Cinco coisas que não sabe sobre o Palácio do Ramalhete

Uns citam o Correio da Manhã, outros a revista feminina Mariana. Seja como for, Madonna volta a invadir as notícias e parece que agora vai trocar o Pestana Palace pelo Palácio do Ramalhete

©DR

1 - Pode ser a próxima casa da Madonna e já não aceita reservas. Se ligar para lá dizem-lhe que vão fazer obras de remodelação em Janeiro.

2 - Esta unidade de alojamento local (e não um hotel) assume-se como a casa do Ramalhete imaginada por Eça de Queirós. Pelo menos no nome de alguns quartos (há um Ramalhete, um Eça de Queirós e outro chamado Os Maias), mas há quem defenda que a verdadeira inspiração para a casa de Carlos da Maia seria o Palácio Sabugosa em Alcântara.

3 - Ramalhete: ramo ou conjunto de flores reunidas pelos pés, pequeno ramo. Nós estamos convencidos que este é que é o Ramalhete do Carlos da Maia. É que aqui existe mesmo um ramalhete de girassóis num painel de azulejos. Além disso, na obra, o palácio ficava na Rua de São Francisco de Paula, actual Rua Presidente Arriaga que no Jardim 9 de Abril se transforma na Rua das Janelas Verdes, onde mora hoje este Palácio do Ramalhete.

4 - Foi construído no século XVII e era uma casa de família (abastada, claro) que deitou a língua de fora ao terramoto de 1755 e manteve-se de pé. E foi mantido o espírito da casa, mesmo na velha cozinha transformada em suite e onde existe uma lareira antiga de cobre convertida em sala de estar.

5 - Duques de Windsor, Augusta Vitória Hohenzollern, Rei Manuel II, Pedro de Sousa Holstein, Conde Guilherme de Schaumburg-Lippe, Rei Luís I de Saxe-Coburgo-Gota. São estes alguns dos hóspedes que, segundo o actual Palácio do Ramalhete, por aqui passaram ao longo dos séculos. Uma lista de gente nobre à qual possivelmente se irá juntar uma rainha, mas da música pop.

Mais coisas que não sabe

Publicidade

Cinco coisas que não sabe sobre... a Ponte 25 de Abril

Após o 25 de Abril de 1974, a Ponte Salazar deixou de o ser. E se hoje é mais fácil construir pontes de diálogo, em Dia da Liberdade recordamos algumas curiosidades da ponte que revolucionou a ligação à margem sul do Tejo. 

Ler mais
Por Renata Lima Lobo

Cinco coisas que não sabe sobre... a Pastelaria Benard

É uma das 82 lojas que já receberam a distinção do programa municipal Lojas com História, agora com uma plataforma novinha em folha, lojascomhistoria.pt, que pode conhecer melhor na Time Out da próxima semana. 

Ler mais
Por Renata Lima Lobo
Publicidade

Comentários

0 comments