alia-se ao atendimento personalizado para que nenhuma saia sem o seu par ideal.

Guia para noivas

  • Compras
  • Artigos para noivas

Para além do conhecimento técnico, fotografar casamentos requer compromisso e sensibilidade. O melhor álbum não é composto pelas tradicionais fotografias dos noivos e dos convidados, mas de detalhes e momentos genuínos. Mas nem sempre o fotógrafo perfeito para uma cerimónia tradicional na igreja é o melhor para uma boda de pés na areia. Felizmente para si, a lista já está feita.

  • Compras
  • Moda

Ano novo, novos casamentos e se as noivas estão a mil, as convidadas não andam muito longe. Há quem tenha um, dois, três, quatro, cinco casamentos até ao final de 2020, o que faz da caça ao vestido uma tarefa das mais duras que há. Se for da equipa das precavidas, já vai ter tudo decidido e pronto a vestir.

Publicidade
Olá, despedidas de solteiro em Lisboa
  • Coisas para fazer
  • Jogos e passatempos

Depois de já estar praticamente tudo preparado para o grande dia, está na hora de relaxar. Costuma dizer-se que é a última oportunidade para os noivos aproveitarem uma festa sem as eventuais restrições que o casamento trará. Actividades radicais, passeios com copos e escape games: já lá vai o tempo em que as despedidas de solteiros em Lisboa se resumiam a visitas a clubes de striptease.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade