Festival Verão Clássico: uma celebração da música erudita no CCB

É difícil imaginar uma festa no CCB sem a clássica e o jazz. Tirámos as medidas a este cartaz para que não perca nada
Øivind Arvola Adrian Brendel
Publicidade

O Verão Clássico decorre de 29 de Julho a 7 de Agosto, sob a direcção artística e pedagógica do pianista Filipe Pinto-Ribeiro, e alia componente educativa – a Academia Internacional de Música de Lisboa – e concertos de música de câmara ou MasterFests (sempre às 21.00, 15€), pelos músicos que leccionam os cursos e que estão entre a elite mundial. Este ano há a destacar as presenças de Imogen Cooper e Aleksandar Madzar (piano), Jack Liebeck e Corey Cerovsek (violino), Isabel Charisius (viola), Adrian Brendel e Gary Hoffman (violoncelo), Radek Baborák (trompa) e Pascal Moraguès (clarinete).

Recomendado: Os melhores concertos de jazz e clássica 

Mais jazz

Emmanuel Villaume
©Akos Photography
Música, Jazz

Concertos gratuitos de Jazz & Clássica em Junho

O programa de concertos gratuitos de Junho oferece música nos mais diversos estilos – do experimentalismo do trio Volúpia às paixões trágicas da ópera romântica – e para as mais variadas formações – de um duo de harpa e guitarra portuguesa à grande massa de coralistas e músicos requeridos pela Sinfonia n.º 9 de Beethoven. Esta lista permite-lhe ouvir música ao vivo durante boa parte do mês sem gastar um cêntimo. 

Carlos Bica
©Jorge Monjardino
Música

Dez contrabaixistas de jazz portugueses que precisa de ouvir

Começou por ter um papel apagado e discreto, percebeu-se que poderia ser mais do que um mero marcador de ritmo com Jimmy Blanton, emancipou-se com Charles Mingus e Scott LaFaro. Hoje é consensual que o contrabaixo não só não é um “instrumento menor” como pode assumir protagonismo equivalente ao do saxofone ou do piano e não é por acaso que alguns dos mais excitantes projectos do jazz português são liderados por contrabaixistas.  

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com