Comedias Verao
©DR
©DR

Cinema nas férias: oito comédias para o Verão

Do Sr. Hulot em férias às memórias de Verão de Julie Delpy, eis oito comédias indispensáveis de Verão – a recordar ou a descobrir.

Publicidade

Rodadas na Europa e nos EUA, interpretadas por nomes como Jacques Tati, Katharine Hepburn, Cliff Richard, Christian Clavier, Woody Allen, Chevy Chase, Lindsay Lohan ou Julie Delpy, estas oito comédias têm em comum passarem-se todas durante o Verão e garantirem um alto índice de gargalhadas (sendo que algumas delas têm também um forte poder nostálgico). Entre elas encontramos alguns títulos popularíssimos deste formato, como As Férias do Sr. Hulot, de Jacques Tati, Mocidade em Férias, de Peter Yates, Barracas na Praia, de Patrice Leconte, ou ainda Que Paródia de Férias!, de Harold Ramis.

Recomendado: Filmes de Verão para refrescar dias de calor

Oito comédias de Verão indispensáveis

As Férias do Sr. Hulot

Jacques Tati, 1953

Talvez a melhor comédia estival já feita. Interpretado pelo longilíneo Jacques Tati, o Sr. Hulot, com o seu inseparável cachimbo na boca, instala-se num hotelzinho familiar de praia para passar férias, mas sempre inadvertidamente, espalha a confusão em seu redor. Comédia física, slapstick e quase sempre muda, primorosamente calculada e jubilatoriamente genial.

Loucura em Veneza

David Lean, 1955

Este filme é uma comédia, passa-se no Verão, mas também é romântico e com o seu quê de dramático. Katharine Hepburn personifica uma solteirona americana que vai fazer férias em Veneza – personagem a parte inteira da fita – e encontra aquele que pensa ser o homem da sua vida (Rossano Brazzi). Só que ele já é casado. É deste filme a célebre cena em que Hepburn cai num canal.

Publicidade

Mocidade em Férias

Peter Yates, 1963

Concebido como uma montra promocional para Cliff Richard e os Shadows, então no auge da fama, esta comédia musical põe o quarteto a personificar mecânicos dos autocarros de Londres, que transformam um destes veículos num hotel sobre rodas e vão passar férias pela Europa, metendo-se em aventuras românticas, cómicas e com uma jovem cantora americana que fugiu de casa e está disfarçada de rapaz.

Barracas na Praia

Patrice Leconte, 1978

Escrito e interpretado pelos membros da trupe de comédia parisiense Le Splendid, Barracas na Praia é uma sátira à filosofia de férias do Club Med, na altura popularíssimo em França. Um grupo de franceses, casados e solteiros, mete-se numa sucessão de confusões e equívocos num resort da Costa do Marfim. Com Christian Clavier, Michel Blanc, Josiane Balasko e Gérard Jugnot.

Publicidade

Uma Comédia Sexual Numa Noite de Verão

Woody Allen, 1982

Woody Allen interpreta um inventor de máquinas extravagantes neste filme passado durante o Verão de 1900, numa casa de campo nos arredores de Nova Iorque, e onde se cruzam várias e movimentadas linhas cómico-sentimentais entre um trio de casais. O filme é também uma homenagem a Sorrisos de uma Noite de Verão, uma das raras comédias de Ingmar Bergman.

Que Paródia de Férias!

Harold Ramis, 1983

Uma típica família americana dos subúrbios de Chicago, os Griswold, aproveita as férias para atravessar os EUA de carro e ir visitar um famoso parque de diversões, mas a viagem vai transformar-se numa verdadeira odisseia. Chevy Chase é hilariante como Clark Griswold, o pater familias lorpa, Christie Brinkley tem uma participação inesquecível a guiar um Ferrari e John Candy aparece de surpresa no final.

Onde ver: Max

Publicidade

Pai para Ti… Mãe para Mim…

Nancy Meyers, 1998

Uma ainda jovem Lindsay Lohan interpreta aqui duas gémeas separadas à nascença que se conhecem aos 11 anos, num campo de férias, e decidem aproveitar a ocasião, e a atmosfera romântica do Verão, para voltar a juntar os seus pais divorciados (Dennis Quaid e Natasha Richardson). Nancy Meyers assina esta luminosa comédia familiar estival, que se tornou de referência no seu género.

Onde ver: Disney+

O Verão do Skylab

Julie Delpy, 2011

A actriz Julie Delpy escreve, realiza e também interpreta esta comédia passada no Verão de 1979, na Bretanha, quando uma família numerosa se junta para comemorar o aniversário da avó. Entretanto, a estação espacial Skylab prepara-se para cair na Terra e ninguém sabe dizer ao certo onde. Uma saborosa, animada, nostálgica e bem francesa comédia em família, baseada numa recordação de infância da própria Delpy.

Verão em Lisboa

  • Compras

Se sabemos quais são as melhores praias de Lisboa e arredores e as piscinas low cost onde todos querem mergulhar, mal seria se não tivéssemos também uma palavra a dizer sobre os modelitos para ir a banhos. Dos mais arrojados aos mais discretos, dos biquínis mais reveladores aos fatos de banho mais tapadinhos, basta escolher aquele com que vai apanhar banhos de sol e de água salgada – ou doce, se for o caso. Na dúvida escolha já mais do que um, sob o pretexto de estar a apoiar a criatividade nacional.

 

  • Coisas para fazer

A Associação Bandeira Azul da Europa volta a ultrapassar as três centenas e meia de praias premiadas em Portugal, com um aumento de quatro bandeiras em relação a 2023. Continua a haver vários areais onde pode estender a toalha com a certeza de que está num lugar em boas condições. Isto porque, para conseguir este título, que é atribuído anualmente, é preciso que as praias se candidatem e cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto, além de informação e sensibilização ambiental. Em 2024, são 398 as praias com Bandeira Azul, 84 das quais banhadas pelas águas do rio Tejo, e nós dizemos-lhe 26 onde pode mergulhar perto de Lisboa. Para descobrir ainda mais areais, basta consultar os galardoados do ano no site do Programa Bandeira Azul.

Publicidade
  • Geladarias

Há muito tempo que o gelado deixou de ser capricho de Verão para saber bem o ano inteiro. Ainda assim, é nos dias quentes que o desejo de um gelado aparece. Dos sabores de fruta, como o morango, a manga, o limão ou a framboesa, aos clássicos, como chocolate, avelã, nata ou baunilha o céu é o limite no mundo dos gelados (ou gelatos, que são cada vez mais as perdições italianas na cidade). E a verdade é que a lista das melhores gelatarias em Lisboa não pára de engordar de ano para ano, cada vez com mais alternativas atentas às diferentes restrições alimentares. Nesta selecção, tem das mais antigas às mais recentesComa depressa, antes que derreta.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade