
Ir de viagem com o cinema: Sete filmes para ver o mundo sem sair de casa
Viaje sem sair do sofá, com estes sete filmes passados em locais tão variados como o Tibete ou as planícies africanas
Graças ao cinema, podemos viajar para todo o mundo sem sair de casa. Numa altura tão crítica como aquela que estamos a viver, em que não podemos sequer deixar os nossos lares, eis um conjunto de filmes em que podemos ir livremente, e sem gastar um cêntimo, até ao Tibete com Brad Pitt, ao principado do Mónaco de iate de luxo com Adam Sandler e Jennifer Aniston, ao Mali de carro com Jean Reno, surfar na Califórnia na companhia de Helen Hunt, ou ir à Tanzânia com John Wayne, entre outros.
Recomendado: Guia TV: filmes para ver em tempo de ficar em casa
Sete filmes para ver o mundo sem sair de casa
'Hatari!', de Howard Hawks (1962)

Este clássico realizado por Howard Hawks na Tanzânia em 1962, centra-se num grupo de homens de várias nacionalidades que caçam animais selvagens em África para os vender aos jardins zoológicos de todo o mundo. O seu quotidiano vai ser alterado com a chegada de uma fotógrafa de vida selvagem. Hatari! é uma jubilatória combinação de aventura na natureza com comédia, contando com um formidável elenco: John Wayne, Elsa Martinelli, Hardy Kruger, Red Buttons, Gérard Blain, Bruce Cabot e Michéle Girardon.
'Sete Anos no Tibete', de Jean-Jacques Annaud (1997)

Brad Pitt interpreta, neste filme de Jean-Jacques Annaud, o alpinista austríaco Heinrich Harrer, que em 1939, quando subia os Himalaias com um amigo, Peter Aufschnaiter (David Thewlis), foi preso pelos ingleses e enviado para um campo de prisioneiros de guerra na Índia. Em 1944, Harrer e Aufschnaiter conseguiram evadir-se e atravessaram a fronteira para o Tibete, acabando por ser acolhidos na cidade sagrada de Lhasa, onde conheceram o 14.º Dalai Lama, do qual Harrer ficou amigo. Lá ficariam até 1950.
Disponível na Netflix.
'O Lado Selvagem', de Sean Penn (2007)

Sean Penn assina a realização e o argumento deste filme, que também co-produziu. Conta a história real de Christopher McCandless (Emile Hirsch), um estudante brilhante e atleta de topo, que no início dos anos 90 decidiu doar à caridade tudo o que tinha, queimar documentos de identificação e cartões de crédito, virar as costas ao mundo civilizado e atravessar os EUA rumo ao Alasca, para ali viver em comunhão com a natureza, e em condições precárias, no interior de um autocarro abandonado.
Disponível na HBO.
'Ride – Na Onda', de Helen Hunt (2014)

Helen Hunt estreou-se a realizar este filme em 2014, onde também desempenha o principal papel. Ela é Jackie, uma mulher cujo filho, que está a frequentar a universidade na Califórnia, lhe comunica um dia que vai deixar de estudar e dedicar-se ao surf. Transtornada, Jackie, que nasceu e vive do outro lado dos EUA, pega em armas e bagagens e junta-se ao filho em paragens californianas, para o dissuadir da sua decisão. Mas uma vez lá chegada, descobre o sol, as praias e o surf.
'Por Aqui e por Ali', de Ken Kwapis (2015)

Robert Redford interpreta o célebre escritor e humorista Bill Bryson nesta adaptação ao cinema do livro deste com o mesmo título, em que Bryson descreve a sua tentativa falhada de atravessar a pé o longo Trilho dos Apalaches, desde a Geórgia até ao Maine, acompanhado por um velho amigo, Stephen Katz (Nick Nolte). Só que o peso dos anos e vários incidentes inesperados, cómicos, ridículos ou humilhantes, bem como o feitio de Katz, acabaram por frustrar esta ambiciosa aventura na natureza.
'4 Latas', de Gerardo Olivares (2019)

De Espanha até ao Mali de carro, com um desvio por França, ainda é um esticão, sobretudo se o carro é um vetusto Renault 4 L. Mas é num automóvel clássico destes que Jean Pierre (Jean Reno) e dois amigos de longa data vão rumar àquele país africano, porque o pai de um deles está a morrer. E à última da hora, junta-se ao trio a filha adolescente de um deles, que quer aproveitar a viagem para ver se consegue dar-se melhor com o pai. Uma comédia dramática on the road que mistura risos e lágrimas.
Disponível na Netflix.
'Mistério a Bordo', Kyle Newacheck (2019)

Nick Spitz (Adam Sandler) é um polícia de Nova Iorque cujo casamento perdeu a chama. Para a tentar reacender, leva a mulher, Audrey (Jennifer Aniston) numas férias especiais à Europa. A bordo do avião, e devido a um encontro casual, os Spitz vêem-se convidados para uma festa no luxuoso iate do multimilionário Malcom Quince (Terence Stamp), fundeado ao largo do Mónaco. Mas quando Quince é subitamente assassinado, Nick e Audrey vêem-se acusados do crime e vão ter que provar a sua inocência.
Disponível na Netflix.
Mais filmes
Os melhores filmes que pode ver na Netflix
Há drama, há comédia, há acção, histórias para rir desmedidamente, para roer as unhas, para colar ao ecrã horas a fio sem qualquer noção de vida exterior. Compilámos o que de melhor existe actualmente na plataforma de streaming para que não tenha de o fazer e damos-lhe uma boa dose de sugestões abaixo. Prepare os snacks, as pipocas, se as tiver, hidrate-se e ponha os olhos nos melhores filmes na Netflix.
Dez filmes que vai gostar de ver na Amazon Prime
As séries originais são o grande chamariz dos serviços de streaming. Mas há, também, bons filmes à espera de serem descobertos. Fomos à procura dos melhores filmes na Amazon Prime e descobrimos algumas novidades e clássicos que merecem ser vistos. Aproveite e faça um programa cinematográfico em casa. Ao subscrever, a Amazon oferece seis meses de desconto, com a mensalidade a metade (2,99€).