Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right 16 filmes e séries para ver em família no Halloween
Toy Story de Terror
Disney+

16 filmes e séries para ver em família no Halloween

Prepare-se para sustos moderados com estes filmes e séries para ver em família no Halloween

Por Raquel Dias da Silva
Publicidade

Já estava a planear uma sessão de cinema de terror quando se lembrou dos miúdos? Não há problema. Pode sempre apanhar uns sustos mais moderados: além de não faltar programação especial na televisão, em canais como o Panda, o Disney Channel e o Disney Junior, há várias propostas para ver em diferentes plataformas de streaming, como a Disney+ e a Netflix. É à escolha do freguês, mas para não perder muito tempo a decidir tratámos já de fazer uma lista para o ajudar a decidir. Só precisa de pôr os miúdos, até os mais medricas, quietinhos no sofá, e tratar das mantas e das pipocas. As propostas incluem clássicos de terror para toda a família, especiais de Halloween e até séries de bruxinhas. 

Recomendado: As melhores coisas para fazer com crianças no Halloween em Lisboa

Filmes e séries para ver em família no Halloween

Disney Channel
Disney Channel
Disney Channel

1. Os Descendentes 2

No segundo filme da saga Os Descendentes, Ben (Mitchell Hope), agora Rei de Auradon, Mal (Dove Cameron), Evie (Sofia Carson), Carlos (Cameron Boyce) e Jay (Booboo Stewart) continuam a estudar juntos e a viver diariamente grandes aventuras. Mas, inesperadamente, Mal sente pressão para tentar não ser má, por isso regressa à Ilha dos Perdidos, que agora é liderada por Uma (China Anne McClain), a filha de Úrsula, Harry Gancho (Thomas Doherty), filho do Capitão Gancho e Gil (Dylan Playfair), filho de Gaston. Quando os protagonistas descobrem que estes “recém-líderes” raptaram Ben, eles regressam a Auradon para fazer uma cópia da varinha mágica e salvar o seu amigo, com a ajuda de Dizzy (Anna Cathcart), filha de Drizzela Tremaine.

Disney Channel. Sáb (31) 15.30. Também disponível em Disney+.

Hocus Pocus
Hocus Pocus
DR

2. Três Bruxas Loucas

Neste clássico da cultura pop, um trio de bruxas tricentenárias, conjuradas involuntariamente por uns miúdos que se divertiam no Dia das Bruxas, prepara-se para lançar um feitiço sobre a cidade e reclamar a sua juventude de volta. Mas primeiro vão ter de se coordenar e de vencer os jovens e um gato falante.

Disney+.

Publicidade
Toy Story de Terror
Toy Story de Terror
Disney+

3. Toy Story de Terror

Neste especial de Halloween (21 minutos) do universo da longa-metragem de animação Toy Story, o que começa por ser uma viagem divertida para os protagonistas acaba por se tornar numa aventura terrível. Depois de um dos brinquedos desaparecer, os outros envolvem-se numa série de acontecimentos misteriosos num motel assustador.

Disney+.

“Os Simpsons” – A Casa da Árvore dos Horrores
“Os Simpsons” – A Casa da Árvore dos Horrores
Disney+

4. Os Simpsons – A Casa da Árvore dos Horrores

O título refere-se a Treehouse of Horror, o terceiro episódio da segunda temporada da série Os Simpsons, que inspirado em banda desenhada de terror dos anos 1950, começa por avisar que talvez seja demasiado assustador para as crianças. Mas, calma, há mais: não estamos a falar só de um episódio, mas de uma colecção deles, todos dedicados ao Halloween, que recriam filmes clássicos do Dia das Bruxas.

Disney+.

Publicidade
filmes de Halloween
filmes de Halloween
A Casa Fantasma (2006)

5. A Casa Fantasma

Animado em 3D, o primeiro filme de Gil Kenan conta como, na véspera do Dia das Bruxas, DJ, Chowder e Jenny descobrem que a casa em frente está assombrada. O lugar parece ter vida própria e engolir tudo e todos os que se aproximam, mas os três jovens arquitectam um plano para vencer as forças do mal que a dominam.

Netflix.

Hotel Transylvania
Hotel Transylvania
Hotel Transylvania

6. Hotel Transilvânia

Nesta longa-metragem animada, o Conde Drácula gere um hotel cinco estrelas na Transilvânia, onde vão passar férias todos os monstros possíveis e imagináveis, alguns dos quais fazem parte do pessoal do estabelecimento. Mas um rapaz humano descobre o hotel e apaixona-se pela filha adolescente de Drácula. A história continua em Hotel Transilvânia 2. E entretanto também é possível voltar atrás no tempo, quatro anos antes da história do primeiro filme, com a primeira temporada da série Hotel Transylvania: The Series.

Netflix. 

Publicidade
filmes de Halloween
filmes de Halloween
Ghost Patrol (2016)

7. Ghost Patrol

Neste filme animado de Karen J. Lloyd, duas crianças e um cão, que se auto-denominam de Patrulha Fantasma, recebem uma chamada sobre uma velha mansão e cedo percebem que vão ter de investigar a sua primeira casa assombrada.

Netflix.

Super Monstrinhos: Dia de los Monstros
Super Monstrinhos: Dia de los Monstros
Netflix

8. Super Monstrinhos: Dia de los Monstros

Neste especial de Halloween da série animada Super Monstrinhos, eles são convidados a celebrar o Día de los Muertos na cidade natal de Vida, com a sua família mágica, novos amigos monstrinhos e um desfile de outro mundo.

Netflix.

Publicidade
filmes de Halloween
filmes de Halloween
StarBeam: a heroína do Halloween (2020)

9. StarBeam: a heroína do Halloween

A super-heroína Zoey, protagonista da série original da Netflix StarBeam – cuja primeira temporada estreou em Abril de 2020 – acaba de ganhar um especial do Dia das Bruxas. Nesta nova história, o ganancioso Capitão Barba de Peixe decide roubar os doces de Halloween a toda a gente, mas nada temam — StarBeam e o Boost têm uns truques na manga para salvar o dia.

Netflix.

A Pior das Bruxas
A Pior das Bruxas
A Pior das Bruxas

10. A Pior das Bruxas

Nesta série inspirada nos livros de Jill Murphy, que já vai na quarta temporada, a protagonista é Mildred Hubble, uma menina de dez anos obcecada por fantasias imaginárias que, depois de ajudar uma bruxinha a voltar para a Academia Cackle, acaba por descobrir que também tem poderes especiais.

Netflix. 4 temporadas.

Publicidade
O Guia de uma Babysitter para Caçar Monstros
O Guia de uma Babysitter para Caçar Monstros
O Guia de uma Babysitter para Caçar Monstros

11. O Guia de uma Babysitter para Caçar Monstros

Baseado no primeiro volume da popular série de livros infanto-juvenis de Joe Ballarini, este filme conta a história de Kelly Ferguson, uma jovem adolescente que aceita relutantemente tomar conta de Jacob Zellman no Halloween, mas acaba por ser recrutada por uma sociedade secreta de babysitters que protegem crianças com poderes especiais contra todo o tipo de monstros, depois do Bicho-Papão e os seus monstros levarem o miúdo de quem ela estava a tomar conta. Tamara Smart (A Pior das Bruxas) e Tom Felton (Harry Potter) fazem parte do elenco.

Netflix.

Goosebumps: Arrepios
Goosebumps: Arrepios
Goosebumps: Arrepios

12. Goosebumps

Com realização de Rob Letterman e argumento de Darren Lemke, este filme de aventura inspira-se na série juvenil Arrepios, do escritor Robert Lawrence Stine, para contar a história de Zach Chooper, um adolescente bastante deprimido desde que deixou Nova Iorque e se mudou para Greendale, e que se apaixona pela nova vizinha, Hannah. À partida, tudo bem, mas o pai dela é, nada mais, nada menos, do que o mundialmente famoso escritor R. L. Stine, conhecido por várias colecções juvenis de histórias de terror. E, trancados na sua biblioteca privada, estão todos os monstros por si criados em cada um dos livros que escreveu.

Netflix.

Publicidade
Gremlins
Gremlins
Gremlins

13. Gremlins

Filme de culto dos anos 80, esta divertidíssima comédia de terror, escrita por Chris Columbus e realizada por Joe Dante, é passada no Natal, mas não tem falta de criaturas diabólicas, neste caso os Gremlins do título. Tudo começa quando o inventor Rand Peltzer oferece ao seu filho Billy um presente original: um invulgar animal de estimação, baptizado de Gizmo, que parece simpático, inteligente e inofensivo. Excepto depois de se molhar acidentalmente e produzir cinco criaturas que se transformam em monstros grotescos.

Netflix.

Para os mais crescidos

Os 100 melhores filmes de terror de sempre

Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Ainda assim, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da Time Out, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror, como o mestre Stephen King. O resultado é uma lista variada e que inclui, inevitavelmente, algumas escolhas polémicas.

Christian Bale em American Psycho
©IMDB

Terror no feminino: 11 filmes de terror realizados por mulheres

Filmes Terror

Foram sobretudo os homens que, historicamente, se sentaram na cadeira de realizador de filmes de terror (e não só). Mas, ao longo das últimas décadas, esse desequilíbrio começou a esbater-se, o género perdeu a conotação caricata, continuou a ganhar fãs, a qualidade das produções subiu, e hoje são várias as obras assinadas no feminino que nos fazem saltar do assento.

Publicidade
Let the Right One In, Royal Court
© Manuel Harlan

Oito filmes de terror para ver a dois

Filmes

O amor, às vezes, pode ser muito macabro. Por isso, em vez de escolherem um romance cómico ou dramático para ver de mãos dadas, escolham um destes oito filmes de terror para ver a dois. Há desde películas mais obscuras, como The Sinful Dwarf (1976), do realizador dinamarquês Vidal Raski, a clássicos do género como A Mosca (1986), do mestre canadiano David Cronenberg.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade