Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Uma Casa na Arriba

Uma Casa na Arriba

Junto à Praia da Aguda, encontra-se o Outpost Casa das Arribas, um turismo de charme numa casa da década de 40 com vista para o mar.

Outpost Casa da Arriba
Rodrigo Simões Cardoso
Por Nelma Viana |
Publicidade

Esta é uma história que esteve quase para não acontecer. Chris Kraus, alemão, vivia em Londres até ao início do ano passado, onde trabalhava no sector bancário. Entretanto, a história do costume, apaixonou-se pelo país e mudou-se para Lisboa. Um dia decidiu que queria uma casa com um campo de basquetebol e em passeio pelas Azenhas do Mar, Sintra, reparou numa casa abandonada à beira da falésia da Praia da Aguda que lhe pareceu ter um cesto lá atrás. Não era esta de que falamos, era outra que entretanto já não se lembra onde, mas noutra prospecção de terreno, já sem grande esperança de se cruzar com um bom negócio, deu de caras com uma vivenda branca, linda, empoleirada na falésia e meteu na cabeça que havia de a comprar. Assinou o contrato em Outubro de 2017 e em Março do ano passado, num prazo histórico de cinco meses, conseguiu transformá-la no Outpost Casa das Arribas, um conjunto de cinco apartamentos de charme com cozinha e vista directa para o mar.

Recomendado: As melhores coisas para fazer em Sintra

Rodrigo Simões Cardoso

A ele juntou-se a namorada, Eveline, holandesa e romancista, e juntos foram desbravando caminho até perceberem que tinham em mãos uma das 700 casas existentes em Portugal desenhadas por Raul Lino na década de 40. A ideia que inicialmente tinham de lixar a pedra da fachada foi imediatamente abandonada e o projecto foi retomado com o compromisso de preservar a traça original.
Mexer no mínimo indispensável, aproveitar o máximo possível, “em caso de dúvida pintar sempre de branco” e não meter arquitectos nem designers de interiores ao barulho foram as regras de ouro.

 

Outpost Casa da Arriba
Rodrigo Simões Cardoso

A piscina, com uma panorâmica fabulosa para o mar, só precisou de ser bem esfregada para voltar a ficar operacional. Na casa principal, quem a viu e quem a vê agora, talvez consiga reconhecer os azulejos azuis e brancos pintados à mão da antiga cozinha que agora é um dos quartos do Ocean Saloon.
Ao lado, a suíte que antes foi a sala de jantar mantém o rodapé de azulejos verdes e os tectos em cúpula trabalhados. As janelas rasgadas para o mar dispensam grandes devaneios na decoração. 

Publicidade
Rodrigo Simões Cardoso

Por isso grande parte da pouca mobília que ocupa os apartamento é de madeira e foi construída por um vizinho carpinteiro a partir dos desenhos de Chris, tal como o gigante candeeiro oval no centro do quarto que desenhou no iPhone e mandou fazer à medida. Os armários de armamento alemães, os sofás modulares e as cadeiras de praia foram resultado de muitas (muitas) horas a vasculhar a internet.

Rodrigo Simões Cardoso

A garagem transformou-se num duplex e a ala sul da casa converteu-se em dois T1, um dos quais com lareira, e que, não tendo pátio, apanham a melhor luz ao final do dia. 

No próximo Verão esperam já ter concluída a North Casita, uma cabine de sauna no jardim e outra suíte no antigo curral. Todas com vista para o mar. Na parte de trás do terreno há um corte de ténis e, claro, um campo de basquetebol que é apresentado com orgulho. Mas estaríamos a mentir se não disséssemos que a zona da piscina, na linha da frente da arriba, é o melhor sítio para estar. E ir ficando.

Publicidade
Rodrigo Simões Cardoso
Hotéis, Hotéis de charme

Outpost Casa da Arriba

icon-location-pin Grande Lisboa

Como chegar
Seguir pela A5 e apanhar a N117 em direcção a Sintra/ Amadora. Apanhar a IC19 para Sintra e sair para a A16 em direcção a Mafra/ Ericeira. Sair em Colares em direcção às Azenhas do Mar e apanhar a N247 e seguir a linha do mar até chegar ao destino

Preço
A partir dos 110€

Mais planos de fuga

A vista do You and the Sea
NUNO ANDRE SANTOS
Viagens

You and the Sea: mar e mais mar à vista na Ericeira

Grizzly Bear, Atlas Sound, Sufjan Stevens, Future Islands… e outros tantos que podiam estar num bom cartaz de um festival de música em 2010 fazem-se ouvir durante a refeição. Estamos no Jangada, um restaurante de comida tradicional portuguesa com pinta que fica dentro do You and the Sea, hotel e aparthotel que abriu em Julho na Ericeira, onde melhor se podia esperar: mesmo de frente para o mar.

Publicidade
Viagens

The Pr1me Energize: um hotel com boa energia

Corre-se tanto no dia a dia e ainda há quem queira que se corra nas férias? À partida não parece o programa ideal para aqueles dias longe do trabalho, mas o que dizer quando se chega ao The Pr1me Energize, em Monte Gordo, no Algarve, que equipou o ginásio com as melhores máquinas do mercado e programou corridas e caminhadas por trilhos que se estendem paralelamente ao mar? Não há volta a dar: calçam-se as sapatilhas, veste-se a melhor roupa antitranspirante e ouve-se o “Eye of the Tiger” em repeat nos headphones.

Publicidade