Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

FeelViana Hotel: havemos de ir a Viana
Em Viana do Castelo há um hotel que tanto nos desperta a vontade de nos pôr a mexer como de não fazer nada. Estivemos por lá e não nos aventurámos no mar, mas não resistimos ao spa.
O mar fica de um lado, o rio do outro e a montanha é a paisagem de fundo. No novo hotel de Viana do Castelo, há tanto de aventura e desporto, como de tranquilidade e paz. Parece antagónico, mas é mesmo verdade. No FeelViana Hotel, apetece tanto pegar numa bicicleta, ou numa prancha, como ficar na sala, ou no quarto, a ler uma revista. É o melhor dos dois mundos.
FeelViana Hotel


As praias do Norte têm fama de serem frias e estarem sempre na mira do vento, mas há quem veja nisso uma mais-valia. Para qualquer praticante de kitesurf ou windsurf, a Praia do Cabedelo não é desconhecida. “É uma das melhores”, diz-nos José Sampaio, o CEO do hotel. E sabe do que fala: sempre passou férias na zona para poder exactamente aproveitar o que a praia lhe oferece. Natural de Guimarães, José Sampaio percebeu o potencial da zona e daquele espaço em específico, um pinhal com acesso à praia, mas também perto do rio, da montanha e do centro de Viana do Castelo. “Há melhor?”
Na zona não havia, de facto, nada do género e no país, com estas condições, provavelmente também não. Não é de estranhar por isso que desde que abriu portas em Maio, este hotel tenha tido sempre uma taxa de ocupação acima da média na região.
Para José este é o primeiro “sport hotel” do país e percebemos isso mal chegamos. As muitas bicicletas e pranchas expostas no Sports Center, no piso térreo do hotel, saltam à vista.
Há material para todos os gostos: bicicletas de montanha, de cidade e de praia, atrelados para os miúdos, gps e até câmaras para registar o passeio. Há kites, pranchas, velas e tudo o que possa imaginar, como por exemplo uma prancha de stand up paddle para dez pessoas. Enfim, é só escolher, sem medo, até porque se nunca fez nada disto, esta pode bem ser a oportunidade de experimentar. O hotel não só aluga todo o material, “das melhores marcas do mercado”, como disponibiliza aulas.




Se por acaso o seu tipo de desporto é outro, fique a saber que o hotel também tem aulas de pilates e yoga, além de um pequeno ginásio com personal trainers disponíveis.
Mas se nem para estes desportos está virado e o que pretende é não fazer rigorosamente nada, também está no sítio certo. Todo em madeira, o hotel é bastante acolhedor. É daqueles onde apetece simplesmente estar. A sala, logo à entrada, convida a ficar – é tão aconchegante que damos por nós a esticarnos num dos sofás como se em casa estivéssemos. E depois há ainda pequenos cantinhos mais reservados com sofás e até um baloiço, com apontamentos artísticos, uma pintura ou uma escultura, aqui e ali. Sempre com grandes janelas para o mar, que se avista entre o pinhal. A mesma vista que temos no bar e no restaurante, onde também é servido o pequenoalmoço. Sem correrias ou pretensiosismos.
Um spa de suspirar
E ainda nem lhe falámos do spa, com uma piscina interior aquecida e diferentes tipos de tratamento, no qual destacamos as massagens de 90 minutos. Fizemos uma massagem tranquilizante que ainda hoje faz efeito e regressamos com Amália Rodrigues na cabeça: “Se meu sangue não me engana/ como engana a fantasia/ havemos de ir a Viana/ó meu amor de algum dia”.
Como chegar
A1 até ao Porto e depois seguir pela A28/IC1 em direcção a Viana do Castelo.
Preços
Quartos a partir dos 115€
GPS
Para comer
Se quiser ficar por aqui, o que compreendemos, não ficará mal servido. No bar tem petiscos para partilhar de fazer lamber os dedos como é o caso da tempura de polvo, e no restaurante não faltam opções de prato cheio, tanto de carne como de peixe. Provámos um lombo com molho de cogumelos delicioso. Já José Sampaio recomenda o arroz de bacalhau com filetes de pescada. Fora daqui, recomendamos a Tasquinha da Linda (R. dos Mariantes A8. Seg-Sab 12.15-15.00, 19.15- 22.30), um antigo armazém de pesca em pleno porto de mar de Viana do Castelo. Claro está que há sempre marisco e peixe fresco. Para pratos típicos da região, como um bom cabrito ou uns rojões à moda do Minho, pare no restaurante O Vasco (Rua Grande 21. SegDom 11.00-23.30). Guarde espaço para a sobremesa e não deixe de provar as “bolas do Natário”, afinal estas bolas de Berlim da Confeitaria Natario (Rua Manuel Espregueira 37. Qua-Sab 09.00-21.00. Dom 09.00- 13.00. Seg 09.00-21.00) são famosas por alguma razão.
Para fazer
Suba a Santa Luzia e deslumbre-se com a vista. A viagem de funicular (3€ ida e volta) leva cerca de seis a sete minutos, a mais longa de todos os funiculares do país. Descendo à cidade, conheça o Museu do Traje e descubra toda a história dos trajes populares (de domingar, de festa, de trabalho, de dó e de noiva) que tão bem identificamos no Alto Minho.
Planos de Fuga
Vila Valverde Design & Country: cinco hectares, cinco estrelas
Este boutique hotel de luxo era dos segredos mais guardados do Barlavento até que em Novembro foi certificado como hotel rural de cinco estrelas.
Puralã Wool Valley & Spa: ninho de lã
“Covilhã, cidade neve, fiandeira, alegre e contente.” As palavras saíram, em tempos, da boca de Amália Rodrigues num fado que imortalizou a Covilhã com base nos seus artifícios mais puros. Hoje, ainda que noutros modos, passa-se o mesmo com o Puralã Wool Valley & Spa, o hotel que não quer deixar morrer o passado da cidade dos lanifícios e que quer ser mais do que uma porta de entrada para a Serra da Estrela.
Aqua Village Health Resort & SPA: luxo em família
A diferença está nos detalhes e depressa percebemos porque é que o Aqua Village Health Resort & SPA, a poucos quilómetros de Oliveira do Hospital, foi considerado este ano o melhor hotel de luxo para famílias pelos Luxury Travel Awards, entregues pelo guia de luxo britânico Luxury Travel Guide.