A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Conhece a quinta onde Madonna andou a filmar “Indian Summer”?

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

A polémica galopou por todo o lado: o cavalo de Madonna ficou à porta. Aproveitamos para falar do monumento.

Não é muito difícil imaginar uma diva da música pop a passear por entre altas sebes dos jardins da Quinta Nova da Assunção, em Belas. Em câmara lenta, com qualquer roupa esvoaçante, um movimento sexy, por aí. A escolha foi boa, sim senhora, parabéns produção, mas tudo descambou quando foi recusada a entrada a cavalo num palácio do século XIX para filmar o videoclipe da música “Indian Summer”. A Câmara Municipal de Sintra defende que o soalho não aguenta e Madonna não foi a primeira a ter de abandonar este barco. O assustador projecto Casa Assombrada, do Teatro Reflexo, teve de sair no início do mês de Março, por motivos de segurança.

Quinta Nova da Assunção
Fotografia: Manuel Manso

Mas que quinta é esta? Foi construída em 1860 por João Maria da Silva Rego (1809-1867), um comerciante abastado da Anadia que fez fortuna no Brasil. E o nome tem origem na sua esposa, Maria da Assunção Vieira. São notórias as influências exóticas na decoração do palácio e dos seus extensos jardins, principalmente nos azulejos que decoram tanques, bancos e muros. Representam aves, flores, folhagens ou mesmo chinoiseries, palavra francesa que define a imitação de estilos chineses (chinesices, pronto). Segundo a Direcção Geral do Património Cultural (DGPC), a autoria é atribuída a Luís Ferreira, também conhecido como o Ferreira das Tabuletas – dele é também a fachada em azulejo do mais vistoso edifício do Largo Rafael Bordalo Pinheiro.

Quinta Nova da Assunção

Fotografia: Manuel Manso

Mais moderno é o circuito de manutenção de 1600 metros, instalado no exterior da Quinta Nova da Assunção, adquirida em 2010 pela Câmara Municipal de Sintra e inaugurada a 28 de Julho de 2015, após largos anos ao abandono. Um mapa à entrada indica-lhe o caminho para equipamentos como roldana, escalada de argolas, barras de saltos e de flexões, espaldar, ou traves de equilíbrio.

Quinta Nova da Assunção

Fotografia: Manuel Manso

Fechado está o palácio, mas a DGCP dá mais uma ajuda: atrás das portas fechadas ao público existem pinturas a fresco com "motivos pompeianos, de imitação de tecidos e brocados, ou de cenas da natureza" em várias divisões, com destaque para o chamado Salão Chinês. O imóvel não se encontra classificado e embora a tinta da fachada pareça fresca, há ainda trabalho a fazer para tornar este espaço tão vistoso como outrora. Mas vale mesmo muito a pena uma visita. Seja para passear, para exercitar ou para fazer um belo piquenique. Deixe só o cavalo à porta.

Largo da Igreja, Belas (Sintra). Seg-Dom 10.00-19.00. Entrada livre.

+ Cinco coisas que não sabe sobre o Palácio do Ramalhete

+ Ajude Madonna a estacionar o carro. Há um jogo para isso

Últimas notícias

    Publicidade