A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
 Pinocchio
Photograph: Archimede

A Festa do Cinema Italiano regressa em Novembro

A festa estava marcada para o início de Abril, mas a pandemia trocou as voltas ao evento que será retomado ao longo do mês de Novembro, em mais de dez cidades portuguesas.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

A programação completa da 13ª edição da Festa do Cinema Italiano ainda não foi apresentada, mas já pode marcar na agenda as novas datas do festival que foi adiado no passado mês de Abril.

Pelo meio passou pelo pequeno ecrã, em particular na Filmin, plataforma de streaming de cinema independente que acolheu a Festa do Cinema Italiano durante o confinamento. Uma programação especial dedicada a Itália que incluiu 114 filmes italianos, dos grandes clássicos de realizadores como Fellini, Visconti ou Pasolini a produções mais recentes e premiadas em edições anteriores do festival. Na altura, a organização previa novas datas para o certame ainda este ano e como o prometido é devido, foram agora divulgadas.

Em Lisboa, a festa vai acontecer entre 4 e 12 de Novembro e é o Cinema São Jorge que acolhe as sessões de abertura (com Pinocchio, de Matteo Garrone) e encerramento (filme a anunciar). O UCI El Corte Inglés será outro dos palcos do festival de cinema, bem como a Cinemateca, onde ao longo de todo o mês de Novembro poderá assistir aos filmes da retrospectiva dedicada a Federico Fellini, no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento.

A Festa do Cinema Italiano vai ainda passar por Cascais (4 a 8 de Novembro, no Cinema da Villa), Porto (5 a 12 de Novembro, no Cinema Trindade), Setúbal (5 a 8 de Novembro, no Cinema Charlot), Alverca do Ribatejo (6 a 7 Novembro, no Teatro-Estúdio Ildefonso Valério), Penafiel (7 a 8 de Novembro, no Cinemax), Beja (10 a 12 de Novembro, no Pax Júlia Auditório Municipal), Coimbra (10 a 12 novembro, no Teatro Académico de Gil Vicente), Caldas da Rainha (11 a 13 de Novembro, no Centro Cultural e de Congressos), Viseu (17 a 20 de Novembro, no Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude), Tomar (17 a 21 de Novembro, no Cine-Teatro Paraíso), Loulé (13 a 15 de Novembro, no Auditório do Solar da Música Nova) e Almada (25 a 29 de Novembro, no Auditório Fernando Lopes-Graça).

Brevemente será anunciada a programação completa, assim como outras cidades que também irão acolher a Festa do Cinema Italiano, um evento organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do LUCE Cinecittà e da Câmara Municipal de Lisboa.

+ Os melhores ciclos de cinema ao ar livre em Lisboa

+ Leia grátis a Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade