Livro infantil: A Lisboa de Alexandra Marguerita, ilustradora de 'Eu Li Ali!'

Vive em Londres, mas foi a cidade de Lisboa que desenhou para lançar o livro infantil 'Eu Li Ali!', com poemas de Pessoa, Torga e Camões

Ei li ali! 5
1/4
Eu Li Ali! Alexandra Marguerita, Chiado Editora, 72 pp, 15€ 
Ei li ali!   1
2/4
O teu livro é como um roteiro para ir percorrendo os sítios enquanto se lê? Sim e não, o livro pode ser usado da maneira que for mais confortável para a criança e para a família. Tanto pode ser um livro para se ler ao adormecer como um livro adaptável a descobertas e aventuras.
Ei li ali!   2
3/4
Quais os lugares mais inspiradores de Lisboa para desenhar e sair de casa com os miúdos? Para mim, sinto que em termos de arte e representação visual da cidade, o topo das colinas e os miradouros são lugares bastante inspiradores, assim como cais e sítios à beira-rio. Em relação a lugares para ir com os miúdos, talvez locais com espaço aberto como os jardins de Belém, Monsanto ou o Parque das Nações.
Ei li ali!  4
4/4
Como entregas estes escritores às crianças? Criei uma personagem que se encontra activamente nas ilustrações. Esta personagem chama-se Anima e a sua função é representar “tudo aquilo que não se vê”, isto é, sentimentos e emoções que crianças podem ter mais dificuldade em entender, pois não é algo que se possa tocar ou ver. Isto ajuda à compreensão de que existe algo mais, algo mais metafórico e misterioso, mas que ainda existe. Além desta personagem, linhas puras e salpicos de cor traduzem simplicidade e naturalidade para melhor compreensão do grande e complicado mundo da literatura e poesia.

Os riscos e rabiscos de Alexandra Marguerita mostram uma Lisboa que as crianças desconhecem: são sete colinas coloridas, acompanhadas de poemas de Luís de Camões, Miguel Torga, Fernando Pessoa ou Eugénio de Andrade.

Fizemos três perguntas à ilustradora de 'Eu Li Ali', um livro infantil obrigatório para alfacinhas de gema. Clique nas imagens para descobrir o que ela nos respondeu. 

Lisboa dos pequenitos

Os melhores passeios com crianças em Lisboa

Parque infantil, bicicleta à beira-rio e toca a voltar para casa que já está na hora do banho. A Time Out quer acabar com os velhos hábitos, ajudá-lo a quebrar rotinas e levar os miúdos a descobrir Lisboa. Sempre em diferentes meios de transporte. Sim, até de helicóptero! Estes são os melhores passeios com crianças em Lisboa. 

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa

Sete brunches para toda a família

O brunch está entre os programas preferidos dos lisboetas, mas nem todos são children-friendly. Se não quer abrir mão da refeição mais cool do fim-de-semana, opte antes por um destes brunches, perfeitos para toda a família.   

Ler mais
Por Mariana Correia de Barros
Publicidade

As melhores festas de aniversário para crianças em Lisboa

No recato do lar ou fora de portas? Com animação ou na onda DIY? Depende da disponibilidade, da paciência e do número de zeros na conta bancária dos pais – mas nesta lista encontra as melhores festas de aniversário para crianças em Lisboa à medida de todos. 

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa

Comentários

0 comments