18 estreias de cinema para ver nos próximos meses

18 estreias de cinema obrigatórias, de universos e abordagens distintas. Imprima e ponha na sua mesa de cabeceira
Mary Poppins Returns
PA Wire/PA Images
Por Eurico de Barros |
Publicidade

A conversar é que a gente se entende. A pensar nisso, damos-lhe 18 bons tópicos de conversa – em forma de estreias de cinema – para não ficar de fora das discussões cinematográficas.

Desde blockbusters como Venom, de Ruben Fleischer, Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, de David Yates, ou O Regresso de Mary Poppins, de Rob Marshall, a filmes mais ao gosto da crítica, como Guerra Fria, do polaco Paweł Pawlikowski, Shoplifters, do japonês Hirokazu Kore-eda, ou O Amante Duplo, do francês François Ozon – aqui encontra-se de tudo. Como num hipermercado.

Recomendado: Os melhores filmes de 2018 (até agora)

18 estreias de cinema para ver nos próximos meses

1

A Balada de Adam Henry

Realizador: Richard Eyre

Um rapaz hospitalizado não aceita uma transfusão de sangue devido às suas crenças religiosas. Emma Thompson é a juíza do Supremo Tribunal britânico que vai ter que decidir se a transfusão será ou não aplicada à força ao paciente. Entretanto, o casamento da magistrada está a desfazer-se, o que a mantém sob grande tensão.

Estreia a 20 de Setembro.

2

As Aventuras do Pequeno Spirou

Realizador: Nicolas Bary

Todos conhecem a personagem da banda desenhada que já foi desenhada por nomes tão ilustres como Jijé ou Franquin, e que também tem histórias na sua versão infantil, O Pequeno Spirou, da autoria da dupla Tome/Janry.  Este filme traz para a tela a personagem de Spirou quando ele era pequenino, interpretado por Sacha Pinault.

Estreia a 20 de Setembro.

Publicidade
3

Operação Shock and Awe

Realizador: Rob Reiner

Um grupo de jornalistas americanos que vai cobrir a invasão do Iraque durante a presidência de George W. Bush desconfia que as armas de destruição maciça alegadamente na posse de Saddam Hussein, e que servem de pretexto ao ataque, não existem. Com Woody Harrelson, Tommy Lee Jones, James Marsden e Rob Reiner.

Estreia a 20 de Setembro.

 

4

Guerra Fria

Realizador: Pawel Pawlikowski 

O realizador que ganhou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro com Ida conta aqui a história de um amor agitado entre uma cantora e um compositor polacos, circulando entre o Leste totalitário e o Ocidente livre, nos tempos da Guerra Fria. A história dos protagonistas é baseada na dos pais de Pawlikowski.

Estreia a 20 de Setembro.

Publicidade
5

Venom

Chega aqui ao cinema um dos anti-heróis mais peculiares da Marvel, já que nem tudo podem ser filmes de super-heróis positivos e bonzinhos. Tom Hardy dá corpo a Eddie Brock, cujo alter ego se manifesta sob a forma de Venom, um monstro que nem sempre consegue controlar e a que vai ter que recorrer para salvar a vida.

Estreia a 4 de Outubro.

Estreia a 4 de Outubro.

6

McQueen

Realizadores: Ian Bonhote e Peter Ettedgui

Um documentário biográfico sobre o malogrado estilista inglês Alexander McQueen, que antes da sua morte prematura deixou uma reputação de iconoclasta brilhante mas torturado no mundo da moda. A fita inclui depoimentos de familiares de McQueen, bem como de nomes como Bernard Arnault, Kate Moss ou Naomi Campbell.

Estreia a 4 De Outubro.

Publicidade
7

Johnny English Volta a Atacar

Realizador: David Kerr

O agente secreto inglês mais trapalhão da história dos serviços secretos, interpretado por Rowan Atkinson, sai da reforma quando um ataque cibernético expõe a identidade de todos os espiões que trabalham para Sua Majestade. Johnny English é assim a última esperança do governo, que lhe dá a missão de descobrir e eliminar o líder dos hackers.

Estreia a 4 De Outubro.

8

Assim Nasce Uma Estrela

Realizador: Bradley Cooper

Bradley Cooper produz, realiza e interpreta esta quarta versão do filme musical clássico de 1937 realizado por William A. Wellman, contracenando com Lady Gaga. Um músico alcoólico e cuja carreira está na fase descendente, ajuda uma jovem cantora e actriz a atingir a fama. Também com Sam Elliott e Dave Chapelle.

Estreia a 11 de Outubro.

Publicidade
9

O Primeiro Homem na Lua

Realizador: Damien Chazelle

Depois do oscarizado La La Land: Melodia de Amor, Damien Chazelle vem contar aqui a história do astronauta Neil Armstrong (Ryan Gosling), o primeiro homem a caminhar na Lua, a 20 de Julho de 1969, bem como da missão da Apollo 11, que transportou ainda os seus colegas Buzz Aldrin (Corey Stoll) e Michael Collins (Lukas Haas).

Estreia a 11 de Outubro.

10

O Amante Duplo

Realizador: François Ozon

Chloé (Marina Vacth), uma mulher frágil, apaixona-se por Paul (Jérémie Renier), o seu psicanalista, acabando por se mudar para casa dele. E descobre que Paul lhes escondeu algo muito importante sobre a sua identidade. François Ozon adapta aqui livremente um livro da escritora americana Joyce Carol Oates.

Estreia a 18 de Outubro.

Publicidade
11

Pedro e Inês

Realizador: António Ferreira

A história do amor entre D. Pedro e D. Inês serve de ponto de partida ao novo filme de António Ferreira (Esquece Tudo o que te Disse, Embargo). Internado num hospital psiquiátrico por viajar num carro com o cadáver da sua namorada Inês, Pedro recorda três vidas diferentes que teve noutros tempos. Com Diogo Amaral e Joana de Verona.

Estreia a 18 de Outubro.

12

Halloween

Realizador: David Gordon Green

John Carpenter é o produtor executivo e o consultor criativo deste novo filme da série Halloween, e o 11º. Jamie Lee Curtis está de volta ao papel de Laurie Strode, para um confronto final com Michael Myers (Nick Castle), o assassino sobrenatural da máscara aterrorizadora. Faz 40 anos que Carpenter rodou a fita original, O Regresso do Mal.

Estreia a 25 de Outubro.

Publicidade
13

Mogli

Realizador: Andy Serkis

Além de assinar a realização, o actor Andy Serkis também participa nesta nova versão de O Livro da Selva, de Rudyard Kipling, que teve em 2016 uma outra, da Disney, combinando actores e animação digital e com cenários recriados em estúdio. Christian Bale, Cate Blanchett e Benedict Cumberbacht, entre outros, emprestam as vozes a Mogli.

Estreia a 25 de Outubro.

14

Bohemian Rapsody

Realizadores: Dexter Fletcher e Bryan Singer

Rami Malek (Papillon) personifica Freddie Mercury nesta fita que conta a história do vocalista dos Queen, desde a sua ascensão à fama nos anos 70, até à morte com sida, bem como da banda que foi uma das mais populares da história do rock. Brian May e Roger Taylor estão entre os produtores do filme, assim como Robert De Niro.

Estreia a 1 de Novembro.

Publicidade
15

Réplicas

Realizador: Jeffrey Nachmanoff

E se pudéssemos trazer de volta, por métodos científicos, os nossos familiares e amigos que já morreram? É essa a obsessão do cientista personificado por Keanu Reeves nesta fita de ficção científica, e procura concretizá-la contra tudo e contra todos. Incluindo a polícia, o governo e as próprias leis da Física.

Estreia a 20 de Setembro.

16

Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

Realizador: David Yates

A continuação de Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, e das aventuras de Newt Scamander (Eddie Redmayne), segundo J.K. Rowling. Albus Dumbledore (Jude Law) recorre a Scamander, seu antigo estudante, para o ajudar a apanhar Gallert Grindelwald (Johnny Depp), que conseguiu fugir da prisão e planeia algo terrível.

Estreia a 15 de Novembro.

Publicidade
17

Shoplifters

Realizador: Hirokazu Kore-eda

O novo filme do realizador japonês de Ninguém Sabe e Tal Pai, Tal Filho ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e conta a história de uma família de pequenos delinquentes de Tóquio, que recolhem na rua uma menina sem eira nem beira. E dão-lhe abrigo, após saber das dificuldades por que ela passou.

Estreia a 22 de Novembro.

18

O Regresso de Mary Poppins

Realizador: Rob Marshall

Emily Blunt substitui Julie Andrews nesta continuação do filme de 1964. A acção passa-se quase 25 anos depois dos acontecimentos de Mary Poppins, e os irmãos Jane e Michael Banks são já adultos, vivem na mesma casa de Londres e recebem uma nova visita da ama mágica. Também com Lin-Manuel Miranda, Meryl Streep e Colin Firth.

Estreia a 28 de Dezembro.

Tanto cinema

filipa gregório e mauro gonçalves serviram de modelos
Fotografia: Manuel Manso e Rui Pita
Filmes

As melhores salas de cinema de Lisboa

O cinema é, em grande medida, uma experiência íntima. Por mais que sejamos solidários, pessoas com mente aberta, gente disponível para aventuras destemidas, há coisas que só fazem sentido da nossa maneira. Ou seja, se para uns um filme vai bem com uma avalanche de pipocas (e aquele mascar é por certa agradável banda sonora), para outros há poucas coisas piores no mundo do que ir ao cinema e ter que levar com o barulho da mão a ir ao fundo do balde (e o sugar do refrigerante na palhinha? Ui…). A lista que se segue é uma tentativa de prós e contras sem animosidade, para agradar a gregos e troianos, pois claro.

Filme Socialismo
©DR
Filmes

Cinema alternativo em Lisboa esta semana

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar aqui os filmes em cartaz esta semana, mas se é um verdadeiro cinéfilo (ou um aspirante a), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial – e por isso fora dos grandes centros comerciais.  Todas as semanas damos-lhe três sugestões de cinema alternativo em Lisboa, habitualmente fora das grandes salas. Não perca a oportunidade de ver (ou rever) alguns filmes obrigatórios, grandes clássicos ou filmes fora da rota comercial.

Publicidade
Mamma Mia: Here We Go Again!
©Jonathan Prime
Cinemas

Filmes em cartaz esta semana

Tanto cinema, tão pouco tempo. Há filmes em cartaz para todos os gostos e feitios. Das estreias da semana aos filmes que, semana após semana, continuam a fazer carreira nas principais salas. Saiba que filmes estão em que cinemas, e quando é que os pode ver. E, se não souber o que escolher, leia as nossas críticas.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com