A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Navidad con los Storybots
Foto: Cortesía Netflix

Isto é contagiante: cinco ideias para descomplicar a pandemia em família

Em tempos de pandemia, nem tudo tem de ser negativo. Aprenda a trocar os vírus por miúdos com estas cinco ideias

https://media.timeout.com/images/105796494/image.jpg
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

As rotinas mudaram, já não se fazem tantos passeios como antes e as crianças não param de fazer perguntas sobre o que se está a passar. Mas mesmo assim não sabe como explicar aos mais novos o que é o coronavírus, de onde veio e como nos podemos proteger dele até se ir embora? Não se preocupe, porque temos cinco ideias para trocar os vírus por miúdos: sim, o Covid-19 e os outros todos. Desde uma exposição interactiva até uma série muito divertida, vai ver que é mais fácil descomplicar a pandemia do que imaginou.

Recomendado: Onde comprar máscaras certificadas para crianças

Trocar vírus por miúdos

A Covid-19 até pode ser o assunto do momento há meses, mas nem por isso se tem tornado mais fácil responder aos “porquês” dos miúdos. Para dar uma mãozinha aos pais, a Science4You acaba de lançar um novo brinquedo, que permite criar não só bactérias e fungos em diferentes meios de cultura como também máscaras, viseiras de protecção e sabonetes. O objectivo é aprender como os “bichos” que não vemos se propagam – e como nos podemos proteger deles.

Science4You. 19,99€. Para maiores de 8 anos.

Talvez ninguém se lembre, mas em 2009 o Nuno escapou à Gripe A. Agora escapa do novo coronavírus, neste livro patrocinado, mais uma vez, pela Direcção-Geral de Saúde. Com ilustrações de Nuno Feijão, a história é da autoria de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, que explicam aos mais novos, de uma forma muito simples, o que é a Covid-19, os cuidados básicos de higiene a ter e como nos devemos comportar em sociedade para não sermos infectados.

Editorial Caminho. 7,11€. Para crianças dos 7 aos 9 anos. 

Publicidade

Quando as crianças têm perguntas importantes, os divertidos StoryBots vão onde for preciso para encontrar respostas. Num dos episódios da segunda temporada, o quinteto corajoso (Beep, Bing, Bang, Boop e Bo), que vive escondido para lá dos nossos ecrãs, viaja até à Terra da Linfa para perceber como se espalha o vírus da constipação: uma boa introdução para o que se passa actualmente no mundo com a pandemia. Numa mistura de animação e imagem real, a série educativa da Netflix é sucesso garantido entre os petizes (alguns pais também são capazes de aprender qualquer coisa).

Kit para a pandemia

  • Coisas para fazer

O pior parece já ter passado e agora não vamos estragar tudo. Por isso, pelo menos nos próximos tempos, é preciso abraçar uma nova forma de estar. Metemos a mão na consciência e redigimos os dez mandamentos para a nova “normalidade”. Quem não cumprir é um ovo podre.

Publicidade
Filmes sobre epidemias, pandemias e outros sustos
  • Filmes

Mais realistas ou mais fantasiosas, as oito fitas seleccionadas falam desde surtos de gripes a epidemias mais estranhas e incompreensíveis. São títulos tão variados como Guerra ao Vírus da Loucura, de George A. Romero, Epidemic. de Lars von Trier, O Acontecimento, de M. Night Shyamalan, ou Flu, de Kim Sung-su. Já viu estes filmes sobre epidemias?

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade