Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Ir de viagem com o cinema: Sete filmes para ver o mundo sem sair de casa
Filme, Cinema, Mistério a Bordo (2019)
©Scott Yamano Mistério a Bordo de Kyle Newacheck

Ir de viagem com o cinema: Sete filmes para ver o mundo sem sair de casa

Viaje sem sair do sofá, com estes sete filmes passados em locais tão variados como o Tibete ou as planícies africanas

Por Eurico de Barros
Publicidade

Graças ao cinema, podemos viajar para todo o mundo sem sair de casa. Numa altura tão crítica como aquela que estamos a viver, em que não podemos sequer deixar os nossos lares, eis um conjunto de filmes em que podemos ir livremente, e sem gastar um cêntimo, até ao Tibete com Brad Pitt, ao principado do Mónaco de iate de luxo com Adam Sandler e Jennifer Aniston, ao Mali de carro com Jean Reno, surfar na Califórnia na companhia de Helen Hunt, ou ir à Tanzânia com John Wayne, entre outros.

Recomendado: Guia TV: filmes para ver em tempo de ficar em casa

Sete filmes para ver o mundo sem sair de casa

'Hatari!', de Howard Hawks (1962)

Este clássico realizado por Howard Hawks na Tanzânia em 1962, centra-se num grupo de homens de várias nacionalidades que caçam animais selvagens em África para os vender aos jardins zoológicos de todo o mundo. O seu quotidiano vai ser alterado com a chegada de uma fotógrafa de vida selvagem. Hatari! é uma jubilatória combinação de aventura na natureza com comédia, contando com um formidável elenco: John Wayne, Elsa Martinelli, Hardy Kruger, Red Buttons, Gérard Blain, Bruce Cabot e Michéle Girardon.

'Sete Anos no Tibete', de Jean-Jacques Annaud (1997)

Brad Pitt interpreta, neste filme de Jean-Jacques Annaud, o alpinista austríaco Heinrich Harrer, que em 1939, quando subia os Himalaias com um amigo, Peter Aufschnaiter (David Thewlis), foi preso pelos ingleses e enviado para um campo de prisioneiros de guerra na Índia. Em 1944, Harrer e Aufschnaiter conseguiram evadir-se e atravessaram a fronteira para o Tibete, acabando por ser acolhidos na cidade sagrada de Lhasa, onde conheceram o 14.º Dalai Lama, do qual Harrer ficou amigo. Lá ficariam até 1950.

Disponível na Netflix.

Publicidade

'O Lado Selvagem', de Sean Penn (2007)

Sean Penn assina a realização e o argumento deste filme, que também co-produziu. Conta a história real de Christopher McCandless (Emile Hirsch), um estudante brilhante e atleta de topo, que no início dos anos 90 decidiu doar à caridade tudo o que tinha, queimar documentos de identificação e cartões de crédito, virar as costas ao mundo civilizado e atravessar os EUA rumo ao Alasca, para ali viver em comunhão com a natureza, e em condições precárias, no interior de um autocarro abandonado.

Disponível na HBO.

'Ride – Na Onda', de Helen Hunt (2014)

Helen Hunt estreou-se a realizar este filme em 2014, onde também desempenha o principal papel. Ela é Jackie, uma mulher cujo filho, que está a frequentar a universidade na Califórnia, lhe comunica um dia que vai deixar de estudar e dedicar-se ao surf. Transtornada, Jackie, que nasceu e vive do outro lado dos EUA, pega em armas e bagagens e junta-se ao filho em paragens californianas, para o dissuadir da sua decisão. Mas uma vez lá chegada, descobre o sol, as praias e o surf.

Publicidade

'Por Aqui e por Ali', de Ken Kwapis (2015)

Robert Redford interpreta o célebre escritor e humorista Bill Bryson nesta adaptação ao cinema do livro deste com o mesmo título, em que Bryson descreve a sua tentativa falhada de atravessar a pé o longo Trilho dos Apalaches, desde a Geórgia até ao Maine, acompanhado por um velho amigo, Stephen Katz (Nick Nolte). Só que o peso dos anos e vários incidentes inesperados, cómicos, ridículos ou humilhantes, bem como o feitio de Katz, acabaram por frustrar esta ambiciosa aventura na natureza.

'4 Latas', de Gerardo Olivares (2019)

De Espanha até ao Mali de carro, com um desvio por França, ainda é um esticão, sobretudo se o carro é um vetusto Renault 4 L. Mas é num automóvel clássico destes que Jean Pierre (Jean Reno) e dois amigos de longa data vão rumar àquele país africano, porque o pai de um deles está a morrer. E à última da hora, junta-se ao trio a filha adolescente de um deles, que quer aproveitar a viagem para ver se consegue dar-se melhor com o pai. Uma comédia dramática on the road que mistura risos e lágrimas.

Disponível na Netflix.

Publicidade

'Mistério a Bordo', Kyle Newacheck (2019)

Nick Spitz (Adam Sandler) é um polícia de Nova Iorque cujo casamento perdeu a chama. Para a tentar reacender, leva a mulher, Audrey (Jennifer Aniston) numas férias especiais à Europa. A bordo do avião, e devido a um encontro casual, os Spitz vêem-se convidados para uma festa no luxuoso iate do multimilionário Malcom Quince (Terence Stamp), fundeado ao largo do Mónaco. Mas quando Quince é subitamente assassinado, Nick e Audrey vêem-se acusados do crime e vão ter que provar a sua inocência.

Disponível na Netflix.

Mais filmes

Filmes, Shawshank
©IMDB

Os melhores filmes que pode ver na Netflix

Filmes

Há drama, há comédia, há acção, histórias para rir desmedidamente, para roer as unhas, para colar ao ecrã horas a fio sem qualquer noção de vida exterior. Compilámos o que de melhor existe actualmente na plataforma de streaming para que não tenha de o fazer e damos-lhe uma boa dose de sugestões abaixo. Prepare os snacks, as pipocas, se as tiver, hidrate-se e ponha os olhos nos melhores filmes na Netflix.

Shutter Island
DR

Dez filmes que vai gostar de ver na Amazon Prime

Filmes

As séries originais são o grande chamariz dos serviços de streaming. Mas há, também, bons filmes à espera de serem descobertos. Fomos à procura dos melhores filmes na Amazon Prime e descobrimos algumas novidades e clássicos que merecem ser vistos. Aproveite e faça um programa cinematográfico em casa. Ao subscrever, a Amazon oferece seis meses de desconto, com a mensalidade a metade (2,99€).

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade