Halloween em Lisboa

Guia para o Dia das Bruxas com as melhores festas, fantasias e programas do Halloween em Lisboa.

Happy trevas
©Lais Pereira

O dia mais assustador do ano está a chegar. E apesar da tradição do Halloween ainda não ter pegado a 100% em Lisboa, as iniciativas macabras multiplicam-se. Além de festas, há caminhadas, sessões de cinema e muitos outros programas sombrios pela cidade. Se prefere passar o dia no sofá a fingir que não está ninguém em casa enquanto lhe batem à porta a pedir doçuras ou travessuras, pegue na manta e prepare o chá: temos filmes de terror para todos os gostos e feitios. Se, por outro lado, quer viver o dia a preceito, prepare-se impressionar com a fantasia perfeita.

Descubra o guia completo para celebrar o Halloween em Lisboa.

Recomendado: As melhores coisas para fazer este mês

Guia para o Dia das Bruxas

Perca os medos e aventure-se neste Halloween em Lisboa
Coisas para fazer

Perca os medos e aventure-se neste Halloween em Lisboa

O Halloween está a chegar e Lisboa promete fervilhar de eventos macabros que não vão deixar ninguém metido em casa no Dia das Bruxas, com medo das assombrações. A nossa sugestão é que se aventure, combine com familiares ou amigos e vá para a rua pôr o coração à prova. Não ganhámos para o susto, mas fizemos tudo para que nada lhe falte. 

Lisboa assombrada: os espíritos andam aí
Coisas para fazer

Lisboa assombrada: os espíritos andam aí

Está alguém aí? É esta a pergunta chave da ficção de terror e uma das palavras a evitar em casas assombradas da vida real (nos filmes costuma ser tiro e queda). Só porque mais vale não arriscar, mesmo que não acredite em bruxas, já sabe... "pero que las hay, las hay". Do centro de Lisboa a Sintra, fizemos um roteiro especial de sítios que podem ser considerados impróprios para almas mais assustadiças. Mesmo que estejam cheios de gente, os fantasmas , os espíritos, vagueiam à socapa e nenhum virar de esquina é totalmente seguro. 

As melhores festas de Halloween em Lisboa
Noite

As melhores festas de Halloween em Lisboa

Apesar de não ser uma tradição portuguesa, o Halloween já foi adoptado por cá e ainda bem porque nós gostamos é de festas. É verdade que este ano o Dia das Bruxas calha a meio da semana, mas não é por isso que a cidade não se enche de festas – até porque depois é feriado. Aos poucos elas vão sendo anunciadas e a verdade é que o fim do mês promete ser um susto. Com ou sem disfarce, o melhor é beber e dançar nestas as festas de Halloween em Lisboa, para depois nem se lembrar. 

Filmes de Halloween - filmes de terror para todos

Os melhores filmes de Halloween, com muito terror e algum humor
Filmes

Os melhores filmes de Halloween, com muito terror e algum humor

Nem só de medo, suspense e sobrenatural vive o Dia das Bruxas e os filmes que o tomam como tema. Há sempre espaço para o humor (que pode ser muito negro), para a comédia e até para produções para toda a família, em filmes de imagem real ou de animação. Divirta-se com os melhores filmes de Halloween, ambientados no Dia das Bruxas e à sua volta, desde o clássico de Frank Capra, O Mundo É Um Manicómio (1944), até Contos de Halloween (2015), uma série de histórias interligadas, filmadas por Neil Marshall, Darren Lynn Bousman, Axelle Carolyn, Lucky McKee, Andrew Kasch, Paul Solet, John Skipp, Adam Gierasch, Jace Anderson, Mike Mendez, Ryan Schifrin e Dave Parker. 

Os melhores filmes para o Halloween
Filmes

Os melhores filmes para o Halloween

Quem diz Halloween diz cinema de terror, e quem diz cinema de terror diz John Carpenter, Tobe Hooper e Dario Argento, entre outros mestres do género. Claro que é possível fazer uma lista alusiva à época mais abrangente, até com filmes para toda a família, mas não é isso que aqui se quer. Estes são os dez melhores filmes para se arrepiar no dia das bruxas e não só, de Massacre no Texas a Halloween – O Regresso do Mal. Porque a noite de 31 de Outubro pede uma boa sessão de cinema de nos fazer tapar os olhos de medo.

Os 100 melhores filmes de terror de sempre
Filmes

Os 100 melhores filmes de terror de sempre

O cinema de terror é monstruoso. Destratado, incompreendido e alvo de virulentos ataques críticos, consegue ainda assim andar para a frente, deixado um rasto de destruição no seu caminho. Para alguns, os filmes de terror são pouco melhores do que pornografia, preocupando-se apenas em gerar uma reacção no público – seja horror, desassossego ou repugnância – e sem tempo a perder com aspirações mais elevadas. Para outros, são filmes que se vêem bem, engraçados até: uma oportunidade de gritar e/ou rir dos pesadelos alheios. Mas quem presta atenção reconhece que a história do terror é uma história de inovação e inconformismo cinematográfico, um lugar onde ideias perigosas podem ser exprimidas, técnicas radicais exploradas, e onde realizadores afastados da corrente dominante conseguem ter impacto cultural. Se o cinema tiver um inconsciente, um lugar escuro de onde emergem novas ideias, trémulas e deformadas, tem de ser o terror. A verdadeira questão é: quais são os melhores filmes de terror? Depois de consultarem um painel de actores, realizadores, argumentistas e fãs do género, os críticos da Time Out elegeram os 100 melhores filmes de terror de sempre. 

Os melhores filmes de terror na Netflix
Filmes

Os melhores filmes de terror na Netflix

A história do cinema de terror já vai longa. Desde o início do século XX que dezenas de realizadores, desde grandes mestres como Alfred Hitchcock a heróis de culto como George Romero, expandem e redifinem os limites do género. E esta amplitude referencial e estética está bem patente na nossa lista dos 100 melhores filmes de terror de sempre. A oferta de filmes de terror na Netflix ainda é limitada, mas estão lá clássicos como Gritos, de Wes Craven, A Mosca, de David Cronenberg, ou Veio do Outro Mundo, de John Carpenter. E não só.

Clássicos de cinema para totós: especial Terror
Filmes

Clássicos de cinema para totós: especial Terror

Do início do século XX até aos dias que correm, muitos foram os realizadores que dedicaram a assustar os espectadores com monstros maquiavélicos, espíritos misteriosos e sangrias desenfreadas. Cinéfilo que se preze já viu todos os clássicos de cinema de terror: os melhores do género na história do cinema.  

Filmes de terror: sete fantasmas mesmo assustadores
Filmes

Filmes de terror: sete fantasmas mesmo assustadores

Há casas, hotéis e até orfanatos assombrados nestes sete filmes de terror com fantasmas, assinados por realizadores como Robert Wise, Stanley Kubrick ou Jack Clayton.

Oito filmes de terror realizados por mulheres
Filmes

Oito filmes de terror realizados por mulheres

Aquela ideia do sexo fraco, lembram-se? Pois, apesar da pujança do sexismo, essa forma de ver as mulheres está morta. Razão? Simples: elas já não vão nisso. E afirmam-se, mesmo que seja preciso acotovelar uns homens para, por exemplo, fazerem filmes de terror. Há mais, mas por enquanto ficam estas pioneiras.  

Sete filmes de terror para ver a dois
Filmes

Sete filmes de terror para ver a dois

O amor pode ser muito macabro. Em vez de escolherem um romance cómico ou dramático para ver de mãos dadas, escolham um destes sete filmes de terror para ver a dois.

Os melhores filmes para o Halloween
Filmes

Os melhores filmes para o Halloween

Quem diz Halloween diz cinema de terror, e quem diz cinema de terror diz John Carpenter, Tobe Hooper e Dario Argento, entre outros. Estes são os cinco melhores filmes para se arrepiar no dia das bruxas e não só. Porque não há Halloween sem uma boa sessão de cinema de nos fazer tapar os olhos de susto.

Drácula, o mito aos 120 anos
Filmes

Drácula, o mito aos 120 anos

A primeira vez foi Nosferatu. E depois foi um corrupio que, com todas as suas variações e declinações, tornou o romance na “franchise” informal mais bem sucedida de sempre. Oportunidade para actores, alguns que quase se confundiram com a personagem, embora a maioria não tenha deixado rasto. Mas estes 10 Dráculas não se esquecem. Já andava em busca de inspiração para o Halloween? 

Mostrar mais