Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Guia TV: filmes para ver em tempo de ficar em casa

Guia TV: filmes para ver em tempo de ficar em casa

Há muitos filmes para ver na televisão. Eis os melhores filmes que passam este mês nos canais que são acessíveis a todos

Harley Quinn in Suicide Squad
Clay Enos
Por Eurico de Barros |
Publicidade

A Netflix, a HBO e os outros sites de streaming, bem como os canais de cinema codificados, não são acessíveis a todos e há ainda muta gente que não quis ou não pôde aderir. Por isso, e tal como aconteceu no mês passado, voltamos a fazer, em Abril, uma escolha dos filmes que podem ser vistos nos vários canais abertos do cabo, sejam genaralistas, sejam inteiramente dedicados ao cinema. E lá fomos encontrar muitos títulos que valem a pena, dos mais variados géneros, incluindo comédias clássicas, fitas policiais e de espionagem, e ainda de aventuras e capa e espada.

Recomendado: Os eventos que pode ver na internet, em live streaming

Uma foto da Time Out Magazine

A Time In Portugal já está disponível

Pode ler a última edição no conforto do seu sofá

Ler a revista

Filmes para ver em Abril nos canais abertos

'O Peito ou a Perna’, de Claude Zidi

Louis de Funès e Coluche contracenam nesta divertidíssima comédia de 1976 em que o primeiro interpreta um famoso gastrónomo e autor de um prestigiado guia de restaurantes, e o segundo o seu filho, que não quis seguir as pisadas do pai, travou-se de razões com ele e é palhaço num circo. Mas vão fazer as pazes e, juntos, enfrentar um poderoso empresário de fast food e revelar que os métodos de produzir comida em massa deste são tão fraudulentos como repugnantes.

Quarta, dia 8. FOX Movies 09.55.

'O Homem da Máscara de Ferro', de Randall Wallace

Leonardo DiCaprio tem um duplo papel, o do rei Luís XIV de França e o do seu irmão gémeo secreto, o homem da máscara de ferro do título, que está preso, neste filme de capa e espada realizado como manda a tradição por Randall Wallace em 1998, adaptando o romance clássico de aventuras da autoria de Alexandre Dumas. Gabriel Byrne é D’Artagnan e os Três Mosqueteiros são interpretados por John Malkovich (Athos), Gérard Depardieu (Porthos) e Jeremy Irons (Aramis).

Sexta, dia 10. AXN Movies 21.15.

Publicidade

‘A Idade das Sombras’, de Kim Jee-won

Realizador de excelentes filmes policiais e de terror como Eu Vi o Diabo ou História de Duas Irmãs, o sul-coreano Kim Jee-won volta atrás no tempo neste A Idade das Sombras, para rodar um thriller de espionagem passado em 1923, quando a Coreia ainda não estava dividida e se encontrava sob domínio japonês. Um grupo de patriotas resistentes contrabandeia explosivos para destruir um grande complexo militar, símbolo da supremacia nipónica.

Sexta, dia 10. RTP2 23.10.

‘Clue — O Jogo do Crime’, de Jonathan Lynn

Tim Curry, Madeline Kahn, Lesley Ann Warren e Christopher Lloyd são alguns dos principais intérpretes desta comédia policial de 1985, que transporta para a tela o célebre jogo de tabuleiro policial Cluedo. Seis pessoas são convidadas para jantar numa mansão que não conhecem. Quando o seu anfitrião é assassinado, têm que cooperar com os empregados para identificar o homicida. Mas, entretanto, as vítimas continuam a aumentar.

Sexta, dia 10. FOX Movies 00.30.

Publicidade

‘Sideways’, de Alexander Payne

Paul Giamatti e Thomas Haden Church são Miles e Jack, dois amigos que se estão a aproximar da meia idade. Jack vai casar-se e Miles vai ser o padrinho, e fazem uma viagem de uma semana pelas vinhas da Califórnia, para descansarem, comerem bem e beberem melhor, conhecendo duas mulheres, Maya (Virginia Madsen) e Stephanie (Sandra Oh). Esta comédia melancólica sobre vinho, amor e as frustrações da vida ganhou o Óscar de Melhor Argumento Adaptado.

Sábado, dia 11. AXN Movies 21.15.

‘Esquadrão Suicida’, de David Ayer

Para combater uma enigmática e poderosa entidade que ameaça destruir o mundo, o governo dos EUA decide libertar das suas prisões os mais perigosos vilões que lá se encontram, juntá-los num grupo especial de combate e fazê-los enfrentar aquele inimigo, para salvar a humanidade do apocalipse. Will Smith, Jared Leto, Margot Robbie e Viola Davis são alguns dos intérpretes deste filme pertencente ao Universo DC, e que aqui é apresentado na versão alargada.

Domingo, dia 12. Hollywood 22.00.

Publicidade

‘All That Jazz — O Espectáculo Vai Começar’, de Bob Fosse

Realizado em 1979, este foi o penúltimo de Bob Fosse e é fortemente autobiográfico. Roy Scheider tem uma portentosa interpretação na figura do coreógrafo, encenador e bailarino Joe Gideon, que se mantém em pé e a carburar à custa estupefacientes e de bebida, e está a preparar um novo espectáculo na Broadway e a montar um filme, e à beira do colapso. Um musical alucinatório sobre o qual paira a sombra da morte. Também com Jessica Lange, Ben Vereen e Ann Reinking.

Domingo, dia 12. RTP Memória 22.30

‘Conversa de Travesseiro’, de Michael Gordon

Rock Hudson e Doris Day contracenam nesta comédia romântica de 1959, uma das que fizeram nessa altura, com enorme sucesso. Ele é Brad Allen, um músico solteirão, despreocupado e conquistador, ela é Jan Morrow, uma destacada e muito trabalhadora decoradora de interiores. Apesar de só se conhecerem por telefone, não podem um com o outro, até que Brad começa a fazer a corte a Jan disfarçando a voz. Também com Tony Randall,Thelma Ritter e Nick Adams.

Quarta, dia 15. RTP1 23.30

Publicidade

‘Os Canhões de Navarone’, de J. Lee Thompson

Gregory Peck, David Niven e Anthony Quinn lideram o elenco desta superprodução passada na II Guerra Mundial, um colossal sucesso de bilheteira que foi nomeado para sete Óscares, tendo recebido o de Melhores Efeitos Especiais. Um comando inglês ajudado por resistentes gregos recebe a missão de se infiltrar na ilha de Navarone, para destruir os enormes canhões alemães que impedem a evacuação de tropas britânicas em perigo numa ilha vizinha.

Sábado, dia 18. RTP Memória 15.00.

‘Money Monster’, de Jodie Foster

Lee Gates (George Clooney) é o espalhafatoso apresentador de um popular programa de televisão sobre finanças e investimentos emitido em directo, e Patty Fenn (Julia Roberts) a sua produtora. Quando um espectador que perdeu todas as suas economias invade o estúdio usando um cinto de explosivos e ameaçando rebentar com tudo, Lee e Patty vão ter que o convencer a não causar uma tragédia, ao mesmo tempo que investigam uma fraude financeira de enormes proporções.

Domingo, dia 19. Hollywood 22.00.

Publicidade

‘A Viúva Couderc’, de Pierre Granier-Deferre

Adaptação ao cinema do livro policial de Georges Simenon, passado na França rural dos anos 30 e realizada em 1971. Alain Delon personifica Jean, um vagabundo que é na verdade um fugitivo da justiça, e que chega um dia à quinta da viúva do título (Simone Signoret). Desconhecendo o passado do rapaz, contrata-o para trabalhar nos campos e acabam por se tornar amantes. Só que Jean seduz também a filha da nora da viúva, e a família desta entra em cena.

Quarta, dia 22. ARTE 00.15.

‘Tempo de Glória’, de Edward Zwick

A história real da primeira unidade totalmente composta por soldados negros voluntários, que combateu na Guerra Civil Americana. Matthew Broderick interpreta o seu comandante, o jovem coronel Robert Gould Shaw, um abolicionista, que teve que enfrentar quer os preconceitos raciais quer do inimigo, quer dos oficiais nortistas seus camaradas. Denzel Washington ganhou o Óscar de Melhor Actor Secundário pela sua interpretação do soldado Trip.

Quarta, dia 29. Hollywood, 10.50.

Mais para ver em casa

Publicidade
Publicidade