1. ‘Gidget’, de Paul Wendkos (1959)

A Time Out na sua caixa de entrada
🙌 Espectáculo! Está registado
Obrigado por subscrever! Esteja atento, a primeira newsletter estará na sua caixa de correio em breve!
De ficção e documentais, eis uma selecção de filmes em que o surf é rei e senhor.
Amor, comédia, drama, acção, ecologia, aventura ou iniciação à maturidade, eis alguns dos temas que podem ser encontrados nestes sete filmes sobre surf. Sem esquecer histórias reais passadas em praias de todo o globo, em busca das ondas perfeitas ou de vivências diferentes sobre uma prancha. Entre estes títulos encontram-se Gidget, de Paul Wendkos, The Endless Summer, de Bruce Brown, Ruptura Explosiva, de Kathryn Bigelow ou ainda North of the Sun, de Jørn Ranum e Inge Wegge. São diferentes uns dos outros, mas apresentam em comum a experiência do surf vivida em toda a sua plenitude.
Recomendado: Filmes de Verão para refrescar dias de calor
O realizador Bruce Brown, ele mesmo um experimentado surfista, seguiu, neste documentário, um duo de surfistas americanos, Mike Hynson e Robert August, numa viagem por praias de todo mundo, procurando as melhores para surfar, correndo atrás do Verão (daí o título) e divulgando a modalidade por onde passavam. The Endless Summer transformou-se num clássico dos surf movies e celebrizou várias das praias percorridas por Hynson e August. Brown rodou uma Parte 2 em 1994.
A vida de três amigos californianos, loucos por praia e por surf, ao longo dos anos 60, culminando na guerra do Vietname e na transição para a idade adulta. Interpretado por Jan-Michael Vincent, William Katt e Gary Busey, Os Três Amigos é o mais pessoal de todos os filmes de John Milius, referindo-se directamente ao tempo que passou na Florida quando era jovem e incluindo vários elementos autobiográficos.
Aos 13 anos, Bethany Hamilton (AnnaSophia Robb) é uma campeã surfista nascida para estar na água. Mas é atacada por um tubarão enquanto está a cavalgar as ondas e perde um braço. Bethany vai ter agora que reaprender a fazer tudo só com um braço. Incluindo perder o medo de voltar à água e voltar a fazer surf. Dennis Quaid e Helen Hunt também estão no elenco deste filme baseado numa história real. A verdadeira Bethany Hamilton foi a dupla de AnnaSophia Robb nas sequências aquáticas.
Os surfistas noruegueses Jørn Ranum e Inge Wegge, ambos na casa dos 20 anos, documentaram neste filme a sua busca por ondas perfeitas e pouco conhecidas dos surfistas, só que nas águas geladas do Ártico em vez de em praias batidas pelo sol. A dupla passou nove meses numa praia inóspita da costa da Noruega, surfando e recolhendo o lixo que encontravam, construindo uma casa com material que dava à costa e consumindo comida fora de prazo.
O actor australiano Simon Baker (O Mentalista) estreou-se na realização com este filme rodado no seu país. Baker interpreta também o papel principal, o de um surfista que trava amizade com dois adolescentes interessados nesta modalidade. Breath usa a praia como um local de divertimento e descontracção, mas também de auto-descoberta e de drama, e o surf como um veículo de iniciação à maturidade, ao amor e às suas múltiplas emoções.
Rodadas na Europa e nos EUA, interpretadas por nomes como Jacques Tati, Katharine Hepburn, Cliff Richard, Christian Clavier, Woody Allen, Chevy Chase, Lindsay Lohan ou Julie Delpy, estas oito comédias têm em comum passarem-se todas durante o Verão e garantirem um alto índice de gargalhadas (sendo que algumas delas têm também um forte poder nostálgico).
Será que os filmes da Disney são sensatos, divertidos e visualmente interessantes – perfeitos para toda a família? Ou são uma lamechice que só serve para fazer lavagem cerebral às crianças? Todas a gente tem uma opinião sobre os mais de 50 filmes de animação que foram lançados ao longo dos anos pela empresa fundada por Walt Disney, a começar pela Branca de Neve, em 1937, até à galinha dos ovos de ouro que foi Frozen: O Reino do Gelo. Mas quais são afinal os que merecem um lugar de destaque na prateleira? E quais os que mais valia serem esquecidos?
Há muitos filmes para crianças na Netflix, mas o cinema de animação há muito que não é apenas para os mais pequenos. Os filmes animados tornaram-se num dos géneros mais populares em todo o mundo, onde trabalham algumas das melhores mentes criativas do cinema, e onde a inspiração cómica, um registo habitual, é muitas vezes genial. Conheça os melhores filmes de animação disponíveis na Netflix Portugal.
Discover Time Out original video