Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O melhor de Jerry Seinfeld na televisão e no cinema
Jerry Seinfeld
Photograph: Courtesy CC/Flickr/Anirudh Koul

O melhor de Jerry Seinfeld na televisão e no cinema

Aproveitando a estreia na Netflix de 'Jerry Seinfeld: 23 Hours to Kill', passamos em revista o melhor que o comediante fez em TV e cinema.

Por Eurico de Barros
Publicidade

Jerry Seinfeld tem um novo espectáculo de comédia na Netflix, intitulado Jerry Seinfeld: 23 Hours to Kill, onde até se dá ao luxo de gozar com James Bond. Fomos olhar para a sua já longa carreira, que prosperava mesmo antes da lendária série com o seu nome ter aparecido na televisão e feito história deste meio, e escolhemos uma amostragem de vários dos seus momentos maiores. Que além, e obviamente, de Seinfeld, incluem espectáculos como Jerry Seinfeld: Stand-Up Confidential, a longa-metragem animada A História de Uma Abelha ou a originalíssima série da Net Comedians in Cars Getting Coffee.

Recomendado: As melhores séries de comédia na Netflix para rir em tempos difíceis

O melhor de Jerry Seinfeld na televisão e no cinema

‘Jerry Seinfeld: Stand-Up Confidential' (1987)

Jerry Seinfeld era já um cómico consagrado e especializado em comédia stand-up, antes de ter feito a lendária série com o seu nome. Este programa produzido para a HBO, e composto por um espectáculo de stand-up convencional combinado com sketches filmados, conheceu um tal sucesso que contribuiu de forma muito importante para que a série de televisão tivesse luz verde por parte dos executivos da NBC. Dois anos depois, Seinfeld surgia nos pequeno ecrãs, e o resto é história da televisão, e da comédia.

‘Seinfeld’ (1989-1998)

Se Jerry Seinfeld não tivesse feito absolutamente mais nada senão esta série, o seu nome teria entrado na mesma para os anais da televisão e da comédia. Criada por Seinfeld e Larry David, e famosa por ser, segundo estes, “uma série sobre nada” (nada mais enganador), Seinfeld passa-se em Nova Iorque e centra-se num cómico de stand-up chamado Jerry Seinfeld e em três dos seus amigos, Kramer (Michael Richards), George (Jason Alexander) e Elaine (Julia-Louis Dreyfus), que se envolvem nas mais disparatadas, embaraçosas e estrambólicas situações, sempre por culpa própria, e com as quais não aprendem absolutamente nada nem se corrigem. Em 2010, foi feita uma curta-metragem em que o quarteto se reencontra, incluída na série Curb Your Enthusiasm, de e com Larry David, e que pode ser vista no YouTube.
Publicidade

‘Jerry Seinfeld: I’m Telling You For the Last Time’ (1998)

Filmado ao vivo no ano em que Seinfeld teve a sua última temporada (e após Seinfeld e Larry David terem recusado uma oferta multimilionária para a prolongarem por mais um ano), este espectáculo de stand-up na Broadway, composto por material inteiramente novo de sua autoria, marcou o regresso, em grande estilo, de Jerry Seinfeld aos palcos. Paul Reiser, Garry Shandling, Jay Leno, Ed McMahon, Alan King ou George Carlin estão entre os nomes que também aparecem neste “especial” que foi nomeado aos Emmys e aos American Comedy Awards, entre outros prémios.

‘A História de Uma Abelha’, de Simon J. Smith e Steve Hickner (2007)

Jerry Seinfeld adaptou a sua persona cómica e o seu tipo de humor à figura de uma abelha nesta longa-metragem animada (que esteve inicialmente para ser um filme de imagem real). Seinfeld, que também foi um dos autores do argumento, dá voz a Barry B. Benson, uma abelha-macho que decide conhecer o mundo que existe para lá da colmeia e da floresta, vai parar a Manhattan, fica amigo de uma florista, descobre que os humanos consomem o mel que as abelhas produzem, fica chocado e decide processar a humanidade.

Publicidade

‘Comedians in Cars Getting Coffee’ (2012)

Nesta série produzida para a Internet, criada há oito anos e que continua em exibição na Netflix, Jerry Seinfeld convida colegas de ofício cómico para darem uma volta num carro clássico – em geral, da sua enorme colecção –, tomarem café com ele e falarem sobre humor, comédia, riso e assuntos correlativos. Larry David e vários dos membros do elenco de Seinfeld já participaram em Comedians in Cars Getting Coffee, sendo que Jason Alexander e Wayne Knight apareceram interpretando as suas respectivas personagens, o irascível e volúvel George Costanza, e Newman, o carteiro e vizinho de Seinfeld, e seu principal inimigo.

‘Jerry Before Seinfeld’ (2017)

Foi no The Comic Strip Club, em Nova Iorque, que Jerry Seinfeld se iniciou na comédia, e em 2017, regressou a esta mesma sala para dar este espectáculo, em que recorda a sua vida e conta como foi a sua carreira antes de ter criado (com Larry David) e protagonizado a genial série de televisão com o seu nome. Seinfeld revisita rábulas antigas e piadas do seu reportório, e Jerry Before Seinfeld inclui ainda material nunca visto, como vídeos do cómico quando era criança ou a colecção de blocos, sempre iguais, em que escreve as suas piadas e textos desde 1975.

Mais humor

Publicidade
Jimmy Carr
DR

Jimmy Carr: É o público que define os limites do humor

Comédia

Tem uma gargalhada característica, um sentido de humor próprio e piadas rápidas, conhecidas por one liners. Já gozou com crianças com síndrome de Down, soldados feridos no Afeganistão e Reeva Steenkamp, assassinada por Oscar Pistorius – três exemplos do humor negro e desconcertante de Jimmy Carr. Falámos com o britânico, um dos mais destacados humoristas da actualidade.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade