A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

“Um Mundo de Máscaras” junta cinco museus em exposição virtual

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

A 18 de Maio, data do Dia Internacional dos Museus que este ano celebra o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, é inaugurada uma exposição virtual em torno da história das máscaras.

O objecto máscara tem acompanhado a história da humanidade (muito nos últimos meses) e tem servido as mais diversas funções, da protecção à cultura. Organizada pelo Museu da Farmácia, a exposição “Um Mundo de Máscaras” será composta por uma viagem pelo espólio de mais quatro museus portugueses: o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu da Marioneta, o Museu do Oriente e o Museu Nacional de Etnologia.

Como explica Gonçalo Magano, curador do Museu da Farmácia, a exposição “será uma ponte entre o presente e o passado, revelando um mundo de histórias dentro de um objecto, que se torna rosto da diversidade de museus e colecções em Portugal”.

Numa primeira fase, a exposição vai acontecer em www.ummundodemascaras.com, onde a partir de 18 de Maio pode conhecer em pormenor mais de 30 máscaras dos vários museus, provenientes de diferentes culturas. A galeria de imagens é acompanhada de textos e vídeos sobre máscaras de rituais, máscaras de protecção, máscaras de tradição, máscaras de cerimónias, máscaras de ópera e de teatro, máscaras de xamãs, de curandeiros e de feiticeiros.

A organização espera poder apresentar a exposição em formato presencial até ao final de 2020.

+ Leia grátis a Time In Portugal desta semana

+ Museu das Marionetas ensina a fazer máscaras tradionais em atelier grátis

Últimas notícias

    Publicidade