A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Ahoy marujo! A nova visita-encenada da Coolture Tours é à Fragata D. Fernando II e Glória

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

É já este fim-de-semana que o Marinheiro Peixoto se estreia nas visitas guiadas animadas à grandiosa Fragata D. Fernando II e Glória.

Aqui não há esquerdas nem direitas, e ninguém anda para a frente ou para trás: é que o senhor Peixoto leva os termos da Marinha muito a sério e na Fragata D. Fernando II e Glória não conta apenas as peripécias das suas viagens até à Índia – ensina aos miúdos o que é bombordo e estibordo, à ré ou à proa. Mas muito mais. Alguém sabe o que são gurupés? E a mesa das papoilas? Quem já ouviu falar do traquete (não vale rir...), dos joanetes (juízo, meninos) e das malaguetas (pimenta na língua!)? O marinheiro explica tudo na nova visita-teatro da Coolture Tous, que se repete todos os sábados de Julho. Até explica o que é aquele pincel ao pé das latrinas: servia para as pessoas se limparem depois de fazerem as necessidades – e estava sempre mergulhado em água para estar... desinfectado. Até há quem diga que a expressão “que grande pincel” nasceu aqui.

Felisa Pérez ainda se lembra quando, há 21 anos, visitou pela primeira vez a Fragata D. Fernando II e Glória. Era uma das grandes atracções da Expo 98 e havia longas filas para entrar – afinal, todos estavam desejosos de ver o navio de guerra com mais de 170 anos acabadinho de restaurar. Agora, a historiadora que em 2017 começou a fazer visitas encenadas ao Museu dos Coches mascarada de Rainha D. Maria Ana de Áustria juntou a fragata que percorreu mais de 100 mil milhas (o equivalente a cinco voltas ao mundo!) e uma nova personagem à oferta do seu projecto Coolture Tours – que também anima o Palácio Nacional da Ajuda, o Museu do Ar, o Palácio do Correio-Mor e os jardins do Palácio Fronteira com personagens históricas hilariantes a fazer de guias. Algumas figuras destas visitas são reais, como a Marquesa de Alorna ou a Rainha D. Maria Pia, mas não o Marinheiro Peixoto. “É uma personagem fictícia, como a governanta Cremilde do Palácio do Correio-Mor. Este Peixoto não existiu, mas houve mil peixotos na última nau da carreira da Índia”, explica Felisa Pérez. 

Marinheiro Peixoto na Fragata D. Fernando II e Glória

Com vista para o rio ou no interior do navio construído em Damão com a melhor madeira da Índia, os miúdos aprendem um pouco da História de Portugal entre gargalhadas, desafios e muitas curiosidades. Como esta, que o marinheiro Peixoto, vestido a rigor, revela: não eram apenas pessoas (chegaram a ser 600) que o grandioso D. Fernando II e Glória transportava. Lá dentro havia capoeiras e curral para acolher centenas de galinhas e porcos e alimentar os passageiros.

Como já é tradição nas actividades da Coolture Tours, no fim da visita os miúdos recebem um quantos-queres (sim, aquele jogo feito de papel dobrado com que brincávamos quando éramos pequenos) com várias informações para ninguém se esquecer do que viu e ouviu. Até à vista, pequenos descobridores!

Fragata Fernando II e Glória. Sábs  12.00-13.15. 7,50€/criança. info@coolturetous.com. +6

+ Fim-de-semana perfeito em família

+ A Time Out Miúdos 2019 já está nas bancas

Últimas notícias

    Publicidade