Goosebumps
©Disney/David AstorgaArrepios (Zack Morris, Ana Yi Puig, Miles McKenna, Will Price e Isa Briones)

Dez filmes e séries para ver em família no Halloween

Prepare-se para sustos moderados com estes filmes e séries para ver em família no Halloween.

Publicidade

Já estava a planear uma sessão de cinema de terror quando se lembrou dos miúdos? Não há problema. Pode sempre apanhar uns sustos menos assustadores: além de não faltar programação especial na televisão, há várias propostas para ver em diferentes plataformas de streaming, como a Disney+ e a Netflix. É à escolha do freguês, mas para não perder muito tempo a decidir tratámos já de fazer uma lista para o ajudar. Só precisa de pôr os miúdos, até os mais medricas, quietinhos no sofá, e tratar das mantas e das pipocas.

Recomendado: Treze séries para ver no Halloween

Filmes e séries para ver em família no Halloween

  • Filmes
  • Filme

Baseada nos livros de R. L. Stine, que também já foram passados para o cinema, a série Arrepios segue um grupo de cinco alunos do liceu da pequena cidade de Port Lawrence que, inadvertidamente, libertam forças sobrenaturais sobre esta, quando começam a investigar a morte trágica de um adolescente chamado Harold Biddle, ocorrida 30 anos antes, e organizam uma festa de Halloween na antiga casa da família do rapaz.

Disney+

2. Contos do Medo

Realizado por David Yarovesky e produzido pelo mestre dos sustos, Sam Raimi, este filme para toda a família é baseado no popular livro com o mesmo nome. Fã de histórias de terror, todas as noites Alex tem de contar uma história arrepiante ou ficará preso para sempre com a sua nova amiga no apartamento de uma bruxa má. Com Winslow Fegley, Lidya Jewett e Krysten Ritter.

Netflix

Publicidade

3. Frankenweenie

Uma homenagem a Frankenstein, agora em formato de animação e com a mão criativa de Tim Burton por detrás. Frankenweenie começa com a morte de Sparky, o cão do jovem Victor Frankenstein, o que obriga o rapaz a reconstruir o seu animal de estimação da única maneira que conhece. Cria um monstro. Todavia, com o tempo, apesar do terror causado pelo novo aspecto do bicho, convence toda a gente de que Sparky é o animal terno que sempre foi.

Disney+

4. Hotel Transylvania

Nesta longa-metragem animada, o Conde Drácula gere um hotel cinco estrelas na Transilvânia, onde vão passar férias todos os monstros possíveis e imagináveis, alguns dos quais fazem parte do pessoal do estabelecimento. Mas um rapaz humano descobre o hotel e apaixona-se pela filha adolescente de Drácula. A história continua em Hotel Transylvania 2 e Hotel Transylvania 3. E entretanto também é possível voltar atrás no tempo, quatro anos antes da história do primeiro filme, com a primeira temporada de Hotel Transylvania: The Series.

Netflix

Publicidade

5. Os Marretas em Haunted Mansion

Gonzo, o Grande – o fanfarrão mundialmente famoso – enfrenta o maior desafio da sua vida, passando a noite no sítio mais assustador da Terra, a Haunted Mansion. Lançada em 2021 no Disney+, esta comédia musical é o primeiro especial de Halloween dos Marretas, que se voltam a juntar para interpretar os fantasmas sombrios e adorados da tal mansão assombrada.

Disney+

6. Toy Story de Terror

Neste especial de Halloween com uns breves 21 minutos, protagonizado pelos bonecos da saga Toy Story da Pixar, o que começa por ser uma viagem divertida para os protagonistas acaba por se tornar numa aventura terrível. Depois de um dos brinquedos desaparecer, os outros envolvem-se numa série de acontecimentos misteriosos num motel assustador.

Disney+

Publicidade

7. Três Bruxas Loucas

Nesta comédia fantástica de Halloween, realizada por Kenny Ortega, um trio de bruxas tricentenárias, conjuradas acidentalmente por uns miúdos que se estavam tentar divertir no Dia das Bruxas, prepara-se para lançar um feitiço sobre a cidade e reclamar a sua juventude de volta. Mas primeiro vão ter de se coordenar e de vencer os jovens e um gato falante. Em 2022, a Walt Disney lançou a sequela da primeira aventura, também disponível no serviço de streaming.

Disney+

8. Simplesmente Aterrador

Nesta série de televisão antológica, todas as histórias se relacionam com O Curioso, um misterioso coleccionador de contos de magia negra, encontros sobrenaturais e tecnologia distorcia, que aparece sempre no início e no fim de cada episódio. Com dobragem em português, diz que é para toda a família, mas o melhor é preparar-se para deixar os miúdos dormir consigo, pelo menos por uma noite.

Netflix

Publicidade

9. Uma Série de Desgraças

Neil Patrick Harris lidera um elenco de luxo nesta produção original da Netflix, que reinventa a aclamada colecção de livros de humor negro de Lemony Snicket, sobre as desventuras de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, três irmãos orfãos a tentar sobreviver à perseguição de Conde Olaf, que quer a fortuna das crianças. Verdadeiramente divertida, esta série para toda a família promete transportar pais e filhos para um ambiente de sonho – neste caso, de pesadelo.

Netflix

  • Filmes
  • Filme

Se Tim Burton podia ter realizado A Família Addams? Podia. A estética dos filmes que, nos anos 90, adaptaram as histórias do cartoonista Charles Addams não está muito afastada da sua obra. Mas o encontro entre o realizador e os Addams só aconteceu em 2022, nesta série que coloca os holofotes sobre a personagem da filha mais velha da família. Jenna Ortega destaca-se como Wednesday, mas o elenco conta ainda com a sempre intensa Christina Ricci, aqui no papel da professora Marilyn Thornhill, depois de ela própria ter sido Wednesday nos filmes de Barry Sonnenfeld.

Netflix

Para os mais crescidos

  • Filmes
Os 100 melhores filmes de terror de sempre
Os 100 melhores filmes de terror de sempre

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Sobretudo tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de obras como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica.

  • Filmes
  • Terror

Foram sobretudo os homens que, historicamente, se sentaram na cadeira de realizador de filmes de terror (e não só). Mas, ao longo das últimas décadas, esse desequilíbrio começou a esbater-se, o género perdeu a conotação caricata, continuou a ganhar fãs, a qualidade das produções subiu, e hoje são várias as obras assinadas no feminino que nos fazem saltar do assento. Por isso, e porque um bom filme de terror não serve apenas para engatar descaradamente, deixamos-lhe uma lista de filmes de terror realizados por mulheres. Porque a qualidade não tem género.

Publicidade
  • Filmes

O amor, às vezes, pode ser muito macabro. Por isso, em vez de escolherem um romance cómico ou dramático para ver de mãos dadas, escolham um destes oito filmes de terror para ver a dois. Há desde películas mais obscuras, como The Sinful Dwarf (1976), do realizador dinamarquês Vidal Raski, e The Loved Ones (2009), do australiano Sean Byrne, a clássicos do género como A Mosca (1986), do mestre canadiano David Cronenberg, ou mesmo o mais recente, e estreado em Cannes, Vai Seguir-te (2015), do cineasta norte-americano David Robert Mitchell.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade