
As estreias de cinema que não pode perder até ao final do ano
Uma selecção de uma dúzia de filmes a não perder, que se vão estrear até ao final do ano.
A pandemia levou a que várias superproduções americanas e o novo James Bond fossem adiados para 2021, ou enviados para o streaming, mas isso não quer dizer que não se continuem a estrear filmes de interesse todas as semanas. Por isso, fizemos uma escolha de títulos que vão chegar aos cinemas até ao final do ano. Dela constam duas produções portuguesas: Listen, de Ana Rocha de Sousa, que recebeu uma série de prémios no Festival de Veneza, e Bem Bom, de Patrícia Sequeira, que conta a história das Doce. Bem como Miss, de Ruben Alves, autor de A Gaiola Dourada.
Recomendado: Os filmes originais Netflix que tem de ver
As estreias de cinema que não pode perder até ao final do ano
Listen’, de Ana Rocha de Sousa

‘As Bruxas de Roald Dahl’, de Robert Zemeckis

‘Aznavour por Charles’, de Charles Aznavour e Marco di Domenico

‘Miss’, de Ruben Alves

‘Pinóquio’, de Matteo Garrone

‘Blackbird – A Despedida’, de Roger Michell

Susan Sarandon, Sam Neill, Kate Winslet e Mia Wasikowska são os principais intérpretes deste melodrama familiar. Um casal, Lily (Sarandon) e Paul (Neill), ela com uma doença terminal, convocam os filhos adultos para a casa de praia da família, para lhes comunicarem uma decisão que tomaram. (Estreia dia 5 de Novembro)
‘Vivarium’, de Lorcan Finnegan

Um jovem casal (Jesse Eisenberg e Imogen Poots) em busca de uma casa num bom bairro instala-se num novo empreendimento, chamado Yonder. O casal começa a reparar que há algo de estranho com o sítio onde escolheram viver, descobrindo que estão presos num labirinto feito de casas idênticas. (Estreia dia 5 de Novembro)
‘Bem Bom’, de Patrícia Sequeira

‘Monster Hunter’, de Paul W.S. Anderson

Esta adaptação ao cinema do jogo de vídeo homónimo tem Milla Jovovich no papel da tenente Artemis, uma militar que se vê transportada, juntamente com a sua unidade, e durante uma tempestade de areia, para um mundo novo e hostil, povoado por monstros. E estes são imunes às suas armas. (Estreia dia 3 de Dezembro)
‘O Bando de Ned Kelly’, de Justin Kurzell

‘Morte no Nilo’, de Kenneth Branagh

Depois do mal recebido Um Crime no Expresso no Oriente (2017), Kenneth Branagh volta a interpretar o detective Hercule Poirot de Agatha Christie, bem como a assegurar a realização desta nova versão de Morte no Nilo. Gal Gadot, Annette Bening, Dawn French e Armie Hammer surgem também no elenco. (Estreia dia 10 de Dezembro)
‘Mulher Maravilha 1984’, de Patty Jenkins

Mais para ver
15 filmes e séries sobre racismo para combater a indiferença
A literatura retratou-o muitas vezes, e há recursos que nos ajudam a compreender a problemática em vários meios, mas o audiovisual é talvez o mais forte. Como se percebe por estes 15 filmes e séries sobre racismo.
Oito documentários para ver na HBO
Para já, há alguns títulos que devem fazer parte da lista de obrigatórios; histórias de crime, de fraude, histórias de impérios que se perdem e voltam a erguer-se, histórias de coragem contra sociedades e governos e mentalidades. Estes oito documentários na HBO são alguns dos melhores que se encontram pelo vasto mundo do streaming, e só tem de se sentar e vê-los.
Os melhores filmes gay
Não é que a posição da indústria em relação ao assunto seja unânime, mas há cada vez mais espaço para grandes histórias que, numa outra altura, teriam ficado arquivadas na gaveta. Ainda bem que assim o é, caso contrário, títulos como Felizes Juntos; Os Rapazes Não Choram ou Moonlight, nunca teriam chegado à tela. Na lista abaixo estão 13 filmes gay essenciais a qualquer cinéfilo. Arranje tempo e não lhes tire os olhos de cima.