A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Painel central, Jorge Colaço
Inês Félix

Pérola da azulejaria num banal kebab da Baixa

O Rossio na Betesga #01 – Toda a cidade em pequenas curiosidades

Helena Galvão Soares
Escrito por
Helena Galvão Soares
Publicidade

Entrar num kebab da Baixa lisboeta e dar de caras com um interior todo em azulejos de Jorge Colaço, autor dos famosos painéis da Estação de São Bento, no Porto? Sim, é verdade.

Não é difícil encontrar trabalhos de Jorge Colaço em Lisboa: Pavilhão Carlos Lopes, Academia Militar e Casa do Alentejo são alguns dos principais locais onde os podemos ver – só que não assim, mesmo à frente do nosso nariz. Aqui podem admirar-se de perto os efeitos aguarelados em azulejo que fizeram de Colaço um ceramista único.

Pormenor de painel lateral, Jorge Colaço
Inês Félix

Os painéis foram criados para um depósito de pão Arte Nova e retratam o percurso do trigo desde as searas ao comboio que o transporta para os silos da Sociedade Industrial Aliança, companhia de moagem cujo logotipo aparece no painel principal, o que permite datá-los como posteriores a 1919, data da criação da Aliança. 

Painel de azulejo de Jorge Colaço
Inês Félix

A padaria deu lugar ao snack-bar A Merendinha, afamado nos anos 80 e 90 pelos seus rissóis e sandes de leitão, e depois ao sushi bar Arena do Apetite, cuja montra exibia um exótico mix de cabeças de leitão, lado a lado com tabuleiros de sushi. As montras tornaram-se menos bizarras no actual Kebab Mahal, e os azulejos sobrevivem. Não estão classificados, nem em vias disso, por isso corra, antes que seja tarde (e já agora prove um kebab).

Kebab Mahal
Inês Félix

Kebab Mahal. Rua Condes de Monsanto, 6 (Praça da Figueira)

+ A nova edição de Verão da Time Out Lisboa chega com a vaga de calor

+ Os segredos da calçada lisboeta

Últimas notícias

    Publicidade