Lisboa icon-chevron-right Sete filmes de surf na crista da onda

Sete filmes de surf na crista da onda

Entre na onda dos melhores filmes de surf de sempre, com clássicos como "The Endless Summer" ou "Ruptura Explosiva"
Point Break, 100 best action movies
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

Não é preciso gostar de surfar, nem sequer de molhar os pés, para apreciar estes filmes na crista da onda. Desde documentários de referência como The Endless Summer (1966), de Bruce Brown, ou Five Summer Stories (1972), de Jim Freeman e Greg MacGillivray, a fitas que vão além do surf como Três Amigos (1978), de John Milius, e Ruptura Explosiva (1991), de Kathryn Bigelow, passando por documentários mais singulares, casos de Surfwise (2007), de Doug Pray, ou North of the Sun (2012), dos noruegueses Jørn Ranum e Inge Wegge. Estes são alguns dos melhores filmes de surf de sempre.

Recomendado: Sete filmes dentro da piscina

Sete filmes de surf na crista da onda

The Endless Summer (1966)

O documentário de Bruce Brown é um clássico e o mais aclamado filme do género. A história de dois surfistas da costa oeste dos EUA, Mike Hynson e Robert August, em busca da onda perfeita. E acabam por encontrá-la perto do cabo de São Francisco na África do Sul – um lugar desconhecido na altura, que hoje é um dos destinos de surf mais famosos do planeta.

Five Summer Stories (1972)

Os realizadores Jim Freeman e Greg MacGillivray fizeram alguns dos melhores filmes de surf de sempre. Este clássico do surf no cinema foi o último, o mais tecnicamente avançado e o melhor filme da dupla. Uma ode em câmara lenta às melhores ondas e aos maiores talentos do surf da época, com destaque para o grande Gerry Lopez. Um clássico.

Publicidade

Três Amigos (1978)

Realizado por John Milius, que também assina o argumento com Dennis Aaberg, Três Amigos foi mal recebido pelo público e pela crítica por altura da sua estreia, em 1978. Hoje, porém, é considerado, pelos fãs da modalidade e não só, um filme de culto sobre a entrada na vida adulta com o surf e o espectro da guerra do Vietname como pano de fundo e Gary Busey, William Katt e Jan-Michael Vincent nos papéis principais.

Ruptura Explosiva (1991)

Ruptura Explosiva é grande, contém multidões. É um filme de surf, como também é um thriller policial, uma história de amizade e companheirismo e um dos grandes filmes de acção dos anos 90. Realizado por Kathryn Bigelow, com Patrick Swayze e Keanu Reeves à frente de um elenco onde se destacam ainda Gary Busey e Lori Petty, é a história de um gangue de surfistas que se dedicam a roubar bancos.

Publicidade

Riding Giant (2004)

Três anos depois de Dogtown and Z-Boys, o realizador Stacy Peralta assinou outro documentário espectacular, desta feita sobre a história do surf de ondas gigantes. O filme conta a história do desporto, desde as suas origens havaianas do desporto e ao longo de décadas, e tem uma quantidade mais do que suficiente de imagens fortes de tubos e wipeouts para ilustrar o fascínio de surfar ondas daquelas dimensões.

Surfwise (2007)

Surfwise é mais do que um filme sobre surf. Realizado por Doug Pray, este documentário conta a história de Dorian "Doc" Paskowitz, um médico americano que, juntamente com a sua terceira e jovem mulher, virou as costas a uma vida dita normal e aos padrões convencionais de sucesso para criar a sua família de nove filhos numa autocaravana enquanto perseguia as melhores ondas do continente americano. 

Publicidade

North of the Sun (2012)

Os noruegueses Jørn Ranum e Inge Wegge, dois surfistas na casa dos 20 anos, resolveram documentar a sua busca por ondas perfeitas e secretas (ainda que geladas). A dupla passou nove meses numa praia isolada do Ártico, a cavalgar ondas e a recolher todo o lixo que encontravam, construindo uma casa e usando apenas os detritos para fazer tudo aquilo de que precisavam para sobreviver. Inspirador.

Cinema para toda a família

Miúdos

Os melhores filmes para toda a família

Estes filmes não são para crianças. São filmes para toda a família. Seja pequena ou numerosa, toda a família tem de ver (ou rever) estes 18 títulos obrigatórios para filhos, pais e até avós. Há filmes para todos os gostos e muitas décadas: do "fabuloso" technicolor de O Feiticeiro de Oz à recortada animação de Coco, passando por clássicos como Música No Coração ou Sozinho Em Casa. Não vai arrepender-se se optar por filmes mais antigos. Mesmo se isso significar aventurar-se por ficção-científica que já perdeu actualidade, mas não perdeu o pé no que importa: uma boa história.

Filmes

Os piores e os melhores filmes da Disney

Será que os filmes da Disney são sensatos, divertidos e visualmente interessantes – perfeitos para toda a família? Ou são uma lamechice que só serve para fazer lavagem cerebral às crianças? Todas a gente tem uma opinião sobre os mais de 50 filmes de animação que foram lançados ao longo dos anos pela empresa fundada por Walt Disney, a começar pela Branca de Neve, em 1937, até à galinha dos ovos de ouro que foi Frozen: O Reino do Gelo. Mas quais são afinal os que merecem um lugar de destaque na prateleira? E quais os que mais valia serem esquecidos?

Publicidade
Filmes

Filmes de animação que não pode perder na Netflix

Há muitos filmes para crianças na Netflix, mas o cinema de animação há muito que não é apenas para os mais pequenos. Os filmes animados tornaram-se num dos géneros mais populares em todo o mundo, onde trabalham algumas das melhores mentes criativas do cinema, e onde a inspiração cómica, um registo habitual, é muitas vezes genial. Conheça os melhores filmes de animação disponíveis na Netflix Portugal.    

More to explore

Publicidade