Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Saiba o que comprar e comer no Summer Market Stylista
Summer Market Stylista
Gonçalo M Catarino/GStudio Anna Westerlund

Saiba o que comprar e comer no Summer Market Stylista

Prepare o Verão e encha o armário de novidades no Summer Market Stylista, no Hipódromo Manuel Possolo

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Da FIARTIL para os oito mil metros quadrados do Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, a próxima edição do Summer Market Stylista acontece sexta-feira e sábado, dias 26 e 27, entre as 10.00 e as 19.00. Conta com muitas novidades e as marcas habituais: Latitid, Cantê, DCK, Isto, Juliana Bezerra, Futah, Cata Vassalo, MPL Beauty, Santini ou Brigadeirando. Os bilhetes (3€) serão vendidos online e o uso de máscara é obrigatório – quem se esquecer da sua, pode comprar uma, à porta, à associação de solidariedade AJU, que terá também uma banca de roupa em segunda mão com peças de Maria Guedes, a cara por detrás do Summer Market Stylista. Vá pronto para abraçar o Verão e vir mais carregado para casa.

Recomendado: Fique de olho e com o pé nestas marcas portuguesas de calçado

O que comprar no Summer Market Stylista

Cata Vassalo
Cata Vassalo
Cata Vassalo

Cata Vassalo

Catarina Vassalo ficou conhecida graças aos toucados e grinaldas – para noivas e não só – mas rapidamente lhes juntou aos ganchos, coroas, bandoletes, brincos, pregadeiras, chapéus e canotiers de todas as cores. A partir daí têm predominado as flores, folhas, pedraria e muitos dourados – um básico que serve para qualquer ocasião. A última colaboração foi com a influencer Alice Trewinnard numa colecção cápsula, já com artigos esgotados, alguns repostos neste Summer Market. E mesmo a tempo deste mercado lançou uma nova colecção de bandoletes: a Catalina, a Claire, a Kendall e a Vienna. Prepare um Verão vaidoso em acessórios e comece a sonhar com essas ocasiões especiais. 

Le Mot
Le Mot
Le Mot

Le Mot

Se há coisa que as fotografias de moda urbana (leia-se street style) nos ensinam é que uma t-shirt é essencial em qualquer guarda-roupa. E se há sítio onde isso é evidente é em Paris, principal capital de moda. É em francês que é impresso todo o estilo e palavreado da Le Mot, de Susana Santos, que deixou de ter apenas t-shirts e passou a ter também tops, hoodies e até uma saia. É altura de aproveitar para renovar o guarda-roupa com a nova colecção ou apostar tudo nas t-shirt tie dye sem mangas, um best-seller em azul e rosa.  

Publicidade
Anna Westerlund
Anna Westerlund
Gonçalo M. Catarino

Anna Westerlund

As criações em cerâmica de Anna Westerlund andavam por aqui e por ali, entre site e concept stores da cidade, mas desde que abriu a (TOGETHER), a sua loja no Chiado, que a marca deu aquele passo que precisava para se consolidar à séria e mostrar ao público este trabalho artesanal. Mais conhecida pelas peças de cerâmica coloridas, Anna Westerlund atirou-se também para o campeonato dos acessórios, com colecções de brincos que mistura vários materiais. As peças, feitas à mão, são únicas e podem juntar metal e missangas de porcelana. É para usar e abusar da cor neste Verão com a nova colecção.

Mustique
Mustique
Mustique

Mustique

Vera Caldeira da Silva e Pedro Ferraz são quem tem mão na marca que nasceu em Lisboa, mas cuja inspiração veio de uma viagem à Índia onde se apaixonaram pela arte do block print, uma técnica indígena onde artesãos cravam em blocos de madeira os padrões e pintam para depois estamparem os tecidos. Lançaram uma colecção e a coisa não abrandou até agora, sendo que todos os Verões voltam à Índia para trabalhar as novas colecções e as produções numa fábrica familiar. Para este Verão, vá com tudo no tie dye. 

Publicidade
Campos Store
Campos Store
Campos Store

Campos Store

As formas voluptuosas e soltas das peças da Campos Store ajudam a que se adaptem a todos os tipos de corpo e até estilos, pela sua simplicidade e versatilidade. Alexandra Neto é quem dá a cara e que acredita que as peças que temos no armário devem ser duradouras e, de preferência, que as usemos por muitos e bons anos. É com base nisso que a Campos produz as suas peças básicas e intemporais. Ora espreite.

ISTO
ISTO
ISTO

ISTO

Uma t-shirt e uma camisa: a ISTO começou assim. Agora tem mais uma série de peças disponíveis, mas continuam a ser totalmente transparentes com o consumidor. A política de preços está clara para quem compra e a produção é local. A ISTO destaca-se pelos seus básicos – a t-shirt é a prata da casa – e pelo facto de tudo ser feito com algodão 100% orgânico. Este ano estrearam-se nas peças para mulher, lançando a primeira colecção feminina, criada com a ajuda de  Stephanie Pérez-Ankarvall, com experiência da Everlane e da Arket. Da linha de mulher fazem parte uma camisa de linho e uma gama de t-shirts com três modelos diferentes: crew, v-neck e striped.  

Publicidade
DCK
DCK
DCK

DCK

É uma marca portuguesa para os adeptos de Verão o ano todo, com dezenas de modelitos com mais de 300 padrões. Os produtos são limitados e quando esgotam não são repetidos. Este ano a coleccção Get Out There surge com o mote "vestir a vida" dividida em seis linhas: a Cotton, com uma colecção cápsula feita em hemp (folha de cannabis), a Sport, com calções 100% reciclados a partir de garrafas de plástico, a Casual (100% poliamida e feitos em Portugal), a Venice, com modelos curtos e vintage, a Classic e a Kids, para os pequenotes.   

MPL Beauty
MPL Beauty
MPL Beauty

MPL’ beauty

Mafalda Pinto Leite é dona e senhora da MPL’ beauty, uma marca de produtos de beleza biológica, natural, sustentável e vegan. Malfada dedica-se a ajudar a promover uma filosofia para melhorar a beleza de dentro para fora com ferramentas que ajudam a gerar mudanças na sua saúde, confiança e criatividade. A marca tem séruns, cápsulas para cabelo, rolos de massagem, esfoliantes, pau santo, e até ingredientes e superalimentos para juntar à sua alimentação. 

Publicidade
Galpão 51
Galpão 51
Galpão 51

Galpão 51

Foi em 2018, que Inês Pereira da Costa, e Joana Silveira Machado trouxeram esta marca de swimwear brasileira para Portugal. E este Verão é especial, com cheiro a Lisboa, uma vez que a marca criou uma colecção cápsula com a artista portuguesa Sofia Bastos. Esta colecção é limitada e conta com três modelos, um fato de banho e dois biquínis, todos de cores diferentes e tingidos à mão com a técnica tie-dye, foi feita entre Lisboa e Rio de Janeiro. A Galpão 51 é conhecida pelos cortes intemporais, técnicas manuais e tingimentos artesanais, e durante o Summer Market vão lançar um modelo exclusivo. É estar de olho.

Futah
Futah
© Futah

Futah

É impossível passar ao lado desta marca portuguesa conhecida pelas suas toalhas de banho originais, criadas por uma grupeta de três primos, Catarina, Mariana e Ricardo, que quis conjugar a arte da produção tradicional árabe com o design português. Os produtos são feitos de fibras de algodão 100% naturais e são leves, para serem fáceis de transportar. Há toalhas individuais, grandes, redondas ou para criança, não faltam os ponchos atoalhados e os sacos para guardar tudo.

Publicidade
Cantê 2020
Cantê 2020
Cantê

Cantê

Entrar na loja da Cantê no Chiado é sempre entrar num paraíso diferente. Este ano, a Cantê embarcou numa viagem até ao calor tropical do Brasil para trazer para cá a alegria do seu povo e a beleza da Bahia, tudo trazido na nova colecção Bonita, que já está disponível no site, assim como a linha My First Cantê, para os mais pequenos. Fique a saber que há também uma linha de lingerie, a My Intimate Cantê, para dar outro ânimo àquela gavetinha lá de casa. A colecção da marca de Mariana Delgado e Rita Soares é toda produzida em Portugal, e o que é nacional é bom.

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Juliana Bezerra

Juliana Bezerra

Podem não ser as jóias que mais dão nas vistas, mas Juliana Bezerra soube agarrar-se bem ao conceito da simplicidade que ela própria definiu para as suas peças. A inspiração vem directamente da botânica. Sementes, folhas, cascas ou flores – a natureza está por todo o lado. Aproveite para deitar o olho às colecções recentes: uma em parceria com a marca de doces Brigadeirando, com colares e brincos com formas de bolo, ou a colecção Herbário, inspirada numa viagem a São Miguel, nos Açores. No mercado vai mostrar pela primeira vez a colecção “Quem é do Mar não enjoa”.

Publicidade
Benedita Formosinho
Benedita Formosinho
Benedita Formosinho

Benedita Formosinho

As peças de Benedita Formosinho são roupas intemporais, com materiais naturais, nobres e autóctones. Benedita reaproveita os desperdícios de colecções para criar peças únicas e fluídas, apostando num minimalismo que casa bem com todo o tipo de corpos e gostos. Para o tempo fresco, a designer apostou todas as fichas no algodão e no linho, em tons nude, com camisas, vestidos, t-shirts e culottes.

Latitid 2020
Latitid 2020
Latitid

Latitid

A Latitid não deixou cair por terra a nova colecção e trouxe-a a bom porto através do Instagram, numa apresentação em directo. Escapism é o nome do Verão 2020 da marca portuguesa das irmãs Inês Posser e Marta Fonseca, com loja no Porto e em Lisboa, que se inspiraram na movida e boémia Los Angeles. Esta é a colecção mais colorida da marca: há amarelo mostarda, rosas framboesa, azul eléctrico, tecidos metalizados, tie dye ou estampados a lembrar azulejos, tudo com cortes rectos inspirados nos anos 70. Este ano, a marca apresenta ainda bonés, sacos e mais saídas de praia. 

Publicidade
ines telles jewelry
ines telles jewelry
Goncalo M. Catarino

Inês Telles Jewerly

Inês Telles dá nome à sua marca e ao seu ateliê homónimo. Cada jóia é criada manualmente, em prata e em ouro, e produzidas em pequenas colecções quase exclusivas. A magia acontece no seu estúdio-oficina na Calçada das Necessidades, aberto ao público consoante marcação prévia (jewelry@inestelles.com). No mercado pode ficar a conhecer peças de várias colecções, mas a nova colecção será lançada lá.

so so store
so so store
so so store

So-So Store

Aqui há gato, nem tudo o que vem à rede é peixe, cão que ladra não morde e quem anda à chuva molha-se não são apenas expressões tipicamente portuguesas: são brinquedos da So-So, a marca de objectos em madeira que os arquitectos Maria do Rosário Santos e João Paulo Marques criaram. Plástico? Não, obrigada. Produção em série, idem, idem, aspas, aspas. Maria faz as ilustrações e das mãos de João saem cada uma das peças esculpida, lixada e acabada na sua oficina em Cascais.  

Publicidade
Mahrla
Mahrla
Mahrla

Mahrla

Quando Sílvia Pereira começou nestas andanças não achou que a sua marca ganhasse as dimensões que tem agora. Coloca amor em tudo o que faz e as criações para a marca não são excepção – a Mahrla tem design próprio e confecção 100% nacional, no norte do país, com peças minimalistas que assentam a todo o tipo de mulheres. É comum as peças serem dominadas pelos folhos, pelas cores sólidas e pela fluidez dos tecidos.

O que comer no Summer Market Stylista

Brigadeirando - Primavera 2020
Brigadeirando - Primavera 2020
Moacir Lopes

Brigadeirando

Há poucos que resistem às criações docinhas da Brigadeirando, polvilhadas pelo amor que todos os dias Carolina Henke dedica ao negócio. Não pode ignorar nunca os brigadeiros artesanais, com sabores mais tradicionais, como o cacau e chocolate branco, mais crocantes como os de cobertura de avelã, amêndoa e pistácio ou picantes, com especiarias. Além da versão clássica mini, há em bolos com brigadeiros no topo e tartes. Depois de se render no mercado é fácil bater à porta da loja da Lx Factory (seg-dom 13h00-18.00) ou encomendar as novidades Primavera-Verão no site, como a pavlova de frutos amarelos, o mini-bolo branco ou os mini-bolos de insectos para os miúdos. 

Santini
Santini
© DR

Santini

Antes de Attilio Santini, o fundador, instalar os seus gelados no Tamariz, em 1949, já os fazia em Itália. Quando cá chegaram fizeram suspirar meio mundo e até foram considerados os melhores do mundo. Agora já fazem parte de um império – um daqueles onde é preciso esperar para ser atendido, dado o número de clientes sequiosos que se amontoa à porta. Morango e nata são os mais batidos, mas a carta já não é só clássicos: pode calhar encontrar açaí com morango, biscoito amaretto ou doce de ovo com pinhão. Vá, refresque-se entre compras.

Publicidade
colé - summer market stylista
colé - summer market stylista
Gonçalo M Catarino

Colé

A Colé faz gelados artesanais de pauzinho com fruta fresca, que varia consoante a época. Tanto têm o exótico de açaí e banana como o fresco de abacaxi e hortelã, morango, melancia, frutos vermelhos ou manga e morango. Todos sem corantes nem conservantes, sem glúten e sem lactose.  

Mais compras de Verão

Zouri
© DR

Marcas sustentáveis para compras online

Compras

Na hora de comprar olhe para a etiqueta, para a pegada ambiental e para os pequenos negócios que, afinal de contas, parecem estar sempre aqui para nós mesmo nos tempos mais difíceis. Descubra estas marcas sustentáveis para compras online.  

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade