A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Point Break, 100 best action movies
Point Break

Sete filmes sobre surf inesquecíveis

De ficção e documentais, eis uma selecção de filmes em que o surf é rei e senhor.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Amor, comédia, drama, acção, ecologia, aventura ou iniciação à maturidade, eis alguns dos temas que podem ser encontrados nestes sete filmes sobre surf. Sem esquecer histórias reais passadas em praias de todo o globo, em busca das ondas perfeitas ou de vivências diferentes sobre uma prancha. Entre estes títulos encontram-se Gidget, de Paul Wendkos, The Endless Summer, de Bruce Brown, Ruptura Explosiva, de Kathryn Bigelow ou ainda North of the Sun, de Jørn Ranum e Inge Wegge. São diferentes uns dos outros, mas apresentam em comum a experiência do surf vivida em toda a sua plenitude. 

Recomendado: Filmes de Verão para refrescar dias de calor

Sete filmes inesquecíveis sobre surf

1. ‘Gidget’, de Paul Wendkos (1959)

Com Sandra Dee no papel da Gidget do título, uma adolescente da Califórnia que vai à praia com um grupo de amigas nas férias de Verão e descobre o surf, os surfistas e o amor, este filme é considerado o primeiro dos beach movies, e o responsável por ter dado a conhecer a cultura surfista californiana ao americano médio. Gidget foi um gigantesco sucesso e teve várias continuações, telefilmes e uma série com a jovem Sally Field no papel principal.

2. ‘The Endless Summer’, de Bruce Brown (1966)

O realizador Bruce Brown, ele mesmo um experimentado surfista, seguiu, neste documentário, um duo de surfistas americanos, Mike Hynson e Robert August, numa viagem por praias de todo mundo, procurando as melhores para surfar, correndo atrás do Verão (daí o título) e divulgando a modalidade por onde passavam. The Endless Summer transformou-se num clássico dos surf movies e celebrizou várias das praias percorridas por Hynson e August. Brown rodou uma Parte 2 em 1994.

Publicidade

3. ‘Os Três Amigos’, de John Milius (1978)

A vida de três amigos californianos, loucos por praia e por surf, ao longo dos anos 60, culminando na guerra do Vietname e na transição para a idade adulta. Interpretado por Jan-Michael Vincent, William Katt e Gary Busey, Os Três Amigos é o mais pessoal de todos os filmes de John Milius, referindo-se directamente ao tempo que passou na Florida quando era jovem e incluindo vários elementos autobiográficos.

4. ‘Ruptura Explosiva’, de Kathryn Bigelow (1991)

Um jovem agente do FBI, Johnny Utah (Keanu Reeves) infiltra-se num grupo de surfistas liderados pelo místico e carismático Bodhi (Patrick Swayze), que podem ser os responsáveis por uma série de assaltos a bancos em Los Angeles, nos quais usam máscaras de ex-presidentes dos EUA. Realizado pela dinâmica Kathryn Bigelow, Ruptura Explosiva é o melhor thriller de acção que acumula com o ser um magnífico filme de surf, e um dos melhores títulos deste género dos anos 90.

Publicidade

5. ‘Soul Surfer – Coragem de Viver’, de Sean McNamara (2011)

Aos 13 anos, Bethany Hamilton (AnnaSophia Robb) é uma campeã surfista nascida para estar na água. Mas é atacada por um tubarão enquanto está a cavalgar as ondas e perde um braço. Bethany vai ter agora que reaprender a fazer tudo só com um braço. Incluindo perder o medo de voltar à água e voltar a fazer surf. Dennis Quaid e Helen Hunt também estão no elenco deste filme baseado numa história real. A verdadeira Bethany Hamilton foi a dupla de AnnaSophia Robb nas sequências aquáticas.

6. ‘North of the Sun’, de Jørn Ranum e Inge Wegge (2012)

Os surfistas noruegueses Jørn Ranum e Inge Wegge, ambos na casa dos 20 anos, documentaram neste filme a sua busca por ondas perfeitas e pouco conhecidas dos surfistas, só que nas águas geladas do Ártico em vez de em praias batidas pelo sol. A dupla passou nove meses numa praia inóspita da costa da Noruega, surfando e recolhendo o lixo que encontravam, construindo uma casa com material que dava à costa e consumindo comida fora de prazo.

Publicidade

7. ‘Breath’, de Simon Baker (2018)

O actor australiano Simon Baker (O Mentalista) estreou-se na realização com este filme rodado no seu país. Baker interpreta também o papel principal, o de um surfista que trava amizade com dois adolescentes interessados nesta modalidade. Breath usa a praia como um local de divertimento e descontracção, mas também de auto-descoberta e de drama, e o surf como um veículo de iniciação à maturidade, ao amor e às suas múltiplas emoções.

Cinema para toda a família

  • Filmes

Rodadas na Europa e nos EUA, interpretadas por nomes como Jacques Tati, Katharine Hepburn, Cliff Richard, Christian Clavier, Woody Allen, Chevy Chase, Lindsay Lohan ou Julie Delpy, estas oito comédias têm em comum passarem-se todas durante o Verão e garantirem um alto índice de gargalhadas (sendo que algumas delas têm também um forte poder nostálgico).

  • Filmes

Será que os filmes da Disney são sensatos, divertidos e visualmente interessantes – perfeitos para toda a família? Ou são uma lamechice que só serve para fazer lavagem cerebral às crianças? Todas a gente tem uma opinião sobre os mais de 50 filmes de animação que foram lançados ao longo dos anos pela empresa fundada por Walt Disney, a começar pela Branca de Neve, em 1937, até à galinha dos ovos de ouro que foi Frozen: O Reino do Gelo. Mas quais são afinal os que merecem um lugar de destaque na prateleira? E quais os que mais valia serem esquecidos?

Publicidade
Filmes de animação que não pode perder na Netflix
  • Filmes
  • Animação

Há muitos filmes para crianças na Netflix, mas o cinema de animação há muito que não é apenas para os mais pequenos. Os filmes animados tornaram-se num dos géneros mais populares em todo o mundo, onde trabalham algumas das melhores mentes criativas do cinema, e onde a inspiração cómica, um registo habitual, é muitas vezes genial. Conheça os melhores filmes de animação disponíveis na Netflix Portugal.    

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade