A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
  1. Claudia Cardinale
    DRClaudia Cardinale
  2. Sophia Loren
    DRSophia Loren
  3. Silvana Mangano
    DRSilvana Mangano

As grandes divas do cinema italiano voltam a deslumbrar Lisboa

A Festa do Cinema Italiano vai de 3 a 10 de Novembro. Sugerimos seis momentos fortes da programação em Lisboa.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

É a dar ênfase à mulher que se faz este ano a Festa do Cinema Italiano, que decorre em Lisboa até 10 de Novembro no São Jorge, no Nimas, no El Corte Inglés, na Cinemateca e na Culturgest. Assim, além da grande retrospectiva Siamo Donne – Divas do Cinema Italiano, na Cinemateca, destaque para a homenagem à fotojornalista Letizia Battaglia, conhecida pelo seu trabalho sobre a Máfia e a vida quotidiana na Sicília, que terá uma exposição fotográfica, “Mafia, Passione… Amore”, com o fotógrafo Roberto Timperi, e a exibição do filme Shooting the Mafia, de Kim Longinotto, dedicado à sua obra; para Benedetta Barzini, ícone da moda nos anos 60 que se tornou feminista e activista pelos direitos das mulheres, e estará presente para mostrar o documentário biográfico La Scomparsa di mia Madre, realizado pelo filho, Benjamino Barrese; para a exposição “Photocall – Actrizes do Cinema Italiano”, realizada em colaboração com o Museu de Cinema de Turim, que abre a 5 de Novembro nas Belas-Artes; e para a homenagem a Rafaella Carrà, desaparecida em Julho deste ano, com uma festa temática Italo Disco que inclui a exibição do filme Explota, Explota, de Nacho Álvarez na Fábrica do Pão (6 de Novembro, 21.30). Seleccionámos seis momentos fortes de entre os muitos que compõem esta Festa do Cinema Italiano 2021.

Siamo Donne – Divas do Cinema Italiano
©DR

Siamo Donne – Divas do Cinema Italiano

Um riquíssimo ciclo dedicado às grandes actrizes do cinema transalpino, desde o tempo do mudo. Entre muitas outras, veremos filmes com Francesca Bertini (Assunta Spina, de Gustavo Serena), Claudia Cardinale (A Herdeira, de Mauro Bolognini), Anna Magnani (As Grades do Inferno, de Renato Castellani), Laura Antonelli (Malícia, de Salvatore Samperi), Monica Vitti (La Ragazza com la Pistola, de Mario Monicelli), Gina Lollobrigida (A Lei, de Jules Dassin), Sophia Loren (Duas Mulheres, de Vittorio de Sica) e Ornella Muti (Codice Privato, de Francesco Maselli).

Cinemateca. 3 a 30 de Novembro

‘Era Uma Vez a Máfia’

De Franco Maresco

Como forma de assinalar o aniversário de dois juízes que combateram a Máfia, Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, Franco Maresco, na companhia de Letizia Battaglia, a famosa fotógrafa daquela organização criminosa, revisita com sarcasmo a memória histórica italiana neste encontro documental e nostálgico com a Máfia dos “velhos tempos”. Prémio Especial do Júri do Festival de Veneza

Publicidade

‘Welcome Venice’

De Andrea Segre

Dois irmãos de uma família de pescadores da ilha da Giudecca, em Veneza, reagem de forma diferente ao impacto do turismo global na cidade. Um prefere continuar a pescar os caranguejos típicos da zona, enquanto o outro volta costas à tradição e tenta juntar-se aos representantes do imobiliário que dominam cada vez mais a Cidade dos Doges.

‘Os Predadores’

De Pietro Castellito

O filho do grande actor e realizador italiano Sergio Castellito estreia-se a realizar com esta fita sobre duas famílias de Roma. Os Pavone são burgueses e intelectuais, os Vismara são proletários e fascistas. Um incidente banal vai fazer com que elas se encontrem e entrem em colisão. Prémio Orizzonti de Melhor Argumento no Festival de Veneza.

Publicidade

‘The Rossellinis’

De Alessandro Rossellini

Aos 55 anos, o primeiro neto do lendário realizador Roberto Rossellini, com uma carreira na fotografia e um passado de toxicodependência, decidiu que o seu primeiro filme ia ser um documentário sobre o seu ilustre avô e toda a família Rossellini. Feito com humor e também, de alguma forma, como terapia de clã.

‘As Irmãs Macaluso’

De Emma Dante

A dramaturga e actriz Emma Dante recorreu ao cinema para contar a história de cinco irmãs, as Macaluso, nascidas e criadas no último andar de um prédio nos arredores de Palermo, onde ainda moram, sobrevivendo graças ao pombos que criam no telhado. Umas irão partir, mas outras ficam.

Consulte aqui a programação completa e todas as informações úteis.

Mais cinema em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade