Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As estreias de cinema que não pode perder até ao final do ano

As estreias de cinema que não pode perder até ao final do ano

De 'Dark Waters - Verdade Envenenada" ao remake de "West Side Story", eis as estreias de cinema para 2020

Por Eurico de Barros |
Publicidade
Mulan
DR

A conversar é que a gente se entende. A pensar nisso, damos-lhe uma dúzia de bons tópicos de conversa – em forma de estreias de cinema – para não ficar de fora das discussões cinematográficas.

Logo a abrir Janeiro, por exemplo, vem Dark Waters, de Todd Haynes, com Mark Ruffalo que produz e interpreta neste filme baseado em factos reais. Mas há também Mulherzinhas, a adaptação ao cinema do clássico de Louisa May Alcott, Mulan, a nova versão do clássico da Disney, um novo 007, o regresso de Top Gun e até um remake de Steven Spielberg do musical West Side Story.  

Recomendado: Filmes em cartaz esta semana

As estreias de cinema que não pode perder até ao final do ano

Dark Waters - Verdade Envenenada

Todd Haynes realiza e Mark Ruffalo produz e interpreta este filme baseado num facto real: o combate de muitos anos de um advogado contra uma grande empresa química dos EUA que estava a envenenar as águas de uma região da Virginia Ocidental e a causar doenças graves nos habitantes locais.

Estreia a 9 de Janeiro

O Filme do Bruno Aleixo

2020 é o ano em que o Bruno Aleixo salta da televisão para o cinema. Bruno foi convidado a escrever a sua autobiografia, mas está sem ideias. Decide então ir buscar inspiração junto dos amigos mais próximos, que se juntam a ele num café. Realização de João Moreira e Pedro Santos.

Estreia a 23 de Janeiro

Publicidade

1917

Filmado e montado para dar a impressão de ter sido rodado num único plano contínuo e em tempo real, este filme de Sam Mendes passa-se em 1917, nas trincheiras da I Guerra Mundial. Dois soldados ingleses são incumbidos de uma missão perigosíssima: entrar em território inimigo para entregar uma mensagem que salvará as vidas de milhares de camaradas.

Estreia a 23 de Janeiro

J'Accuse - O Oficial e o Espião

Louis Garrel e Jean Dujardin são os principais intérpretes deste filme de Roman Polanski, que recria o Caso Dreyfus, que abalou a França no final do século XIX. O capitão Alfred Dreyfus, um judeu, é acusado de espionagem a favor da Alemanha e condenado a prisão perpétua na Ilha do Diabo. Mas o coronel Georges Picquart descobre o verdadeiro culpado.

Estreia dia 30 de Janeiro

Publicidade

Mulherzinhas

Greta Gerwig realiza e assina o argumento de mais esta adaptação cinematográfica do clássico de Louisa May Alcott passado durante a Guerra Civil americana e centrado na jovem Jo March, que ambiciona ser escritora, nas suas irmãs e na mãe. Interpretações de Saiorse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Eliza Scanlen, Laura Dern e Meryl Streep.

Estreia a 30 de Janeiro

Os Miseráveis

Ao contrário do que o título possa dar a entender, este filme do maliano Ladj Ly não é uma nova versão do livro de Victor Hugo, mas sim a história de um polícia da província que é transferido para a Brigada Anti-Crime de Montfermeil, nos subúrbios de Paris. Orientado pelos seus dois novos colegas, vai descobrir a realidade dos gangues locais.

Estreia a 20 de Fevereiro

Publicidade

Mulan

Yifei Liu personifica a heroína do título nesta versão em imagem real da longa-metragem animada da Disney de 1998. A jovem Mulan faz-se passar por um guerreiro chamado Hua Jun para tomar o lugar do pai, que está doente, e ir combater os invasores da China.

Estreia a 26 de Março

007: Sem Tempo Para Morrer

Daniel Craig continua a ser James Bond no 25º filme da série. Apesar de ter deixado o serviço activo, 007 vai ajudar o seu amigo da CIA, Felix Leiter, quando este o chama para o ajudar a salvar um cientista raptado e combater um misterioso vilão, Safin (Rami Malek).

Estreia a 8 de Abril

Publicidade

Soul

A Pixar está de volta com esta animação realizada por Pete Docter e Kemp Powers, em que Jamie Foxx dá voz à personagem principal, um músico chamado Joe Gardner que perdeu a paixão pela sua arte. Transportado para fora do seu corpo, Joe vai ter de encontrar o caminho de volta com a ajuda da alma de uma criança (Tina Fey).

Estreia a 18 de Junho

O Homem que Matou Dom Quixote

Terry Gilliam demorou quase 20 anos até conseguir filmar esta história de um jovem realizador americano (Adam Driver) que se vê envolvido com um sapateiro espanhol (Jonathan Pryce) que afirma ser Dom Quixote, e é arrastado para uma aventura irreal. Parcialmente rodado em Portugal.

Estreia a 9 de Julho

Publicidade

Top Gun: Maverick

A continuação do filme realizado em 1986 pelo malogrado Ridley Scott. Maverick (Tom Cruise) tem agora mais de 30 anos de serviço e é um dos pilotos mais considerados da Marinha dos EUA, que se vai agora confrontar com uma nova realidade: os drones.

Estreia a 16 de Julho

West Side Story
© 2019 Fox and Amblin Entertainment

West Side Story

Steven Spielberg atreveu-se a rodar um remake do famosíssimo e oscarizado musical de 1961 assinado por Robert Wise e Jerome Robbins, sobre a rivalidade entre dois gangues de Nova Iorque, os Jets e os Sharks, e os dois membros destes que se apaixonam pela mesma rapariga. Com Ansel Elgort, Rachel Zeglar e Rita Moreno, que entrou no original.

Estreia a 17 de Dezembro

Tanto cinema

Sala de Cinema
Fotografia: Manuel Manso e Rui Pita
Filmes

As melhores salas de cinema de Lisboa

Se para uns um filme vai bem com uma avalanche de pipocas (e aquele mascar é por certa agradável banda sonora), para outros há poucas coisas piores no mundo do que ir ao cinema e ter que levar com o barulho da mão a ir ao fundo do balde (e o sugar do refrigerante na palhinha? Ui…). A lista que se segue é uma tentativa de prós e contras sem animosidade, para agradar a gregos e troianos, pois claro.

Roma
©Netflix
Filmes

14 filmes originais Netflix que tem de ver

Para lá das séries, há muito cinema para ver na Netflix, que tem apostado cada vez mais em filmes. Começou com os documentários, depois com os filmes de autor e, mais recentemente, entrou no campeonato de Hollywood e dos grandes festivais de cinema. 

Publicidade