Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right 11 marcas infantis sustentáveis para pequenos amigos do planeta

11 marcas infantis sustentáveis para pequenos amigos do planeta

Pensar verde não é um exclusivo de adultos. Na hora de encher os miúdos de estilo, aproveite para os encher também de consciência e escolha produtos amigos do ambiente, feitos de forma ética e com matéria-prima biológica.

One of Us
A One of Us é uma marca infantil sustentável portuguesa
Por Vera Moura |
Publicidade

Palavra do ano em 2018, sustentável é uma prática ecologicamente responsável, economicamente viável e socialmente justa. Troque a coisa por miúdos e ponha os gaiatos a repetir – e a praticar – o palavrão. É que pensar verde não é, nem deve ser, um exclusivo de adultos e cada vez mais marcas infantis estão atentas a isso. Com espaços físicos espalhados pela cidade ou à distância de um simples clique, estas marcas estão a fazer tudo para não deixar uma grande pegada no planeta, ao mesmo tempo que enchem as crianças de estilo.

Recomendado: 101 coisas para fazer com crianças em Lisboa

11 marcas infantis sustentáveis para pequenos amigos do planeta

pikikos
Fotografia: Manuel Manso
Compras

Pikikos

icon-location-pin Campo de Ourique

Um três em um improvável: loja, cabeleireiro e café. O projecto de Natasha Cálem é sustentável dos pés à cabeça, e isso prova-se pelas marcas que escolhe a dedo – para os mais novos vai encontrar as cabeças de animais de feltro da Sew Heart Felt, os mordedores para bebés da Oli & Carol, as roupas orgânicas da Jenest e as gabardinas coloridas da Insane in the Rain. Na hora de cortar o cabelo, também se toma conta do planeta: as crianças sentam-se num elefante de cortiça e a água usada nas lavagens segue um sistema de reaproveitamento artesanal. Trocado por miúdos: essa água segue para um depósito suspenso junto às casas de banho e é reaproveitada para as descargas de autoclismo. Enquanto espera que o seu filho mude de look, pode beber um café de especialidade.

Rua 4 Infantaria, 53C. Ter-Sex 09.00-18.30, Sáb 10.00-18.00.

Le Petit Chiffon
©DR

Le Petit Chiffon

Rita De La Blétière tinha acabado de ter o primeiro filho quando lançou a Le Petit Chiffon. Em mente tinha duas ideias fixas: o conforto e a sustentabilidade. E não é só porque as roupas para miúdos dos 0 aos 6 são feitas com algodão 100% biológico – e algumas com fibra de bambu –  que a marca é amiga do ambiente. O objectivo é que as peças durem o máximo tempo possível. Os bodies para bebés, por exemplo, têm duas medidas de molas, acompanhando o seu crescimento – e, já agora, lutando contra o império das peças descartáveis e ainda poupando uns trocos aos pais.

www.lepetitchiffon.pt 

À venda no Quiosque das Bonecas (Chiado).

Publicidade
Origanii Bebé
©Embaixada
Compras

Organii Bebé

icon-location-pin Princípe Real

Se existem embaixadoras ecológicas na cidade, elas são as manas Cátia e Rita Curica, fundadoras do império Organii. Começaram com cosmética numa loja no Chiado, mas rapidamente saltaram para a roupa e a decoração, incluindo agora no negócio verdinho seis lojas em Lisboa, um mercado que promove um estilo de vida sustentável, um spa com tratamentos biológicos personalizados e uma academia de palestras e workshops à espera de quem quer aprender a viver com calma e sem desperdícios. Os espaços dedicados aos mais novos ficam na Embaixada (Príncipe Real) e na LX Factory – e estão cheios de roupas, brinquedos, sapatos e fraldas amigos do planeta Terra.

www.organii.com

Loja Embaixada: Praça do Príncipe Real 26. Seg-Sáb 12.00-20.00, Dom 11.00-19.00; Loja LX Factory: Edifício K, Rua Rodrigues Faria 103, Edifício K (Alcântara). Todos os dias 10.00-14.00-15.00-19.00

Peeble

Dome Store

A DOME (Design Objects Meet Ethics) é uma loja online de produtos éticos com um olho no design social, fundada pela grupeta da Blindesign – uma consultora portuguesa de inovação. Ao navegar pelo site vai perceber que cada produto tem selos associados: ora é vegan, feito à mão, ou responde a normas de comércio justo. Há brinquedos da Pebble, cosidos à mão no Bangladesh, alcofas para bebé da Baba Tree, uma marca que deu nova vida às cestas africanas típicas, e candeeiros recicláveis da Orikomi.

www.dome-store.pt

Publicidade
Compras

Pecegueiro & F.os

icon-location-pin Santa Maria Maior

A colecção de Verão desta marca portuguesa inclui uma linha de estampados exclusivos sobre quatro espécies de animais portugueses em vias de extinção: o Lince Ibérico, o Roaz do Sado, a Salamandra Lusitânica e o Esquilo Vermelho. Mas a preocupação com o planeta da família numerosa por trás da Pecegueiro vai muito além disto: procura parceiros locais que trabalhem com práticas éticas e sustentáveis e trabalha com tecidos com fibras naturais. Esta estação começam a ter produtos de composição orgânica e no embalamento das mercadorias nunca usam sacos de plástico.

www.pecegueiro.com

Loja de Campo de Ourique: Rua Tomás da Anunciação 39B. Seg-Sex 10.00-19.00, Sáb 10.00-14.00 e 15.00-19.00. Loja do Príncipe Real: Praça do Príncipe Real 24. Seg-Sex 10.00-14.00 e 14.30-20.00, Sáb e Dom 11.00-14.0 e 15.00-20.0

One of Us

One of Us

Está a tentar criar uma criança de convicções fortes e valores vincados? Isso pode começar no armário. Quando compra uma peça da portuguesa One of Us, ela chega a casa acompanhada de um manifesto cheio de príncipios e intenções que se resumem num bonito ideal: “be a transform nation.” A t-shirt mais vendida da marca é precisamente a que tem esta frase estampada, mas há muitas outras peças de algodão orgânico ou com tecidos aproveitados de excedentes de fábricas portuguesas.

www.oneofus.pt

À venda na Organii Concept Store (Lx Factory)

Publicidade
Tigers At Play
Fotografia: Manuel Manso
Compras

Tigers At Play

icon-location-pin São Vicente 

Numa antiga padaria de Alfama nasceu a Tigers at Play, uma loja de roupa para miúdos que gostam de brincar. Aqui não há produção em massa nem em fábricas do outro lado do mundo. Tudo é feito em Portugal, em pequenas fábricas e em pequenas quantidades – as peças em caxemira, por exemplo, são feitas por um grupo de costureiras bem perto da casa dos donos.

Rua Damasceno Monteiro, 104c. Ter-Sáb 11.00-18.00.

Gloop!

Gloop

Nos primeiros meses de vida, só apetece ter os bebés bem aconchegados e quentinhos. É a isso mesmo que a portuguesa Gloop! se dedica, com fraldas de pano, babetes, muda-fraldas, alcofas, toalhas de banho, ninhos e muitos outros acessórios bonitos e confortáveis. Todas as peças são feitas de algodão orgânico e os padrões são estampados com tintas à base de água, amigas do ambiente, da saúde e do bem-estar dos mais novos.

www.gloopbaby.com

À venda na BabyCool (Campo de Ourique). 

Publicidade
Cherry Papaya

Cherry Papaya

Se na sua cabeça roupa biológica é sinónimo de tons pastéis, surpreenda-se com as cores e padrões da Cherry Papaya. A marca mais divertida do norte – que usa algodão orgânico e está bem perto dos fornecedores, numa filosofia de quilómetro zero – gosta de riscas, chupa-chupas, bolinhas, padrões tribais e gelados. A loja física fica no Porto (oh!), mas pode sempre comprar online e ficar atento aos mercados onde a Cherry Papaya está presente.

www.cherrypapaya.com

À venda na Loja Dada (Alfama).

NaturaPura
©DR

NaturaPura

Mais genuína é impossível. Nascida em Barcelos, em 1999, esta marca ecológica de roupa e acessórios para bebé já tem lojas espalhadas por todo o país (em Lisboa pode encontrá-la nas Amoreiras e no Colombo) e utiliza algodão 100% biológico sem tingimentos. É por esta que todas as peças que vendem – muitas delas sem costuras ou elásticos, para maior conforto do bebé – vêm nas cores naturais da matéria-prima, como o bege ou cru. Também não usam produtos químicos e orgulham-se de terem sido 
a primeira empresa têxtil portuguesa certificada com o rótulo ecológico europeu. E com isto garantem que durante o processo de produção de cada uma das suas peças de algodão (há babygrows, vestidos, calças, casacos, gorros e muito mais) economizam mais água e mais de energia do que na produção de peças feitas de forma convencional.

www.naturapura.com

Publicidade
Bleebla

Bleebla

Ana Ferreira e Luís Leite,
 dois arquitectos do Porto, criaram uma marca de brinquedos sustentável, produzida localmente com matérias-primas certificadas, provenientes apenas de Portugal e da Europa, de forma a minimizar a pegada ecológica. Assim, dizem, reduzem as cargas ambientais e as despesas associadas ao transporte. Mas falemos dos objectos, que chegam aos compradores em caixas de cartão reciclado. Vendem carimbos em madeira para xilogravura, puzzles em madeira e cortiça, e almofadas com formas de animais em poliuretano fabricado em Portugal. Sempre dentro de temáticas como a selva, o mar, o campo e a floresta, e recorrendo a “materiais naturais, quentes e com texturas ricas”, afiançam.

www.bleebla.com

Lisboa verde

Sála
©Manuel Manso
Restaurantes

23 restaurantes sustentáveis em Lisboa

Sazonal, biológico, sustentável, saudável. Os quatro conceitos andam de mãos dadas quando falamos de comida feita com produtos frescos. Há restaurantes em Lisboa que andam a tentar ser mais amigos do ambiente, ainda que não seja fácil dizer sem amarras e assumir-se como restaurante sustentável.

Publicidade
Compras

13 marcas veganas que pode comprar em Lisboa

Lisboa está mais atenta ao mundo vegetal, com menos preconceitos e cada vez mais curiosidade. A prova disso é a quantidade de marcas veganas que existem na cidade – nem todas com loja própria – e que ajudam os lisboetas a descobrir alternativas de roupa, acessórios, sapatos ou cosmética. 

More to explore

Publicidade