Os melhores concertos de jazz e clássica em Lisboa esta semana

Marque na agenda: são sete espectáculos obrigatórios para quem gosta de música clássica e de jazz
Jordi Savall
©DR Jordi Savall
Por José Carlos Fernandes |
Publicidade

Em igrejas barrocas profusamente decoradas com talha dourada e no espaço despido de antigas fábricas. Em grandes auditórios e em bares tão pequenos que os músicos ocupam metade do espaço disponível. Por um saxofonista solitário e pelos cem músicos de uma orquestra sinfónica. Por músicos que há mais de meio século pisam os mais prestigiados palcos do mundo e miúdos que ainda andam na escola. Visando recriar com máxima fidelidade as sonoridades de tempos passados ou apostando na miscigenação, desfazendo barreiras, sobrepondo épocas e baralhando geografias. Com música minuciosamente ensaiada ou criada no momento por músicos que se encontram pela primeira vez. Há concertos de jazz e música clássica em Lisboa para todos os gostos e circunstâncias e esta selecção reflecte essa variedade.

Recomendado: Os melhores concertos em Lisboa esta semana

Concertos de jazz e clássica a não perder esta semana

1
Entrevero Instrumental
©DR
Música, Jazz

Sons do Brasil

icon-location-pin Avenida da Liberdade/Príncipe Real
icon-calendar

Durante quatro dias, o HCP é 
montra de jazz brasileiro, com os
grupos Trilhos Urbanos (quarta-feira), Entrevero Instrumental
 (quinta-feira) (na foto), Márcio Dhiniz 
Quarteto (sexta-feira) e Sound 
of Brazil, de Jesper Hedegaard 
(sábado).


2
Jorge Matta
Música, Clássica e ópera

Coro Gulbenkian

icon-location-pin São Vicente 
icon-calendar

Sob a direcção de Jorge Matta (na foto), o programa “Diálogos Improváveis” une Carlo Gesualdo e Tomás Luis de Victoria, compositores da viragem dos séculos XVI-XVII, aos nossos contemporâneos Eurico Carrapatoso, Eriks Esenvalds, Henryk Górecki e Arvo Pärt.

Publicidade
3
Pedro Carneiro
©Patrícia Andrade
Música, Clássica e ópera

Handel

icon-location-pin Sintra
icon-calendar

Duas obras de Handel destinadas a abrilhantar cerimónias ao ar livre – a Música Aquática e a Música para os Fogos de Artifício Reais – serão tocadas pela Jovem Orquestra Portuguesa, com direcção de Pedro Carneiro (na foto).

4
Joana Carneiro
©Dave Weiland
Música, Clássica e ópera

Tippett: A Child of Our Time

icon-location-pin Chiado
icon-calendar

A oratória A Child of Our Time, de Tippett, é uma mensagem de pacifismo e reconciliação para um mundo que, à data da composição (1939-41), vivia um dos seus períodos mais terríveis. Pelo Coro do TNSC e Orquestra Sinfónica Portuguesa, direcção de Joana Carneiro (na foto).

Publicidade
5
Elena Bashkirova
©Nikolaj Lund
Música, Clássica e ópera

Jerusalem Chamber Music Festival

icon-location-pin São Sebastião
icon-calendar

Música de câmara e Lieder de Beethoven, Dvorák, Haydn e Schumann por um elenco de luxo encabeçado pela pianista Elena Bashkirova (na foto).

6
Adrian Brendel
©Jack Liebeck
Música, Clássica e ópera

Bartók e Penderecki

icon-location-pin Belém
icon-calendar

O violoncelista Adrian Brendel (na foto) e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com direcção de Pedro Amaral, trazem-nos música do séc. XX: o Concerto para Orquestra, de Bartók, e o Largo para violoncelo e orquestra, de Penderecki.

Publicidade
7
Jordi Savall
©David Ignaszewski
Música, Clássica e ópera

Jordi Savall e Hespèrion XXI

icon-location-pin São Sebastião
icon-calendar

“As Lágrimas das Musas: As Guerras dos Três Reinos” foi o título escolhido pelo maestro e gambista catalão para um programa de música inglesa do século XVII para ensemble de violas da gamba.

Mais jazz e clássica

Hot Club Portugal - Banda
©DR
Bares

Os oito melhores sítios para ouvir jazz em Lisboa

Encaremos isto como uma espécie de jukebox, mas em vez de chegarmos a um bar e metermos uma moeda no disco que queremos pomos antes uma moeda no bar que queremos, pedimos uma bebida e esperamos que a nossa aposta corra bem ao nível da escolha musical. Isto partindo do pressuposto que não vamos às cegas, que sabemos o que queremos a invadir-nos os tímpanos e que, por muito que não seja a música que queríamos naquela altura, não andará longe. Os bares de jazz ocupam esse lugar, querer Chet Baker e levar com Miles Davis, querer Duke Ellington e levar com Coltrane. Nada mau. Assim se espera nestes que são os melhores sítios para ouvir jazz em Lisboa.

Rodrigo Amado Trio
©Nuno Martins
Música, Jazz

13 discos indispensáveis de jazz português

A famosa dupla Maria João e Mário Laginha, Carlos Bica e Azul, L.U.M.E. e Júlio Resende são alguns dos nomes que constam desta lista de discos indispensáveis de jazz português. Porque nunca é demais lembrar que o nacional é bom.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com