Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Para o ano é que vai ser: os melhores hotéis para recuperar das festas

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Vila Galé Ericeira
©Tiago de Paula Carvalho Vila Galé Ericeira

Para o ano é que vai ser: os melhores hotéis para recuperar das festas

Com partida de Lisboa, corremos o país e encontrámos alojamentos que prometem ajudar a encarar o novo ano.

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

O ano até pode ter sido duro, mas eis-nos aqui, na recta final dos 365 dias e noites de 2019. Balanços, só mesmo no fim e para já pensemos em como sobreviver com graça à próxima semana. Despachado o Natal, está na altura de alinhar os chacras antes do regresso à vida, de entregar o corpo e a mente a um merecido descanso e de pôr em prática as resoluções com que se vai comprometer nas 12 passas engolidas à pressa à meia-noite. Repita connosco: deste ano não passa.

Recomendado: Escapadinhas de Lisboa – os melhores novos turismos que merecem uma visita

Os melhores hotéis recuperar das festas

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel
Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel
©José Alfredo

Encontrar-se com a história da porcelana nacional

Hotéis

O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, de cinco estrelas, fica no chamado Lugar da Vista Alegre, uma pequena aldeia em Aveiro onde está instalada a conhecida fábrica de cerâmica e o respectivo museu. As próprias instalações do hotel estão repletas de referências à porcelana: cada um dos três pisos temáticos tem peças personalizadas a decorar os quartos. O hotel conta ainda com um spa, piscina interior e exterior, serviços de manicure e pedicure, e um restaurante onde se aposta na gastronomia local, com pratos como caldeirada de enguias.

vila gale ericeira
vila gale ericeira
©Tiago de Paula Carvalho

Relaxar a dois passos de Lisboa. E em bom.

Hotéis Mafra/Ericeira

Um sítio pitoresco e repleto de comida boa tão perto de Lisboa é coisa para se apreciar. O Vila Galé Ericeira Começou por ser um chalet de família e nos anos 1950 foi transformado em hotel, o mais luxuoso do país, com 50 suítes, court de ténis, praia privada e um bar-dançante (ou discoteca, como se diz nos nossos dias). Hoje, é o hotel mais ocidental da Europa. Os terraços e jardins dão para a Praia do Sul, uma das maiores da vila e com a água menos revolta, pois é abraçada por uma baía natural formada pelas rochas. As duas piscinas de água salgada no piso inferior da área exterior permitem desfrutar da vista para o Atlântico de um ponto privilegiado. Fixar os olhos no oceano é, por si só, suficiente para relaxar, mas aqui encontra ainda sauna, jacuzzi, banho turco, ginásio e sala de massagens e de tratamentos estéticos.

Publicidade

Para abraçar a ruralidade

Hotéis Hotéis de charme

Na pequeníssima localidade de Guadalupe, em Évora, não se imagina existir uma casa com uma das maiores colecções de letreiros néons do país. Em rigor, não se imagina sequer a existência de um hotel rural com o nível de coolness do Imani Country House, onde não se usam pesticidas, a água quente é pré-aquecida por painéis solares e a lenha provém de limpezas florestais. São mais de dez hectares para explorar à vontade, com pomares, jardins e oliveiras centenárias, por onde passeiam dois burros e um rebanho de ovelhas, que poderá ver a partir da cama de rede do alpendre exterior da propriedade.

Torre de Palma Wine Hotel
Torre de Palma Wine Hotel
©DR

Fazer uma pausa bem regada

Hotéis Hotéis de charme

Aberto desde 2014 em pleno Alto Alentejo vinhateiro, o Torre da Palma Wine Hotel ocupa um edifício histórico cuja base remonta ao século XIV. Este pequeno hotel de charme com 19 quartos e suites, todos decorados numa linha que funde a tradição da zona com o contemporâneo, oferece aos clientes uma experiência que vai dos tratamentos de spa às provas de vinho, das actividades equestres aos passeios pela vinha. Faça o que fizer, guarde tempo para uma refeição no Basilii, restaurante de sabores alentejanos com toque de sofisticação. 

Publicidade

Conhecer a natureza algarvia

Hotéis

A Vale Fuzileiros Nature Guest House é ideal para quem quer fugir da confusão das praias: uma guesthouse orientada para o turismo de natureza que fica em São Bartolomeu de Messines, em plena serra algarvia. Tem uma casa com piscina privada, vista panorâmica e um terraço; e ainda sete quartos duplos, um triplo e um quádruplo — e, entre passeios e observação de aves, organiza workshops ligados a tradições locais.  Além disso garantem as melhores dicas sobre rotas pedestres para que possa descobrir a comunidade, a fauna e a flora locais. Aproveite também para calcorrear a rota do lince ibérico, com 17 quilómetros de extensão, e uma duração estimada de quatro horas e meia. Atenção que o grau de exigência é elevado. 

Mais escapadinhas

Quinta dos Murças
Rodrigo Simões Cardoso

Dez sugestões de escapadinhas por Portugal

Viagens

Adoramos Lisboa do fundo do coração, mas às vezes sabe bem ir dar uma volta (ou duas ou três). Por isso, nesta selecção de dez hotéis, o verbo de ordem é descansar. Não interessa se o faz em quartos com vista para o Douro, em casas nas árvores ou em tendas de luxo, nem se prefere casas modernas de inspiração nórdica, um spa desenhado por Álvaro Siza ou um menu de Ljubomir Stanisic. São várias as sugestões para fugir do trânsito de Lisboa e ir laurear a pevide (a expressão preferida de todos os bons viajantes), por isso aproveite e vá para bem longe. Boa escapadinha.

Ribeira d'Ilhas
Fotografia: Arlindo Camacho

Escapadinhas de um dia a partir de Lisboa

Coisas para fazer

É para ir e voltar (a opção de ficar a dormir é por sua conta, e também vale a pena) com estes destinos que não ficam a mais de uma hora de distância de Lisboa. De Cascais a Óbidos, siga algumas sugestões para ir num pé e voltar noutro. Apontamentos culturais, sugestões carregadas de história, mesas simpáticas. Está tudo à mão de semear de Lisboa, para ir e voltar no mesmo dia, e ainda assim mudar de ares. Tome nota desta lista de escapadinhas e diga-nos afinal qual vai ser afinal a desculpa para não passear?

Publicidade
Praia do pego
Fotografia: Arlindo Camacho

Paraísos perto de Lisboa

Coisas para fazer

Estamos a leste do paraíso. E a oeste, a norte e a sul também. Lisboa é tudo o que lhe mostramos todos os dias, mas é também uma cidade com uma localização privilegiada. Mesmo aqui ao lado há lugares tão bonitos e surpreendentes. Seleccionámos dez destinos dignos de capa de revista em qualquer parte do mundo. Dez lugares de sonho que ficam já ali, a maioria a pouco mais de uma hora de distância, suficientemente perto para ir e voltar no mesmo dia.
 Ou não, o que sabe mesmo bem é ir e ficar. Mas é como quiser. Para um lisboeta, o céu pode esperar, que o paraíso está mesmo à porta. Boa viagem.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade