A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

República das Mamãs: um espaço para pais e filhos onde não falta a brincadeira

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Já lhe falámos aqui de playgroups, os encontros  feitos a pensar nos miúdos que ainda não frequentam a escola e, por isso, não têm outros com quem brincar. Teresa Fialho é uma dessas mães que escolheu ficar com os filhos em casa e criou o Let's Play, um dos playgroups da zona de Lisboa, que decorre maioritariamente em jardins. Mas a necessidade de ter um espaço físico para promover estes convívios levou à criação da República das Mamãs, um espaço com o mesmo objectivo, o de entreter a criançada, com a adição de agora também se dedicarem a actividades direccionadas aos pais.

“Idealizávamos actividades lúdicas além de brincadeira livre que não nos sentíamos capazes de fazer num espaço público no exterior”, afirma Teresa, que juntamente com Ana Santos formam a dupla responsável pela República das Mamãs. “Além da parte das crianças, queríamos um espaço onde os pais, avós e amas pudessem dedicar-se a si mesmos a vários níveis.”

Com estas ideias surge um open space com direito a um espaço de cowork, em que os cuidadores das crianças podem trabalhar ou somente ter um momento de lazer, enquanto as crianças estão acompanhadas por uma educadora nas actividades. Além disso, Ana e Teresa vão promover na República vários workshops, cursos e formações direccionados à maternidade e ao mundo da puericultura.

“A República das Mamãs vem revolucionar o conceito dos centros de pré e pós parto. Não queremos apenas formar os futuros pais, queremos sim dar-lhes todas as ferramentas para os preparar”, afirma Ana.

Quanto aos miúdos, os playgroups decorrem todos os dias das 10.00 às 13.00 com temáticas diárias e com continuidade semanal, ou seja, para além da brincadeira pura e dura, há uma educadora especializada que acompanha as crianças noutras aprendizagens. “A ideia é haver uma assiduidade das nossas crianças, como se de uma creche se tratasse, mas num ambiente descontraído e livre em que os pais são bem vindos na brincadeira e interacção com os filhos”, conclui Ana Santos.

Avenida da República, 1656 (Parede). Seg-Sex 10.00-18-00 e Sáb 10.00-13.00.

+ Livrarias para crianças em Lisboa que tem mesmo de visitar

+ Museus para crianças em Lisboa? São mais que as mães e bem divertidos

Últimas notícias

    Publicidade