Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores filmes de sempre com tubarões

Os melhores filmes de sempre com tubarões

Em casa ou no cinema, nesta lista dos melhores filmes de tubarões de sempre todas as semanas são a shark week.

Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade
jaws.jpg
Jaws

Cinema ou televisão, tanto faz, desde que encontre o maior ecrã possível. Isto, claro, se quiser absorver verdadeiramente toda a ansiedade e terror. Há poucas criaturas que nos causam tanto fascínio, confusão e pânico. Talvez seja por isso que o cinema homenageou os tubarões — ou humilhou, dependendo da perspectiva — tantas vezes. E que a shark week se tornou um evento televisivo respeitável. Seja como for, este peixe de grande porte da família dos lamnídeos tomou o lugar de protagonista pela primeira vez em 1956 e, 19 anos depois, chegou a super estrela com Spielberg. Recordando os clássicos ou de holofote apontado à vanguarda, esta é a lista dos melhores filmes de tubarões de sempre para a Time Out.

Recomendado: Dez filmes com monstros marinhos

Os melhores filmes de tubarões de sempre

Filmes

Tubarão

É um clássico, sim, mas é também uma história que pegou nos típicos filmes de monstros e os converteu numa montanha russa feita de excitação e suspense. Embora alguns dos elementos de Tubarão pareçam hoje um pouco datados, o ingrediente central – a capacidade de nos deixar instantaneamente em stress com uma imagem do oceano e dois acordes musicais do grande John Williams – mantém-se intacto. E a verdade é que ir à praia nunca mais foi a mesma coisa.

Filmes

Mar Aberto

O filme é inspirado na história verídica de um casal de turistas que desaparece depois do barco da expedição em que seguiam acidentalmente os ter deixado para trás no mar. Filmado com tubarões reais no meio do oceano, Mar Aberto tem uma calma e uma quietude surpreendentes, com diálogos credíveis, e uma sensação imersiva que faz adensar a trama. É fácil perceber o porquê do sucesso inesperado que acabou por levar a um franchise low-budget.

Publicidade
Filmes, Suspense

Perigo Profundo

Perigo Profundo traz-nos um trio de tubarões gigantes, superinteligentes e geneticamente modificados que decidem deixar o lugar de cobaias e desencadeiam um frenesim de alimentação macropredatória num centro de pesquisa da Doença de Alzheimer. Thomas Jane, Saffron Burrows, Samuel L. Jackson, Michael Rapaport ou LL Cool J divertem-se em cenários de efeitos especiais criados em torno do terror de estar preso com vários monstros.

Filmes

Morte Branca em Água Azul

Foi em 1971 que Peter Gimbel e a sua expedição de fotógrafos partiu em busca das primeiras imagens de tubarões brancos. A viagem, de nove meses, levou-os a Durban, na África do Sul, fê-los atravessar o Índico, mas foi no sul da Austrália que Gimbel e companhia alcançaram o objectivo. Apoiados por Rodney Fox – à altura caçador de tubarões e mais tarde activista pela defesa da espécie – a equipa acabou por servir de catalisador para o Tubarão, de Spielberg.

Publicidade
Filmes

Mako: The Jaws of Death

Ao contrário do filme clássico de Steven Spielberg, Mako: The Jaws of Death, produto da imaginação de William Grefe, conhecido como um dos reis dos exploitation movies, junta aos sobressaltos aquáticos uma mensagem ecológica e um comentário negativo ao comportamento dos homens em relação ao planeta. Isto através da história de um homem (interpretado por Richard Jaeckel) que tem uma ligação profunda a tubarões.

Mais cinema

Roma
©Netflix
Filmes

14 filmes originais Netflix que tem de ver

Para lá das séries, há muito cinema para ver na Netflix, que tem apostado cada vez mais em filmes. Começou com os documentários, depois com os filmes de autor e, mais recentemente, entrou no campeonato de Hollywood e dos grandes festivais de cinema. Roma é o melhor exemplo disto.

Publicidade