Os melhores hotéis no Porto

À procura de sítios para ficar na cidade Invicta? Eis os melhores hotéis no Porto.
Torel Avantgarde
© João Saramago
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

Uma ida ao Porto é sempre uma boa ideia. A cidade está cada vez com mais vida, seja à beira rio ou pelas ruas estreias e bonitas que fazem da Invicta um lugar especial no país. É por isso que recomendamos que vá passear, mas com tempo. O Porto não quer correrias, até porque há muito para fazer e provar – já agora, vá sem quaisquer restrições alimentares porque iguarias não lhe vão faltar. De grandes unidades de luxo a guesthouses de charme, juntámos mais de duas dezenas de hotéis no Porto. 

Recomendado: O seu guia para o Porto

Os melhores hotéis no Porto

1
The House of Sandeman
Hotéis

The House of Sandeman Hostel & Suites

À primeira vista, passa quase despercebido, ou não estivesse a marca Sandeman espalhada pelos muitos edifícios e esplanadas no Cais de Gaia, mas assim que damos com ele é inconfundível. O The House of Sandeman Hostel & Suites abriu no edifício que em tempos abrigou os escritórios desta marca histórica de vinho do Porto, mesmo por cima das caves que foram também alvo de uma remodelação. Assim que entramos, percebemos rapidamente que este não é apenas mais um hotel e hostel nesta zona ribeirinha. O ambiente descontraído combina com a decoração e disposição do espaço, tão cuidada quanto despretensiosa. Tem 12 suites e quatro camaratas (há duas com 14 camas e quatro casas de banho, uma de oito e outra sete camas, com duas casas de banho cada).

2
Torel Avantgarde
DR
Viagens

Torel Avantgarde

Com a cidade do Porto à frente e o rio Douro aos pés, o Torel Avantgarde é o novo cinco estrelas do Porto onde a arte dita as regras da estadia. Tem 47 quartos espalhados pelos três pisos do edifício do final dos anos 40, todos com número e nome de um artista – de Lucian Freud a Coco Chanel – “são diferentes entre si, em cores, mobília, decoração e exposição”, diz Francisco Lorite, o director-geral do hotel. E em cada um deles há um apontamento relacionado com a personalidade, cujo nome está cravado na imponente porta encarnada de acesso ao quarto. Ou seja, é possível dormir 47 vezes aqui e ter sempre experiências diferentes. 

Publicidade
3
vila galé ribeira
©DR
Viagens

Vila Galé Ribeira

Longe vão os tempos das pedras sujas e gastas da Ribeira até à Foz, um ambiente de um Porto mais cinzento tão bem descrito na declaração de amor de Carlos Tê à cidade, ali em meados dos anos 80. Hoje ninguém tropeça no passeio por falta de luz, principalmente quem se passeia junto ao bem iluminado Viaduto do Cais das Pedras, inaugurado sobre o rio Douro em 1997. O Vila Galé Ribeira nasceu da recuperação de três edifícios devolutos virados para a extinta Praia dos Insurrectos. É um hotel de charme e uma espécie de tubo de ensaio do grupo hoteleiro que, apesar de apostar em unidades que convidam a estadias mais familiares, procura neste novo hotel conquistar um público um pouco diferente: maiores de 16 anos e casais. Os quartos são mais pequenos, não há berços, nem camas extra. Mas há espaço para 67 quartos, 14 deles com vista para o Douro.

4
Pestana Porto - A Brasileira
Marisa Cardoso
Hotéis, Hotéis de luxo

Pestana Porto - A Brasileira

Desde 2013 que não se sentia o aroma a café no edifício que viu A Brasileira nascer em 1903, dois anos antes da inauguração da casa irmã em Lisboa. Agora a mítica cafetaria abriu finalmente e a história regressa a casa, graças a uma parceria entre a OPPA – A Brasileira, do empresário António Oliveira (esse mesmo, o antigo jogador de futebol e seleccionador nacional), e o Grupo de Dionísio Pestana. O resultado foi a abertura do Pestana Porto – A Brasileira, o novo hotel do grupo sob a égide da marca Pestana Collection Hotels, a mesma do Pestana Palácio do Freixo e Pestana Vintage, na Ribeira. Aqui está cada grão no seu galho: o hotel, o restaurante e a cafetaria-cocktail bar, que acaba por ser a carta de apresentação de toda a unidade e onde é claro o equilíbrio entre quem está só de passagem e quem regressa ao lugar onde já foi feliz.

Publicidade
5
PORTO AS 1829
©DR
Hotéis

Porto A.S. 1829 Hotel

Um dos hotéis mais bonitos da cidade tinha de ficar numa das melhores ruas do Porto, claro. O Porto A.S. 1829 Hotel fica no Largo de São Domingos, ao fundo da rua das Flores e é impossível ignorar a fachada decorada com azulejos tradicionais azuis. O hotel ocupa o edifício que foi outrora uma das mais importantes e antigas livrarias e papelarias do Porto, a Araújo & Sobrinho. Os hóspedes podem escolher entre os 41 quartos disponíveis e têm direito a banheira clássica à janela, mobiliário vintage e restaurante com chancela do chef Manuel Ferreira. Seja com vista para a cidade, vista para o rio Douro ou vista panorâmica, é certo que desde que abriu é um dos melhores hotéis no Porto.

6
PESTANA VINTAGE
©Pedro SamPayo Ribeiro
Hotéis

Pestana Vintage Porto & World Heritage Site

O Douro é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. Ora, se um hotel lhe permite acordar quase em cima da água, é normal que seja um dos melhores hotéis no Porto. O Pestana Vintage Porto & World Heritage Site fica na praça histórica da Ribeira, mesmo em cima do rio. Ocupa um conjunto de edifícios do século XVI recuperados e transformados num hotel de cinco estrelas, com 30 quartos deluxe, três suites e ainda 15 quartos superiores, estes com vista para a cidade. O difícil vai ser querer sair do quarto, principalmente à noite, quando é possível admirar a Ponte D. Luiz iluminada.

Publicidade
7
Sheraton Porto Hotel & Spa
©matthewshaw.co.uk/Sherton
Hotéis

Sheraton Porto Hotel & Spa

A meio caminho entre a Rotunda da Boavista e a Foz, o Sheraton Porto Hotel & Spa é um dos maiores hotéis da cidade. Os 266 quartos e suites espalham-se por 12 andares e, claro, quanto mais alto estiver, melhor é a vista. Uma curiosidade: tanto Madonna como Mick Jagger já ficaram na Suite Presidencial. O The Spa é um dos pontos fortes do hotel, inspirado nos sete Pilares da Starwood (beleza, harmonia, água, equilíbrio, natureza, nutrição e vitalidade), e tem à disposição dos hóspedes – e não hóspedes – oito salas de tratamentos, piscina interior e um Juice Bar, com opções saudáveis. Por falar em comida, sabia que é possível ter uma experiência vínica dentro da garrafeira do restaurante do hotel, Porto Novo?

8
Hotel Teatro
©DR
Hotéis

Hotel Teatro

Este hotel da Baixa portuense ocupa o edifício do antigo Teatro Baquet, de 1859 - daí o nome. O nome e tudo o que envolve este hotel. Os 74 quartos têm nomes relacionados com a temática, como Audience, Tribune ou Gallery. A decoração ficou a cargo da designer madeirense Nini Andrade Silva, que também se inspirou nos palcos para decorar o edifício histórico – as grandes e pesadas cortinas da entrada, a recepção que se assemelha a uma bilheteira... O restaurante Palco tem chancela de um dos chefs mais promissores da cidade, Arnaldo Azevedo, e é um dos 50 melhores da cidade, segundo a Time Out Porto. A três minutos a pé da Estação de São Bento e a dois passos dos Aliados, o Hotel Teatro é um dos melhores hotéis no Porto, muito pela localização (que não podia ser mais central).

Publicidade
9
INPATIO GUESTHOUSE
©DR
Hotéis

inPatio Guesthouse

É bem possível que alguns (muitos) portuenses nunca tenham reparado neste pátio pitoresco na rua Mouzinho da Silveira (número 64). A inPatio Guesthouse fica no Pátio de São Salvador e, apesar de ficar mesmo à beirinha da Ribeira, da Rua das Flores e da Baixa, é uma das guesthouses mais calmas do Porto. Os cinco quartos estão divididos pelos dois andares do edifício recuperado em 2012 e não há um igual ao outro. Todos celebram produtos nacionais, como os azulejos, a cortiça ou a madeira – e têm todos vista para o pátio. É exactamente aqui que pode tomar o pequeno-almoço, se São Pedro permitir, claro. Porque é que a inPatio Guesthouse entra numa lista dos melhores hotéis do Porto? Porque é fácil pensar que se está num hotel. E isso é bom.

10
Hotel Vincci Porto
©António Chaves
Hotéis

Hotel Vincci Porto

É impossível passar na marginal, junto ao rio, e não reparar no edifício do Vincci Porto. Foi outrora a Bolsa do Pescado, onde se vendia o peixe para toda a cidade e é agora um dos melhores hotéis no Porto. Podemos começar por falar da fachada, recuperada e fiel ao projecto original do arquitecto Januário Godinho, com relevos que contam a vida dos pescadores da zona. Depois podemos falar da vista, que não precisa de grandes descrições. O hotel fica mesmo em frente ao rio Douro e isso dá-lhe muitos pontos. Podemos ainda falar do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana que o projecto do arquitecto José Carlos Cruz ganhou em 2015, pela recuperação exemplar do edifício dos anos 30. De resto, importa saber que dos 95 quartos, quatro são suites, que o bar serve bons cocktails de autor e que o restaurante, o Alameda 33, é bastante concorrido.

Mostrar mais

Escapadinhas aqui à beira

Publicidade
Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com