Global icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As estreias de cinema que não pode perder até Maio

As estreias de cinema que não pode perder até Maio

Super-heróis, espiões, terroristas, John McEnroe, Dumbo e Aladino são alguns dos protagonistas desta dezena de filmes que se estreiam até Maio
Captain Marvel (2019)
©Marvel Studios Captain Marvel de Anna Boden e Ryan Fleck
Por Eurico de Barros |
Publicidade

A conversar é que a gente se entende. A pensar nisso, damos-lhe uma dezena de bons tópicos de conversa – em forma de estreias de cinema – para não ficar de fora das discussões cinematográficas.

Uma comédia satírica e surreal portuguesa que se mete com Cristiano Ronaldo, um documentário sobre o génio de John McEnroe tal como se expressava nos courts de ténis de todo o mundo, duas adaptações para imagem real de longas-metragens de animação clássicas da Disney, um thriller dramático sul-coreano, uma fita de espionagem inglesa, e os inevitáveis blockbusters de super-heróis: eis alguns dos filmes mais destacados que vão chegar aos cinemas portugueses nos próximos três meses, assinados por realizadores como Tim Burton, Guy Ritchie, Trevor Nunn, Lee Chang-dong ou Gabriel Abrantes, e que seleccionámos nesta antevisão.  

Recomendado: Filmes em cartaz esta semana

Dez filmes para ver até Maio

1

‘Captain Marvel’, de Anna Boden e Ryan Fleck

Carol Danvers (Brie Larson) transforma-se numa das super-heroínas mais poderosas do universo quando a Terra é apanhada no meio de uma guerra entre duas raças alienígenas. Mais um filme de super-heróis do Universo Marvel, este passado na década de 90. (Estreia dia 7 de Março)
2

‘John McEnroe: O Domínio da Perfeição’, de Julien Faraut

Vencedor da última edição do LEFF, este documentário francês serve-se da final do Open de França de 1984 entre John McEnroe e Ivan Lendl, para pintar um retrato do estilo, da personalidade e das superiores capacidades desportivas do carismático tenista norte-americano. (Estreia dia 7 de Março)
Publicidade
3

‘Dumbo’, de Tim Burton

Tim Burton assina, para a Disney, este versão da animação clássica de Walt Disney, embora não siga a risca a história tradicional e usando apenas a personagem de Dumbo (criada digitalmente), inserida num enredo completamente novo. Com Danny DeVito, Colin Farrell, Micheal Keaton e Eva Green. (Estreia dia 28 de Março)
4

‘Diamantino’, de Gabriel Abrantes

Uma comédia surreal e satírica em que Carloto Cotta interpreta a personagem do título, um famosíssimo mas bronco jogador de futebol, que perde de súbito o seu talento para a bola e procura um novo objectivo na vida. Qualquer semelhança de Diamantino com Cristiano Ronaldo parece ser propositada. (Estreia dia 4 de Abril)
Publicidade
5

‘Vingadores: Endgame’, de Joe e Anthony Russo

A continuação de Vingadores: A Guerra do Infinito. Após os acontecimentos do primeiro filme, o universo está em ruínas. Os Vingadores e os seus aliados voltam a juntar-se para reparar os estragos feitos pelo vilão Thanos e restaurar a ordem planetária. (Estreia dia 25 de Abril)
6

‘Stockholm’, de Robert Budreau

A história real do insólito assalto a um banco da capital da Suécia, em Agosto de 1973, e da consequente crise de reféns, que acabaram por dar origem à chamada “Síndrome de Estocolmo”. Interpretações de Ethan Hawke, Noomi Rapace e Mark Strong. (Estreia dia 25 de Abril)
Publicidade
7

‘Em Chamas’, de Lee Chang-dong

Este filme sul-coreano foi uma das sensações do ano passado. É um thriller sobre um rapaz que encontra uma antiga vizinha, que lhe pede para tomar conta do gato enquanto vai de férias a África. Quando volta, apresenta ao amigo um jovem que conheceu lá, e aquele descobre ter um inquietante passatempo. (Estreia dia 2 de Maio)
8

‘Red Joan’, de Trevor Nunn

Judi Dench interpreta aqui Joan Stanley, que foi espia do KGB em Inglaterra durante várias décadas, detida quando estava já reformada da sua actividade de cientista dedicada à investigação no plano do nuclear. A história passa-se entre o começo da II Guerra Mundial e o início do século XXI. (Estreia dia 2 de Maio)
Publicidade
9

‘Hotel Mumbai’, de Anthony Maras

A recriação do sangrento ataque terrorista ao luxuoso Taj Mahal Palace Hotel de Mumbai, a 26 de Novembro de 2008, que fez mais de 160 mortos após três dias de ocupação e de ferozes combates com os militares indianos. Com Armie Hammer, Dev Patel e Jason Isaacs. (Estreia dia 16 de Maio)
10

‘Aladdin’, de Guy Ritchie

Mais uma adaptação de um clássico da animação da Disney para uma versão com actores e em imagem real, esta realizada pelo inglês Guy Ritchie. Depois de Robin Williams ter dado voz ao génio da lâmpada no filme animado original, é agora a vez de Will Smith o interpretar. (Estreia dia 23 de Maio)

Tanto cinema

Sala de Cinema
Fotografia: Manuel Manso e Rui Pita
Filmes

As melhores salas de cinema de Lisboa

O cinema é, em grande medida, uma experiência íntima. Por mais que sejamos solidários, pessoas com mente aberta, gente disponível para aventuras destemidas, há coisas que só fazem sentido da nossa maneira. Ou seja, se para uns um filme vai bem com uma avalanche de pipocas (e aquele mascar é por certa agradável banda sonora), para outros há poucas coisas piores no mundo do que ir ao cinema e ter que levar com o barulho da mão a ir ao fundo do balde (e o sugar do refrigerante na palhinha? Ui…). A lista que se segue é uma tentativa de prós e contras sem animosidade, para agradar a gregos e troianos, pois claro.

Roma
©Netflix
Filmes

14 filmes originais Netflix que tem de ver

Para lá das séries, há muito cinema para ver na Netflix, que tem apostado cada vez mais em filmes. Começou com os documentários, depois com os filmes de autor e, mais recentemente, entrou no campeonato de Hollywood e dos grandes festivais de cinema. Roma é o melhor exemplo disto: o filme de Alfonso Cuarón conquistou o Leão de Ouro em Veneza e conseguiu para o serviço de streaming um triunfo nas nomeações para os Óscares com dez indicações. Mas há também Aniquilação, do escritor e realizador Alex Garland (Ex Machina), que acabou abandonado pela Paramount antes da estreia – felizmente, a Netfix não deixou escapar e acabou a produzir o filme de ficção científica que tem Natalie Portman à cabeça. Contas feitas, os filmes com a chancela da Netflix já são muitos. Na ficção, estes são os que não pode perder. Recomendado: Dez séries originais Netflix que não pode perder

More to explore

Publicidade