Concertos gratuitos de Jazz & Clássica em Junho

Com a chegada do Verão, multiplicam-se os concertos gratuitos de jazz e música clássica, muitos deles ao ar livre, como pede a estação

©Akos PhotographyEmmanuel Villaume

O programa de concertos gratuitos de Junho oferece música nos mais diversos estilos – do experimentalismo do trio Volúpia às paixões trágicas da ópera romântica – e para as mais variadas formações – de um duo de harpa e guitarra portuguesa à grande massa de coralistas e músicos requeridos pela Sinfonia n.º 9 de Beethoven. Esta lista permite-lhe ouvir música ao vivo durante boa parte do mês sem gastar um cêntimo.

Recomendado: Coisas para fazer este mês em Lisboa

Concertos gratuitos de Jazz & Clássica em Junho

2

Festival Kids Can

Três dias consagrados ao jazz júnior, numa iniciativa da Europe Jazz Network, envolvendo miúdos com 9-17 anos de idade provenientes da Dinamarca, Estónia e Portugal. No dia 21 actua a Big Band Júnior, uma iniciativa conjunta do HCP e do CCB, no dia 22 é a vez do Combo CoMbo, no dia 23 actuam os combos participantes no festival Kids Can.

Ler mais
Hot Clube de Portugal , Avenida da Liberdade/Príncipe Real Quinta-feira 21 Junho 2018 - Sábado 23 Junho 2018
Publicidade
3

Concerto de Solstício

A chegada do Verão é assinalada com Sonho de uma Noite de Verão, de Mendelssohn, árias de ópera de compositores portugueses da viragem dos séculos XVIII-XIX – Jerónimo Francisco de Lima, João Cordeiro da Silva e António Leal Moreira – e a Abertura Fidelio, de Beethoven, com Bárbara Barradas (soprano), Cátia Moreso (mezzo-soprano), Coro Juvenil de Lisboa e Ensemble MPMP, dirigidos por Massimo Mazzeo. De Sonho de uma Noite de Verão costuma ouvir-se apenas a Abertura, mas nesta ocasião será apresentada toda a música de cena, com a participação de Catarina Furtado (narração) e João reis (actor).

[“Nocturno” de Sonho de uma Noite de Verão, pela Filarmónica Russa, dirigida por Mikhail Jurowski, 2012]

Ler mais
Palácio Nacional de Sintra , Sintra Sexta-feira 22 Junho 2018
4

Beethoven: Sinfonia n.º 9

O Festival Coros de Verão abre com a Sinfonia n.º 9 de Beethoven, numa interpretação do Coro Participativo do Festival Coros de Verão e da Filarmonia das Beiras, dirigidos por Paulo Lourenço.

[IV andamento da Sinfonia n.º 9 de Beethoven, por Vinson Cole (tenor), London Voices e Orquestra Sinfónica de Londres, dirigidos por Georg Solti]

Ler mais
Centro Cultural de Belém , Belém Sexta-feira 22 Junho 2018
Publicidade
5

Festival Coros de Verão

A 7.ª edição do festival reúne coros de Portugal, Espanha, Lituânia, Polónia, EUA e Singapura e distribui-se-se pelo Grande Auditório do CCB (sexta-feira 23, a partir das 13.30 e segunda-feira 26 a partir das 19.00) e por actuações ao ar livre domingo 24, assim distribuídas: caminho pedonal do CCB às 16.00, Jardim Vasco da Gama às 16.00, Museu da Marinha às 18.00 e Mosteiro dos Jerónimos às 21.30.

Ler mais
Centro Cultural de Belém , Belém Sábado 23 Junho 2018 - Segunda-feira 25 Junho 2018
6

Orquestra Geração

O programa homenageia D. Fernando II de Portugal (1816-85) e a sua esposa (morganática), a cantora de ópera Elise Hensler (Condessa d’Edla), com obras de compositores alemães que visitaram Portugal no tempo de D. Fernando II.

Ler mais
São Luiz Teatro Municipal , Chiado Sábado 23 Junho 2018
Publicidade
7

Daniel Neto Trio

O guitarrista Daniel Neto (n. Calw, Alemanha, 1979) tem tocado com músicos de jazz portugueses e alemães e estreou-se em disco como líder com Embrião (2013).

Ler mais
Pensão Amor , Cais do Sodré Domingo 24 Junho 2018
8

Recital de harpa e guitarra portuguesa

Uma invulgar combinação instrumental que vale a pena descobrir: a guitarra portuguesa e a harpa estarão confiadas a Luís Coelho e Salomé Pais Matos (na foto), respectivamente, e as composições são de Luís Coelho.

Ler mais
Palácio Foz , Santa Maria Maior Segunda-feira 25 Junho 2018
Publicidade

Mais música

Concertos em Lisboa em Junho

Junho é sempre um mês de grandes concertos em Lisboa. A começar pelo regresso do brasileiro Chico Buarque, a apresentar Caravanas em quatro datas no Coliseu de Lisboa; passando pelo retorno dos LCD Soundsystem de James Murphy, que têm mais três datas no Coliseu, com o álbum American Dream; ou as visitas dos Queen, com Adam Lambert, primeiro, e Shakira, depois, à Altice Arena; e terminando na vinda de Marilyn Manson ao Campo Pequeno. Para já nem falar do Rock in Rio, que regressa ao Parque da Bela Vista a 23 de Junho e fica por lá dois fins-de-semana. O mais difícil vai ser arranjar dinheiro para tudo.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa

13 discos indispensáveis de jazz português

A famosa dupla Maria João e Mário Laginha, Carlos Bica e Azul, L.U.M.E. e Júlio Resende são alguns dos nomes que constam desta lista de discos indispensáveis de jazz português. Porque nunca é demais lembrar que o nacional é bom.

Ler mais
Por José Carlos Fernandes
Publicidade

Comentários

0 comments