Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Séries e filmes sobre minimalismo para aprender a viver feliz com pouco
Filme, Cinema, Minimalism: A Documentary About the Important Things (2015)
©DR Minimalism: A Documentary About the Important Things (2015)

Séries e filmes sobre minimalismo para aprender a viver feliz com pouco

Ver para aprender. Estas são as séries e filmes de que precisa para ser mais feliz com menos.

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Ter menos coisas e menos espaço é sinónimo de mais tempo e liberdade para fazer o que lhe dá prazer. Mas ser minimalista não significa abdicar de todas as suas posses materiais nem deixar de consumir. Significa, sim, livrar-se do que não é essencial e aprender a consumir melhor. Para o ajudar a pôr a vida em ordem, reunimos duas séries e dois documentários sobre o poder do menos. Desde Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, do movimento The Minimalists, até à guru da organização Marie Kondo, estes são os professores e as lições de que precisa para aprender mais sobre minimalismo, organização, casas pequenas e desperdício zero.

Recomendado: As melhores séries do momento

Séries e filmes sobre minimalismo

Filme, Cinema, Minimalism: A Documentary About the Important Things (2015)
Filme, Cinema, Minimalism: A Documentary About the Important Things (2015)
©DR

1. Minimalism: A Documentary About the Important Things

Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, do movimento The Minimalists, são considerados os pais do minimalismo. Neste documentário, realizado por Matt D’Avella, a dupla entrevista várias pessoas dedicadas a rejeitar o ideal de que as posses materiais trazem felicidade e mostra como é possível ter mais tempo e mais liberdade para “as coisas importantes”, mesmo com menos 512 bonecos de acção ou a viajar só com uma mochila às costas.

Netflix

Televisão, Guru da Organização, Marie Kondo
Televisão, Guru da Organização, Marie Kondo
©DR

2. Marie Kondo: A Magia da Arrumação

Destralhar é o verbo a aprender com Marie Kondo, autora do bestseller Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida (8,99€/eBook). Com o seu método de arrumação inovador, a guru da organização mostra-nos, nesta série documental de oito episódios, como ajudou várias famílias americanas a pôr a casa e a vida em ordem. Mas, atenção, o segredo não é guardar: é sobretudo praticar o desapego e ficar apenas com as coisas que nos “despertam alegria”.

Netflix

Publicidade
Televisão, Série, Tiny House Nation
Televisão, Série, Tiny House Nation
©DR

3. Tiny House Nation: O Mercado das Casas Pequenas

Sonha com uma casa enorme? Sonha mal. As casas pequenas vieram para ficar. Se tem dúvidas, John Weisbarth e Zack Giffin, especialistas em construir em menos de 50 metros quadrados, explicam tudo e ainda ajudam famílias em diferentes cidades dos EUA a adaptarem-se a um estilo de vida com menos espaço, mas muito mais conforto. Depois de ver as duas primeiras temporadas, é provável que fique com vontade de arranjar uma “tiny house” só para si – idealmente, com uma parede de escalada na sala.

Netflix

4. The Clean Bin Project

É possível viver totalmente livre de resíduos? Neste filme premiado, o casal Jen e Grant partilham momentos de humor, luta e esperança, ao mesmo tempo que competem um com o outro para ver quem é capaz de produzir o mínimo de lixo, com uma política de desperdício zero durante um ano inteiro. Apesar de ser difícil sentirem-se motivados ao confrontarem-se com a força da actual “sociedade descartável”, este é um apelo divertido e inspirador para todas as idades.

Cinema em casa

Televisão, Série, The Office
©DR

Filmes e séries para quem pratica a terapia do riso

Filmes

Se a realidade não convida a risos, a ficção continua a dar-nos razões suficientes para aligeirar o quotidiano e esquecer os problemas, por momentos que sejam. Concorda? É que não há falta de conteúdo digno de chorar a rir, agarrado aos abdominais, e garantimos que é tão ou mais eficaz do que aquela série de exercícios que anda a fazer em casa para tentar conservar a forma.

Feud: Bette and Joan
©IMDB

As melhores séries do momento

Filmes

Não param de se estrear novas e boas séries. Com a chegada da Netflix, HBO, Amazon Prime e outras tantas ao radar nacional, a vida ficou bastante mais complicada. No bom sentido, claro; é que o que não falta são produções muito bem conseguidas para ver. Tente evitar as maratonas nocturnas – ou não –, tenha atenção aos spoilers que aqui vai ver e siga as nossas sugestões das melhores séries do momento.

Publicidade
Filme, Cinema, Mistério a Bordo (2019)
©Scott Yamano

Ir de viagem com o cinema: Sete filmes para ver o mundo sem sair de casa

Filmes

Graças ao cinema, podemos viajar para todo o mundo sem sair de casa. Numa altura tão crítica como aquela que estamos a viver, em que não podemos sequer deixar os nossos lares, eis um conjunto de filmes em que podemos ir livremente, e sem gastar um cêntimo, até ao Tibete com Brad Pitt ou ao principado do Mónaco de iate de luxo com Adam Sandler e Jennifer Aniston.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade