A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
 Santa Casa da Misericordia de Lisboa
©jdm/Santa Casa da Misericordia de LisboaConvento de São Pedro de Alcântara

Santa Casa vai expor séculos de doações em novo museu

Museu das Benemerências vai ocupar o Convento de São Pedro de Alcântara, quando o projecto que o ocupa actualmente passar para futuro complexo em Marvila.

Hugo Torres
Escrito por
Hugo Torres
Publicidade

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) tem planos para acrescentar mais uma morada ao Pólo de São Roque: o Museu das Benemerências. O espólio será constituído pelas doações que a instituição foi recebendo ao longo de 525 anos e ficará exposto no Convento de São Pedro de Alcântara, quando de este for desocupado pela Casa do Impacto, o que deverá acontecer em 2024, noticiou o Público neste fim-de-semana.

A Casa do Impacto vai ser transferida para a Lisboa Social Mitra, complexo em Marvila que a SCML dedicará à economia social. Quando isso acontecer, o edifício no Bairro Alto terá ainda de sofrer obras de reformulação e só então o Museu das Benemerências poderá começar a tomar forma, segundo o mesmo jornal, que cita a administradora com tutela do departamento da gestão imobiliária e património da SCML, Ana Vitória Azevedo.

O projecto encontra-se numa “fase embrionária”, com o programa por definir. Antes do Museu das Benemerências, no entanto, a SCML inaugurará ainda, “nos próximos meses”, o há muito esperado Museu Casa Ásia, um novo espaço criado para albergar o acervo de arte asiática do coleccionador Francisco Capelo, paredes-meias com a Brotéria. No Pólo de São Roque incluem-se também o Museu de São Roque e o Arquivo Histórico e Biblioteca da SCML.

+ No Dia dos Monumentos e Sítios, a entrada é gratuita e há programas para todos

+ Primeira escola feminista do país quer “um futuro ecofeminista para todes”

Últimas notícias

    Publicidade