Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right "The Plot Against America": uma conspiração enfadonha
Televisão, Série, A Conspiração Contra a América, HBO
©HBO A Conspiração Contra a América

"The Plot Against America": uma conspiração enfadonha

A série "The Plot Against America", da HBO, adapta o romance do mesmo nome de Philip Roth. E desilude

Por Eurico de Barros
Publicidade

★★☆☆☆

A história alternativa é um dos subgéneros mais cultivados da literatura de ficção científica. Um ou mais acontecimentos históricos decorrem de forma diferente do que na realidade, e o mundo que conhecemos é radicalmente alterado.

O romance de Philip Roth A Conspiração Contra a América constitui uma rara incursão de um escritor mainstream na história alternativa. Roth parte do princípio de que o herói aviador Charles Lindbergh concorre à eleição presidencial dos EUA de 1940 com uma plataforma isolacionista e antiguerra, derrota o Presidente Franklin Roosevelt e transforma o país num estado para-fascista. O livro é um exemplo de utilização da liberdade artística para fins de deturpação da História.

O movimento America First que Lindbergh apoiava era tudo menos pró-nazi e tinha aderentes da esquerda à direita, caso dos então jovens mas futuros presidentes dos EUA John F. Kennedy e Gerald Ford, e de escritores como William Saroyan ou Sinclair Lewis. A série The Plot Against America (HBO) acentua e torna ainda mais facciosa esta premissa narrativa, juntando-lhe uma realização prosaica e interpretações sofríveis de actores indiferentes (e que mal vão os poucos mais conhecidos, como Winona Ryder e John Turturro).

É uma conspiração mal-ajambrada e enfadonha.

Mais televisão

Harley Quinn in Suicide Squad
Clay Enos

Guia TV: filmes para ver em tempo de ficar em casa

Filmes

A Netflix, a HBO e os outros sites de streaming, bem como os canais de cinema codificados, não são acessíveis a todos e há ainda muita gente que não quis ou não pôde aderir. Por isso, e tal como aconteceu no mês passado, voltamos a fazer uma escolha dos filmes que podem ser vistos nos vários canais abertos do cabo, sejam generalistas, sejam inteiramente dedicados ao cinema. 

Filme, Cinema, Sergio (2020)
©Netflix

14 razões para ligar a televisão esta semana

Filmes

Somos adeptos de passeios pela cidade, idas ao cinema e ao teatro, jantares fora, concertos e uns bons copos. Mas agora não dá. Assim como assim, até sabe bem ficar em casa agrafado à televisão. Para que não desperdice estes valiosos momentos de zapping, damos-lhe as melhores razões para ligar a televisão esta semana.

Publicidade

O novo programa de Ricardo Araújo Pereira sabe a pouco

Cinemas

Juntos ou avulso, os Gato Fedorento fazem muita falta na televisão, e ao humor português. Gente que Não Sabe Estar (TVI, Dom 21.30) marca o regresso do grupo em formato incompleto (Ricardo Araújo Pereira + dois), reforçado por uma mão-cheia de jovens humoristas. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Também poderá gostar

        Publicidade