A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O Dia Nacional do Azulejo tem paragem na Estação do Rossio

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

A Infraestruturas de Portugal preparou duas iniciativas para comemorar o Dia Nacional do Azulejo na Estação do Rossio: uma visita guiada e uma exposição.

O dia 6 de Maio foi consagrado Dia Nacional do Azulejo há apenas dois anos pela Assembleia da República, uma data que assinala a importância da tradição azulejar portuguesa e da sua preservação. A Infraestruturas de Portugal associa-se à efeméride cumprindo a missão de sensibilizar a sociedade para este património com duas iniciativas que vão decorrer na próxima segunda-feira na Estação Ferroviária de Lisboa-Rossio.

“Mundo rodoferroviário – Viagem pelo património azulejar” é o nome da apresentação preparada pela arquitecta Paula Azevedo (da IP Património) que terá dupla sessão (às 10.00 e às 14.00) e inclui uma visita guiada à exposição “Jorge Colaço. 150 anos do seu nascimento” que inaugura a 6 de maio.

Jorge Colaço (1868-1942) é famoso pelos painéis de azulejos na Estação de São Bento, no Porto, mas Lisboa guarda algumas preciosidades deste pintor e ceramista português, entre o Pavilhão Carlos Lopes, a Academia Militar, a Casa do Alentejo e o Kebab Mahal, na zona da Praça da Figueira.

Até 20 de Junho pode ver ainda na Estação do Rossio a obra "Joana", da portuguesa Ana Jotta, um conjunto de peças penduradas no tecto do primeiro piso da Estação do Rossio, cedidas pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto. 

Ponto de encontro – Largo Duque de Cadaval, 17. Inscrições: paula.azevedo@ippatrimonio.pt (até 3 de Maio) e 21 102 6467 ou 91 952 2513. Gratuito.

+ O maravilhoso mundo dos azulejos em Lisboa

+ City of All: a nova marca de azulejos tradicionais, ilustrados por Nuno Saraiva

Últimas notícias

    Publicidade