Os melhores concertos de jazz e clássica em Lisboa esta semana

Marque na agenda: são sete espectáculos obrigatórios para quem gosta de música clássica e de jazz.

©DR

Em igrejas barrocas profusamente decoradas com talha dourada e no espaço despido de antigas fábricas. Em grandes auditórios e em bares tão pequenos que os músicos ocupam metade do espaço disponível. Por um saxofonista solitário e pelos cem músicos de uma orquestra sinfónica. Por músicos que há mais de meio século pisam os mais prestigiados palcos do mundo e miúdos que ainda andam na escola. Visando recriar com máxima fidelidade as sonoridades de tempos passados ou apostando na miscigenação, desfazendo barreiras, sobrepondo épocas e baralhando geografias. Com música minuciosamente ensaiada ou criada no momento por músicos que se encontram pela primeira vez. Há concertos de jazz e música clássica em Lisboa para todos os gostos e circunstâncias e esta selecção reflecte essa variedade.

Recomendado: Os melhores concertos em Lisboa esta semana

Concertos de jazz e clássica a não perder esta semana

Jazz Júnior

No domingo, duas big bands de alunos de jazz – a da Escola de Jazz Luiz VillasBoas/HCP e a Trinity School Jazz Messengers, de Nova Iorque – revezam-se em palco, abrindo uma semana dedicada ao jazz feito por jovens no HCP, com recitais de alunos da Escola do HCP a 19, 20, 26 e 27 e o Festival Kids Can de 21 a 23 (sempre com entrada livre).

Ler mais
Hot Clube de Portugal , Avenida da Liberdade/Príncipe Real Terça-feira 26 Junho 2018 - Quarta-feira 27 Junho 2018
Publicidade

Lopes-Graça e Weill

A Orquestra Metropolitana de Lisboa, com direcção de Amaury du Closel (na foto), toca duas obras pouco ouvidas do séc. XX: o Concerto da Camera col Violoncello Obbligato LG.73, de Fernando Lopes-Graça, e a Sinfonia n.º 2 de Kurt Weill.

Ler mais
Biblioteca Nacional , Campo Grande/Entrecampos/Alvalade Sexta-feira 22 Junho 2018

Beethoven

O Festival Coros de Verão abre com a Sinfonia n.º 9 de Beethoven, numa interpretação do Coro Participativo do Festival Coros de Verão e da Filarmonia das Beiras, dirigidos por Paulo Lourenço.

Ler mais
Centro Cultural de Belém , Belém Sexta-feira 22 Junho 2018
Publicidade

Javier Subatin

O guitarrista argentino apresenta o seu novo disco, Autotelic, gravado com o pianista João Paulo Esteves da Silva, duo que é expandido para acolher Desidério Lázaro (sax), André Rosinha (contrabaixo) e Diogo Alexandre (bateria).

Ler mais
Bar Irreal , Chiado/Cais do Sodré Sexta-feira 22 Junho 2018

Orquestra Geração

O programa homenageia D. Fernando II de Portugal (1816-85) e a sua esposa (morganática), a cantora de ópera Elise Hensler (Condessa d’Edla), com obras de compositores alemães que visitaram Portugal no tempo de D. Fernando II.

Ler mais
São Luiz Teatro Municipal , Chiado Sábado 23 Junho 2018
Publicidade

Joana Sá & Luís José Martins

A pianista Joana Sá, o guitarrista Luís José Martins e convidados propõem um espectáculo inspirado na Paixão segundo S. João, de Bach, nas folias do Renascimento e Barroco e nas “músicas ritualísticas associadas às festas joaninas”.

Ler mais
Teatro Municipal Maria Matos , Campo Grande/Entrecampos/Alvalade Domingo 24 Junho 2018
Publicidade

Mais jazz e clássica

Os oito melhores sítios para ouvir jazz em Lisboa

Encaremos isto como uma espécie de jukebox, mas em vez de chegarmos a um bar e metermos uma moeda no disco que queremos pomos antes uma moeda no bar que queremos, pedimos uma bebida e esperamos que a nossa aposta corra bem ao nível da escolha musical. Isto partindo do pressuposto que não vamos às cegas, que sabemos o que queremos a invadir-nos os tímpanos e que, por muito que não seja a música que queríamos naquela altura, não andará longe. Os bares de jazz ocupam esse lugar, querer Chet Baker e levar com Miles Davis, querer Duke Ellington e levar com Coltrane. Nada mau. Assim se espera nestes que são os melhores sítios para ouvir jazz em Lisboa.

Ler mais
Por Miguel Branco

13 discos indispensáveis de jazz português

A famosa dupla Maria João e Mário Laginha, Carlos Bica e Azul, L.U.M.E. e Júlio Resende são alguns dos nomes que constam desta lista de discos indispensáveis de jazz português. Porque nunca é demais lembrar que o nacional é bom.

Ler mais
Por José Carlos Fernandes
Publicidade

Comentários

0 comments