Filme, Cinema, Terror, Thriller, Gritos (2022)
©DR | Gritos de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett
©DR

Os melhores filmes de Halloween, com muito terror e algum humor

Há bruxas, monstros, demónios, fantasmas e assassinos em série nestes filmes de Halloween, ambientados no próprio Dia das Bruxas.

Escrito por: Hugo Geada
Publicidade

Nem só de medo, suspense e sobrenatural vivem o Dia das Bruxas e os filmes que o tomam como tema. Há sempre espaço para o humor (que pode ser muito negro), para a comédia e até para produções para toda a família, em filmes de imagem real ou de animação. Por isso, divirta-se com alguns dos melhores filmes de Halloween, ambientados no Dia das Bruxas e à sua volta, desde o clássico Halloween – O Regresso do Mal (1978) até Beetlejuice, Beetlejuice (2024), uma série de histórias interligadas, filmadas por vários realizadores. Estes são alguns dos melhores filmes de Halloween, disponíveis em várias plataformas.

Recomendado: Halloween em Lisboa

Os melhores filmes de Halloween

Beetlejuice Beetlejuice

De Tim Burton (2024)

Três décadas depois, o fantasma mais sarcástico do cinema está de volta e Tim Burton prova que o seu imaginário gótico continua relevante e interessante. Lydia Deetz, agora mãe e apresentadora de um programa paranormal, volta a ver-se perseguida por Betelgeuse, num enredo que mistura luto, caos e uma boa dose de humor mórbido. Michael Keaton, Winona Ryder e Catherine O’Hara retomam os seus papéis, com Jenna Ortega a trazer nova vitalidade à família Deetz. 

HBO Max

Gritos VI

De Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett (2023)

Naquele que é o sexto capítulo do franchise, este filme continua a surpreender, seja pela violência e terror, mas também pela originalidade e sentido de humor. Agora em Nova Iorque, as irmãs Carpenter (interpretadas por Melissa Barrera e Jenna Ortega) tentam recomeçar a vida depois dos massacres de Woodsboro, mas o passado veste novamente a máscara de Ghostface. O cenário urbano sufocante ajudam a elevar a tensão, mantendo o equilíbrio entre sustos brutais e humor negro.

Apple TV (Aluguer)

Publicidade

Totally Killer

De Nahnatchka Khan (2023)

Passaram 35 desde que um assassino conhecido como o Sweet Sixteen Killer matou três adolescentes. Mas, na noite de Halloween, o vilão regressa para fazer uma quarta vítima: Pam, uma velha amiga dessas adolescentes, cuja filha Julie, também acaba por ficar frente a frente com o assassino mascarado. Acidentalmente, a jovem viaja no tempo até 1987, o ano dos primeiros homicídios e tenta mudar a história. Uma produção que junta ficção científica, terror e comédia na mesma panela, com Julie Bowen (Uma Família Muito Moderna) e Kiernan Shipka (As Arrepiantes Aventuras de Sabrina).

Prime Video

A Maldição em Bridge Hollow

De Jeff Wadlow (2022)

Os Gordon mudam-se de Brooklyn para uma pequena cidade onde o Halloween é levado muito a sério, com decorações espalhadas a cada canto. O pai, Hunter, é um céptico professor de ciências que não acha grande piada à coisa, mas a pequena Syd depressa aprende que a casa para onde se mudaram pode estar mesmo assombrada, o que desperta o seu entusiasmo. Trata-se de Stingy Jack (Jack da Lanterna), figura mítica do Halloween que toma conta da cidade ao dar vida a todas as assustadoras decorações. Uma comédia para toda a família com Priah Ferguson, a Erica Sinclar de Stranger Things.

Netflix

Publicidade

Hubie Halloween

De Steven Brill (2020)

Adam Sandler é Hubie Dubois, um adulto aficcionado pelo Halloween que todos os anos zela pela segurança da sua comunidade durante os festejos da noite mais assustadora do ano. Mas os habitantes de Salem (sim, essa terra) não o levam muito a sério, até Hubie se tornar a última esperança da cidade, após os habitantes começarem a desaparecer. Uma comédia com um herói bastante improvável e um elenco que conta com actores como Julie Bowen, Ray Liotta, Noah Schnapp, Steve Buscemi e Maya Rudolph.

Netflix

Um Susto de Filme

De Keenen Ivory Wayans (2000)

É um dos mais famosos filmes paródia e tem como ponto de partida a longa-metragem Scream, lançada quatro anos antes. Aliás, Scary Movie (o nome original de Um Susto de Filme) chegou a ser o título provisório de Scream, que também empresta a esta paródia a popular "ghost face", a máscara usada pelos assassinos da fita original. A acção arranca na noite de Halloween, quando Drew Decker recebe uma chamada de telefone ameaçadora, sendo depois perseguida e assassinada por uma figura mistério, à semelhança do filme original, mas com pormenores disparatados. Mas há mais filmes do género terror que não fogem à paródia, de Sexta-Feira 13 a O Projecto Blair Witch.

SkyShowtime/ Max/ AppleTV+ (Aluguer)

Publicidade

Halloweentown

De Duwayne Dunham (1998)

Figuras sobrenaturais de todos os tamanhos e feitios, dos vampiros às bruxas, criaram uma terra paralela ao nosso mundo para escapar da perseguição dos humanos. Chama-se Halloweentown e para os três jovens irmãos (Marnie, Dylan e Sophie) esta história é apenas uma história de encantar. Mal eles sabem que a mãe Gwen e a avó Aggie são bruxas e que Halloweentown corre perigo, após forças verdadeiramente maléficas andarem a perseguir os seus residentes. Este foi o primeiro de quatro filmes produzidos pelo Disney Channel e todos contam com Debbie Reynolds (Serenata à Chuva) no elenco, no papel de Aggie.

Disney+

O Corvo

De Alex Proyas (1994)

Sombrio, kitsch, poético, um clássico. Estas são algumas das muitas palavras utilizadas para descrever The Crow (o original, mantenha-se longe do remake), um filme que se tornou icónico e com influências na cultura pop, que vão desde o wrestling à música. A longa-metragem é uma história de vingança e tragédia. Brandon Lee interpreta Eric Draven, um músico assassinado que regressa do além para punir os responsáveis pela morte da sua noiva. A sua presença, intensificada pelo acidente fatal que resultou na morte do próprio actor durante as filmagens, confere à obra uma aura quase mítica.

HBO Max

Publicidade

Três Bruxas Loucas

De Kenny Ortega (1993)

Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy são as vedetas desta comédia fantástica de Halloween. Interpretam três bruxas, as irmãs Sanderson, que há 300 anos, em Salem, foram julgadas e executadas por feitiçaria, e voltam a viver no Halloween devido à imprudência de um par de adolescentes. As três feiticeiras têm apenas uma noite para voltarem a ser de carne e osso e querem vingar-se dos habitantes da cidade por aquilo que lhes foi feito séculos antes. E os miúdos responsáveis pela sua reaparição, ajudados por um gato imortal, têm que fazer tudo para que isso não aconteça e o trio volte para onde veio e nunca mais apareça. O que lhes vale é que estas bruxas são um bocado trapalhonas e não primam pela inteligência.

Disney+/ AppleTV+ (Aluguer)

O Estranho Mundo de Jack

De Henry Selick (1993)

É um filme de Halloween? É um filme de Natal? É um filme de Halloween e de Natal ao mesmo tempo? Apesar de o título original desta animação musical realizada por Henry Selick e escrita e coordenada por Tim Burton ser The Nightmare Before Christmas, é perfeitamente lícito incluí-la numa lista destas. Jack Skellington, o Rei da Cidade do Halloween, descobre a Cidade do Natal e o Pai Natal, e tenta transplantar o Natal para as suas paragens, mas os resultados são desastrosos. Poesia lúgubre, humor de cemitério, personagens inesquecíveis, um pouco de terror, a música de Danny Elfman e a animação de volumes fazem o encanto sombrio (de Halloween), festivo (de Natal) e misto de ambos, deste filme único.

Disney+/ AppleTV+ (Aluguer)

Publicidade

Ghostwatch

De Lesley Manning (1992)

Transmitido na noite de Halloween de 1992, este filme enganou um país inteiro ao apresentar o terror como se fosse televisão em directo. O falso documentário britânico, realizado por Lesley Manning e escrito por Stephen Volk, acompanha uma equipa da BBC a investigar fenómenos sobrenaturais numa casa londrina – até que o espectáculo sai do controlo.

Dailymotion

E.T. – O Extraterrestre

De Steven Spielberg (1982)

Se quem não se sente não é filho de boa gente, quem não derramou uma lágrima furtiva na cena da morte de E.T.… Enfim. O mais comovente filme da década de 1980 (e um dos primeiros a retratar um extraterrestre como, digamos, um tipo decente metido numa aflição) ocupa um lugar especial na cinematografia de Steven Spielberg. Escrito por Melissa Mathison, com os jovens Henry Thomas, Drew Barrymore e Peter Coyote, foi visto por alguns críticos, em leitura sem dúvida muita política, como um filme contra a discriminação racial, em virtude da forma como explora com grande simplicidade as relações entre seres diferentes. E tem uma icónica sequência passada durante o Halloween.

Prime Video/ AppleTV+ (Aluguer)

Publicidade

O Desvendar de um Mistério

De Peter Medak (1980)

Antiquado, no melhor sentido da palavra, é como se pode definir o muito negligenciado policial sobrenatural em que o realizador Peter Medak usa cinematografia em estado puro para fazer um tipo… enfim, borrar-se todo. No filme, o magistral George C. Scott interpreta um conhecido compositor que, depois da morte da mulher e do filho num acidente de viação, aceita um lugar de professor em Seattle e muda-se para uma arrepiante e assombrada casa vitoriana. Para se ter uma ideia, até cenas habitualmente xaroposas de vulgaridade, como a sessão espírita em que se tenta contactar o irrequieto espírito do rapaz morto, são montadas com grande habilidade e convicção emocional para parecerem pelo menos verossímeis.

Filmin

Halloween – O Regresso do Mal

De John Carpenter (1978)

O filme de Halloween por excelência. 15 anos depois de assassinar a irmã, a 31 de Outubro de 1963, Michael Myers foge da clínica psiquiátrica em que estava encerrado e volta à sua cidadezinha natal para matar de novo. Trabalhando com um pequeno orçamento e meios limitados, John Carpenter rodou um dos maiores filmes da história do cinema de terror, situando a história num sítio o mais anónimo e banal possível, conduzindo a acção de forma essencialmente visual e usando a banda sonora de sua autoria para obter um máximo de efeito de suspense e horror. Com Jamie Lee Curtis (que se revelou aqui), Donald Pleasence e Nick Castle num Michael Myers que nunca fala e que nada parece deter.

Onde ver: Cultpix/ AppleTV+ (Aluguer)

Publicidade

It’s the Great Pumpkin, Charlie Brown

De Bill Melendez (1966)

Charlie Brown, Snoopy, Linus e toda a restante turma dos Peanuts celebram o Dia das Bruxas à sua maneira. Isto é, sem sustos mas com muito riso. Neste especial, realizado por Bill Melendez, Charlie Brown é convidado para uma festa de Halloween, Snoopy assinala a data de uma forma especial, Lucy não pára de embirrar com toda a gente e Linus, em vez de se vestir de criatura sobrenatural e andar à caça de doces pela vizinhança, instala-se no meio de um campo de abóboras, à espera que o Great Pumpkin do título o visite. Quem não acha graça nenhuma é Sally, a irmã de Charlie Brown. Um clássico animado de Halloween feito originalmente para televisão, mas que também passou no cinema.

Apple TV+

Tenha medo, muito medo

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade