1. Museu do Oriente
    ©Ana Luzia | Museu do Oriente
  2. Brunch do Museu do Oriente
    Fotografia: Ana Luzia | Brunch do Museu do Oriente
  3. Museu do oriente
    ©DR

Museu do Oriente

  • Museus
  • Estrela/Lapa/Santos
Helena Galvão Soares
Publicidade

A Time Out diz

Fomentar as ligações entre Ocidente e Oriente, entre a Ásia e Portugal, é a missão do Museu do Oriente. Nas exposições permanentes conte com "Presença Portuguesa na Ásia", "Antiga Colecção Cunha Alves", "Marfins de Goa", "Leques Chineses", "A Índia em Aguarela", "Da Terra Santa ao Japão" e "Antiga Colecção Bouza Serrano". Paralelamente, há uma agenda concorrida de actividades, cursos, conferências, visitas orientadas, oficinas, festivais e concertos, na sua maioria pagos e alguns gratuitos, lado a lado com exposições temporárias.

Detalhes

Endereço
Avenida Brasília, Doca de Alcântara
Lisboa
1350-352
Preço
8€
Horário
Ter-Qui, Sáb-Dom 10.00-18.00, Sex 10.00-22.00

Novidades

Foto Arte Ganesh: Goa, Fotografia e Memória

Comissariada pela antropóloga Rosa Maria Perez, a mais recente exposição do Museu do Oriente é dedicada ao "olhar sensível" do fotógrafo Krishna Navelkar. "Do colonialismo português às grandes transformações sociais e políticas que moldaram a Goa moderna", Navelkar passou quase quatro décadas a eternizar o território e os seus habitantes. A exposição resulta do restauro e da conservação do acervo do fotógrafo, levados a cabo pela Fundação Oriente desde 2006.

Ciclo de Cinema Goa em Foco

À margem da exposição "Foto Arte Ganesh: Goa, Fotografia e Memória" do Museu do Oriente, este ciclo de cinema centra-se na produção de cineastas goeses para divulgar a diversidade cultural, social e histórica do território que foi português durante 400 anos. Até 10 de Outubro serão exibidos sete documentários e as sessões de abertura e encerramento contam com a presença das realizadoras.

Deuses de Terra. Escultura Velar

Nesta exposição temporária, o Museu do Oriente dá a conhecer o trabalho dos Velar, um grupo de artesãos do estado de Tamil Nadu, na Índia. Enraizado na tradição religiosa da região, este trabalho materializa-se-se, há séculos, em imponentes esculturas em terracota, dedicadas ao deus Ayyanar e também com representações so seu cavalo, "animal com quem patrulha as aldeias durante a noite, segundo a mitologia indiana. Na exposição, o destaque vai para a mestria destes artesãos, que dominam as técnicas tradicionais. A exposição resulta de um projecto de investigação, conduzido por João Rolaça, comissário da exposição, e da suacolaboração com três mestres Velar das aldeias de Thuvaradimanai e Malayiur, numa residência artística nas Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo.

Menina Olhos de Lua: Hora do Conto e Oficina de Ilustração

Num ambiente acolhedor e intimista, com apontamentos de luz que evocam um céu estrelado, a autora e ilustradora Dina Sachse conduz uma sessão especial de leitura do seu conto Menina Olhos de Lua, inspirada no Tanabata, o tradicional Festival das Estrelas que se celebra no Japão. A leitura será acompanhada pela projecção das ilustrações originais e por música ambiente de inspiração nipónica. Depois da história, as famílias são convidadas a criar as suas próprias lanternas, em representação de sonhos luminosos, numa actividade que celebra o encontro entre a arte e a tradição.
Publicidade
Também poderá gostar
Também poderá gostar