A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A Pastelaria Batalha ensina a fazer pastéis de nata

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Os pastéis de nata da Pastelaria Batalha repetiram o feito de 2016 e voltaram a ocupar o terceiro lugar do pódio no último Concurso do Melhor Pastel de Nata de Lisboa.  Agora a pastelaria anda a partilhar o segredo do sucesso.

Está na hora de aprender a fazer uma das iguarias mais cobiçadas por turistas e locais quando o assunto é a pastelaria tradicional portuguesa. A primeira casa deste estabelecimento saloio, que tem como logotipo uma ilustração alusiva à sua conterrânea Beatriz Costa, nasceu na Venda do Pinheiro, onde ainda se mantém a fábrica, mas a loja mais recente nasceu no Chiado. E é aí que decorre o "Workshop de Pastéis de Nata da Pastelaria Batalha", uma experiência única em Lisboa dentro de uma pastelaria a sério.

E mesmo que ande aos pastéis, nada tema. O workshop está preparado para todos os níveis, mesmo para quem nunca espreitou para dentro de um forno. Aqui vai aprender a cortar e abrir a massa folhada, a fazer o creme de raiz, a encher os moldes com todos os ingredientes e a cozer os pastéis num forno tradicional.

É precisamente na zona de fabrico da Pastelaria Batalha do Chiado que decorrem as aulas, e os participantes vão mesmo vestir o uniforme e usar todos os equipamentos que os profissionais precisam para criar o pastel de nata vencedor. Mas a aula não fica pela arte do bem cozinhar. Na Pastelaria Batalha também se vai falar da história dos pastéis e da profissão de chefe pasteleiro.

pastelaria batalha
Pastéis de nata quentinhos
©Pastelaria Batalha

Saídos do forno, os pastéis são provados numa área semiprivada da pastelaria, um lanchinho que fica completo com a oferta de um café, de chá ou de uma também típica ginjinha e com amostras de outros produtos da Batalha, como o também premiado pastel de feijão e a especialidade da casa, a Queijada de Lisboa. Mas esta receita é um segredo bem guardado.

O "Workshop de Pastéis de Nata da Pastelaria Batalha" funciona através de marcação, que pode ser feita no site oficial (pasteldenataworkshop.com) ou através da plataforma Airbnb Experiences. O preço normal é 50€, mas durante o mês de Agosto de 2018 custa apenas 35€ para marcações realizadas através da Airbnb Experiences.

+ VeggieWorld regressa ao Pátio da Galé em Novembro

+ Chefs on Fire vai reunir chefs portugueses à volta da fogueira

Últimas notícias

    Publicidade