A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Estreias de cinema para os próximos meses
DR

As estreias de cinema a não perder nos próximos meses

Há muitas estreias de cinema na calha. Estas são as mais aliciantes e as que nos vão levar às salas nos meses que se avizinham.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

A televisão foi a primeira grande culpada. Depois vieram os clubes de vídeo, os VHS e os DVD, a pirataria na internet. Agora é o streaming. Há mais de 60 anos que a queda no número de espectadores nas salas de cinema gera preocupações, dilemas e estratégias para a combater. Nem todas funcionam. Por cá, propomos a única solução ao nosso alcance: sugerir bons filmes. Pelo menos, filmes que queremos ver. Não há melhor motivo para ir ao cinema. O que não nos impede de olhar também para as produções que vão directamente para o streaming.

Estas são as estreias de cinema a não perder nos próximos meses.

Recomendado: Os filmes em cartaz esta semana

Estreias de cinema nos próximos meses

Golpe de Sorte

O 50.º filme de Woody Allen – e que ele afirma ser o seu último – foi rodado em França, com um elenco todo francês, remetendo para fitas anteriores do realizador como Crimes e Escapadelas ou Match Point. É uma história de adultério quase toda passada em Paris, em que o acaso e a coincidência desempenham um papel fundamental. Com Lou de Laâge, Melvil Poupaud, Niels Schneider e Valérie Lemercier.

Estreia a 5 de Outubro

A Sibila

Depois de assinar algumas curtas-metragens, Eduardo Brito estreia-se nas longas com esta adaptação do romance de Agustina Bessa-Luís, cujo argumento também assina. Maria João Pinho (no papel de Joaquina “Quina” Augusta, a “sibila” do título), Joana Ribeiro (como Germana, a sobrinha daquela, que quer ser escritora e na qual Agustina se representou), Sandra Faleiro, João Pedro Vaz e Simão Cayatte surgem no elenco.

Estreia a 12 de Outubro

Publicidade

Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan

A nova adaptação do clássico de Alexandre Dumas, já muitas vezes passado ao cinema, divide-se em dois filmes. Neste primeiro, D’Artagnan chega a Paris e conhece Athos, Porthos e Aramis, três mosqueteiros do rei, aos quais se alia, contra as maquinações do Cardeal Richelieu. Interpretações de François Civil, Vincent Cassel, Romain Duris, Pio Marmai, Eva Green, Louis Garrel, Lyna Khoudri e Eric Rouf. Realiza Martin Bourboulon.

Estreia a 12 de Outubro

Assassinos da Lua das Flores

Baseando-se no livro homónimo de David Grann, Martin Scorsese conta, no seu novo filme, uma sangrenta história real, passada nos anos 20, no interior dos EUA. A dos misteriosos assassínios de membros da tribo Osage, no Oklahoma, logo após terem sido descobertas grandes jazidas de petróleo nas suas terras, e que deram origem a uma investigação pelo recém-formado FBI. Com Robert De Niro, Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone e Brendan Fraser.

Estreia a 19 de Outubro

Publicidade

Jeanne du Barry

A vida de Madame du Barry, nascida Marie-Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira, em 1743, e que subiria a escada social em França, e na corte do rei Luís XV, até se tornar na sua favorita e última amante oficial. Seria guilhotinada em 1793, durante a Revolução Francesa. A realizadora e actriz Maïwenn interpreta também o papel do título, e Johnny Depp personifica o rei Luís XV. Ainda com Pierre Richard, Melvil Poupaud e Pascal Greggory.

Estreia a 1 de Novembro

O Rapaz e a Garça

Durante a II Guerra Mundial, Mahito, um adolescente assombrado pela trágica morte da mãe, é levado de Tóquio para a casa no campo da tia, muito parecida com aquela. Uma vez lá, o rapaz vai entrar num mundo mágico juntamente com uma garça-cinzenta falante, após encontrar uma torre abandonada. E o pássaro refere-se a Mahito como “o tão esperado”. Este será o último filme de animação de Hayo Miyazaki, que o dedicou ao neto.

Estreia a 8 de Novembro

Publicidade

The Hunger Games: A Balada dos Pássaros e das Serpentes

Prequela dos filmes da série Hunger Games, que tem no seu centro Coriolanus Snow quando tinha 18 anos, e nem sequer sonhava que o dia seria o tirânico presidente de Panem. Ele é a última esperança da sua família outrora orgulhosa que perdeu os favores do Capitólio no pós-guerra. Entretanto, a 10.ª edição dos Jogos da Fome está cada vez mais perto, e Coriolanus é designado mentor de Lucy Gray Baird, a representante do 10.º distrito. Um filme de Francis Lawrence.

Estreia a 16 de Novembro

Napoleão

Joaquin Phoenix interpreta Napoleão Bonaparte naquele que é um dos filmes mais aguardados de 2023, assinado por Ridley Scott. Um olhar ora intimista, ora épico, sobre as origens do lendário chefe de guerra e imperador dos franceses, e sobre a sua rápida ascensão de líder militar ao trono imperial, através do ponto de vista de sua mulher, Josefina. Também como Vanessa Kirby, Rupert Everett, Ben Miles, Tahar Rahim, Ian McNeice, Paul Rhys e Ludivine Sagnier.

Estreia a 23 de Novembro

Publicidade

Perfect Days

Rodado no Japão, o novo filme de Wim Wenders valeu ao seu principal intérprete, Kôji Yakusho, o Prémio de Melhor Actor no Festival de Cannes. Ele é Hirayama, um homem que limpa casas de banho públicas em Tóquio e que leva uma vida organizada e calma, dedicando o seu tempo livre à leitura, a ouvir música e à fotografia, sobretudo de árvores. Uma série de encontros inesperados vão revelar mais sobre o seu passado.

Estreia a 7 de Dezembro

Wonka

Depois das duas versões de Charlie e a Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl, a última das quais realizada por Tim Burton, temos agora um filme de Paul King sobre o jovem Willy Wonka, personificado por Timothée Chalamet. Wonka vai mostrar como é que percorreu o mundo durante sete anos para aperfeiçoar o seu ofício de fabricante de chocolate e espalhar a felicidade entre as pessoas, e encontrou os Oompa-Loompas no decorrer dessa sua aventura.

Estreia a 14 de Dezembro

As estreias de filmes em streaming

Fair Play

Phoebe Dynevor e Alden Ehrenreich são os principais intérpretes deste drama policial. Emily e Luke vivem em Nova Iorque e vão casar. O aparecimento de uma cobiçada promoção num fundo de investimentos vai fazer azedar a relação entre eles, e levá-los a enfrentar o verdadeiro preço do sucesso. Realização de Chloe Domont.

Netflix. Estreia a 13 de Outubro

Appendage

Hannah (Hadley Robinson), uma jovem designer de moda, debate-se secretamente com um enorme sentimento de insegurança. Começa então a sentir-se doente e vê aparecer no seu corpo um estranho tumor, que cresce cada vez mais e começa a alimentar as suas ansiedades. Filme de terror assinado por Anna Zlokovic.

Disney+. Estreia a 18 de Outubro

Publicidade

The Other Zooey

Comédia romântica sobre Zooey Miller, uma brilhante estudante universitária que não está interessada em namoros ou em casos amorosos. Mas a sua vida é virada do avesso quando Zach, o capitão da equipa de futebol da universidade, tem um acidente, fica com amnésia e confunde Zooey com a sua namorada.

Amazon Prime Video. Estreia a 20 de Outubro

O Assassino

David Fincher realiza e Michael Fassbender e Tilda Swinton interpretam esta fita sobre um assassino profissional solitário e frio, metódico e livre de escrúpulos ou arrependimentos. Mas depois de quase ter falhado um trabalho, abre a caça ao homem e ele tem que combater aqueles que o contrataram, e também a si mesmo.

Netflix. Estreia a 10 de Novembro

Publicidade

Deixar o Mundo Para Trás

As férias no campo de Amanda e Clay com o filho adolescente são interrompidas pela chegada inesperada dos donos da casa que alugaram, fugidos a uma falha geral de electricidade na cidade. Logo a seguir, Internet, telefone fixo, rádio e televisão deixam de funcionar. Interpretações de Julia Roberts, Ethan Hawke, Kevin Bacon e Mahershala Ali.

Netflix. Estreia a 8 de Dezembro

Mais cinema

Os 100 melhores filmes clássicos
  • Filmes

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias.

Os 100 melhores filmes de terror de sempre
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Especialmente tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de filmes como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica. Todavia, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da Time Out, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror. 

Publicidade
  • Filmes

Qualquer lista de melhores filmes de comédia de sempre é discutível (mas qual é que não é?), que isto do humor varia muito de pessoa para pessoa. Então como é que se escolhem os melhores? Com seriedade e abrangência. Mais concretamente, falando com peritos, desde cómicos a actores, realizadores e escritores. Desde películas clássicas a outras mais recentes e de sucessos de bilheteira a filmes mais experimentais, por assim dizer, estas comédias são fonte contínua de gargalhadas ou sorrisinhos sarcásticos, tanto faz, perante a imaginação cómica ou o puro disparate transformado em arte de fazer rir.

Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
  • Filmes

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, porém, é a própria crítica que aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade